Ir para conteúdo

Europa com cruzeiro em setembro/2013


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal

 

 

Eu e meu marido fizemos uma viagem em setembro de 2013, e vou procurar fazer um resuminho dos fatos principais, que talvez possa ser útil a alguém no planejamento de sua própria viagem.

 

 

Compramos as passagens aéreas pela air France, pela qual ainda não havíamos viajado. Saímos de São Paulo em 08/09, um domingo, e o horário do nosso vôo seria ás 16:20 hs. Pretendíamos almoçar no aeroporto, então chegamos cedo, era 12:00hs. A intenção era nos livrarmos logo das malas (2), e então escolhermos onde iríamos almoçar. No balcão da companhia um funcionário nos perguntou se gostaríamos de adiantar o vôo para as 13:30hs, pq o vôo do dia anterior havia sido cancelado pq o piloto passou mal e os passageiros foram alguns acomodados no vôo da KLM, mas a maioria foi acomodada em hotel, aguardando um piloto vir de Paris para assumir o comando do avião. Aceitamos na hora, eàs 14:00hs estávamos decolando rumo a Paris.

Consequentemente, adiantaram a nossa conexão para Roma , ficando para 06:45hs. Gostamos muito de voar pela Air France, bom atendimento, comissários simpáticos e eficientes. Eu estava receosa com a imigração em Paris devido ao meu inglês bem básico, já fui preparada com uma pasta com todos os documentos da viagem. descemos no CDG no terminal E, e fomos para a conexão no terminal F. Corremos bastante, nós e uma moça que estava indo para Barcelona com vôo no mesmo horário do nosso.

Resumindo; não daria tempo, mas eles alteraram o horário do vôo para 07:30hs, e aí deu tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O meu receio foi infundado, pq apesar de ser longe é tudo muito bem sinalizado, e não tinha como errar.O funcionário da imigração nem olhou na nossa cara, apenas carimbou o passaporte, isso com quase todo mundo. Só vi eles embaçando com duas moças, inclusive uma chinezinha que depois estava no nosso vôo para Roma.

Chegamos em Roma, no Fiumicino, e nós morrendo de medo das malas não aparecerem, mas não levou nem 10 mins. e para nosso alívio já estavam na esteira. O aeroporto tb muito bem sinalizado e encontramos rapidamente o ônibus que ia para a Estação Termini, e pagamos 7,00 euros cada um, e nos deixou tranquilamente na estação terminal Termini. Demoramos um pouco para chegarmos ao hotel pq não encontrávamos a rua, mas era bem perto. Hotel Diana Roof Garden. Ficamos muito bem instalados, ótima localização, apenas o cafe da manhã foi repetitivo, mas o recomendo a todos.

Resumindo: ficamos em Roma de 2ª até sábado de manhã qdo fomos para Firenze, de trem. Foi muito, 3 dias completos seriam suficientes .Optamos por comprar o passe do ônibus turístico sightseeing por 24hs, valor de 20,00 euros cada um.Achamos ótimo e fizemos praticamente tudo com eles. Não compramos ingressos antecipados o que me deixou bastante preocupada, mas em Roma não tivemos problema. No Coliseu, a fila foi de apenas uns 10 min, no máximo, 12,00 euros cada um. Fomos no Vaticano na quarta-feira, dia do Papa. Lá chegando, tinha uma fila enorme que já me assustou, mas era para quem ia na audiência, o que não era o nosso caso.O lugar é um pouco estressante, devido ao grande movimento de gente. Fomos abordados por diversos guias, inclusive uma moça brasileira que queriam cobrar 45,00 euros por pessoa para uma visita guiada. Nos dirigimos a um guichê de informações e a funcionária disse que o preço era de 27,50 euros para cada um, pagos ali mesmo, para não pegarmos a fila, e o preço normal seria de 16,00 euros.Nós decidimos ir ver primeiramente como estava a fila, andamos bastante no sol quente, demos toda a volta , chegamos e entramos, não havia fila para meu alívio e pagamos somente os 16,00 euros cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vimos tudo, e o maior suspense era para chegar na Capela sistina, até que finalmente chegamos, estava escorada em obras e não me empolguei muito com ela. Não compramos nada na loja, pq era tudo muito caro. Faltava ver a Basílica, mas saindo do museu havia uma quantidade enorme de gente, não se sabia onde era o início da fila, pq em dia de audiência do Papa a igreja fica interditada até as 13:00hs, e depois vai todo mundo ao mesmo tempo. Então desistimos e deixamos para o dia seguinte.Procuramos um lugar para almoçar e foi onde eu comi o pior macarrrão da minha vida, duro que estralava na boca , e o meu marido uma lasanha um pouco melhor, porém um pedaço tão pequeno que não deu para matar a fome. FOI 8,50 euros cada um pelo prato mais 6,00 euros por uma coca-cola, e ainda saímos com fome. Pagamos tb. 6,00 euros na coca em outro lugar, aí paramos de pedir bebida nas refeições. No supermercado era 1,07 E e nos bares 2,50E. No dia seguinte chegamos e já entramos na igreja, sem fila. É a coisa mais linda, indescritível. Ali deu para comprar umas lembrancinhas, pq no museu estava tudo caríssimo.

