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Marrocos 2012 – 13 dias – Casablanca -> Rabat -> Fez -> Merzouga -> Ouarzazate -> Marrakesh


Juliet

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Olá pessoal, antes de eu viajar pro Marrocos, li vários relatos e dicas aqui no mochileiros. Agora vou descrever minha experiência, em dezembro de 2012, de forma o mais breve que eu consiga, hehehe.

 

04/12 - Mardi

Chegamos em Casablanca num voo da Portugália que saiu atrasado 1h de Lisboa.

Foi tranquilo na imigração em Casablanca. Troquei 800 euros no aeroporto mesmo, por segurança (deu 8.478,65 MAD). Todo esse dinheiro foi gasto nos 13 dias por 2 pessoas, não faltou nem sobrou e inclui gastos com transporte, alimentação, passeios, hospedagens, souvenir. Não usei cartão de crédito.

Pedi informação para uns guardas do aeroporto, sobre onde era a estação de trem e pra minha surpresa era bem na minha frente. De dentro do aeroporto, só descemos uma rampa e ali já estava a bilheteria.

Trem do aeroporto até Casa Voyageurs (1h de duração – preço: 40 MAD em 2ª classe por pessoa). Era entorno de meio dia e não havia muito movimento, conseguimos carregar nossas mochilas e mala tranquilamente.

Chegando na cidade, logo que saímos já veio gente querendo oferecer guia, não aceitamos mas perguntei onde era o IBIS. Era na minha frente, de novo!

Que ótimo! Até aqui tudo fácil!

Depois de largar as malas no hotel, fomos na recepção ver se conseguíamos mapas, mas não tinha. Ainda bem que eu havia impresso do Google Maps o trajeto até a Hassan II Mosque (a 5km da Gare Casa Voyageurs e do hotel IBIS Voyageurs). Com isso em mãos, fomos andando... a moça da recepção ia nos chamar um táxi, pois dissera que nada havia para ver no caminho. Preferimos ir a pé, mas depois concordamos com ela, no caminho tivemos que em algumas esquinas ir pela intuição ou pedir informações. Poucos falavam inglês, mas entendiam o que estávamos perguntando e tentavam nos ajudar.

Chegando lá, sabíamos do assédio dos guias aos turistas, mas pegamos um cara que nos conduziu para dentro da Mesquita. Não havia outro jeito, pois o último tour guiado, e só pode entrar com guia, era às 14h. Chegamos depois disso e pegamos o carinha pra nos levar rapidinho, tudo no jeitinho... é linda e vale a pena (120 MAD/2 pessoas – porque não era guia oficial).

Voltamos andando por outros bairros da cidade e foi aí que conhecemos a verdadeira Casablanca. Que caos! Como foi o impacto da chegada no Marrocos, almoçamos no McDonald’s mesmo, e os atendentes mal nos entendiam... muito engraçado (104 MAD para 2 pessoas)

Chegamos tarde ao hotel e nem saímos pra jantar, de tão cansados apenas compramos lanche (66 MAD) da estação de trem ao lado.

Pernoite: Casablanca – Hotel IBIS Vouyageurs – Preço da diária: 45 €

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05/12 - Mercredi

Acordamos e fomos (com as malas) pra estação de trem ao lado comprar passagens para Rabat. 9:30h era a partida, mas atrasou... trem da ONCF Casablanca → Rabat (100km - tem trem a cada 30min - Tempo de percurso: 1h20min – preço: 65 MAD em 1ª classe por pessoa).

Fomos andando da estação Rabat Ville até o Riad, que fica na medina, mas muito fácil de encontrar com o mapinha que o dono nos mandou via email. No caminho já notamos a diferença de Rabat para Casablanca. Mais organizada e bonita que a famosa vizinha. Confesso que me senti mais aliviada com a medina de Rabat, mais tranquila e mais fácil de andar.

Largamos as coisas no Riad e já saímos bater perna, graças ao meu mapa impresso do Google Maps, porque aqui também não encontrei mapa da cidade.

