Ir para conteúdo

Sozinha ( mas não solitária) em Natal e Pipa/ RN ( abril/2015 - com fotos)


Posts Recomendados

  • Membros

Fiz uma viagem inesquecível para o Rio Grande do Norte no período de 04/04 a 11/04. Lugar maravilhoso!

Logo de início, peço desculpas pela qualidade das fotos, pois foram tiradas de celular.

Primeiro darei os valores, depois o relato e por fim algumas observações.

 

Vamos às finanças. A viagem foi relativamente barata:

AÉREO RJ X NATAL (c/ taxas, ida e volta) - R$ 360,00 pela Gol.

TRANSFER (aeroporto/ Natal/ aeroporto) - R$ 70,00 pela Natal Transfer.

TRANSFER*(Natal/ Pipa/ Natal) - R$ 80,00 com a Marazul ( à frente conto detalhes desse transfer).

HOSTEL LUA CHEIA - R$ 308,00 (total de 07 diárias com carteira de alberguista HI).

SUGAR CANE HOSTEL (Pipa) - R$ 95,00 (total de 03 diárias).

 

PASSEIOS:

R$ 125,00 - Buggy nas dunas de Genipabu;

R$ 160,00 - Passeio de Barco All Inclusive em Pipa (chamado de Passeio do Pôr do Sol ou Passeio Gastronômico) e

R$ 8,00 - Cajueiro.

 

TOTAL: R$ 1206,00

 

1° dia:

Cheguei no aeroporto de Natal que, na verdade, fica na cidade de São Gonçalo do Amarante por volta das 16:20h. Já tinha reservado o transfer com o pessoal do Lua Cheia. Fiquei aguardando 30 minutos para sair, pois eles estavam esperando outro voo que chegaria 16:40h. Saímos do aeroporto às 17h. Fui a penúltima a ser entregue e cheguei quase 19h no Hostel.

Assim que cheguei no quarto já estavam 3 meninas: uma estrangeira, uma que mora em João Pessoa e uma de Niterói, todas viajando sozinhas. Nos apresentamos e combinamos de ir ao Taverna Pub ( o pub do hostel). Primeiro fui com a menina de João Pessoa, ao Cipó Brasil, pizzaria que fica atrás do hostel. Nos juntamos a uma mãe e seu filho, recém chegado da Alemanha que ela conheceu antes e jantamos lá. Pizza tão gostosa, massa tão perfeita que repetimos.

Mais tarde, fomos para o Taverna Pub com a menina de Niterói. Esta última já conhecia todo mundo do hostel e me apresentou para o resto da galera, além de me chamar para o passeio de buggy no dia seguinte, que aceitei. Nessa galera encontrei meu companheiro de viagem para Pipa que será relatada depois. O Taverna Pub é um espaço muito legal. Nesse dia ( sábado) era tributo aos anos 80/90 com música ao vivo. O atendimento era confuso e não fiquei até o final porque estava difícil ser atendida e estava lotado.

 

Passeio de buggy nas dunas de Genipabu.

Por volta das 8:30h o bugueiro chegou para nos buscar. Na orla de Ponta Negra é possível encontrar esse passeio mais barato porque não tem a comissão do hostel, mas não tive tempo para isso e fiz a reserva através do Lua Cheia mesmo. Fizemos o passeio com o bugueiro Dino (http://dinobuggy.com.br/). Gostei. Tinha emoção na medida. Nunca tinha feito esse passeio, mas deu para perceber que o motorista era bem responsável, mesmo na hora das manobras radicais achei que era um cara responsável e sabia muito bem o que estava fazendo. Inclusive houve dois incidentes com outros dois ocupantes do buggy e ele foi bem sensível e discreto para resolver o problema causados, sem querer, por esses turistas.

Além das dunas, passeamos por praias, fizemos uma parada em duas lagoas ( Pitangui e Jacumã) e outra numa praia onde um lado é praia e o outro lagoa, antes do almoço. Nos locais onde ele parou era possível fazer lanches, esquibunda, aerobunda e afins. Eu preferi não fazer porque não sei nadar.

