Ir para conteúdo

Roteiro Bolívia - Peru


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal

 

Estou planejando um mochilão para Machupicchu em Julho de 2009, passando pela Bolívia. Já passei muitas horas lendo vários tópicos. Montei um roteiro em cima de relatos que encontrei aqui e de experiência de amigos que já foram e com a aproximidade da viagem algumas duvidas apareceram e gostaria da ajuda de vcs.

 

Meu roteiro:

Fpolis - Campo Grande - Corumba - Porto Suarez - Santa Cruz - La Paz - Copacabana - Puno - Cuzco - MP - Cuzo - Puno - La Paz - Uyuni - Salta - Fpolis.

 

A tabela seguinte montei com base em relatos aqui do forum mesmo só para ter uma pequena noção de custos com transporte e gostaria da colaboração de vcs pra deixar ela o mais atual possível. Futuramente essa tabela pode ser usada por todos.

 

DESTINO-----------------------TRANSPORTE------PREÇO-------TEMPO----KM

Fpolis - Campo Grande------ONIBUS--------------R$ 170.00---18h--------1298

Campo Grande - Corumbá---ONIBUS-------------R$ 80.00-----6h---------403

Corumbá - Porto Suarez-----ONIBUS /TAXI------R$ 15.00-----10m-------7

Porto Suarez - Santa Cruz---TREM DA MORTE--US$ 20.00----20h--------1200

Santa Cruz - La Paz----------ONIBUS-------------US$ 15.00----20h

La Paz - Copacabana--------ONIBUS--------------US$ 8.00-----3:30h/4h---160

Copacabana - Puno----------ONIBUS--------------US$ 4.20-----2:30h/3h---145

Puno - Cusco-----------------ONIBUS--------------US$ 6.83-----8/9h---------400

Machupicchu - Cusco--------TREM----------------US$ 5.00-----3h

Cusco - Puno-----------------ONIBUS--------------US$ 6.83-----8/9h

Puno - La Paz----------------ONIBUS--------------US$ 15.00----7h

La Paz - Uyuni---------------ONIBUS--------------US$ 33.00----10h

Uyuni - Villazon--------------TREM----------------US$ 15.00

Villazon - Salta ??? ???

Salta - Florianópolis ??? ???

 

 

1º - A principio queria fazer o salar de Uyuni antes de ir para MP, descendo de Santa Cruz, passando por Sucre e Potossi. Porém vi em relatos aqui que esse trecho "Santa Cruz - Sucre - Potossi - Uyuni" não é dos melhores e mais seguros e tb pq em Sucre e Potossi não há muito o q se ver. Isso confere??

 

2º - Estava planejando a volta pelo norte do Chile e fazer o Salar de Uyuni por San Pedro de Atacama e novamente mudei os planos por acreditar que as coisas no Chile serão mais caras que na bolívia, portanto o tour partindo da Bolivia seria a opção mais barata. Isso tb confere??

 

3º Em La Paz pretendo ficar 3 noites e dois dias para fazer a decida de Bike pela estrada da morte em um dia e subir o Chacaltaya e visitar Tiwanaku no outro dia. Consigo fazer esses dois tour em dois dias? Chegando em La Paz eu conseguria comprar esses tour para o dia seguinte??

 

4º Para fazer a trilha inca é preciso fazer a reserva dois ou tres meses antes. Fazendo a reserva, corro o risco de não chegar no dia, ainda mais numa viagem tão longa sem contar a instabilidade de horarios de onibus e trem que há na Bolivia. Pretendo ficar 5 dias em Cuzco, sendo assim é possível chegar no dia e encontrar vagas para fazer a trilha Inca de 4 dias nesse tempo?

 

Att:

Fabinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
2º - Estava planejando a volta pelo norte do Chile e fazer o Salar de Uyuni por San Pedro de Atacama e novamente mudei os planos por acreditar que as coisas no Chile serão mais caras que na bolívia, portanto o tour partindo da Bolivia seria a opção mais barata. Isso tb confere??

De facto o Chile é mais caro, a moeda local não é bem valorizada frente ao dólar, mas relativamente tudo é mais caro, especialmente alimentação, que eu acho mais caro que em certos lugares no Brasil (que já é bem caro se comparado à Bolívia).

