Ir para conteúdo

Serras Gaúchas - maio/2010


Posts Recomendados

  • Membros

Conforme prometido, aqui está meu relato da viagem às Serras Gauchas. Viajei pro Rio Grande do Sul, de férias de 11.05.2010 à 17.05.2010, com meu namorado, Luiz Alberto (excelente companhia de viagem, por sinal). Conhecemos um pouquinho de Gramado(nos hospedamos aqui), Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Nova Petrópolis, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, entre outras só de passagem.

Então aí está meu relato (resumido!! Isso mesmo, isso é um resumo! Se alguém quiser saber de algo mais detalhado, perguntem!!), revisado pelo Luiz, com nossas opiniões e alguns preços.

 

1º dia: Saí de São Luis-MA às 2h, cheguei em POA às 09h40min, pontualmente, o vôo foi tranqüilo, mas cansativo, portanto, aí vai a minha primeira sugestão, se você vier de longe(como eu) programe-se pra chegar em POA pela noite, dormir por lá, e sai pela manhã pra Gramado, porque no dia que eu cheguei, não fizemos praticamente nada, estávamos super cansados (o Luiz discordou, então verifique seu preparo, se for que nem eu, vai ser cansativo). Alugamos um carro, que já estava reservado na Hertz, não tivemos nenhum problema. A reserva foi feita pela internet com antecedência, o único inconveniente é que na internet o preço era sem seguro, e na hora acabamos fechando o preço com seguro que saiu por R$ 585,00, parcelado em 8 vezes. E também pegamos um carro melhor. Tinha reservado um celta básico e na hora pegamos um pálio 4p com ar, o que foi uma grande vantagem nessa época, porque ficar com o vidro fechado por causa da chuva naquela temperatura embaça tudo!! E no segundo dia descobrimos uma técnica pra isso não acontecer, ligar primeiro o ar frio, e depois o ar quente. Bem útil! A saída de POA, apesar de todos dizerem que é fácil, foi um pouco complicadinho. Ficamos meio perdidos, em meio a uma chuva daquelas, mas enfim conseguimos saí pela Via Gravatai-Taquara. Tivemos que pedir informações (e antes de conseguir, paramos em um posto e as pessoas não sabiam pra que lado era Gramado). Então dêem uma atençãozinha pra esse trecho. Acho que a maioria das sinalizações indicava uma outra saída. Estrada excelente, com apenas um pedágio (R$ 6,80). Como disse anteriormente, não fizemos nada demais nesse primeiro dia, almoçamos no “Vale quanto pesa”, excelente opção realmente. O lugar é muitíssimo agradável, a comida é muito boa, e o preço é acessível. Descansamos um pouco (dormimos!!!) e saímos a noite pra dar uma voltinha na cidade. O clima tava horrível, frio de 9 graus (no termômetro!), garoando o tempo todo e muita neblina!! Pessoas friorentas como eu, 9 graus é muuuuuuuuuuuuuuuuuito frio, acreditem!! As ruas estavam vazias (eram uma noite terça feira fria), andamos pela cidade, praça Major Nicolleti, Rua Coberta, igreja de São Pedro, e só, o frio tava insuportável, e acabamos tomando um chocolate quente com croissant na casa da velha bruxa. Não gostei do chocolate, parecia achocolatado com leite. O croissant tava bonzinho. Pronto, assim terminou meu primeiro dia. Ah, ficamos encantados com a beleza da cidade, muita criatividade! Aquelas rotatórias com vasos de planta! Muito legais, e são móveis ainda! Em São Luis não tem nada parecido, por isso fiquei tão surpresa.

 