 

OBS: A foto do dromedário está aí, mas não quis andar em cima do animal, fiquei com pena. R$ 50,00 por 30 minutos.

 

OBS: o buggy precisa atravessar de balsa num determinado lugar, o valor rateado pelos 04 turistas foi de R$ 7,00 cada um, pagos na hora da travessia e só na ida. [/b]

 

Quando retornei, as outras meninas tinham ido embora e fiquei sozinha no quarto. Após descansar me preparei para jantar e encontrei na área de convivência um rapaz de Porto Alegre que estava na galera do Pub na noite anterior. Puxei papo e me convidei para ir jantar com ele e umas meninas que ele conheceu lá. Jantamos num restaurante libanês uma rua acima do hostel. Muito bom. Todos estavam viajando sozinhos: ele, duas meninas de SP e uma de São Gonçalo-RJ. Descobri que ele ficaria em Pipa no mesmo período que eu e combinamos de nos encontrar lá, já que ambos iríamos no dia seguinte, mas em horários diferentes.

 

3° dia: Pipa

Antes de viajar, tinha cotado transfer de Natal a Pipa. Os valores eram R$ 60,00 e R$ 90,00 o trecho ( se existissem outros passageiros). Eu sabia que existia o ônibus, mas fiquei com preguiça e decidi pegar um passeio para Pipa e usar como transfer. Valeu a pena porque tinha paradas para fotos e ficou R$ 40,00 mais barato que o valor total do translado mais em conta. Paguei R$ 40,00 reais o trecho em van com ar condicionado (imprescindível). O ônibus era R$ 13,00 no esquema pinga-pinga e não entra no vilarejo, diferente da van. Para mim foi bom, até porque estava com bagagem. Sair direto do Lua Cheia sem ter que aguardar o ônibus no sol foi muito bom.

Meu colega gaúcho foi para Pipa de ônibus e não gostou da experiência. O ônibus estava cheio e demorou muito para chegar. Eu não esquento muito com isso, até porque ando com bagagem leve, mas preferi ter mais conforto e rapidez. Talvez, se estivesse com mais tempo, teria encarado o busão.

Como disse no início, fui com a Marazul. Passeio tipo excursão normal que, na verdade, é um translado com paradas para foto, pois o verdadeiro passeio é vendido na chegada e é à parte.

 

4° dia: Pipa - Baía dos Golfinhos.

No dia anterior, contratei um passeio que desde que estava no Rio sabia que queria fazer: o passeio do pôr do sol. Se trata de um passeio de barco com open bar, petiscos, almoço e frutas incluídas. Tem duas paradas para banho e termina num determinado lugar para vermos o pôr do sol. Foi a melhor decisão que tomei.

Como já tinha esse passeio marcado e saí tarde do hostel, não aproveitamos muito da praia, pois 12:30h deveria estar no posto da Aventureiro para o passeio. Meu amigo gaúcho também se interessou e conseguiu uma vaga no passeio. Fomos juntos.

 

O PASSEIO:

http://aventureiropipa.com.br/passeios/praias-da-pipa/

Ótima tripulação, equipamentos de segurança suficientes e em local acessível. Lindas paisagens com duas paradas para banho e, no meu caso, foi possível ver golfinhos.

Para chegar na embarcação, vamos de jangada, todos com coletes salva-vidas. A tripulação ajuda a subir na escuna. Muito tranquilo. Assim que entramos no barco, temos vários petiscos à disposição. As bebidas incluídas: caipirinhas, caipifrutas, refrigerantes, água, sucos (da fruta não de polpa) e cerveja. Depois começam os espetinhos de camarão, frango e peixe. Durante todo passeio todas as opções acima são liberadas. No almoço tivemos um risoto delicioso e frutas como sobremesa.

Após apreciar o pôr do sol, desembarcamos num local na entrada da cidade e uma van nos leva de volta para onde estamos hospedados.

