Ir para conteúdo

AJUDA NO ROTEIRO CHAPADA DIAMANTINA MAIO 2013


Posts Recomendados

  • Respostas 61
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Oi, Carol, td bem?

Também fiquei muito confuso com tanta informação que tem aqui, rs.

Fui à chapada recentemente - de 14 a 21/07 - e fiz um roteiro baseado no meu tempo disponível. Fui e voltei de avião e fui sozinho. Gostei bastante.

Você tem algo específico que queira conhecer?

 

Humberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi!!!

Então já decidimos que vamos começar em Mucugê e terminar em Lençóis. Vamos sai dia 12 de Salvador (de carro)

A proposta pra 7 dias é isso aqui:

Torrinha

pratinha/ Pai Inácio

Mosquito

encantado

Sossego

Fumacinha

Buracão.

Vai dar tempo? sugestões? quais devemos contratar guia? quais ir só?

*Já me conformei que ficaremos ser o Vale do Paty

obrigadaaa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, Carol!

Bacana o seu roteiro. Como vocês vão de carro, estão mais independentes. Da sua lista, não vi fumacinha, torrinha e sossego. As outras conheci (encantado é o poço, correto?).

Vou te dizer como foi a minha ida. Fiz por uma agência chamada Fora da Trilha. Não é a mais barata e nem é mais cara, mas fui muito bem atendido por eles. Conheci de guias de lá Enrique, Emiliano e Jair, todos são bons guias. Caso não feche com eles, creio que você consegue um guia nas associações de visitantes - cada cidade tem uma.

As agências tem um passeio de 1 dia que eles chamam de grutas. No que eu fiz, saímos de Lençóis e passamos primeiro pelo Poço do Diabo pela manhã. É uma cachoeira com um poço que pode-se tomar banho. Bonito pra fotografar (fotografe tudo viu, vale muito a pena pra quem gosta de foto, hehe). Demoramos pra sair de lá e seguimos para a gruta da Lapa Doce, que fica numa propriedade particular. Há uma taxa de visitação e lá eles têm um guia que te conduzem pela gruta. Ao fim, tivemos um almoço - no seu caso, será pago à parte. A Torrinha deve ser o mesmo esquema. Depois, fomos para a Pratinha, que também fica numa propriedade particular. Lá, você pode fotografar a gruta Azul (chegamos lá pelas 15h), onde não é permitido banho. Tem um passeio de flutuação na gruta da Pratinha que é um valor à parte (esse eu não fiz). Tomamos banho na pratinha e voltando para Lençóis subimos o morro do Pai Inácio e vimos o pôr do sol. Não deixe de ir. Este passeio de grutas você não precisa de guia. Tem sinalização suficiente.

Um outro passeio que durou 2 dias (mais pelo deslocamento) foi os poços Azul e Encantado com a cachoeira do Buracão. Este fiz com o guia chamado Aderbal, mais conhecido como Derba - o melhor de todos; se puder, procure-o. Saímos de Lençóis e fomos para o poço encantado. Lá, paga-se uma taxa e eles formam grupos para descer até o poço e fotografar - neste só foto, não é permitido o banho. Depois, fomos por uma estrada de chão até o poço azul, onde você também paga uma taxa. Fiz a flutuação nesse poço - muito bacana. Lá tem um almoço muito bom também. Depois voltamos e fomos para Mucugê, onde pernoitamos. Nesta cidade tem um cemitério estilo bizantino, uma arquitetura bem interessante. Dia seguinte, cedo (umas 7:30h), seguimos para Ibicoara para pegar o guia - a Osilene, conhecida como Osi; super gente boa. Pra chegar ao buracão a partir de lá, seguimos uma estrada de chão de 30km bem ruizinha. Estacionamos e pegamos uma trilha margeando o rio (esqueci agora o nome dele, :cry: ) descendo até a cachoeira (deixei ela empatada em beleza com a mosquito; me diga depois qual você prefere!). Voltamos para Lençóis e chegamos lá de noite, pelas 20h. Já que você vai de carro, minha sugestão é você ir de Salvador direto para Ibicoara, que fica no sul do parque, para ver Buracão e Fumacinha. Pelo menos 2 dias para ver estas duas. Depois, retorne para ver os poços e durma em Lençóis e faça o resto do seu roteiro. Dúvida: por que vai começar por Mucugê?

Ah, esse passeio das grutas e pai Inácio você só faz quando estiver em Lençóis ok?

Outro passeio de um dia que fiz foi da cachoeira do mosquito e serra das paridas (serra das paridas é uma região de sítios arqueológicos com pinturas rupestres). Este você vai precisar de um guia pois a sinalização até mosquito não é boa. Fiz com um chamado Enéas - não te recomendo, tava muito apressado e o passeio terminou foi cedo (retornamos para Lençóis 15h!!). Iniciamos pelas pinturas e depois fomos para mosquito. Por ser próxima a Lençóis e ter uma trilha curta, você pode chegar cedo lá e passar muito tempo mesmo.