Outro lugar imperdível é a Fontana de Trevi, porém tb um tanto estressante. Muita gente, ninguém arreda pé e um cheiro insuportável de urina podre, me lembrei de Salvador/Ba. Em relação ao tempo, teve uma noite que choveu, mas fez sol e calor todos os dias.

 

Conclusão de Roma: cidade calma, silenciosa,todos são simpáticos e prestativos; os italianos gostam muito dos brasileiros, tb não achei o trãnsito tão caótico como dizem, é pisar o pé na faixa que todos param na hora.Eu fiquei surpresa com tanta calmaria, imaginava uma cidade mais barulhenta e agitada. A região da Termini é muito tranquila, não há nenhum perigo, e tem umas lojas muito boas na estação, foi onde eu comprei muita coisa. Os souvenirs de modo geral muito caros e com muita diferença de preço de uma loja para outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Na quinta-feira já haviamos feito tudo o que nos interessava, e resolvemos ir na 6ª feira ao outlet Castel Romano. Perguntei no hotel e cobravam 25,50E mais uma taxa 9,00E pelo agendamento ,de cada um, o que não valia a pena. Pesquisei na Internet e vi que da Termini saía um tour no valor de 13,00E , ida e volta,com 1º horário ás 10:00 hs. Achamos facilmente e fomos no primeiro horário, e voltamos no ônibus das 13:45hs. Tem todas as grandes marcas , mas tudo muito caro, e sem nenhuma promoção. Comprei uma cafeteira por 23,90E; 2 blusas na Puma por 52,90E, um abrigo para o meu sobrinho por 45,00E e um presentinho para uma amiga por 15,00E, e só. Voltamos e almoçamos na Termini mesmo.

 

Fomos comprar a passagem para Florença e tivemos sorte, tarifa promocional de 43,00E para os dois no trem mais rápido. Ficamos mais ou menos 1h e meia para comprar na bilheteria, pq no dia anterior ao tentar comprar os passes de metrô nas máquinas, tinha 2 mulheres, talvez romenas sacaneando, cada uma delas dominava 2 máquinas, e falavam muito e eu não pude pensar . Comecei a fazer a operação e veio a mulher, botou o dedo apagou tudo e disse que estava errado. Ela queria ela própria fazer e cobrar 5,00E. Eu acho que estava fazendo certo, afinal eu estava seguindo as instruções. Eu fiquei muito nervosa e falei para o meu marido vamos sair daqui, e fomos direto comprar na bilheteria, o que é um pouco mais demorado, porém livre de encrencas.

Não tivemos nenhuma dificuldade de comunicação, todos nos ajudaram quando precisávamos, e deixamos Roma com uma impressão muito boa de tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

FLORENÇA

 

i

No sábado fomos para Florença, super preocupados em não errar ou perder o trem, mas deu tudo certo, trem rápido apenas tenso para guardar as malas. Fiz a reserva no Hostel Archi Rossi, e ficamos ao lado no Mia Cara, que é onde ficam os quartos privativos com banheiro. Pertíssimo da estação do trem, localização excelente. A rua assusta um pouco, as fachadas são antigas e devem ser tombadas, mas por dentro é tudo reformado, enorme, muito bem decorado e parece um antiquario. Amei.Nos sentimos muito bem lá, como se estivéssemos em casa , limpeza nota 10, café da manhã farto, até sorvete tinha, e á noite tinha pizza e massas feitas na hora a 4,00E, e tb saladas completas por esse preço, tudo muito gostoso. Água grande a 0,80 e coca-cola a1,00E. As cocas na Itália são de 500ml, não tem de 600ml como aqui a gente está acostumado.