Atravessamos a medina caminhando e andamos mais um bocado e chegamos no Mausoleum of Mohammad V e Hassan Tower, ficamos acho que no máximo 1h por lá. Andamos um pouco dentro daquele bairro e pegamos um táxi (11 MAD) para as ruínas de Chellah (10 MAD por pessoa).

Ficamos andando nas ruinas mais 1h, comendo as bergamotas que despencavam das árvores, hahaha e brincando com os gatos. Aliás, ôh país pra ter gatos por todo o lado.

Dali fomos caminhando até o Royal Palace of Rabat. Dizem que tem às 17h troca da guarda, mas não fiquei pra conferir, pois estava anoitecendo e o frio pegando.

Voltamos pro Riad andando e saímos pra jantar tajine de legumes no restaurante Bahia, (102 MAD pra 2), na muralha da medina, bem fácil de chegar. Havia apenas duas mesas ocupadas, no segundo andar, e o garçom raramente subia as escadas pra dar uma averiguadinha se os clientes precisavam de algo. kkkk

Pernoite: Rabat - Riad Dar Soufa (7 derb souaf, Legza Médina – 1km da Gare Ville) - Preço da diária: 88 €

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06/12 - Jeudi

Passeamos pela Medina de Rabat, que é uma das mais tranquilas que vi no Marrocos, eu andava com a câmera a tiracolo e Rabat foi onde menos fomos assediados. Fomos caminhando até Kasbah des Oudaias, que achei bem interessante e a localização é ótima pra quem se hospeda na medina. Não é preciso contratar guia, basta entrar pela porta "Bab Oudaia" e seguir pela ruela principal que vai até um terraço, de onde se tem uma vista da cidade vizinha Salé e do rio que a separa de Rabat.

Voltamos ainda caminhando (ô dupla que caminha!) para o Riad, pegamos as malas e fomos para a estação. Compramos lanche para a viagem (58 MAD) e foi o que salvou minhas lombrigas.

Pegamos o trem das 12:30h para Fez. Rabat → Fes (200 km - Tempo de percurso: +- 3h - preço: 120 MAD em 1ª classe por pessoa)

A viagem é longa e dividimos cabine com um casal alemão com a filha e 2 homens marroquinos que não se conheciam. Um deles passou a viagem nos enchendo o saco querendo vender passeio, vender guia, taxi, motorista etc etc... pqp! Chegando em Fez, agradeci a mim mesmo por ter aceitado o taxi que o Riad nos arrumou por 70 MAD, só aí nos livramos do cara, pois o motorista já estava nos esperando. A cidade é confusa e a estação de trem é longe da medina, onde estava o Riad. E nunca encontraríamos o Riad dentro da medina se a dona não tivesse ido nos buscar no estacionamento do taxi. Sem falar que o lugar chegando à noitinha foi amedrontador.

Pedi para o motorista dar uma passadinha na estação de bus da Supratours pra comprarmos tickets para Merzouga, mas ele disse que era muito longe e não dava pra fazer isso.

Saímos pra jantar no restaurante Zohra, indicado pelos franceses donos do Riad. Comemos o pior tajine de frango da viagem (200 MAD pra 2), mas o cuscus com canela estava bom. O atendente se esforçou bastante explicando a comida, super simpático, mas nós éramos os únicos clientes presentes.

Pernoite: Fez – Riad Dar Melody – Preço da diária: 55 €

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07/12 - Vendredi

Como sexta-feira é feriado no Marrocos e nada na medina ia abrir as portas, compramos um passeio de dia inteiro com os donos do Riad para Volubilis, Mèknes, Moulay Idriss (800 MAD pra 2, pelo carro com o guia – o mesmo taxista que nos pegou na estação de trem no dia anterior).

Gente, minha opinião tá? Achei horrível... longe de Fez... super cansativo ir a voltar e com um guia que nem saiu do carro uma única vez, ou seja, ele foi motorista, não guia, que se restringia a responder nossas perguntas.

