Ir para conteúdo

Viagem sozinha para o Rio de Janeiro


Posts Recomendados

  • Membros

Em setembro de 2012.

Fiz minha primeira viagem sozinha ( RIO DE JANEIRO), e foi uma experiência única...

 

A história começou uns meses antes, quando fui passar o reveillon no Rio. Lá gostei de um rapaz que me fez ter essa idéia de voltar na cidade, porém, me decepcionei com ele e tive a difícil escolha de cancelar ou viajar sozinha. Algo dentro de mim dizia que deveria ter essa experiência e considero hoje como uma das melhores escolhas que fiz na vida. Comecei reservando um albergue em Copacabana( http://www.riorockers.com.br) recomendo!!!

A viagem:

Levei um livro pensando que seria meu único e fiel amigo. Ao chegar no aeroporto, senti falta de alguém simplesmente para me receber, bateu o pensamento: só posso está louca em vir para o Rio sozinha! Comecei pagando o dobro na corrida do taxi, preço tabelado no aerorporto ( Tem que ter muita atenção com os taxistas no rio ), ao chegar de frente do albergue deu um leve desespero. Acho que por um momento queria voltar pra casa! Tive coragem de entrar e falei com um rapaz simpático na recepção que me apresentou tudo, no quarto coletivo tinham 8 camas, eu fui a segunda a chegar. Me senti em casa, lugar aconchegante, limpo, como já eram 3 da manhã fui dormir.