Em Florença tb optamos por comprar o passe do sightseeing, e rodamos um dia inteiro, pq são 3 linhas para o circuito completo.Lá tem muitos brasileiros trabalhando e é uma cidade tb impressionante pela grandiosidade dos monumentos. Ficamos 4 dias, e na segunda fizemos o passeio de 12 hs na Toscana: Pisa, san Gimignano e Siena.Eu já havia pesquisado no Tripadvisor e lido boas referênciasdeste passeio pela agencia Walkabout, mas o meu marido para economizar 10,00E, quis comprar pela My Tour pq era 80,00E e a outra 90,00E, e foi a maior burrada que nós fizemos. Péssimos é como eu os classifico.

Na hora da compra o funcionario do hotel avisou pelo telefone que estávamos comprando o tour em espanhol, mas na realidade foi tudo em inglês. A guia era metida, e só falava em inglês, apenas 2 ou 3 coisinhas em espanhol e uma hora falando em ingles sem parar. Até aí tudo bem, me dediquei à paisagemmuito bonita. Carneiros, plantação de girassol, muito verde.

 

Primeira parada: Pisa- 1h30min para ver a torre.

O Onibus precisa parar um pouco longe, na praça, e eu prestei muita atenção qdo ela falou que a volta era na praça, ela falou umas 3 vezes, e independente disso nos deu um mapa plastificado das 3 cidades onde constava os pontos de encontro de cada uma delas escrito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Na caminhada de ida tem uma passagem de trem, tivemos que esperar fechar e abrir a cancela para passarmos, e a perdemos de vista. Tb durante este trajeto outras pessoas vão se misturando , e é fácil o grupo se dispersar. Não subimos na torre e nem entramos na igreja, pq era pouco tempo e só na fila do WC já perdemos um tempão. E eu sempre ligada no relógio, monitorando o tempo. Já voltando, compramos umas coisinhas pelo caminho, mas sempre dentro do horário combinado. Chegamos na praça ainda faltando 5min para o horário determinado.E aí cadê o ônibus, cadê o pessoal. Outros õnibus turísticos tinham chegado e mudou tudo de lugar dezenas de ônibus alinhados e ficamos andando de um lado ao outro , sem encontrar ninguém e o tempo foi passando. Passaram-se uns 20 min. e o meu marido falou: já era, eles foram embora e nos deixaram aqui. Bom, falei, a solução agora é comprarmos uma passagem para Sam Gimignano e tentar encontrar o onibus lá. No pacote comprado tinha almoço incluído. Para nosso alívio qdo estávamos desistindo alguém nos chamou, e era o motorista que nos viu. Corremos para o ônibus achando que estavam todos lá dentro, e não havia ninguém. Aí eu vi o motorista ligando o celular. Sentamos no ônibus e dali uns 10 ou 15 min. a guia veio com o pessoal todo . Ela chegou em mim e em um bom português (pasmem) me deu a maior bronca, pq disse que ficou nos esperando por 10 min e ela nunca disse que o ponto de encontro seria no ônibus. Olha, qdo voce não entende você pergunta, ouviu. Sim, eu disse, so que eu entendi muito bem, então não tinha motivo para perguntar alguma coisa.Aí ela falou que era no Arco, mas eu não ouvi isso em nenhum momento. EU acho que ela falou em terra, qdo nos dispersamos do grupo por causa da cancela do trem.E o papel tb estava apenas a praça como ponto de encontro. Mas o meu marido me cutucou e disse fica quieta que o importante é que estamos aqui.

Depois fomos para San Gimignano.

Eu já tinha visto na Internet que a distância entre as 2 cidades era de uns 70 e poucoskm, quer dizer, no máximo 1h e meia. Rodamos por 3hs marcadinhas no relógio, e eu já estava morta de fome.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Paramos em um lugar que não passava de um ponto de venda de vinhos, e o tal almoço foram 2 fatias de pão com azeite, 2 fatias de salame, 2 folhas de alface e 2 fatias transparentes de queijo. Tudo já montado nos pratinhos descartáveis, tendo embaixo uma folha com caneta com o nome e os preços (caríssimos) dos vinhos. Depois distribuíram uns pratinhos tb descartáveis com uma massinha já fria, ressecada, horrorosa, e foi este o almoço.E o tempo todo uma mulher mostrando os vinhos e discorrendo sobre eles para a gente comprar, tudo em inglês. O que me salvou foram uns lanchinhos que eu havia pego no café da manhã do hotel. O restante do passeio foi muito corrido, gostaria de ter visto as coisas com mais calma. Inclusive em San Gimignano não consegui tomar o sorvete considerado o melhor de todos, pq tinha uma fila que estava na calçada.