Volubilis é uma ruína romana, mal cuidada, cujo banheiro é péssimo! Custa 10 MAD de entrada por pessoa, o banheiro custa uma gorjeta qualquer, onde o cara sujismundo te entrega um pedaço de papel higiênico com as próprias mãos limpíssimas, kkkk.

Moulay Idriss eu não gostei porque os caras não me deixavam caminhar em paz... uma medina como outra qualquer.

Mèknes foi o melhor das 3. Embora tudo fechado, andamos pela medina sem muito assédio, pois acho que estavam todo dormindo. Começou a chover e fomos fazer tempo numa pizzaria bem xinfrim. Almoçamos 2 pizzas, daquelas congelas sem marca sabe? Kkkkk (130 MAD pra 2). Quis ir a um banheiro – 3 MAD. Entramos no mausoléu de Moulay Idriss (5 MAD por pessoa). Mèknes tem uma muralha e as portas são bem bonitas.

Bom... pra quem conhece as ruinas romanas de Roma, passou por várias medinas de várias cidades no Marrocos, acho que não valeu me deslocar desde Fez e ter que voltar no mesmo dia. Foi mais cansativo que caminhar os 30km em Rabat. Opinião muito particular minha.

Na volta, pedimos que o motorista parasse num mercado qualquer. Compramos uns lanches (201 MAD), pois decidimos não sair naquela noite. Também pedimos que passasse na estação de ônibus da Supratours para compramos os tickets para Merzouga (havia pedido que a dona do Riad solicitasse isso) e pra minha surpresa, a Supratours é em frente à estação do trem. Motorista mentiroso!

Pernoite: Fez – Riad Dar Melody – Preço da diária: 55 €

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08/12 - Samedi

Passamos o dia inteiro caminhando pela medina de Fez. São várias partes e com o mapa que a mulher do Riad nos deu, conseguimos encontrar pouca coisa, hahaha. O descobrimento foi se dando na medida em que estávamos completamente perdidos e a intuição era nossa bússola.

Andamos por Fes El Bali, Fes el Jedid, Abdellah Quarter, passamos por Complexo Nejjarine, Medersa Bou Inania, Medersa Mesbahiya, Medersa Attarine, Kairaouine Mosque.

Super tranquilo quanto à segurança, andar com câmera, mapa e pedindo informação apenas desperta aqueles que querem vender o serviço de guia. E são muitos! Estávamos ficando irritados... kkkk... mas sabíamos que seria assim, só que foi demais mesmo. Andamos total sem rumo... encontramos o jardim Jnane Sbil que foi um descanso, mesmo com um maconheiro falando pelos cotovelos conosco, falando pro meu marido que ele devia me cuidar, bibibi bobobó... no fim, queria dinheiro pra nos guiar o resto do dia.

Almoço no Café Noria (100 MAD pra 2). Chá de menta em qualquer lugar (20 MAD pra 2).

Voltamos ao Riad para pegar nossas malas, pois já havia feito o checkout pela manhã. Pegamos um taxi até o ponto de ônibus da Supratours (70 MAD). Fes → Merzouga (475 km – ônibus Supratours - tempo de percurso: 8,5h - preço: 50 MAD por pessoa, mais 15 MAD por mala, saindo às 21:30h). Esse negócio de cobrar por mala notei que o valor varia de lugar pra lugar, mesmo sendo por peso e a mala ser a mesma com as mesmas coisas dentro.

Pernoite: no bus e fez bastante frio. Não tem água, cafezinho ou cobertores. O bus pára mais de uma vez em qualquer lugar durante a madrugada gelada e o pessoal desce para comer.

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09/12 - Dimanche

Chegada do bus em Merzouga às 6:30h, ainda noite. Ainda bem que combinei com o Riad Mamouche para vir nos buscar no ponto de chegada, pois eu não saberia pra que lado ir naquela escuridão e solidão. Poucos desceram do bus e antes mesmo de a gente descer, um guia já havia entrado no bus e estava vendendo serviços de guia, hospedagem etc etc. Fazia muito frio.

