Ir para conteúdo

Bolívia, Chile e Peru de ônibus em 23 dias.


Posts Recomendados

  • Membros

Oi pessoal! Bem, antes de tudo gostaria de apresentar-me, afinal acabei de me inscrever aqui, e este será apenas 1 dos muitos tópicos dos quais pretendo criar e participar.

 

Desde que fiz 18 anos, decidi viajar e não parei mais. O que sempre me motivou a viajar foram baladas, daí em 2009 cheguei participar de um programa de vinhetas na MTV por ser um dos caras mais baladeiros do país. Recentemente montei um blog, que está desatualizado no momento, porque estou sem pc em casa - aqui escrevo do trabalho. Quem quiser acompanhar, em breve vou voltar a postar, pois tenho muitas dicas de viagens que já fiz, aí vai o endereço: http://party-goer.blogspot.com.br/

 

Então vamos ao que interessa. Apesar de viajar muito, eu nunca fiz um mochilão, sempre foram viagens "turistonas". Este será o meu primeiro. Vejam então as principais informações do roteiro:

 

Custo Total: R$ 3.000,00.

Duração: 23 dias.

Ponto de Partida e Chegada: Cabo Frio/RJ/Brasil.

Cidades: Cabo Frio, Rio de Janeiro, Puerto Quijarro, Santa Cruz de la Sierrra, La Paz, Uyuni, São Pedro do Atacama, Copacabana, Puno, Juliaca, Arequipa, Cusco, Águas Calientes e Ica.

 

Roteiro: 1º dia: Cabo Frio - Rio de Janeiro;

2º dia: Puerto Quijarro;

3º dia: Santa Cruz de La Sierra;

4º dia: La Paz;

5º dia: Uyuni - São Pedro do Atacama;

6º a 9º dia: Uyuni;

10º dia: La Paz;

11º dia: Copacabana - Isla del Sol;

12º dia: Puno;

13º dia: Juliaca;

14º dia: Arequipa;

15º dia: Cusco;

16º dia: Ollantaytambo;

17º dia: Águas Calientes - Machu Picchu;

18º dia: Cusco;

19º dia: Ica;

20º dia: Cusco - La Paz;

21º dia: Santa Cruz de la Sierra;

22º dia: Puerto Quijarro;

23º dia: Rio de Janeiro - Cabo Frio.

 

Andei lendo inúmeros posts daqui do site para preparar minha viagem, e me ajudaram muito. Pelo que vi nos comentários aí, acho que a grana dá. Mas não tenho os equipamentos, estou pensando em comprá-los lá. Acho que 500 reais dá pra comprar: Underwear (segunda pele), Fleece, Casaco Corta-Vento, Saco de Dormir, Luva, Gorro, Bota e Meias em La Paz. Preciso de roupa de frio, porque pretendo conhecer o Salar do Uyuni, fazendo o passeio de 4 dias. Acho que os 2500 que sobram, dá pro resto, pois pretendo ir e voltar de ônibus da Bolívia, saindo e voltando a Rodoviária do RJ, que sai mais barato do que se fosse de avião. Não pretendo pegar avião nessa viagem, será toda feita de ônibus e trem para economizar, mais de ônibus que de trem. Trem, pretendo utilizar somente para ir de Puerto Quijarro para Santa Cruz: na ida e na volta.

 

Pontos turísticos: Salar do Uyuni, Deserto do Atacama, Deserto de Dali, as Lagunas próximas ao Vulcão Licancabur, o Vulcão Licancabur, Downhill em La Paz, Chacaltaya, Tiwanaku, Lago Titicaca, Isla del Sol, Ilhas Uros e Taquille, Laguna Chacas, Colca Canyon, Machu Picchu, Huacachina.

 

Devo ir sozinho. A passagem de Cabo Frio pro RJ e do RJ para Bolívia (ida e volta) vai sair por: R$ 749,00 (115 ida e volta Cabo Frio - RJ + 634 ida e volta RJ - Puerto Quijarro).

 

Devo economizar em hospedagem, porque optarei por fazer viagens sempre à noite, e como as distâncias são grandes, devo chegar no destino seguinte pela manhã, não tendo a necessidade de hospedar-me em hostel, mas em alguns dias isso será necessário.