Ao acordar fui passear pelo bairro de Copacabana sozinha, o céu estava lindo, sol brilhando... parecia que de repente eu poderia ouvir e ver as mínimas coisas que acompanhada eu não fazia, andei tranquilamente, sem pressa. Bateu o cansaço, voltei para o albergue e dormirr . Nunca poderia descansar tanto se acompanhada de alguém e de repente eu poderia escolher o que fazer, como fazer e a que horas fazer. Lembro que quando acordei, me senti tão feliz e leve, uma paz tomou conta de mim. O fato de eu viajar com outras pessoas, sempre me preocupava com algo, alguma coisa...e dessa vez era apenas EU, eu e Deus. Fui almoçar e depois caminhar pela orla de copabacana, parei no quiosque da globo, fiquei admirando a paisagem e pensando na vida, senti falta de alguém simplesmente para tirar uma foto minha, porém, você tem a sensação como se estivesse estampada na sua testa ''estou sozinha''. Fiquei com receio de puxar a máquina a primeiro momento, peguei apenas um livro, algumas pessoas chegando tentando puxar assunto, outras observando e o melhor eu observando as pessoas. Parece que compreendemos mais ainda as pessoas. Foi ficando tarde e resolvi voltar para o albergue pra ver se tinha chegado alguém pra sair a noite... antes parei pra tomar uma água de coco, sentei em um barzinho e fiquei olhando as pessoas caminhando, infelizmente dois velhos gringos começaram a me cantar, e tive que partir para o albergue. Conheci a primeiro momento uma mulher diretora de uma escola que sempre ia ao Rio. Marcou de sair comigo no dia seguinte, na primeira noite fiquei na recepção do albergue tomei uma cerveja acompanhada com ela, enquanto ela aguardava o namorado e depois fiquei sozinha, por um momento pensei que era a coisa mais triste eu sentada na recepção sozinha tomando uma cerveja e escrevendo bobagem..rsrs. Mas, estava feliz comigo mesma, de bem com a vida! Fui dormir, e no dia seguinte já estava com uma amiga para andar comigo no Rio, passamos o dia na praia de Ipanema e a noite fizemos amizades com mais duas que tinham chegado enquanto estávamos fora. Uma Eng da computação e outra Chef de Cozinha (fiquei surpresa com as pessoas que se hospedam em albergue, antes de ir pensava que só eram estilo hippie, preconceito mais bobo que já tive, pois você conhece pessoas de todos os estilos, lugares, classes, cor, etc.. muito bom, faz amigos de toda parte do mundo ) junto com as minhas novas amigas, marcamos de sair para o Bar Belmont no Flamengo. Lugar bom, divertido, em companhia de pessoas que tínhamos acabado de conhecer e pareciam as melhores amigas, viajar sozinha faz isso! Saímos de lá, fomos para LAPA...melhor lugar noturno pra ir ao Rio, entramos em um bar que só tocava samba... me vi dançando muitoo samba e sem saber, me diverti muitoo. Marcamos pra sair no dia seguinte, andamos pelas lojas em Copacabana, depois fomos à praia, depois para um Bar no Leblon. E foi chegando o momento de me despedir da primeira amiga, o que se torna meio triste apesar de pouco tempo de convivência. Depois conheci mais duas amigas no albergue, duas biólogas, fomos para o Rio Scenarium ( Boate top ), fizemos amizades com uns garotos na fila que era enormee ( passamos uma hora na fila ), meu segundo dia já estava saindo a noite pra melhor balada do Rio com outras amigas e amigos como se fossem meus amigos de infância. Foi muito bom! E aí começou as despedidas. As pessoas iam embora, e ficava o vazio de que foram um professor pra vc, que vc aprendeu, se divertiu, gostou e pouco provável rever novamente. Pessoas que eu ficava maravilhada pela história de vida, pelo encantamento dos sonhos e tb do que procuravam, se tornava meio que uma família em tão pouco tempo. Conheci uma Engenheira da Colômbia, que me convidou para ir em seu país e ficar hospedada no sítio em que mora, mostrou as fotos com paisagens lindas, tínhamos que falar lento pra conseguir nos entender. Também conheci uma atleta que vinha de SP pra poder ir na maratona no RJ. Outro momento uma jovem sonhadora que trabalhava no banco e com sonho de ser aeromoça, largando tudo pra ir fazer a prova no Rio. Uma outra senhora que viaja o país onde a escola naval atracava pra poder ver o filho, essa mesma senhora fazia escaladas, corpo atlético e eu ficava pensando no meu cansaço por dá uma voltinha na praia...rs. A cozinheira que enchia de orgulho em experimentar a comida e decifrar os temperos de todos os pratos, da professora que gostava de tudo, e a solitária que se afundava realmente nos livros , contando na maior felicidade sobre os vários livros que conseguiu, além das peças de teatro que conseguia assistir de graça nos teatros do rio, jeito envergonhado de olhar e falar, mas, que precisava apenas de oii pra poder falar sem parar...rsrs. São coisas simples que marcam! E dentre todas essas pessoas o que mais me marcou foi um homem e uma mulher que moram em Israel, me senti encantada pelo rapaz, mas, pensei que ele era comprometido com a mulher, depois fiquei sabendo que eram só amigos.. Ela ficou no meu quarto, não falava nada de português e hebraico só os fortes sabem...rsrs. Ele filho de pais brasileiros, falava muito bem o português, no dia que chegaram eu tinha uma viagem para SP, por está sozinha e ser perto resolvi pegar o voo e passar um dia lá fazendo compras, peguei o voo da madrugada e cheguei as 17 horas no rio novamente, um cansaço me dominou, parecia que meu corpo estava o triplo de pesado na feira do Braz. Fiz compras, senti falta de alguém pra me dá opinião em algumas roupas e de preferência me ajudar a carregar as sacolas, o que não aconteceu pois estava sozinha...rs. Ao chegar de volta no albergue tive o convite pra ir pra LAPA com os dois de ISRAEL, parecia de repente que era a mais nova carioca do pedaço apresentando a cidade, apesar de muito cansaço, não poderia negar de sair pra conhecer essas pessoas. Me encantei por ele me contando as histórias de Israel, eles lutam pelo direito do povo, faz manifestação em prol da sociedade e da família dele, vi várias fotos no meio da rua chamando a população, fazendo parte em institutos de ajuda. Fiquei fascinada pela história, ganhavam pouco, poderiam até viver melhor aqui no Brasil, mas, não tinham coragem de largar tudo, pois precisavam ajudar as pessoas de lá. Com ela me comunicava apenas com mímica, sentadas em um bar tocando samba, eu tomando chop, ela caipirinha e ele segurando um cigarro. Dançamos muito samba, me senti a passista do momento, talvez estava mais gringa que ela...rsrs. foi perfeito!!!! Depois conheci uns rapazes que tinham o sonho de conhecer a Rocinha, e que estavam felizes de poder realizar isso. Resumindo, o fato de viajar sozinha te faz conhecer melhor a si mesma, as pessoas, culturas, costumes, vale muito a pena ter uma experiência assim! Uma viagem que pensei que o livro seria meu maior companheiro e não passei da segunda página, conheci mais e melhor as praias, bares, boates, Búzios, São Paulo.