 

Por outro lado, você vai ter de passar pelo norte do Chile (Calama-Iquique-Arica) de qualquer forma, seja na ida ou seja na volta. A não ser que você queira excluir San Pedro do Atacama por completo da sua viagem, aí sim é bem mais barato ir pelo trajeto interno da Bolívia e pegar o tour de 4 dias pelo Salar que te deixa de volta em Uyuni.

 

Uma dúvida: onde você conseguiu esse itinerário do tempo de estrada e preços de cada trecho da viagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Fabinho, em vez de voltar de Cuzco para Bplivia de novo, por que vc não desse até arequipa, segue até sp de atacama e depois Salar, agora se tem a ideia de passar no chile mesmo essa sugertão já não serve...

 

Trilha inca vc tem que reservar bem antes mesmo, e eu de vc já corria atras pois parece que vai ter almento esse mês, isso se já não teve, tbm vou para essas bandas em julho, e ja reservei a triulha por conta do preço...

Para não perder a trilha, deixe a trilha para ultima data na estadia em cusco, no meu roteiro deixei 1 dia de folga para alguim impreviste e mais 3 dias para ´pesseio em cusco, ai em 4 dias é impossivel de perder a trilha...

 

Qualquer coisa pode entrar em contato por uma mensagem particular...

Falow!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
1º - A principio queria fazer o salar de Uyuni antes de ir para MP, descendo de Santa Cruz, passando por Sucre e Potossi. Porém vi em relatos aqui que esse trecho "Santa Cruz - Sucre - Potossi - Uyuni" não é dos melhores e mais seguros e tb pq em Sucre e Potossi não há muito o q se ver. Isso confere??

 

Oi!

estou indo fazer mais ou menos um roteiro parecido com o seu em julho, com mais duas amigas... e tb to pesquisando muito! estavamos pensando em fazer o salar antes de MP tb, porem vamos utilizar outra rota, que pelos relatos que eu li é considerada bem mais segura que "sta cruz-sucre-potosi-uyuni"! a rota é sta cruz-cochabamba-oruro-uyuni! sendo q o trajeto de Oruro pra Uyuni seria por trem!acho q inclusive, se eu nao me engano sai até um pouco mais barato!

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

hmmm

ja decidi, vou fazer o salar de uyuni por ultimo mesmo, pq de Uyuni já deço por salta na argentina... como moro em floripa fica mais perto pra voltar pra casa.

obs: me informaram que trem, não lembro agora se de cochabamba pra oruro, ou de oruro pra Uyuni não tem todos os dias.

 

att

Fabinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal.

 

Tambem pretendo fazer meu primeiro mochilão em julho, e estou procurando companhia acho que podemos manter contato, pois meu roteiro não foge muito do seu, e por alguns relatos que li percebi que não é muito seguro viajar sozinha ainda mais uma mulher.

 

Me diz em que data você pretende ir ???

 

elipravoce@hotmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Quanto à questão de tempo percorrido, alguém sabe me informar qual trajeto até Uyuni leva menos tempo de viagem, se é Santa Cruz - Sucre - Potosí - Uyuni ou Santa Cruz - Cochabamba - Oruro - Uyuni?

 

Estou na mesma da Amanda_RJ e Maneca (antes de se decidir), vou fazer essa viagem em julho e queria passar pelo Salar antes de MP, e o fator que mais está pegando é o tempo, que está amarrado a conta-gotas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

DESTINO-----------------------TRANSPORTE------PREÇO-------TEMPO----KM

Machupicchu - Cusco--------TREM----------------US$ 5.00-----3h

 

boa tarde!!

 

olha, esse valor não está correto.

o trem para aguas calientes saindo de cuzco leva 4 h e custa USD96,00 ida e volta, em AQ vc ainda terá que pegar um ônibus de USD6,00 ou caminhar em torno de 1 hora (é uma subida ingrata, segundo informações).

 

vc também pode fazer uma rota alternativa a MP, sem pegar o trem, mas ainda assim gastará mais que USD5,00, é importante rever os valores para não ter surpresas depois.

 

se vc for fazer a trilha inca não precisará do trem, a reserva precisa de bastante antecedência e o documento para a entrada da trilha deve ser o mesmo usado para fazer a reserva.

 

parto dia 29/03 para minha viagem e podemos trocar informações.

 

abçs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...