2º Dia. O tempo amanheceu tão feio quanto o dia anterior. Resolvemos então visitar locais fechados, fomos ao museu do perfume, ao museu do chocolate e ao museu dos carros, e só. Olha, sei que tem pessoas que gostam, mas sinceramente, achamos um saco. O tal do museu do carro era caro (R$ 20,00 por pessoa) e não demora mais do que 15 min pra olhar (tou sendo generosa, o Luiz disse que 7 min são o suficiente), os outros dois eram de graça e sem graça!! Você entra, eles te contam uma historia e te oferecem os produtos deles. A partir daí decidimos abrir mão dos museus, e investimos nos passeios naturais. Fomos pra Canela, por incrível que pareça, pela proximidade das duas cidades, o tempo lá estava bem mais aberto. Descemos na igreja, tiramos umas fotos lá, pedimos a benção e seguimos ao Parque do Caracol. Lá descemos até a cascata do caracol e tiramos fotos no mirante. Não deu pra descer até em baixo, tinha uma parte da escada em manutenção, mas mesmo se não tivesse, acho que não daria, a cascata estava fortíssima, por causa das chuvas. Se não me engano, ficaram faltando uns 180 degraus até a base, e mal dava pra tirar foto!!! Parece que estávamos em uma tempestade!! Saímos de lá ensopados!! A volta foi cruel!!! Lá é realmente desaconselhável pra quem tá fora de forma!! Rsrsrs!! Quase morro!!! Ainda fiz o Luiz voltar pra pegar meu casaco que deixei cair, ainda bem que ele está em forma!!!! Bom, depois fomos ao parque da Ferradura (R$ 5,00 por pessoa). Passamos pelo caminho das Graças, que é encantador. Tiramos varias fotos. O Parque da Ferradura tem vistas lindas!! Ficamos encantados!! Fomos em todos os mirantes. Você olha o vale por vários ângulos. É lindo!! Nesse dia não almoçamos. Alias, vários dias. O café era reforçado, e não tínhamos tempo a perder!! Na volta paramos no Bela Vista Café Colonial. Eu não tinha noção do que era aquilo!! Eu achava que nunca tinha visto tanta comida na minha frente!! (isso era porque eu ainda não tinha visto nada!!!) Lugar excelente! Comida ótima, farta, atendimento nota 10, ambiente melhor ainda!! Realmente muito lindo o local. Depois descobri que tem dois Bela Vista, fui no mais novo, um bem grande. O valor por pessoa é R$ 38,00. O que para maranhenses acostumados a pagar caro é um preço excelente, pela qualidade dos serviços. Chegando em Gramado, fizemos mais uma tentativa de “passear” pela cidade. Em vão, tempo horrível, chuva, neblina e frio!! O Lago Negro tava branco!!! A cidade, vazia!!! Voltamos pra casa, torcendo por um dia melhor no dia seguinte!

 

3º dia: Tempo horrível ainda!! Fugimos pra canela ainda cedo, lá, como sempre, tempo aberto!!! Fomos ao parque das sequóias(R$5,00 por pessoa). Trilhas pequenas, e muitas ‘sequoias’! É bem legal. Tem uma mini floresta negra, e tem uma vista linda numa parte da trilha. Tava meio lameado por causa das recentes chuvas. Depois fomos ao alpen park. Fomos no cinema 4D. se você é medrosa como eu, é engraçado. Eu quase morro do coração. O Luiz quase se acaba de rir. Mas não era do filme. Não vou contar mais pra não estragar a surpresa. Mas valeu a pena. Fomos no trenó (R$28,00 o casal). Muuuuito legal! Quase eu morro também! O Luiz praticamente soltou o troço!! Passei na foto gritando feito uma louca!!! Nem preciso dizer que claro que comprei a foto e o Luiz curtiu muito com a minha cara!! Não fui nas outras coisas porque não tinha tempo, mas foi lá que experimentei o famoso “chimarrão”!! Achei realmente muito bom!! E gostei também da aula que tive antes de provar! Tem todo um ritual!! Muito legal! De lá, fomos na Vinícola Jolimont. Recomendadíssima! Fomos atendidos pela Fernanda, um amor de pessoa que nos deixou “experts” em vinhos!!! Rsrsrsrs!! Tá, não é pra tanto, mas foi realmente muito proveitoso!! O vinho de lá é maravilhoso! Compramos alguns, e também o suco de uva (que foi na verdade o que eu mais gostei!). De lá seguimos pro Alambique Flor do Vale, um lugar lindo! Logo depois da Jollimont. Almoçamos lá. Comida deliciosas, e bem diferente. Lugar super agradável. Eles te explicam sobre a fabricação das cachaças deles, e você faz a degustação. Depois do almoço fomos ao Teleférico do caracol. O passeio é ótimo! Foi uma boa opção pra depois do almoço! Lá a vista da Cascata é excelente!!!! Nem preciso dizer que renderam milhares de fotos!! A emoção ficou por conta das duas paradas no meio do teleférico daquela altura!!! Oh sufoco!!!!! Na volta pra Gramado, até que enfim o tempo abriu!!! Passamos na aldeia do Papai Noel, as crianças devem adorar aquilo!! Mas pra mim também foi um encanto! Só o Luiz, que não foi tocado pelo “espírito natalino”, que não se empolgou muito! A não ser com a vista do Vale do Quilombo. Depois passamos no Lago Negro, que dessa vez estava visível. Andamos no pedalinho, sob protestos do Luiz, mas andamos! Rsrsrs. É realmente muito lindo aquilo. A noite, fomos jantar na Cantina Pastasciutta (o prato que pedimos foi R$ 78,00, acho que essa é a média dos pratos lá, tem uns mais em conta). Perfeito. Comida perfeita, vinho perfeito, atendimento perfeito, ambiente perfeito! Deu pra entender, né?!? Recomendado.