Uma viagem perfeita, que aprendi, me diverti, cresci e fui feliz!

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Que bom que você viajou sozinha. Essa é uma experiência para poucos, ainda mais quando se trata de mulheres. Ainda é "proibido" que a mulher viaje sozinha. São tantas críticas, tanta gente pronta para colocar na tua cabeça que é chato, que é perigoso, que não faria isso no seu lugar, etc,etc,etc. Em suma: existe um batalhão achando que a mulher não é capaz e dispostos a tudo para que você acredite nisso.

 

Gosto de ter companhia (SELECIONADÍSSIMA) :wink: , mas, em geral, a viagem acompanhada limita muito. A gente perde a chance de conhecer pessoas, de "saborear" melhor os lugares, etc, porque naturalmente estamos focadas no nosso grupo, nossa redoma.

 

Minha primeira viagem sozinha foi no ano passado para Pernambuco (Porto de Galinhas, Recife e Olinda) e aí, pronto. Viciei. Não quero outra vida! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

 

Quando voltar ao Rio de Janeiro, venha conhecer Santa Teresa; a partir de 2014 os bondinhos voltam a circular. Tem muita coisa boa no Rio que você deixou de ver.

Link para o comentário
  • Membros

Cristiane,adorei lêr sua mensagem,e realmente é isso mesmo que vc disse,qdo falei em viajar sozinha,acharam que eu estava louca..rsrs

 

Enfim,parei de comentar,e estou só me programando...rsrs

 

Fico um pouco temerosa,mais acho que é normal,afinal é algo desconhecido ainda,mais preciso viver essa experiência.

 

Vou pra Paraty em agosto,vc já conhece?

Link para o comentário
  • Membros

Conheço sim, Solleane.

 

Inclusive, estou preparando um post sobre minha viagem para lá, só que não tava conseguindo colocar as fotos. Aí não rola. O texto está no rascunho aguardando o site normalizar. Assim que postar, eu te aviso. Já te adianto uma coisa: 04 dias são suficientes. Lá é um lugar que fica cheio quase o ano inteiro. É bom reservar com uma certa antecedência. Você vai na época do Festival da Pinga?

 

Bj.

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • 3 meses depois...
  • Membros
Que bom que você viajou sozinha. Essa é uma experiência para poucos, ainda mais quando se trata de mulheres. Ainda é "proibido" que a mulher viaje sozinha. São tantas críticas, tanta gente pronta para colocar na tua cabeça que é chato, que é perigoso, que não faria isso no seu lugar, etc,etc,etc. Em suma: existe um batalhão achando que a mulher não é capaz e dispostos a tudo para que você acredite nisso.

 

Gosto de ter companhia (SELECIONADÍSSIMA) :wink: , mas, em geral, a viagem acompanhada limita muito. A gente perde a chance de conhecer pessoas, de "saborear" melhor os lugares, etc, porque naturalmente estamos focadas no nosso grupo, nossa redoma.

 

Minha primeira viagem sozinha foi no ano passado para Pernambuco (Porto de Galinhas, Recife e Olinda) e aí, pronto. Viciei. Não quero outra vida! kkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

 

Quando voltar ao Rio de Janeiro, venha conhecer Santa Teresa; a partir de 2014 os bondinhos voltam a circular. Tem muita coisa boa no Rio que você deixou de ver.

Olá Cristiane, fiquei uns meses sem acessar o site, só vi sua mensagem agora. :-) E vc descreveu exatamente tudo o que ocorre quando tomamos a iniciativa de ter essa experiência maravilhosa, muita gente contra, mas temos que seguir sem se preocupar com o que os outros vão pensar ou falar e ser feliz! Sua viagem sozinha pelo jeito foi show de bola tb, porto de galinhas é tudo de bom! Essa experiência realmente vicia! Já fui 4 vezes ao Rio, mas, ainda tem muito o que ver mesmo. :)

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...