Ir para conteúdo

Paraquedismo!


Posts Recomendados

  • 7 meses depois...
  • Membros de Honra

Estava olhando meus emails antigos e num deles tinha umas dicas legais de paraquedismo, que coloco aqui abaixo.

 

Observação: essas dicas são do site webventure.com.br

 

O salto possui alguns procedimentos básicos, que visam principalmente a segurança do paraquedista e devem ser aprendidos em curso em uma escola. Esses procedimentos são executados sempre na mesma ordem.

 

Selar

O primeiro movimento no salto, logo após a saída de dentro do avião, é "selar". Significa voar de barriga para baixo, mantendo o umbigo (ou os glúteos) abaixo do plano do corpo, dando estabilidade ao paraquedista em queda livre.

 

Checar o altímetro

O segundo procedimento importante é verificar o altímetro. Para isso, o paraquedista, que está 'selado', deve somente virar o pulso do braço esquerdo, sem fazer movimentos bruscos. Esse procedimento visa o controle da altura e a abertura do paraquedista principal na altura correta, chamado também de velame principal (o reserva também é velame).

 

Acionar o paraquedista principal

O acionamento do paraquedista principal será feito com a mão direita, lado onde está localizado o punho de acionamento. Basta puxá-lo para que o pilotinho (uma espécie de mini paraquedista redondo) saia e com o arrasto do vento, este pilotinho extraia a bolsa onde está estocado o paraquedista principal, inflando-o. Desde o momento em que o paraquedista lança o pilotinho ao vento relativo, até a abertura do seu paraquedista, que dura em média 5 segundos, o corpo é desacelerado de 200km/h para uns 15km/h, que corresponde à razão de queda de um paraquedista moderno.

 

Cheque visual

Assim que o paraquedista se abrir é preciso fazer o cheque visual, ou seja, olhar para cima e verificar se o paraquedista está inflado corretamente (forma retangular), se as linhas estão esticadas, desembaraçadas e se não há nenhuma rompida. Verificar também se há boa dirigibilidade, se as células do velame (bolsas por onde entra o ar que pressuriza a estrutura) estão todas infladas, e se o slider (acessório presente em todos os velames que possibilita uma abertura em etapas) está aberto. Caso contrário, o velame, literalmente explodiria, na abertura.

 

Cheque funcional

Após o cheque visual é feito o cheque funcional, no qual o paraquedista verifica se o equipamento está funcionando perfeitamente. O procedimento, que consiste em testar os dois batoques (punhos que ficam acima da cabeça e servem para dirigir o paraquedista) e testá-los: olhar para a direita, puxar o batoque com toda a extensão dos braços e "contar até cinco" (do 1000, 2000, 3000, 4000 ao 5000). Depois, virar para a esquerda e repetir o mesmo procedimento.

 

Navegar o paraquedista

Uma vez aberto o equipamento, o paraquedista o dirigirá até a área de pouso. Quando o paraquedista estiver se aproximando do solo, os dois batoques deverão ser puxados com toda a extensão dos braços para poder frear. Porém, o movimento de puxar o batoque com toda a extensão dos braços deverá terminar quando se tocar ao solo. Caso contrário, o paraquedista pode desinflar e cair (estolar).

 

Importante: para saltar, além de aprender a teoria, é preciso praticar os movimentos em terra e, só depois, no ar, sempre seguindo as instruções de um profissional especializado.

Link para o comentário
  • Membros

Opa, realmente saltar de paraquedas foi uma das emoções mais fortes que senti na vida até agora (se alguém souber de outra me avise :D)... em são paulo existe na < http://www.ebparaquedismo.com.br/ > um curso da AFF (que lhe permite saltar sozinho) que consiste em 8 níveis (tem vídeos no youtube) e que custa em torno de 3.5k...

 

Depois do curso é só você alugar o equipamento (cerca de 50 reais) + pagar o espaço no avião (80 reais) e saltar para a felicidade :)

 

Dá uma olhada no meu salto depois...

 

[]'s

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Que legal que tem muita gente interessada em Pára-quedismo.

Essas informações que o Guilherme passou fazem parte do curso...tanto do ASL quanto do AFF.

Mas, por aqui fica muito subjetivo ler essas informações, sem visualizar nada, sem ter material fotográfico e apostilado, video, o que quer que seja.

 

Em fim, em Boituva, considerado o centro nacional do pára-quedismo, há excelentes escolas, instrutores renomados e estrutura de primeria pra quem quer fazer salto duplo, cursos, entre outros. Quem quiser ir com família, sozinho, há opções de hospedagem tbm. Em Manaus, Paraná, também são lugares onde há escolas bem conhecidas.

 

O importante é fazer tudo com confiança e segurança, passando pelo aprendizado, sem pressa e curtir muito! Acho que todos um dia deveriam sentir essa sensação de liberdade...vale a pena!

 

Quem quiser, acesse o site da conferação: http://www.cbpq.org.br/

 

Abraços!

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • 3 semanas depois...
  • Membros

em SC tem Vertical Speed em Governador Celso Ramos...www.verticalspeed.com.br...é um lugar maravilhoso, instrutores e equipamentos excelentes, gente boa, virou minha nova família. Fiz o curso AFF ano passado e me viciei. Qualquer dia que vc for aparecer por lá...me avisa! :)

Link para o comentário
  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá, o tópico tá bem parado e com poucos usuários...tenho uma dúvida, quem, por favor, puder responder.

 

Estou indo para Lima (Peru) na 2° Quinzena de Agosto agora e gostaria de saber se alguém conhece empresas de pulos por lá. Recomendações, etc.

Outra dúvida, sou iniciante...

Na verdade, dei apenas 3 pulos (ainda pulo com a cordinha no avião =p), seria possível pular lá em Lima sem a Carteirinha Internacional de Paraquedismo? Ou Habilitação específica?

 

Tipo, sendo iniciante (aluno?) eu só posso pular no Brasil?

Muito obrigado pela atenção.

Abraço.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...