Deixamos para o último dia a visita ao Duomo, Galeria ufizzi e Academia. Fomos logo de manhã, estava com chuva fraca, engrossava, parava, e mais tarde fez tempo bom.Vimos a igreja e aí fomos na Galeria Ufizzi. A fila era tão grande que nem deu para ver onde começava. Conclusão: desistimos na hora e fomos andar, fazer compras, passear pelo dia todo. Fomos comprar a passagem para Veneza, e nada de promoção. Foi 45,00 E para cada um.

Ficamos em Venezia Mestre, Hotel Plaza, só atravessar a rua , fica bem em frente. O chato é que tem escadas para descer e depois mais 2 lances para subir, e já estávamos com 3 malas e uma sacola. Conseguimos descer, mas para subir procurei um carregador que cobrou 3,00E por mala para deixar no hotel. Valeu a pena,a s malas estavam pesadas. Hotel ótimo, 4 estrelas mesmo. Tinha uma lanchonete com comida ótima por 8,00E cada prato. Almoçamos lá mesmo. O check-in seria somente às 14:00hs então almoçamos e fomos dar uma volta pelas redondezas. Entramos em um supermercado, em uma lojinha e depois ficamos no computador do hotel até às 14:00hs. Subimos com as malas e o meu marido caiu na cama e disse que estava cansado. Ficou roncando até as 17:00hs, aí eu o acordei e fomos para Veneza. Pegamos o trem e fiquei assustada com o mal cheiro. Procuramos um lugar com uma janela aberta para respirar melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Chegando em Veneza, fomos comprar os tickets para o vaporetto-7,00E cada um, achei caro e já comprei 4, ida e volta. Depois perdemos os 2 da volta, não conseguimos encontrar e tivemos que comprar novamente mais 2 para a volta.

Entramos pelo canal de Veneza já era umas 18:30hs, e realmente nos causou um grande impacto. Não sabíamos para qual lado olhar, de tão lindo que era tudo o que víamos.Descemos na Praça São Marcos, que coisa magnífica.Ficamos por lá até umas 21:00hs, fizemos um lanche, rodamso as lojinhas, muita coisa bonita porém caro, mas a comida eu achei melhor elaborada e os mesmos preços dos outros lugares. No dia seguinte voltamos e fizemos os pontos turísticos, andamos bastante a pé. Não me interessei em andar nas gôndolas, inclusive o hotel nos ofereceu um passeio de 30 min. por 28,00E por pessoa, em gôndola compartilhada, mas não quisemos fazer.Muita gente, sol quente, tb não fomos nas Ilhas, Murano etc, preferimos passear com mais calma.

 

Preferi ficar em Mestre pq chegamos de trem e tb por causa do cruzeiro, mais perto do porto, mas não aconselho a ninguém ficar lá, demora mais ou menos 1hora até e star em Veneza e fica mais demorado e cansativo. Nas vielas, deu para sentir mal cheiro da água, talvez por ficar mais parada. Notei que em Veneza as pessoas mudaram, ficaram menos simpáticas e mais ríspidas, começando pelos funcionários do hotel. Duas funcionarias da recepção nada simpáticas, perguntamos se havia algum transfer para o porto, e ela nem esperou o meu marido terminar de falar e já disse: táxi na rua. Os taxistas cobravam 35,00E a corrida. Depois qdo voltamos de Veneza já havia outros funcionários na recepção e o meu marido quis perguntar novamente. Um rapaz muito educado nos informou que agendava um serviço de táxi com valor de 35,00E. Marcamos com êle e no dia seguinte antes mesmo do horário já veio um sr. de idade muito simpatico com uma Van Mercedes e nos levou ao porto. Dá no máximo uns 30 min, é perto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

NAVIO

 

 

Nossa, em meia hora já estávamos dentro do navio. Tudo muito fácil e organizado, ao contrário do Concais em Santos, que é um caos total em dia de embarque. Havia mais ou menos uns 7 navios para sair naquele dia, e o nosso ficou por último, saímos já era quase 18:30hs. Já haviam avisado pelo alto falante que a saída de Veneza é imperdível, uma das mais belas do mundo, e foi mesmo. Coisa linda. Depois de tanta correria a gente vai ficando cansada, e o navio é bem relaxante, deu para curtir bastante com calma.