Mais tarde fomos jantar numa creperia, demos uma volta e cada um foi para o seu hostel.

As fotos abaixo foram tiradas de dentro do barco.

Passamos o dia inteiro nessa praia. Lá pelas 14:30h, quando planejávamos ir embora, eis que os golfinhos resolvem aparecer! Ficamos lá até às 16h, quando a maré começou a subir.

Os golfinhos aparecem no local em frente às barracas. Numa área bem central. Já tinha sido avisada disso no dia anterior e a informação se confirmou.

Eles aparecem MUITO perto da praia. Eu, que não sei nadar, fui andando até a água chegar na altura do estômago e dava para ver de perto. Não fui mais porque o mar não é piscininha, tem umas ondas. À noite teve churrasco no Hostel. Fomos ao restaurante "O Tal do Escondidinho", comida nordestina maravilhosa. Comemos uns petiscos divinos e voltamos para o churrasco.

 

6° dia: Pipa - Chapadão/ Praia do Amor/ retorno para Natal.

Na minha opinião, a melhor praia de Pipa é a Praia do Amor. Mas antes de ir para ela, fui até o final da rua principal e seguindo as placas cheguei no Chapadão.

A vista é sensacional. Andei uns 40 minutos no máximo. Vale ressaltar que foram 40 minutos andando bem devagar, tirando fotos, conversando com as pessoas... Valeu a pena.

Depois, voltei e seguindo as placas fui para a Praia do Amor. Fui pela rua. Tinha uma trilha de terra, mas fui pela rua, passando por um hotel. A gente chega a um estacionamento no meio de umas árvores e temos acesso escadaria para a praia. Escadaria alta, sem corrimão, mas relativamente fácil. Abaixo, na foto da praia dá para ver parte da escadaria.

A praia é maravilhosa! No meio tem ondas e dos lados, piscinas naturais. Água cristalina. Deu para ver peixinhos sem a necessidade de mergulhar ou usar snorkel. Almocei lá e tive que voltar, pois o transfer sairia às 15h. Dava perfeitamente para voltar à pé, mas como queria ficar lá até o último minuto, voltei de táxi. Uma facada de R$ 20,00 ( preço tabelado) por um trajeto curto de carro, mas não tinha mais tempo nem forças para voltar à pé. Me despedi do colega gaúcho que também iria embora nesse dia, mas partiria para Recife. Tomei um banho com calma, fiz o check out e parti. Na volta houve mais duas paradas para fotos e fomos embora.

Cheguei umas 18h no Lua Cheia e só encontrei uma das meninas de SP, o resto tinha ido embora. Combinei de ir jantar com ela, jantamos e depois fomos dormir.

 

O MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO

Fui com a colega paulista ao Cajueiro de ônibus. Não me lembro agora qual foi, mas todo mundo ensina. Foi um passeio legal, mas eu só fiz porque sobrou tempo. Só vale a pena num caso desses. Tinha reservado o passeio para Galinhos nesse dia, mas estava tão cansada para fazer um passeio de 4h ida/ 4h volta, além de já estar muito queimada de sol, que cancelei. Por isso, sobrou tempo. O passeio para Galinhos sairia R$ 80,00 reservado pelo hostel.

Ladeira abaixo depois do Cajueiro tem uma praia: Pirangi. Ficamos numa barraca que não cobrava aluguel. Depois da Praia do Amor , não achei graça naquela praia. Só fiquei na barraca e na ducha. É lá que está a estrutura do Marina Badauê, que leva os turistas para os Parranchos.

Almoçamos lá e voltamos à pé para a feirinha no Cajueiro. Fizemos compras rápidas e voltamos. Ficamos no ponto de ônibus uns 30 minutos. Ao chegar no hostel, por volta das 17h a colega foi arrumar suas coisas, pois iria embora naquela noite e combinamos de ir jantar as 22h. Aproveitei para descer para a orla de Ponta Negra. Bem bonita e pelo menos aquele trecho estava bem policiado. Voltei e no horário marcado fomos jantar. Jantamos no Bar da Bell, se não me engano era esse o nome. No entanto é fácil descobrir: fica ao lado do Cipó Brasil, atrás do Hostel Lua Cheia. PFs a partir de R$ 13,00.

