Ir para conteúdo

Rumo ao Sul: Campos do Jordão-SP, Curitiba-PR, São Joaquim-SC, Gramado-RS e Blumenau-SC


Posts Recomendados

  • Membros

Fala galera agora em julho viajei de carro saindo de Maricá-RJ rumo ao sul do Brasil para conhecer o verdadeiro frio do nosso país. É bem verdade que gosto muito mais de ir para locais de calor e fiz esse circuito mais pra agradar minha noiva, mas confesso que a viagem foi muito boa e bem legal. Não foi bem um mochilão, pq fui de carro e fiquei somente em pousadas e hotéis, mas vou postar aqui um resumo da viagem que pode ser útil pra alguém.

 

Conforme descrito no título, fui à Campos do Jordão-SP, Curitiba-PR, São Joaquim-SC, Gramado/Canela-RS e Blumenau-SC. Vou descrever algumas experiências e ficam algumas dicas:

 

Campos do Jordão:

 

1º dia: chegamos na cidade pela manhã e fomos visitar o Amantikir que é um tipo de parque com jardins temáticos. Ele ainda está em construção, acho que apenas uma de sete fases está pronta, mas vale a pena dar uma conferida. A tarde fomos comer e dar uma volta na Vila Capivari e depois fomos para o hotel. Ficamos na Pousada dos Esquilos que é longe pra quem não vai de carro, mas pra quem vai de carro o custo benefício é bem legal. A noite fomos no bar da Baden Baden na Vila Capivari.

 

2º dia: queríamos ir no passeio de trem até a cidade de Santo Antônio do Pinhal mas não conseguimos vaga no trem, nem pro dia seguinte que era o nosso último por lá. Então pegamos o trem que vai só até o portal de entrada da cidade e achei que não valeu a pena esse passeio pois é muito rápido e passa por uns locais óbvios demais. Depois pegamos um pequeno ônibus turístico que sai da Vila Capivari próximo ao teleférico e que visita alguns pontos turísticos como Ducha de Prata e Vila Inglesa. A tarde fomos até o Pico do Itapeva e o Palácio do Governador. Todo mundo fala que o pico tem uma vista irada, mas no dia que nós fomos a neblina era muito grande e não conseguimos ver nada. O passeio ao Palácio achei descartável, só vale a pena um Bistrot que tem em frente, com uma cerveja gelada e um visual muito maneiro.

 

3º dia: pela manhã demos um pulo no Horto Florestal que pra quem gosta de dar uma caminhada e ficar em contato com a natureza, vale a pena. Tem umas trilhas e o local é bem maneirinho. A tarde fomos visitar a fábrica de cerveja da Baden Baden e pra quem gosta da dita cuja, vale a pena. Tem uma loja na entrada da fábrica que dá pra fazer umas comprinhas. A noite fomos comer uma pizza no Pierpaolo que fica na Vila Abernéssia. A pizza é muito boa e o atendimento é muito bom. O italiano dono do restaurante é uma figura e o preço também é legal.

 

Dicas:

*em julho a cidade fica muito cheia, os passeios tem que ser marcados com antecedência e pra arrumar uma mesa pra tomar uma cerva em Capivari é difícil.

*tudo é caro na cidade, estadia e alimentação, principalmente na alta estação.

*o restaurante do Krocodilo é bem legal e o preço não é exorbitante.

*três dias na cidade é mais do que suficiente para conhecer os pontos turísticos. Se der uma corrida dá pra conhecer bem em 2 dias.

 

Curitiba:

 

1º dia: chegamos em Curitiba pelo fim de tarde e fomos pro hotel. Ficamos no hotel Brasília e gostamos. Não é hotel luxuoso mas é tudo novo e limpo. Pra quem não vai de carro é bem legal pq fica localizado no centro mas pra quem vai de carro é meio ruim pq não tem estacionamento. Eles tem uma parceria com um estacionamento que fica na mesma rua do hotel, mas na outra quadra. A noite saímos com uns amigos que moram na cidade e fomos até o bar Brahma localizado do lado da fábrica da AmBev. O chopp é maravilhoso e tem uns quitutes gostosos também.

 

2º dia: pegamos o ônibus da linha turismo para rodarmos pela cidade. É bem legal esse ônibus, ele sai da praça Tiradentes no centro histórico da cidade e vai parando por todos os pontos turísticos. Pagamos R$ 27 por pessoa e vc tem o direito a descer em 4 pontos turísticos. O intervalo entre os ônibus é de 30 min.. Nós visitamos o Jardim Botânico, Ópera de Arame, Museu do Niemeyer e Santa Felicidade, que é onde fica o pólo gastronômico da cidade. Muito interessante esse sistema de ônibus que deveria ser implantado em mais cidades turísticas brasileiras. A noite fomos num café colonial muito bom chamado Coeurdouce.

 

3º dia: tínhamos o projeto de fazer o passeio de trem até Morretes pela serra do mar que dizem que é muito maneiro. Porém o tempo não estava 100% e nos disseram que nessa época do ano tem muita neblina, o que mataria a principal atração que é a vista. Sem o passeio de trem, conhecemos os outros pontos turísticos que ficaram faltando. Fomos até a Rua das Flores, Rua 24 horas, parque Tanguá(bem legal), Parque Tingui, Bosque Alemão e Torre Panorâmica. Almoçamos no restaurante Madalosso que é muito falado por ser um dos maiores da América Latina, mas não achei muito bom. A comida é gostosa mas o rodízio é muito fraco com pouca variedade.

 

Dicas:

*o ônibus da linha turismo vale muito a pena, mas poderia ter direito a mais paradas. Se vc quiser conhecer bem os parques da cidade é necessário duas passagens com direito a 8 paradas.

*o custo da estadia e alimentação é bom.

