Ir para conteúdo

Qual fogareiro utilizar? MSR ou Convencional?


Posts Recomendados

  • Membros

Mochileiros bom dia,

 

Para acampar em Ushuaia, Torres del Paine e El Chalten qual é o melhor fogareiro para se utilizar, MSR ou os convencionais de bujãozinho de gás descartável?? Pergunto porque Não sei se seria fácil comprar Benzina (acho que lá eles chaman de Nafta Blanca) para o MSR!

Já no caso dos de Gás (bujão) é bem mais fácil co certeza.

Alguém que voltou de lá pode dizer qual deles é melhor levar?? Ou outras dicas a respeito??

Qual o modelo mais se utiliza?

 

Abração

 

Mochila90lts

Emerson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

emerson,

 

seu fogareiro msr é só a benzina? não funciona tb com gasolina?

 

lá é um local com certa estrutura para esportes outdoor (pelos relatos, nunca estive lá), não será difícil achar cartuchos pra fogareiro a gás, tanto o tipo bujãozinho com válvula lindahl (tipo o tekgás que a náutika vende aqui no brasil) quanto o tipo campingaz (que a náutika aqui vente como campgás). mas os relatos de quem vai pra lá costumam ser de reclamação em torno dos fogareiros a gás, de lentidão de funcionamento, por conta da temperatura.

 

o problema é que a doite, maior fornecedora desse tipo de suprimento de gás na argentina ou chile, não sei pq cargas dágua fornece um mix de gás que é uma josta em baixa temperatura. os caras preenchem o cartucho com 20% propano e 80% butano. só pra vc ter uma idéia, o nosso tekgás é 30% propano e 70% ISObutano.

 

propano vira líquido (portanto não sai do cartucho a não ser que vc o vire de cabeça pra baixo) só a -40 graus celsius (por isso tem sempre um percentual de propano nos cartuchos, pra dar pressão, propano tem muita pressão).

isobutano liquifica-se a -12

butano, a 0,5 positivo!!!!!!!!!!

 

ou seja, por conta do frio, os cartuchos da doite tem baixo rendimento no frio. e vc não pode levar de avião esse tipo de cartucho (seria ideal levar os nossos tekgás, muito mais adequados ao frio).

 

a opção é usar de subterfúgios pra resolver o problema. se o seu fogareiro a gás é do tipo remoto (tem uma mangueira entre o fogareiro e o cartucho), vc pode virar o cartucho de cabeça pra baixo, pro fogareiro trabalhar com gás líquido. apenas cuidado pq se levantar muito o cartucho sai muito gás líquido e vc terá um lança-chamas.

 

outras opções são basicamente esuqntar o cartucho, esquentar o cartucho e tb esquentar o cartucho... hehehehehe.

 

pode fazer isso de 3 modos básicos (fora outros):

 

- mergulhar num líquido relativamente quente (problema: como esquentar água se o X da questão é poder acender o fogareiro? solução: urina! já sai quente do corpo! eca!).

 

- esquentar junto ao corpo (pode uns 15 minutos antes de usar o cartucho, tacá-lo dentro da jaqueta, preferencialmente debaixo do braço...)

 

- ou uma medida que pode vir a ser perigosa: esquentar com um isqueiro ou vela. se esquentar demais explode. mas em regra, se vc pode tocar o cartucho sem se queimar, ele está bem abaixo do limiar de explosão.

 

lembrando que o frio não impede o uso do fogareiro a gás, apenas vc terá que dar um jeitinho de esquentar o cartucho. isso não é tão difícil, se assim fosse, escalar seria impossível. ao contrário do que pensa muito brasileiro, fogareiro a derivado de petróleo (tipo msr, primus, optima, sigg, coleman, esses que vc tem que bombear com a mão), usando o combustível que for, benzina, gasolina, diesel, querosene, thinner, nã funicona legal em altitude, começando a dar trabalho acima de 5.500 metros.

 

pra algumas análises sobre fogareiros a combustível líquido, dá uma olhada no setor de artigos do http://www.gentedemontanha.com.br

nesse artigo tb tem um modelinho legal de um sistema pra cozinhar com fogareiro a gás dentro da barraca (nem pense fazer isso com um msr, pra não transformar sua barraca numa tocha!!!!!!!!!!!)

 

e se vc lê em inglês, olha a página seguinte com um resumão do mundo dos fogareiros a gás, a cartuchos:

http://zenstoves.net/Canister.htm

inclusive boas dicas pro funcionamento no frio.