 

4º dia: Canions. Como um presente de Deus, que sabia das nossas intenções daquele dia, o dia amanheceu lindo!!! E finalmente pudemos passar pelas ruas de gramado e ver como é linda a cidade!!! Fomos para Cambará cedo. Gente, pra chegar nos cânions demora muito!!! Portanto, saiam bem cedo se quiserem aproveitar. Decidimos ir ao Fortaleza. A estrada até Cambará do sul é boa e bem sinalizada, o problema é até os cânions!! São 22km de estrada de terra!!! Pense nisso depois dessas chuvas!!! Depois de muitas sacudidas, lá estávamos nós!! A vista é espetacular!! É realmente de tirar o fôlego!!! O tempo estava perfeito, então olhamos o litoral e tudo que tinha pra ver! Essa trilha é bem tranqüila, nada demais. A subida cansa um pouquinho, mas lá em cima você se recupera! A descida é uma beleza! Tava um pouco lameada. Na volta passamos na trilha do tigre preto. Um guia nos informou que não tava dando pra fazer a trilha da pedra do segredo. Por conta das chuvas o nível do rio tinha subido, e a correnteza tava muito forte. Fomos só até a cabeceira do rio, e de lá ficamos admirando a vista e molhando os pés! Dava pra tomar banho, tinham algumas piscinas na beira do rio, mas a água tava congelando!! O luiz ficou bem tentado!! Terminamos a visita renovados por toda aquela vista maravilhosa!!! Na volta, passamos por dentro de São Francisco de Paula, cidadezinha bem simples. Paramos um pouquinho na igreja, e seguimos pra gramado. A noite, o “gran finale” do dia: Fondue no Chateau de La Fondue!! Fui por indicação acho que do Edver aqui no mochileiros. Não me arrependi!! R$ 45,00 por pessoa a

sequencia de fondue. Achei incrível aquilo! Tava perfeito!! Delicioso! Não tinha mais onde colocar comida!! Valeu muito a pena!

 

5º dia: Rafting! Fomos com a JM Rafting. Pagamos R$ 65,00 por pessoa, mais o CD com as fotos que eles tiram ao longo do percuso, que foi R$50,00. Eles pegam a gente no hotel, e fornecem todo o equipamento. Tem até lanchinho no final (frutas!!). Fomos com mais um outro grupo de 4 pessoas pra fechar os 6 do bote. O que posso dizer é que valeu cada real pago!!! É muita loucura!! É emocionante! Eu nunca imaginei que era assim. Confesso que se soubesse não teria ido! Achei que fosse mais ‘light’!! Caí logo na primeira ‘ondinha’! É uma sensação horrível! Mas é adrenalina total!! Eu recomendo a todos os aventureiros!! Tem uma parte que descemos o rio sem bote, é um mergulho delicioso!! E tudo com bastante segurança! Não tivemos nenhum problema! Almoçamos no vale quanto pesa (indicadíssimo!!), e fomos até Nova Petrópolis. Passeamos no parque aldeia do imigrante. É muito legal conhecer a história, ouvir as músicas e ver as danças. Fomos a praça da república e no labirinto verde. Ficamos um tempo caminhando pela cidade antes de voltar. No fim da tarde tomei um chocolate quente cremoso com chatilly na caracol da rua coberta. Esse sim era o chocolate que eu esperava ver em gramado!!! Perfeito!! Mais tarde fomos jantar no ‘Di Pietro’(R$ 18,00 por pessoas só as sopas e sobremesas, se quiser grelhados é R$ 24,00), que foi recomendado por um pessoa da cidade. Excelente sugestão! As sopas são muito saborosas, sem falar nas sobremesas, uma verdadeira covardia. Não comemos a parte grelhada, não cabia mais!!! Rsrsrsrs!!