Fomos para o Riad Mamouche, que fica num vilarejo de Merzouga, uns 20 min de carro.

Chegando lá, já nos acomodaram no quarto e em seguida nos deram café da manhã. Saímos para caminhar e o irmão do dono do Riad saiu conosco, o Otmah. Os hóspedes eram nós e um casal alemão que não davam nem bom dia e então os caras do Riad se enturmaram conosco mesmo, kkkk. O Otmah nos acompanhou explicando como funcionava aquele oásis. E nada cobrou, mas até aí não tínhamos certeza se viria na conta final ou não, hahaha. Levou-nos, obviamente, numa casa onde vendiam tapetes, mantas e tudo mais que se vende no Marrocos. Acabamos comprando uns trecos (1.000 MAD), mas confesso que foi de tanta pressão e de pena...

À tarde fizemos um passeio de quadriciclo pelas dunas do Sahara, nas Dunas Erg Chebbi. Foi bem legal (400 MAD por pessoa).

Quando foi 15:30h, um guia do Riad com seus dois dromedários nos esperava na frente do Riad para irmos até as tendas berberes onde dormiríamos naquela noite, por nossa opção. Foram 2h sobre o desconfortável dromedário, coitado! Vimos o pôr do sol sentados na duna e depois nos acolhemos na tenda, onde o guia estava fazendo um jantar: tajine, obviamente. Não foi tão divertido quanto se estivéssemos com outras pessoas para fazermos uma festa ou uma roda de histórias. Éramos apenas nós, o guia e uma família de gatos. A noite mais estrelada que já vi. Comparo apenas com a noite no deserto do Atacama. Ah desertos!!! Comemos, tocamos uns instrumentos lá com o cara e dormimos, estava muuuuuuito frio.

Pernoite: tenda do Riad Mamouche nas dunas do Sahara – Preço da diária: 70 €

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10/12 - Lundi

O guia nos chamou às 6h para vermos o sol nascer, subimos e descemos dunas. Lindo nascer do sol.

Mais 2h montados nos dromedários e chegamos para um delicioso café da manhã no Riad.

Fomos então para um tour 4x4, que faz a volta nas Dunas Erg Chebbi (1.000 MAD para 2). Foi legal, valeu por ser diferente, passamos por locais com fósseis, tendas de nômades, mirantes, dunas e pedras. Onde menos se espera que tenha gente, aparece alguém vendendo qualquer coisa.

À noite, incluía um jantar no Riad, maravilho e em frente à lareira. Como éramos os únicos dessa noite, todas as atenções para nós. Depois, se juntaram todos do Riad e mais uns amigos, para nos mostrarem a música bérber, tocaram instrumentos e cantaram. Foi super divertido e eles são super animados.

Pernoite: Merzouga - Riad Mamouche – Preço da diária: 60 €

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11/12 – Mardi

Tomamos café da manhã e o mesmo cara do tour 4x4 nos levou para o ponto da Supratours.

Merzouga → Ouarzazate (362 km - Vallè du Dadès fica no caminho – ônibus Supratours - tempo de percurso: 8,5h - preço: 160 MAD por pessoa, mais 19 MAD pela mala, saindo às 8h).

Esse percurso é demorado porque atravessa a Cadeia do Atlas, as montanhas estavam nevadas, tem altitude e o ônibus é lento, mas o caminho é lindo demais.

Um viajante marroquino durante a viagem contou-nos toda a sua história de vida e no final quis que o acompanhássemos para ele nos apresentar um amigo guia. Putz... não fomos. A chegada foi às 16h.