 

[]s

p.s. o zen stoves dedica-se principalmente a outro tipo de fogareiro, que costuma ser 100% a prova de falhas abaixo de zero, porém é meio lento, os fogareiros a álcool.

p.s.2. fogareiro a combustível hj é opção pra quem vai ter que cozinhar muito: ou pra muita gente, ou ter que derreter neve por muitos dias, etc. senão acho besteira. sistemas a gás são mais leves para o ambiente brasileiro, por exemplo. a não ser que vc tenha que ir por interiorzão do brasil por muitos dias, então é melhor pensar num primus omnifuel, que queima desde gás em cartuchos a gasolina, benzina, thinner, removedor, querosene, diesel ou qq derivado de petróleo líquido (bom pode excluir parafina e piche). fogareiro a gás é mais prático. e têm melhor regulagem da altura da chama.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom dia ogum777,

 

Tenho 2 fogareiros, 1 é o MSR internationale, que é ligado a garrafinha vermelha e pode ser utilizado com Benzina (melhor e mais limpa) e também gasolina ou querosene (estes piores devido ao cheiro e fuligem) e deve-se trocar o bico injetor para o caso de utilizar gasolina ou outros derivados de petroleo.

O outro fogareiro que tenho é da Marca Yanes ( coleman) ele é do modelo que vc usa aqueles refis de 190grs de gás.

Tem que encaixar direitinho, rosquear e o fogareiro fura o bujão e prende-lo por '2' hastes de metal (pézinhos) que ficam no fundo!!!

O problema é que uma vez inserido não se pode mais retirar o mesmo, tem que usar até acabar a carga de gás.

Atraves de e-mail que mandei para a loja 'viento oeste' em El Chalten, eles me informaram que trabalham com 'Nafta blanca' deve ser uma gasolina branca parecida com a nossa benzina.

 

Então minha dúvida é realmente essa, qual deles levar ??? hehehehe

Um pesa mais , o outro menos, um melhor neste quesito o outro naquele !!!! Tá difícil a escolha!!

 

Opiniões SEMPRE BEM VINDAS...

 

 

Mochila90lts

Emerson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

nuóssa, fogareiro de cartucho de 190 g! faz tempo q não vejo um destes na minha frente!

 

se vc tem que escolher entre esses dois, vai de fogareiro a benzina. leva os bicos pra outras opções.

 

os fogareiros a gás que eu citei no post anterior não usam esse cartucho de 190 gramas, mas os de 227 e 230, que não são por perfuração, e vc pode desmontar pra transportar pois possuem válvulas. esse cartucho de 190 é cada vez menos achado por aí.... eu não arriscaria viajar com ele, pois em alguns locais vc não vai achar esse cartucho.

 

agora, dos outros modelos a gás, o brasil tem algumas opções. algumas da náutika, da azteq (tem o innova e o urano, o innova, que eu tenho, é a cópia escrita do classic trail da primus que, por sinal, embora não seja um primor de leveza - cerca de 230 gramas - tem muita aceitação entre montanhistas de viagens longas pois permite vc montar aquela gambiarra com uma pnaela velha pra cozinhar dentro da barraca, como desenhado no artigo do gente de montanha).

 

agora, cara, se vc vai de fogareiro de benzina,m se prepara pro peso do fogareiro (fogareiro + garrafa!) e tb pra cozinhar ao ar livre, mesmo q esteja ventando horrores. olha o que acontece com um fogareiro desses incendiando a barraca:

 

Whoomp1FAQ.jpg

 

por essas e outras é que eu desisti de gastar uma grana com um fogareiro desses. se um dia eu precisar pra alguma trip muito longa no himalaia (q no meu caso é algo um pouco menos remoto do que pisar na lua) eu escolheria um primus omnifuel, pra poder usar gás tb em alta altitude.

 

inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É tô pensando seriamente em comprar um desses dois ai.....será que o URANO dá para fazer aquele esquema de furar a panela, ou o regulador de gás por ser muito comprido e de metal atrapalha ??

Agora em relação a desempenho em T.D.P. e região, será que esses modelos (tanto o iNNOVA quanto o Urano) gastam muito combustivel e demoram muito para ferver agua?

 

Abração

 

Mochila90lts

Emerson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

companheiro,

 

fogareiros a gás costumam, em condições ideais, serem tão rápidos quanto os a combustível líquido. se ficam lentos por conta do gás frio, tb consomem menos.

 

pra montar aquele esqueminha da panela furada embaixo que o povo do gente de montanha ilustrou, vc precisa de um fogareiro cujo suporte de panela não se feche, e seja plano por baixo, pra poder apoiar o peso (do fogareiro e da panela com comida em cima dele) na panela furada. um fogareiro com suporte colapsível, como o msr pocketrocket, deve dobrar. o urano tem aquelas hastes esquisitas e curvas embaixo, com peso aquilo vira uma espécie de cunha pra abrir o buraco....

 

assim, vc teria que usar um msr superfly, ou um primus classic trail ou seu clone descarado, o innova da azteq. é um clone tão descarado que o pratinho defletor de calor embaixo tem até o buraco pro acendedor automático da primus (que a azteq não oferece... hehehehhe).