 

6º dia: Fomos pra Bento Gonçalves (tem uns 3 pedágios, se não me engano, na faixa de R$ 6,80 e R$6,00), pra fazer o passeio de trem da Maria fumaça. Alerta aos que estão de carro: não é tão fácil assim ir pra Bento, tivemos que perguntar umas duas vezes em Caxias do Sul, e quando chegamos lá em Bento, não entramos por aquela entrada principal que tem o Portico de Pipa, portanto, acabamos nos perdendo! E tem muita gente que não sabe nem o que é a Maria fumaça por lá!!! Depois de toda essa confusão, chegamos a estação, quase perdemos o ônibus, mas deu tudo certo. O passeio é divertidíssimo. E com certeza o melhor está do lado de dentro do trem! Muita música, dança e cultura!! Os shows são sensacionais! São quatro shows de músicas típicas e um teatrinho italiano por último. No fim, tem a epopéia italiana, mas não ficamos, pois ainda queríamos ver as vinícolas e o tempo era curto. Fomos pra rota dos vinhedos! Almoçamos por lá, num restaurante chamado Sbornea´s (R$ 38,00 por pessoa, eu acho, preciso confirmar). Esse ninguém tinha recomendado, mas quando passamos em frente, tava lotado, resolvemos ficar. E valeu a pena! Excelente restaurante. Um tal de rodízio italiano. Confesso que não conhecia. Mas eles te servem sopa com torradas na entrada, e depois começa um rodízio de massas e algumas carnes. Comi divinamente bem!!! Além de um ambiente lindo!! Está recomendado!! Depois fomos visitar as vinícolas. Optamos apenas por entrar em algumas só para conhecer. Não fizemos a visitação. Não havia mais tempo. Então fomos na Dom Laurindo, Cave de Pedra e Casa Valduga. A Cave de Pedra é linda! Parece um castelo! As outras são bonitas também, mas mais tradicionais. Infelizmente não fizemos degustação em nenhuma. Em uma outra oportunidade daremos maior atenção. Além do mais, a da Jollimont foi tão boa que compensou!! No fim do dia, fomos comer a pizza da famosa ‘Toca da Bruxa’(R$25,00 o rodízio e R$ 40,00 a pizza grande) em Canela. Li em algum lugar na net que não tava mais a mesma coisa. Não sei como era anteriormente, mas sinceramente foi a melhor pizza que já comi!! A de chocolate com morango e a de abacaxi com peito de peru, então!!!! Nossa! Sabores super diferentes, e as combinações foram super boas!! O ambiente muito show!! Olha, se aquilo não for o melhor, nem imagino como era então!!

 

7º e último dia (quase acordo chorando só de pensar que ia acabar!!!): Pela manhã fomos comprar lembrancinhas pros parentes pobres do maranhão (rsrsrsrs), muuuuuito chocolate!! E só! Iamos almoçar no ‘vale quanto pesa’ mas, pra nossa decepção, fecha às segundas (pelo menos na baixa temporada)! Então, pros desavisados (leia-se nós!!), fica a dica! Fomos sem comer mesmo (café da manhã daqueles!!!)!! Na volta, em taquara, pegamos um caminho errado, mas chegamos a POA do mesmo jeito, foi até mais fácil pra achar o aeroporto!! Comemos pelo aeroporto mesmo, e embarcamos rumo ao Maranhão!

 

Observações importantes:

 

Ficamos no Gramado Portal Hotel. Hotel bem novinho, inaugurado em novembro do ano passado. Muito confortável. Um bom atendimento e bom café. O único problema que eu vejo é em relação à distância. Pra quem não tá de carro, deve ser muito ruim. Mas como a gente tava, relação custo benefício, ótima. Fechamos o hotel por uma agência de turismo. É impressionante como é mais barato pela agência, fora que eles ainda parcelam. A diferença da diária é tipo uns R$100,00!!!