Não fiz cachoeira do sossego, mas em Lençóis as agências trabalham como um passeio de 1 dia. Também não sei se precisará de guia.

Bom, se você começar por Ibicoara ao invés de Mucugê e a fumacinha for feita em 1 dia, o seu período de 7 dias dá pra cumprir seu roteiro sem muito atropelo. ::otemo::

O Rafael postou aqui um mapa bem legal da chapada. Nem usei pq tava tudo por conta da agência, mas será muito útil pra vc...

 

Escrevi demais, rs, e nem falei do meu passeio todo, haha. Espero que tenha te dado alguma luz.

Boa viagem e aproveite o lugar! (eu já to querendo voltar...)

 

 

Humberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • Membros

pow Beto, nao acredito que vc foi até Ibicoara e optou por fazer a Buracão e não fez a Fumacinha??? puuuts... Aí vc vacilou heim.... se visse a beleza explendida da Fumacinha iria saber do que estou falando rapá...rsrsr Nao tem comparação com nenhuma outra... até mesmo com a da Fumaça lá no Capão. É disparada a mais linda de toooooooda a Chapada. Pra vc ter uma ideia, a Buracão e a Mosquito nao chega nem aos pés da Fumacinha. São poucos os guias que levam até a Fumacinha. o JoãoIbicoara (procure ele no face) é "o" cara rs. Gostei do ritimo dele nas trilhas, bem acelerado. As agencias de lençoeis geralmente não anunciam a Fumacinha porque para fazê-la é necessário um dia inteiro e para isto ficaria mais caro ainda e "seguraria"a vãn deles por um dia la parada em Ibicoara enquanto vc faz a trilha. O ideal é fazer a Fumacinha estando em pousada em Ibicoara. A meu entender vc poderia imr de buzu até Ibicoara e de lá fazer Fumacinha e Buracão em dois dias (um pra cada) e depois ir subindo até Ibicoara e de lá fazer bate volta somente ( mosquito com pai Inacio em um dia, Torrinha e Poço Azul em outro e ir pro Vale do Capão, dormindo lá- curtindo a cidade a noite comendo a pizza integral imperdivel rsr para fazer a Fumaça logo de manha cedo. A fumaça nao precisa de guia algum- mto fácil. E eu tinha falado isto aqui pra voce antes de vc ir heim..rsr. Os 9km de ida e 9km de volta da trilha até a fumacinha voam e agente nem vê passando...fui com a namorada e mesmo ela tendo um pino no tornozelo, foi tranquila. A beleza da trilha nao deixa o cançasso alcançar. Lógico que devidamente alimentados com específicos alimentos com carboidrados e proteinas.

A cachoeira do Sossego empata com a Buracao em beleza, nas trilhas para se chegar até a Sossego, passamos por grutas dos ex-garimpeiros, bando de macacos prego comendo mangas nos pés... corregos cristalinos... e a mosquito não vemos nada disso... a meu ver valeria a pena nao fazer a Mosquito e fazer a Sosseco.

Pelo que percebi, vc fez o passeio sem carro e pagando agencias...optou por isto. Curiosidade, quanto pagou no passeio de Lençois até a Buracão (em Ibicoara) pernoitando em Mucuge??

Abços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi!!!

Então já decidimos que vamos começar em Mucugê e terminar em Lençóis. Vamos sai dia 12 de Salvador (de carro)

A proposta pra 7 dias é isso aqui:

Torrinha

pratinha/ Pai Inácio

Mosquito

encantado

Sossego

Fumacinha

Buracão.

Vai dar tempo? sugestões? quais devemos contratar guia? quais ir só?

*Já me conformei que ficaremos ser o Vale do Paty

obrigadaaa

 

Carol, acredfito que ja tenha feito seu passeio rsr mas ainda assim deixo minha opinião sobre seu passeio:

Ja de antemao lhe digo pra esquecer esse negocio de começar por Mucuge. Vá pra Ibicoara, talvea tenham te falado que Ibicoara nao tenha estrutura e tal... bobagem tem pousadas la muito legais, simples mas confortavel. Começe seu passeio por Ibicoara. Já que esta de carro e esqueça tudo em detrimento de duas cachoeiras primeiro a FUMACINHA e depois a BURACÃO (Ambas em Ibicoara)

-Torrinha, Pratinha e Pai Inácio da pra fazer tudo num dia só enquanto estiver hospedada em Lençois.

- Mosquito - hospedada em Lençois da pra fazer em um dia, fica a uns 30km de Lençois. Sa pra voltar cedo e curtir um pouco a cidade de Lençois tomando aqueeeele suco de mangaba..;)

- Sossego - Também hospedada em Lençóis...precisa de guia e vai precisar de um dia inteiro para fazê-la. Recomendo por ser uma das mais lindas.. Eu dei sorte que um dia antes tinha chovido e ela estava bem cheia...