 

Pretendo ficar 5 dias na região Uyuni/São Pedro do Atacama, 4 dias na região Cusco/Ollantaytambo/Águas Calientes, 3 na região Puno/Copacabana/Juliaca, 3 em La Paz (mas 1 dia de cada vez, servindo de escala entre os destinos), o resto é só olhar no roteiro pra saber.

 

Agora quero dicas e sugestões, já tenho muita coisa anotado, mas informação nunca é demais. Por favor, ajudem-me a concluir e fechar o planejamento!

 

Quem quiser entra em contato comigo pelo facebook: Pablo Pereira de Oliveira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Pablo! Sou nova por aqui também e fiz um roteiro parecido, só que pra 20 dias, também com 3.000 na estica. Estou procurando ajuda de que via ou já foi pra ver se acham que dá tempo... Saio de Curitiba dia 27/09/2014, e vou com o Trem da Morte. Volto de Sta Cruz - Curitiba em 18/10/2014. Quando vc vai? Podemos trocar umas ideias!

 

Segue meu roteiro, resumidinho...

 

27/09 - Chegada em Campo Grande sábado (27), saída com viação Andorinha às 23h para Corumbá. Chegada em Corumbá às 7h de domingo (28), partida para Santa Cruz de La Sierra às 14:50 - Trem da Morte.

 

29/09 – Sta Cruz de La Sierra - chegada às 8h de segunda-feira.

 

30/09 - Partida para La Paz pela manhã.

 

01/10 – La Paz - Passeio Downhill

 

02/10 – La Paz – Chacaltaya / Vale de La Luna - dia todo.

 

03/10 – Copacabana, marcar passeio para Isla de La Luna e Isla Del Sol.

 

04/10 – Isla de La Luna, Isla Del Sol – dormir na Isla Del Sol (norte), pela manhã do dia 05 trekking (sul), e pegar barco de volta para Copacabana.

 

05/10 – Retorno da Ilha, Fim da tarde ônibus para Cusco (noite no ônibus).

 

06/10 – Cusco, Passeio – tarde toda.

 

07/10 – Cusco e Águas Calientes

 

08/10 – Muito cedo: Machu Pichu, à noite retorno para Cusco

 

09/10 – Saída bem cedo para Arequipa, viagem dia inteiro (10h). Noite no hostel.

 

10/10 - Arequipa. Partir para Arica.

 

11/10 – Arica! Praia!

 

12/10 – Iquique - Partir bem cedo - parapente!

 

12/10 – ficar em Iquique de dia, partir para Oruro à noite. Noite no busão (12h).

 

13/10 – Oruro – partir para Uyuny.

 

14/10 – Em Uyuny, comprar o passeio para o Salar de Uyuny – agências Cordillera, Andrea Tours, Colque (só um dia no salar)

 

15/10 – Salar de Uyuny. Se der tempo, partir de Uyuny para Santa Cruz de La Sierra no mesmo dia. Caminho: Huari, Cochabamba, Punata. Caso contrário, partir muito cedo no dia 16.

 

Se sobrar algum dia, ficar no mesmo hostel em Sta Cruz.

Retorno: 18/10, 17h

 

Aguardo contato de quem já foi, ou sabe mais do que eu e vai! Abraço! Raffa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Raffa, como te respondi lá no seu post, 1 dia só no Salar é pouco, reorganiza isso aí pra você poder ficar no mínimo 2 dias, mas eu acho que o ideal seria 4, caso você não conheça o Deserto do Atacama, se já conhecer, pode fechar o pacote de 3 dias.

 

Minha viagem será entre os dias: 10/07/2014 a 01/08/2014.Vou aproveitar que estou de férias neste mês de Julho.

 

Para ajudar segue aí parte do Roteiro, de forma mais detalhada: os 3 primeiros dias:

 

Dia 01 (10/07): Saída de Cabo Frio: 6:02 (quinta-feira). Chegada ao Rio de Janeiro: 8:22 (quinta-feira). Valor da Passagem: R$ 56,13. Empresa: 1001. Saída do Rio de Janeiro: 10:00 (quinta-feira). Valor da Passagem: R$ 319,40. Empresa: Andorinha. Duração da Viagem: 28 horas.

