Ir para conteúdo

Short Trip - 2 dias na Cracóvia


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, Mochileiros!

 

Dessa vez, eu vou contar como foi a minha viagem para a Cracóvia.

Tive uma semana de Spring Break na minha universidade (que na verdade, foi no inverno :roll: ), em Budapeste, e fiz uma viagem pra Eslovênia e pra Cracóvia. Achei melhor quebrar os relatos pq são dois lugares bem diferentes e um pouco distantes.

 

Então, quanto a Cracóvia, eu saí de Budapeste no dia 17/03 às 15:00 mais ou menos, e cheguei lá à noite. Fui de ônibus pela Eurolines e paguei R$ 100,00 ida e volta mais ou menos (9.900 HUF).

Cheguei na estação Glowny. Ela é bem central e bem perto do Old Town, onde ficava nosso hostel. Para chegarmos lá, passávamos por dentro de um shopping que fica do lado da estação. Nem vi o shopping direito, porque chegamos tarde. Mas o caminho é bem sinalizado.

 

Ficamos no Greg&Tom Beer Hostel, que fica na Florianska Ulica, logo no começo da Old Town. Pagamos 27 euros por 3 dias (menos de 10 euros por dia! :o ) num quarto com 12. Demos sorte, o quarto tava quase vazio!

Acho que o hostel tem quartos individuais também. De qualquer forma, recomendo! Os banheiros são limpos e tem um restaurante/bar bem legal no primeiro andar, animado e com música ao vivo. O único problema é que o meu quarto ficava bem em cima desse restaurante, um pouquinho barulhento! rs

 

Dia 18/03

Nesse dia, fizemos o Free Walking Tour. Foi uma mão na roda, pq de uma vez só, vimos a praça do mercado, as igrejas, o Castelo de Wawel e a universidade.

 

A Cracóvia era a antiga capital da Polônia; ou do que era a Polônia, pq a Polônia já foi váaaarios outros países. Já até deixou de existir como país! Por isso, ainda é a maior cidade da Polônia. Lá tá a Jagiellonian, que é uma importante universidade no país, e foi lá que surgiu o Solideriedade, movimento do Papa João Paulo II para combater o comunismo. Na Cracóvia também está o único quadro de Da Vinci na Polônia. Infelizmente, eu não tive tempo de visitar o museu, que fica no castelo de Wawel. Andamos pelo terreno e vimos o famoso dragão de Wawel.

 

0fddcd6bc23511346d7a6dd898dc4f16dde8f849.jpg

 

Enfim, isso tudo foi contado no Walking Tour. Nós fizemos em inglês, mas tem em espanhol também.

 

Quando acabou o tour, fomos para a Fábrica do Oskar Schindler (do filme! rs). Poderíamos ter ido no museu, mas eu estava louca para conhecer a fábrica.

Pegamos um tram na saída do castelo (onde acabou o tour) que nos deixou lá perto. Demos bobeira! A companhia que fez o Free Walking Tour levava, logo depois, até a Fábrica. Só descobrimos isso quando já estávamos lá!

Comemos um salgado romeno (que era igual um pastel de forno! rs) em um trailer do lado da fábrica, pra aliviar a fome, e seguimos para a fábrica.

Aconselho comprar o ticket antes! A fila estava imeeeensa, demoramos muito e acabamos atrasando o nosso tour.

 

Bem, a respeito da fábrica, não foi bem o que eu esperava. Queria saber mais sobre o Schindler e as pessoas que ele salvou, a história dele, da fábrica, essas coisas. O museu da fábrica é muito mais sobre a história do nazismo e da 2a Guerra do que eu queria. É legal, principalmente porque fala bastante do papel da Polônia, mas não era o que eu esperava. Se eu soubesse que ia ser isso, como eu só tinha dois dias, teria feito outra coisa.

 

02d030b45d52afbdc913b61f6d5674a9b497f6ea.jpg

Fábrica do Schindler (desculpa, só tinha foto que eu aparecia! rs)

 

97a95f269416fa930744f58f487356d287a1c2b5.jpg

Placa de quando a Cracóvia esteve ocupada pelos nazistas

 

À noite, reservamos para comprar coisas no mercado e tomar um café por lá mesmo. Normalmente, ferinhas vendem coisas mais baratas que em lojas, mas lá foi o contrário. Acho que o mercado deve ser um daqueles lugares "para turistas", porque estava mais caro que as lojas em volta da praça.