 

O carro alugado fez a diferença!!!! Quem não é muito aventureiro, tá afim de ver museu, e não quer ter nenhum trabalho ou porque tá sem grana, pode ser bom fazer os pacotes, mas sinceramente, nem imagino como teria sido nossa viagem sem o carro. Nunca teria dado tempo de ter visto tanta coisa!! E também provavelmente teríamos ido a todos os museus que tem lá!

 

Tem alguns lugares que gostaria de ter ido, tipo o mundo a vapor e o mini mundo (talvez fosse melhor do que o do carro!!), mas acabei abrindo mão por outras coisas que achei bem mais interessante, e achei que valeu a pena. E teve também o tempo que nos primeiros dias não tava cooperando. Numa outra oportunidade, vou nesses lugares.

 

Outra coisa, percebi que em Gramado você pode fazer vários tipos de roteiros, com crianças, ou com pessoas mais idosas, esse que nós fizemos, por exemplo, ficaria meio cansativo pra uma criança, acho que o Natal Luz certamente seria mais interessante.

 

Tem mais, ô cidade que se come!!!! As pessoas comem demais!! Tudo é no sistema de rodízio, ou Buffet livre!!! Acaba-se pagando caro, mas tudo que pagamos valeu a pena!!

 

E por último, queria dizer que foi uma grande surpresa pra mim, não só pelas belezas naturais da região, mas pela beleza do seu povo, que tem um grande orgulho se ser gaúcho. Pudemos ver nesses poucos dias, o quanto o povo gaucho é um povo trabalhador, e valoriza tanto a sua história e sua cultura. Mesmo nos passeios mais culturais, que normalmente são feitos pra turistas, a maioria das pessoas que vibram e curtem aquelas apresentações são gaúchos! É uma coisa bonita de se ver, um espetáculo a parte. Parabéns aos gaúchos!

 

PS. Postei alguns preços que me lembrei, se quiserem saber mais preços, me perguntem. É que não sei todos de cabeça, mas o Luiz sabe! Pergunto pra ele e posto pra vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Muito legal seu roteiro. Eu como morador da Serra gaúcha tenho que dizer que realmente a gastronomia daqui é de muito boa qualidade.

Em relação à Cantina Pastas ciutta fica minha dica, peçam Talharim aos Quatro Queijos com Escalopes de Filé, eu particularmente acredito que foi a melhor massa que já comi.

E em relação às chuvas, faz quase dois meses que não temos 3 dias de Sol seguidos aqui na região, principalmente devido aos ciclones extra tropicais na costa gaúcha e catarinense. Daqui a pouco vamos virar sapos!!! ::putz::

Abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

olá ,

 

adorei o seu roteiro, e gostaria muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito da sua ajuda.Vou para gramado e canela agora no feriado 07/09/10 vou passar 3 dias e meio e gostaria de sua ajuda de um roteirinho essencial do que tenho que conhecer como sem falta, que não posso ir lá e não conhecer.Vou eu e meu marido comemorar 2 anos de casados!Estou pensando em reservar um hotel e alugar um carro.Se preferir manda pro meu e-mail marciagleuciana@yahoo.com.br.Muito obrigada pela atenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi, nbasileu!

 

Adorei seu relato! Muito divertido! =)

Estou planejando ir para Gramado em agosto e suas dicas vieram bem a calhar... Vou fazer como vc, ficar em Gramado e visitar cidades próximas. Estava um pouco insegura de alugar o carro, mas seu relato me incentivou.

 

Obrigada! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 6 meses depois...
  • Membros

Legal!!! Dei altas risadas, principalmente na parte que vc fez o Luiz ir buscar sua blusa.... ::quilpish::

 

Achei legal que seu relato está cheio de relatos sobre o tempo... e isso me deixa um pouco desanimado.. pois vou pras Serras Gaúchas de moto no mês de Maio/11... ::Cold:: Será que eu congelo????

 

Também me preocupou o fato de chover muito nessa região!!! ::dãã2::ãã2::'> to vendo que vai ser punk de moto!!

 

Valeram essas informações... eu vou já me preparando pra comprar gorros, toucas, blusas, meias, calças de lã, cachicóis, luvas, etc.... ::lol4::

Parabéns!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...