 

Dia 02 (11/07): Chegada a Puerto Quijarro: 14:00 (sexta-feira). Obs.: Levar US$ 5,00 para entrar com o cartão de vacinação nacional, vi que eles pedem essa "taxa" para quem não levou o internacional. Eu não levarei o internacional, porque só se consegue na ANVISA, e também não é em qualquer posto da ANVISA, na minha cidade tem, mas eles não dão essa m.... Os lugares mais próximo seriam: Rio de Janeiro ou Campos dos Goytacazes, mas é muito longe pra mim, só para ir trocar o cartão nacional pelo internacional. Em último caso, se não conseguir entrar com o nacional na Bolívia, irei a Corumbá, porque lá dá pra pegar o CIV (Cartão Internacional de Vacinação). Espero não ter que perder essa grana com táxi, sem falar que posso perder o trem da Expresso Oriental (Trem da Morte) que vai para Santa Cruz de La Sierra.

 

Obs 2.: Caso tenha que ir a Puerto Aguirre (cidade vizinha a Puerto Quijarro) dá para ir caminhando, dependendo de onde estiver, se não me engano da Estação Ferroviária até lá são 5 minutos andando, vi isso num blog. Ah, importante! Não deixar de levar uma lanterna, porque podem desligar a luz do trem à noite, e há relatos de furto no trem, então é bom ficar ligado durante todo o trajeto.

 

Saída de Puerto Quijarro: 14:05 (vi esse horário na internet, numa planilha da Ferrovia, mas segundo vi no seu post é 14:50 né? Se for melhor! Se não for, é torcer para o ônibus chegar adiantado, pegar um táxi e torcer pra dar tempo de pegar o trem. Em alguns lugares li que não há dificuldade para comprar passagem na hora, em outros já li que há, então creio que isso deve depender da época em que se vai.) ou 18:30 (opção de Ferrobus, com dois vagões, e muito mais caro). Valor da Passagem: Na primeira opção acima relatada sai por BOB$ 115,00 (R$ 37,22 aproximadamente) e na segunda opção sai por BOB$ 257,00 (R$ 83,18 aproximadamente). Duração da Viagem: 18 horas.

 

Dia 03 (12/07): Chegada a Santa Cruz de La Sierra: 8:05 ou 12:30 (sábado), vai depender se pegou o Expresso Oriental (Trem da Morte) ou o Ferrobus. Ah, vale lembrar que ambos têm dias específicos, e ainda há uma terceira opção de trem, se não me engano, ao menos na planilha que vi da Ferrovia, havia. Devo ficar em Santa Cruz de La Sierra até o anoitecer, aproveitando para conhecer a cidade, pagar uma meia diária em algum albergue, só para poder tomar banho, e ter um lugar para guardar a bagagem enquanto saio para tirar fotos. Anoitecendo, pego outro ônibus para La Paz.

 

Mais tarde ponho mais 2 dias de viagem detalhadas, é que ainda estou fazendo o documento no word, com base nas anotações que fiz em várias folhas de caderno nos últimos dias. Enquanto isso aceito sugestões, dicas e correções.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Pablo!

 

Obrigada pelas dicas. O horário do trem vi numa tabela da empresa, num link que consegui aqui no Mochileiros: http://www.fo.com.bo/

veja em Transporte de Pasajeros, se não me engano tem a opção itinerários... Também não sei se consegue passagem na hora, mas pelo que li tem muito cambista, e a diferença de preço não é grande, portanto, vale a pena pra não precisar passar uma noite em Quijarro. Um amigo meu de campo grande disse que em Corumbá tem agências que vendem antecipado... Dá pra se informar na rodoviária...

Quanto à vacina, li qualquer coisa sobre não ser mais obrigatória, mas vou tomar de qualquer jeito. A diferença é que talvez vc não precise se incomodar com a carteirinha (melhor se for isso mesmo!!). Vou pesquisar melhor ainda, porque li tanto que já nem sei aonde foi que vi essa informação!

Em sta Cruz vou ficar no Jodanga Backpackers... todo mundo indica, a localização é susse (20 min a pé da estação), e na booking.com consegui a diaria inteira com café por 23,00 reais! Talvez valha a pena vc dar uma olhada...

 

Enquanto isso vou redesenhando o meu roteiro pra aproveitar o salar! Vamos conversando! Valeu! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa tarde galera!!

 

Tô vendo a enorme preocupação de vocês em relação a compra da passagem do trem da morte!

 

Não se preocupem caso não consigam comprar, vocês não precisarão pernoitar em Quijarro! Tem a rodoviária agora, em janeiro fui de Quijarro pra Santa Cruz de bus, e olha, é mil vezes melhor que o ônibus da ANDORINHA até hahahahaha

 

Além de ser quase o mesmo preço do expresso são 8hrs de viagem só, e eles saem as 19hrs, todas as "flotas".