E apesar de já ser quase fim de março, estava bem frio! Bem mais frio que Budapeste.

 

Depois, fomos para o hostel, porque sairíamos para Auschwitz cedo no dia seguinte!

 

Preços:

Pizza + Coca Cola no hostel: 13 zlotys

Café da manhã: 7,5 zlotys

Tram: 3,80 zlotys

Pastel romeno: 7 zlotys

Entrada da Fábrica: 16 zlotys para estudante, 19 normal

Guia: 30 zlotys

Chocolate quente na praça: 8 zlotys

 

Dia 19

Nesse dia, fomos para Auschwitz. Já tínhamos comprado um tour em Budapeste. A companhia nos pegou no hostel e nos levou de volta, no final. Mas demos outro mole. Quando chegamos no hostel, vimos que podíamos ter comprado lá. Nosso hostel tinha uma opção que era Auschwitz e Mina de Sal, no mesmo dia, e era só um pouco mais caro.

Como não tinha tempo, não fomos na Mina de Sal. Fiquei arrependida, dizem que é lindíssima!

 

Enfim, Auschwitz fica em outra cidade. Dá uma ou duas horas de van. É uma cidade bem pequena sem nada demais, não vale a pena fazer turismo lá.

O Campo estava bem cheio, mas como estávamos com o tour, com hora reservada, não tivemos problema.

 

Auschwitz, na verdade, são dois campos: Auschwitz I e Auschwitz II - Birkenau. O I foi o primeiro e é bem menor. É um museu, onde dá para entrar nos prédios dos oficiais da SS, tem "exposição" dos pertences dos prisioneiros, quadros mostrando quem são, os fatos, quem morreu. É bem mais informativo.

Foi no I que eu tive o maior baque da visita, quando mostram os cabelos dos prisioneiros. Ainda é uma imagem bem perturbadora.

É lá também que nós entramos na câmara de gás. Não vou nem falar disso porque é bem ruim.

 

Depois, fomos para Birkenau. Lá, estão os barracões, a estação de trem onde chegavam os prisioneiros, o que restou dos fornos crematórios. É lá que nós temos a sensação como era um campo de concentração. E é IMENSO! Parece que não tem fim.

 

É uma visita bem incômoda, deixa uma sensação ruim quando vc vai embora, mas eu achei que era necessária. Eu já tinha ido em outro campo, de trabalho. Auschwitz era de extermínio. A pior coisa, quando eu saí dos dois, é pensar como uma sociedade, há menos de 100 atrás, aceitou e ajudou um plano desses, uma ideia tão idiota que uma "raça" pode ser superior e que outra não merece existir. E como o ser humano pode deixar de ser humano tão facilmente.

 

Coisas ruins à parte, voltamos para Cracóvia e chegamos lá quando estava anoitecendo. Fomos para o hostel fazer uma hora e depois fomos em um restaurante de comida típica. Infelizmente, não lembro o nome do lugar, só que ele era perto da praça, numa ruazinha, e que era muuuuito bom! (e barato!) Comi um frango típico, sopa típica e salada típica. Tudo polonês! hehe E tudo muito bom!

 

Depois, foi voltar pro hostel, arrumar as coisas e dormir. No dia seguinte, saímos da Cracóvia bem cedinho, rumo à Budapeste.

 

Preços:

Tour Auschwitz (guia + entrada + passagem + pick up): 100 zlotys

Comida típica: 20 zlotys

 

Resumo da ópera, a Cracóvia é outra cidade linda da Europa. Tem um gostinho diferente, mas ao mesmo tempo, é bem parecida com as outras. Não foi a mais bonita que eu visitei (acho que nada vai superar a Eslovênia! rs), mas gostei bastante.

E uma obs: escolhi não visitar Varsóvia por dois motivos. Primeiro, era bem longe. Eu ia ter que dar uma volta grande pra chegar lá. Depois, não ouvi coisas boas de lá. Dizem que não é uma cidade tão interessante assim.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...