 

Dia seguinte;

 

SPLIT-CROÁCIA

 

Passamos o dia em Split, e logo de cara fizemos abesteira de comprar o ticket para o ônibus turístico-17,00E por pessoa, uma enganação. Uma voltinha de meia hora e nada de interessante para ver. O castelo de Dioclesiano é a grande atração, cheio d elojinhas por dentro, mas os preços na moeda local, tudo em kuna. Não comprei nada e voltamso logo ao navio. A descida foi por lancha, não tem porto.

 

CORFU-GRÉCIA

 

Tivemos que adiantar mais uma hora no relógio, horário da Grécia. A Royal Caribbean colocou à disposição dos passageiros, por $12,00, um ônibus do cais ao centro, distância de uns 20 min.Descemos e na saída do Porto perguntamos se tinha ônibus turístico, nos indicaram o ponto do ônibus que levava até a praça principal por 1,50E cada um. Fomos e voltamos com êle.Não compramos nenhuma excursão pelo navio pq são muito caras. Fizemos tudo a pé, os 2 fortes, as 2 igrejas principais.Na igreja catedral está o corpo da Santa Augusta e o padre abriu para todos verem. Depois na igreja de Santo Esperidião tb estava o santo sepultado lá, mas aí o padre não abriu para a gente ver o corpo do santo. A parte antiga está caindo aos pedaços, falta grana mesmo aos gregos para consertar. Muitas lojas, um grande comércio e muita gente.

Os gregos são muito simpáticos, e vale a pechincha. De 8,00E o preço acaba caindo para 4,00E. Compramos muita coisa, e deu raiva por não poder comprar mais por causa das malas. Que chato!

 

Dia seguinte: Navegação

 

CHANIA(CRETA)

 

 

Saindo do navio, pegamos um ônibus -1,60E que nos levou até o centro, e aí pegamos o ônibus turístico-15,00E, e fizemos um city-tour. Após fomos andar e fazer compras no mercado local-Ágora. Lá tem de tudo e é a grande atração. Havia uma grande concentração de jovens defronte ao local, e depois vimos que era uma manifestação que aconteceu por toda a Grécia, mas foi uma coisa organizada e pacífica. Chania é uma cidade grande, moderna e bem agradável, gostosa para se passear. Lá experimentamos o Gyro, um lanche parecido com o kebab.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

SANTORINI

 

 

 

Tinha muitos brasileiros no navio (64), e todo mundo ansioso para conhecer Santorini. A ilha fica no alto, é só pedras vulcânicas, e para chegar lá em cima são 2 formas:

1-O teleférico - 8,00E ida e volta

2- Um caminho de pedras , fazendo ziguezague. Dá para subir a pé ou no lombo de burros-5,00E

 

 

Não tenho pernas para tal, pq é muito alto, então fomos de teleférico. Dá um medo danado, na ida só olhei para o chão. Forma tipo uns degraus, e ás vezes ele bate nas pedras. São cabines para 6 pessoas. Tinha um casal americano com uma filha adolescente, um sr. russo e a gente. Não deve ter nada igual no mundo, é indescritível. Descendo do teleférico, demos de cara com os burros descendo a trilha, um cheiro horrível, os burros defecando e depois pisando em cima, aquele cheiro se espalha pelo ar, é uma coisa horrível.São muitos burros, todos gordos, mas eu sou contra a exploração de animais. O lugar fedido se chama Thira. Tem igrejas e lojinhas, uma ao lado da outra e gente andando, e é tudo bem estreito. Muito comércio o que acaba sendo estressante. Demos umas voltas por ali e depois pegamos um ônibus - 1,60E, que nos levou até Oia. Um lugar muito mais bonito, sem cheiro de burro, tb cheio de lojas e de turistas. Lá almoçamos e depois retornamos a Thira e descemos no teleférico, aí sim eu tomei coragem e fiquei olhando a descida, coisa de louco.para Santorini um dia é pouco, tem outros lugares para se conhecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...