*três dias completos na cidade eu acho que é o ideal. 2 dias rodando os pontos turísticos sem correria e 1 dia pra fazer o passeio de trem até morretes.

 

São Joaquim – Serra Catarinense:

 

1º dia: chegamos na cidade pelo fim da tarde e fomos para a pousada. Um pouco antes de chegar em São Joaquim paramos no mirante dos Pinheiros que tem uma vista maneirinha. Ficamos na pousada Chalé Alto da Serra que tem um custo um pouco alto e não oferece tantas coisas. A noite saímos pra jantar no restaurante Minuano que é legalzinho. Ficamos esperando um frio intenso a noite mas a temperatura mais baixa que encontramos foi 7ºC.

 

2º dia: pela manhã fomos de carro até o mirante da serra do Rio do Rastro que tem uma bela vista. Na ida paramos em uma cachoeira maneira localizada na beira da estrada. Na volta paramos no Snow Valley que pra quem gosta de Tirolesa vale a pena. De lá tem uma vista bem legal também. A tarde fomos visitar a vinícola Vila Francioni. A vinícola é bem bonita, no final tem degustação e o valor pago na entrada pode ser convertido em compras. Acho que vale muito a pena a visita até pra quem não é muito fã de vinhos. Na volta para a cidade fomos até um belvedere que fica subindo uma escadaria no centro. Tem uma vista que não é muito legal e achei que não valeu a pena. A noite comemos um belo fundue, mas não lembro o nome do restaurante, rs.

 

Dica:

*A cidade é bem pequena e é boa pra curtir o friozinho e namorar, mas não tem quase nada pra fazer.

 

Gramado:

 

1º dia: chegamos na cidade no final da tarde porque o GPS nos ferrou e tivemos que voltar uma parte do caminho. Ficamos no hotel Azaléia que achei bem legal. Ele fica distante dos comércios pra quem está a pé, mas pra quem está de carro é bem pertinho. A infra-estrutura e o atendimento são muito bons e não é tão caro. A noite fomos à rua coberta tomar uns chopps.

 

2º dia: pela manhã fomos visitar o Lago Negro e os museus dos carros antigos, dos super carros, da Harley Davidson e o museu de cera. Se vc pegar a entrada em cada um do museu fica mais caro, então vale a pena comprar um passaporte que vem com os 4 museus. O museu que me amarrei foi o da Harley Davidson porque além das motos serem iradas tem um pub com um chopp muito bom. Almoçamos em um restaurante de rodízio de comida alemã bem legal no centro de Gramado. A tarde visitamos umas fábricas de chocolate no caminho para Canela e voltamos para o hotel. A noite fomos novamente pra rua coberta tomar um chopp e comer alguma coisa.

 

3º dia: caiu um temporal terrível e não conseguimos fazer muita coisa. Fomos até Canela e visitamos apenas a igreja pq chovia canivete. Tentamos ir ao mini mundo em Gramado mas a recepcionista falou que era aberto e como estava chovendo desistimos. A noite fomos a um café colonial e só.

 

4º dia: estava programado para fazermos o passeio da Uva e Vinho que visitava as cidades de Nova Petrópolis, Bento Gonçalves e uma parte do percurso seria feito de Maria fumaça. Mas minha noiva passou muito mau e não conseguimos ir. Um casal de amigos nossos que foi com a gente fez e disse que vale muito a pena o passeio.

 

5º dia: com minha noiva recuperada e o tempo ajudando fomos até Canela para visitar o parque do Caracol. O lugar é bem legal e a cachoeira e corredeiras são bem bonitas. A tarde voltamos para Gramado e visitamos o parque do Papai Noel por vontade das mulheres. Cara, quem ama vai ao parque do Papai Noel porque puta merda. É bem chatinho e só vale a pena ir pra quem está com criança.

 

Dicas:

*se vc for sem carro pode ficar despreocupado pois a maioria dos restaurantes e agências de turismo que fazem os passeios vão buscar no hotel. Como a gente foi de carro ficamos mais livres e sem depender de agências.

*a maioria dos restaurantes são rodízio e/ou Buffet liberado.

 

Blumenau:

O programado era ficarmos 2 dias em Blumenau mas bateu um pouco de saudade de casa e resolvemos apenas dormir lá e dar uma volta pela manhã. Chegamos a noite e fomos tomar uma cerva na vila germânica. Ficamos em um hotel ao lado da vila, chamado Bluterrace. O preço não é caro e é bem novinho o hotel. Quando acordamos no outro dia fomos até a vila germânica novamente para comprarmos alguns “suvenires” e no outlet da fábrica da Hering por livre e espontânea pressão das mulheres. A tarde voltamos até Curitiba e dormimos por lá para quebrar a viagem até ao Rio. No outro dia pela manhã caímos na estrada novamente e chegamos em casa no final da tarde.

 

RESUMO DA VIAGEM:

 

Apesar de não gostar de frio, achei que a viagem foi bem legal e a cidade que eu mais gostei foi Curitiba. Bem organizada, parques legais e com alimentação e estadia com preço bom.

Uma coisa que eu vou buscar no próximo circuito que eu fizer é ficar em locais que dê pra cozinhar pq ficar comendo mais de 15 dias seguidos em restaurantes é muito ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Otimo Roteiro. Vc só deu mole pq poderia ter passado tb em Foz do Iguaçu. Pretendo seguir mais ou menos a mesma linha.

Olhando teu roteiro, percebi que esqueci Blumenau, o que não pode acontecer! hehehe

Sou de Saquarema e vou pegar a seguinte rota: Campos do Jordão, Londrina, Foz do Iguaçu, Gramado, Florianópolis, Curitiba, IlhaBela e de volta para minha terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 2 anos depois...
  • 5 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...