- Fumacinha e Buracão - Na minha opiniao, se vc estiver de carro, deve começar o passeio por estas duas. Va de carro até Ibicoara e hospede-se lá. Procure o Guia JoãoIbicoara (procure no face e youtube e veja lá). Faça primeiro a Fumacinha e no outro dia a Buracão. Estas duas são as mais lindas da Chapada. POr ordem eeeeeu elegi a Fumacinha em primeirissimo lugar disparada, a Fumaça em segundo, a Buracão em terceiro e a Sossego em quarto, depois vem as outras Mosquito e etc...

Bom espero que tenha sincronizado mais ou menos assim sua trip... pois como la tem muitos lugares lindos pra conhecer, o negócio é optimizar o máximo o seu tempo pra poder aproveitar.

Abços e good trips

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi!!!

Então já decidimos que vamos começar em Mucugê e terminar em Lençóis. Vamos sai dia 12 de Salvador (de carro)

A proposta pra 7 dias é isso aqui:

Torrinha

pratinha/ Pai Inácio

Mosquito

encantado

Sossego

Fumacinha

Buracão.

Vai dar tempo? sugestões? quais devemos contratar guia? quais ir só?

*Já me conformei que ficaremos ser o Vale do Paty

obrigadaaa

 

Carol, acredfito que ja tenha feito seu passeio rsr mas ainda assim deixo minha opinião sobre seu passeio:

Ja de antemao lhe digo pra esquecer esse negocio de começar por Mucuge. Vá pra Ibicoara, talvea tenham te falado que Ibicoara nao tenha estrutura e tal... bobagem tem pousadas la muito legais, simples mas confortavel. Começe seu passeio por Ibicoara. Já que esta de carro e esqueça tudo em detrimento de duas cachoeiras primeiro a FUMACINHA e depois a BURACÃO (Ambas em Ibicoara)

-Torrinha, Pratinha e Pai Inácio da pra fazer tudo num dia só enquanto estiver hospedada em Lençois.

- Mosquito - hospedada em Lençois da pra fazer em um dia, fica a uns 30km de Lençois. Sa pra voltar cedo e curtir um pouco a cidade de Lençois tomando aqueeeele suco de mangaba..;)

- Sossego - Também hospedada em Lençóis...precisa de guia e vai precisar de um dia inteiro para fazê-la. Recomendo por ser uma das mais lindas.. Eu dei sorte que um dia antes tinha chovido e ela estava bem cheia...

- Fumacinha e Buracão - Na minha opiniao, se vc estiver de carro, deve começar o passeio por estas duas. Va de carro até Ibicoara e hospede-se lá. Procure o Guia JoãoIbicoara (procure no face e youtube e veja lá). Faça primeiro a Fumacinha e no outro dia a Buracão. Estas duas são as mais lindas da Chapada. POr ordem eeeeeu elegi a Fumacinha em primeirissimo lugar disparada, a Fumaça em segundo, a Buracão em terceiro e a Sossego em quarto, depois vem as outras Mosquito e etc...

Bom espero que tenha sincronizado mais ou menos assim sua trip... pois como la tem muitos lugares lindos pra conhecer, o negócio é optimizar o máximo o seu tempo pra poder aproveitar.

Abços e good trips

Rodrigo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala, Rodrigo, blz

Pois é, cara... Não conheci a fumacinha, rs, vai ter q ficar pra próxima (e vi as fotos, realmente é bonita pra caramba). A chapada, é muito grande, tem muita coisa pra conhecer. 7 dias foi pouco.

Fui pela agência pq foi minha primeira viagem sozinho. Aí, nessa, fui mordido pelo verme do viajante, hehe, e de lá pra cá não pretendo mais parar. Viajei mais umas 3 vezes de desde então e já tô programando mais 2 para o ano.

Com relação ao valor do passeio, tenho q dar uma busca nos meus arquivos pra te passar, mas recordo que foi o valor mais alto dos passeios, possivelmente pela distância e pelo pernoite em Mucugê. Tentarei ver o valor correto pra te passar.

 

abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Rodrigo!

Estou com as malas prontas para me mandar pra Chapada.

Vou no dia 17, volto no dia 27!

Colei muuuuito no teu roteiro! Vou até Ibicoara, fazer Buracão e Fumacinha,

Depois passo pelos poços azul e encantado.

De lá, vou pra Lençóis (ainda não sei o que fazer, tem várias opções),

Daí vou subir para Iraquara (Gruta Torrinha, Lapa, Azul e Pratinha),

De lá vou pro Vale do Capão conhecer a Fumaça e depois fico 1 dia em Salvador.

Também estarei com carro alugado, com + 3 pessoas.

 

Já conversei com o João e ele nos deu algumas dicas de como chegar em Ibicoara.

Te confesso que estou com um pouco de medo de me perder. Pergunta “o GPS do carro ajuda dentro da Chapada??”

 

Bom Rodrigo, queria te agradecer por todas as dicar que passou aqui. Vão ser muito úteis!

 

Um abraço e espero teu retorno sobre o GPS, se puderes.

Josi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...