 

agora, se por um lado isso tem vantagens (o primus classic trail eo innova estão entre os fogareiros a gás mais baratos do mundo..), por outro lado, vc precisa de mais coisa: a panela, os cabos de aço, um mosquetão e uma barraca cuja armação permita vc pendurar esse peso. ora, nessa brincadeira, vc pode acabar estar carregando mais peso do que seu o whisperlite. sem falar que é um custo a mais: o whisperlite vc já tem, o outro vc ainda vai comprar. muita gente opta pelo gás pelo preço baixo do fogareiro, pois mesmo o combustível sendo caro, vc demora muito a completar o custo de um fogareiro a combustível líquido. mas se vc já fez o gasto, o combustível líquido é mais barato que o gás, calculado refeição a refeição.

 

e outra coisa: quanto tempo vc vai ficar rodando por lá? quanto mais tempo passar em trilha, menor é a diferença de peso. explico. vc tem que fazer o cálculo assim: peso do fogareiro (e traquitanas) + combustível. feito cálculo assim, vc verá que a diferença de peso entre o fogareiro de combustível líquido (usando uma garrafa de metal menor e, se for o caso, carregando mais benzina numa garrafa plástica) e seu combustível e o sistema a gás (fogareiro, aparador, cartuchos de gás), não é muito grande não.... ainda mais usando um fogareiro a gás de mais de 200 gramas. pruma trilha de final de semana no brasil e em solo, é pesado. mas pra mais de uma semana no mato...

 

isso sem falar num outro aspecto. por conta do gás que a doite fornece, vc vai ter que tomar sempre aquelas precauções pra esquentar o gás, e ou usar o esqueminha da panela furada pra cozinhar sempre dentro da barraca, ou montar um bom sisteminha de isolamento do vento (que não aqueça o cartucho pra ele não explodir). usando o whisperlite, vc terá que sempre cozinhar ao ar livre e longe da barraca, mas, por outro lado, precisará só do fogareiro e um aparador de vento simples, que pode ser feito até com caixas de leite.... se for de lata de alumínio ou uma folhinha simples de alumínio, melhor ainda. isso sem falar que cozinhará mais rápido (tá certo que precisa tomar cuidado com o cheiro na comida, mas nada que uma tampa não resolva).

 

quer uma sugestão? se vc já tem o msr e tá acostumado com ele, vai com ele. mais importante até que o peso do fogareiro é conhecê-lo bem. é um ótimo fogareiro (tá certo que não é a opção mais leve o mercado), mas é muito eficiente no frio que vc vai pegar.

 

e no dia que cansar dele, e quiser vender por um preço bem baratinho, eu compro. hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É vou com o MSR mesmo....tenho uma garrafinha pequena e uma grande e vou levar a grande porque além de ficar 26 dias vagando por aquelas bandas a partir do 14º dia vou estar com mais um amigo...ou seja uma refeição a mais...hehehe e combustivel a mais tb..

vc sabe se em Novembro chove muito por lá? Sei que na realidade o tempo muda a toda hora...ora é vento, ora chuva ...depois sol....mas a chuva chega a atrapalhar muito nesse mês ???

 

Abração

 

Mochila90lts

Emerson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

sobre o tempo não conheço. mas vc pode procurar infos na net. talvez em sites de lá tb.

 

sobre o fogareiro. pra levar um pouco menos peso. veja se não vale mais

à pena levar a garrafinha metálica menor e um outro vasilhame leve pra carregar mais combustível. sei lá, uma garrafa plástica, algo do tipo. pq a garrafinha de bombear tem que ser mais pesada, por ter que ser mais resistente: ela tem que aguentar a pressão tb. um vasilhame sem ter que aguentar pressão pode ser mais leve. é só comparar duas garrafinhas de água: uma pra água sem gás e outra pra água com gás. veja como as garrafas pra água sem gás são frágeis... hehehehhe

 

e informe-se sobre locais de reabastecimento. vc não vai ficar 26 dias totalmente isolado, vai? calcule combustível pra primeira faze e faça seu amigo levar combustível pra segunda fase... e corte fora tudo, absolutamente tudo que não seja necessário. garfo pra quê? barbeador pra quê? hehehehehe

 

 

p.s. conseguiu a mochila de 90 lts?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

É tô cortanto tudo quanto é peso desnecessário, e ainda assim a lista tá imensa heheheh.....mas sei que muitas coisas talvez não use.

Ainda vou rever muitas vezes e tirar algumas coisas ainda.

Sobre a mochila cou levar uma Deuter Aircontact 75 + 10, que expandindo os bolsos chega a 93 litros.

No começo da viagem vou ficar em Ushuaia, T.D.P. e El calafate sozinho e acamando então vai ter que caber tudo nela...rsrsrs

Abração e vale pela força e dicas....

 

Mochila90lts

Emerson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Emrson, não seii se cheguei tarde, mas olha, estou usando recentemenet, um fogareiro a gas da asteq, aquele dos cartuchos de rosca. Usei ele em frio bastante frio mesmo, agora no outono patagonico e o fogareiro se mostrou muito guerreiro!!!!!! fervia agua rapidamente, etc....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...