O cara que trabalha na Supratours em Ouarzazate era um imbecil estúpido que não falava direito, estávamos apenas querendo informações de táxi ou do Ibis. Achamos uma praça cheia de taxis (30 MAD) e fomos para o IBIS. Andamos pela cidade no final de tarde e encontramos o nosso amigo do ônibus, hahahaha. Conversa vai, conversa vem, e... tchau. O centro de informações ao turista fecha às 16:30h. Chegamos ali e estavam fechando a porta e não quiseram nos atender! Eu não tinha mapa nem nada de Ouarzazate. Compramos lanches no mercadinho (106 MAD) e já noite voltamos ao hotel descansar, depois de comprar tickets de ônibus CTM pra Marrakesh. Em Ouarzazat, tem os lugares pra conhecer Atlas Film Studio; Kasbah.

Pernoite: Ouarzazate - Hotel Ibis – Preço da diária: 50 €

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12/12 - Mercredi

Íamos naqueles lugares pela manhã, mas acordamos tarde e conseguimos andar apenas poucas quadras até a frente da Kasbah. Pegamos as malas e fomos para a estação da CTM a pé, que é perto do IBIS. Ouarzazate → Marrakech (203 km - Tempo de percurso: 4h30min - preço: 80 MAD por pessoa, mais 5 MAD pela mala, saindo às 11:45h).

Chegando em Marrakesh, pegamos um taxi (30 MAD) até a praça Djemaa El-Fna, pois o Riad fica por ali. Com as indicações que o dono do Riad Andalla nos falou, chegamos fácil, apenas uma pedida de informação, mas outros trocentos caras falando nos nossos ouvidos, loucura, loucura.

Saímos pra jantar pizza no restaurante Aqua (105 MAD pra 2), bem próximo ao Riad, estávamos mesmo cansados. Andamos sem rumo pela praça Djemaa El-Fna sentindo seus aromas, seu barulho, sua gente.

Pernoite: Marrakech - Riad Andalla – Preço da diária: €60

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13/12 - Jeudi

Passamos o dia andando... sem rumo, pois não havia guia nem mapas... foi ótimo. A intuição continuou sendo nossa bússola. E ela funcionou!!! Hahaha... Cada dobrada, uma surpresa. Locais de interesse: Mesquita Koutoubia; Souk Smarine e Souk Chaaria; Musée de Marrakesh (12 MAD por pessoa); Medersa Ben Youssef; mellah – bairro judeu; Palais Bahia (10 MAD por pessoa). Almoço no Café Árabe (200 MAD pra 2), muito boa comida italiana. Continuamos andando pelos souks... à noite tomamos o famoso suco de laranja (4 MAD) nas banquinhas da praça – nunca beba antes de negociar o preço!!! Aliás, nunca peça algo sem saber quanto vai valer.

Pernoite: Marrakech - Riad Andalla – Preço da diária: €60

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14/12 - Vendredi

Fomos andando (loucos!) até o Parque Menara. Aff se arrependimento matasse. Não tem nada pra ver lá! É longe e não tem sombra alguma. Fazia um calor danado! Dia andando sem rumo e completamente perdidos pela medina. Nem sei dizer por onde passei...

Pernoite: Marrakech - Riad Andalla – Preço da diária: €60

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15/12 - Samedi

Fomos pela manhã até as Tumbas Saadianas (20 MAD pra 2) e perdidos nos encontramos, hahaha. Fomos caminhando (mais loucos!!!) até o Jardin Majorelle (100 MAD pra 2), lindo... ali perto fizemos compras num supermercado (120 MAD) chamado Acima, no subsolo de um prédio, o que gerou certa confusão na hora de encontrá-lo, kkkkk. Andamos por Guelis, compramos souvenirs (310 MAD). Jantamos no 7saints um cuscus maravilhoso (110 MAD pra 2), na praça Djema El Fna.

Pernoite: Marrakech - Riad Andalla – Preço da diária: €60

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16/12 - Dimanche

Ficamos no terraço do Riad até 11h. Pegamos um taxi (100MAD) para o aeroporto. O voo era às 15:05h - TAP

Gastamos os últimos 40 MAD para o protect bag.

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