Fiz companhia a amiga paulista até meia-noite, mas seu transfer ainda não tinha chegado. A rua do hostel estava bombando, engarrafada. Era sexta- feira. Como o transfer demorou, me despedi porque no dia seguinte eu que iria embora, mas bem cedo.

 

8° dia: retorno para o Rio.

Levantei cedo para não perder o café. Meu vôo era às 11:20h, mas eles foram me buscar às 7:45h. Deu tudo certo e retornei para casa.

 

Observações:

 

Segurança em Natal: dessa vez, não andei muito de ônibus como costumo fazer quando viajo por aí e fiquei bem restrita a Ponta Negra, principal área turística. Não tive sensação de insegurança, apesar de ver pouco policiamento. Havia mais na orla. Quanto a prostituição próxima ao Lua Cheia, me avisaram que tinha, mas eu não vi. De qualquer forma, as áreas turísticas costumam ser mais policiadas mesmo.

Segurança em Pipa: o vilarejo estava muito policiado. Era ostensivo. Não me senti insegura.

 

Hostel Lua Cheia: lindo, equipe super profissional, quarto coletivo feminino com banheiro interno. Quarto abafado sem ar- condicionado. Café da manhã razoável, mas suficiente.

SugarCane Hostel: bonito, o dono e sua sócia super solícitos. Hostel com cara de Hostel. Quarto coletivo feminino com banheiro interno e também abafado, apesar de ser espaçoso. Café da manhã razoável também.

Natal Transfer: atendimento simpático, gentil, mas demorado, tanto na ida quanto na volta. O mais barato. Vans novas e com ar-condicionado.

Por fim, o que tenho a dizer é que o melhor da viagem são as pessoas. Graças a Deus, como sempre tem acontecido, tenho tido a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas em minhas viagens e algumas delas continuam na minha vida. Dessa vez não foi diferente, todos os que foram citados aqui continuam a manter contato comigo depois da viagem. É uma maravilha ter oportunidade de vivenciar essas experiências! Quase sempre viajo sozinha, mas nunca fico solitária.

Sei que o relato ficou enorme, mas fiz questão de detalhar o máximo possível, pois é aqui que encontro material para as minhas viagens e quero retribuir dando o maior número de informações. Qualquer dúvida é só perguntar.