 

Tomem cuidado com a bagagem que vai no maleiro, sobe e desce gente a todo instante principalmente em roboré, as vezes por equivoco podem levar a bagagem de vocês!

 

Eu fui com a "flota PANTANAL" leito.. paguei 110bs com pechincha e hiper recomendo. Só tem um único problema que é o cheiro do ônibus, meio de estofado velho, mas isso é o de menos!

 

E caso peguem ônibus, excluam da lista a flota IDI SUÁREZ é a pior do mundo!

 

BEIJOS, BOA TRIP!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Raffa, obrigado pelo comentário a respeito do blog, está desatualizado, porque meu pc deu defeito, e ainda não mandei consertar, mas voltando da viagem, vou resolver esse problema e passar a publicar diariamente relatos de viagens passadas e dessa que vou fazer agora.

 

Eu tô querendo ir a Creamfields do Chile agora, porque eu já fui a da Argentina/Buenos Aires e a do Peru/Lima, agora só falta Chile/Santiago. A do Brasil eu não me interesso em ir, porque não é no mesmo esquema, aqui é Boutique, diferente desses outros três países. Mas se quiser acompanhar-me para a do Chile, vão bora! Eu ia este ano em Novembro que é quando ocorre, mas como vou viajar este mês, estou pensando em deixar para o próximo ano, para não fazer 2 viagens assim uma tão perto da outra, pelo fato do tempo né? Faço faculdade (segunda graduação) e tenho trabalho também. Sem falar na grana!

 

Mas se animar pra ir a do Chile ano que vem, pode add meu facebook, porque eu estou mesmo procurando companhia.

 

Beijos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pablo, naacalixto,

Valeu as dicas! realmente me tranquiliza saber q se nao der p ir de trem, da tempo de ir de busão, apesar de que me frustraria um pouquinho! hahaha

E sobre a Creamfields Chile, é um caso a ser pensado! nao tenho face, mas aqui tbm funciona!

bjus galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pablo vendo seu roteiro nao seria mais facil fazer o trajeto Santa Cruz de La Sierra x Sucre x Potosi x Uyuni X Atacama e assim sucessivamente. Visto no seu trajeto original voce vai passar muitas vezes em La Paz, perderia muito tempo.

 

 

Roteiro: 1º dia: Cabo Frio - Rio de Janeiro;

2º dia: Puerto Quijarro;

3º dia: Santa Cruz de La Sierra;

4º dia: La Paz;

5º dia: Uyuni - São Pedro do Atacama;

6º a 9º dia: Uyuni;

10º dia: La Paz;

 

Abraços... Voce tambem é de CF hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Naacalixto, eu já tinha imaginado a possibilidade de ir de ônibus em caso de perder o trem, porque já vi relatos de gente que fez a Bolívia toda sem pegar trem, só de bus. Renato, eu tenho 3 paradas em La Paz, porque quero fazer muitas coisas na cidade: Downhill, Chacaltaya e Tiwanaku. Logo é imprescindível fazer o roteiro conforme elaborei, mas agradeço pela sua colaboração. Eu já tinha visto essa possibilidade de ir de Santa Cruz de La Sierra para Sucre, Potosi e de lá para Uyuni, mas prefiro ir direto de La Paz, a ir baldeando de cidade em cidade. E La Paz fica no meio de todo o meu roteiro é o local adequado para fazer as escalas, se fosse para Sucre e Potosi, eu sairia de um circuito mais fechado para outro mais aberto, e não é isso que quero, como não farei nada em Sucre e Potosi, então prefiro nem passar por lá.

 

Que legal que você seja de Cabo Frio também! Tô começando a me sentir em casa agora... hahaha!

 

Post-Scriptum: Ah pessoal, estou pensando na possibilidade de cortar Ica da viagem! Porque Ica fica muito longe de Cusco, e eu teria uma viagem muito extensa e corrida, posso acabar não aproveitando nada. Então estou pensando em deixar Ica para uma próxima viagem. Essa será a segunda vez que vou ao Peru, na primeira vez eu fiquei 7 dias em Lima, e só lá. Fui por causa de uma rave que eu também já tinha ido em Buenos Aires, a Creamfields. Mas isso é história pra outro post, vou montar um relato aqui futuramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...