1429582800629.jpg.191156f1a5ef5d4af8d61f0a159c2403.jpg

598dc7c565004_IMG_20150404_2200137821.jpg.bf43cb8f2232dca602f361c5787280f6.jpg

598dc7c573b89_IMG_20150405_0930199321.jpg.a4ea51f9fedc634e0490df7ad8253c2b.jpg

598dc7c582f23_IMG_20150405_0949473871.jpg.697cd9d80ad510d29ceec4132ec539fe.jpg

598dc7c591c35_IMG_20150406_1102406891.jpg.c9fec99ccbbe820b885be97c336a2966.jpg

598dc7c5a15a9_IMG_20150406_1046077621.jpg.b36012fcea5ddb02b9b4a244eadd791a.jpg

598dc7c5b0f66_IMG_20150406_1427524731.jpg.417ac3dc018c318820c827d516ee7f50.jpg

598dc7c5c58ad_IMG_20150407_1626134601.jpg.80a43af18f14310d5e3a4ac157f0d8d8.jpg

598dc7c5d9d6a_IMG_20150407_1658506691.jpg.091bec6ded3c55f1eb3412e72f271a75.jpg

598dc7c623dd5_IMG_20150405_1247286581.jpg.71c46c7b1d928f52a0c8cff75a641f9d.jpg

598dc7c638bf0_IMG_20150406_1103240311.jpg.df9905b3ebb17e8a006671d06bb1034d.jpg

598dc7c64cdb2_IMG_20150409_1342545261.jpg.74d24d8260604e5cc76c8ae91448b1da.jpg

598dc7c6634b6_IMG_20150409_0926146721.jpg.3cc5b840f628e6b632fa4b94c7956d8d.jpg

598dc7c678c74_IMG_20150409_1025119631.jpg.b437743a6b05126b5d2ab724685898ac.jpg

598dc7c6cbbfb_IMG_20150409_1340165931.jpg.0cb2ea4eb29f0086719dcec1c1a62d03.jpg

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Nossa parabens pelo topico esta otimo, estou planejando um mochilão em junho para Natal ou Fortaleza, so que pretendo gastar o minimo possivel, estava olhando hospedagem no che lagarto em ponta negra que esta super em conta, gostaria de fzr alguns passeios basicos mesmo que e o de buggy, ja fui ao rio em fevereiro sozinha, mais confesso que estou super receio do nordeste por conta da violencia, sou de bh, vc axa possivel, fzr uma boa mochila em conta??!!!!

obs: encarando busão

Link para o comentário
  • Membros

Oi, Crisley! Obrigada pelo elogio. Respondendo aos seus questionamentos, acho que é bem possível fazer um mochilão barato no nordeste se você tiver tempo. No meu caso, eu paguei mais caro porque tinha pouco tempo e não queria perdê-lo com transporte público. Mas, só fiz isso lá em Natal porque já tinha sido avisada sobre a demora do transporte público e, chegando lá, constatei ser verdade. Porém, se vc tiver tempo isso não vai atrapalhar. Como eu só tinha 5 dias cheios e queria ir a Pipa e a Galinhos, preferi economizar no tempo. De Natal para João Pessoa dá umas 2:30h de ônibus, de Pipa é possível ir para Recife e de Mossoró dá para ir para Aracati ( Canoa Quebrada) no Ceará. Tudo isso de ônibus. Sobre a violência vou te dizer que nunca houve nada comigo nem presenciei nada nas cidades nordestinas por onde passei. Aliás, o único lugar até agora que me passou um pouco de insegurança foi Curitiba e mesmo assim não aconteceu nada comigo. Só presenciei algumas coisas. Eu sou uma pessoa diurna. Não ligo para baladas e, como à noite todos os gatos são pardos, é só se comportar como vc se comporta na sua cidade. Bom, espero ter ajudado. Qualquer coisa, pode perguntar.

Link para o comentário
  • Membros

sempre "trombando" com os seus relatos por aqui e me encorajando a mochilar sozinha pelo nordeste também. Estou indo para Recife em maio, sozinha. Quem sabe numa próxima mega promoção de passagens eu me jogo em Natal! Volto aqui e pego as suas dicas, adorei a do barco all inclusive ::cool:::'>

Link para o comentário
  • Membros
sempre "trombando" com os seus relatos por aqui e me encorajando a mochilar sozinha pelo nordeste também. Estou indo para Recife em maio, sozinha. Quem sabe numa próxima mega promoção de passagens eu me jogo em Natal! Volto aqui e pego as suas dicas, adorei a do barco all inclusive ::cool:::'>

 

Hahahahaha!

Paty, a gente está sempre se trombando! É verdade.

De Recife é possível ir para Pipa de ônibus. Vi um monte de gente fazendo isso. E de lá dá para ir para Natal. Fica a dica. :P

Link para o comentário
  • Membros
Olá Cristiane, muito legal teu roteiro de viagem!

 

Estou indo p/ Natal em junho, irei passar 6 dias e vou basear meu roteiro de viagem na sua experiência.

 

Fiquei na dúvida se tem o transfer de Ponta Negra (Pousada)/Pipa/Ponta Negra (Pousada) e qual o valor? Não estou querendo enfrentar o busão rsrsrs

 

abraço!!!

Olá, Sidney!

Você vai ficar 6 dias cheios em Natal ou está contando a data de chegada e saída também?

Na orla de Ponta Negra, você encontra várias agências e é possível ter transfer para Pipa. Transfer é sempre mais caro.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...