Ir para conteúdo

Documentação para viagem de carro para o Peru


Posts Recomendados

  • Membros

Boa tarde pessoal!!

 

Andei procurando algumas informações e não encontrei nada com muita clareza.

 

Estou planejando uma viagem de carro pelo Peru.

 

Vou entrar pelo norte da Argentina em Villazón/Bolívia (moro no RS).

 

Tenho Passaporte (mas sei que estes países aceitam o RG). Tenho carteira de vacinação internacional já de outras viagens. Gostaria de saber se a carteira de habilitação internacional é essencial e se tenho que pagar algum tipo de seguro para o veículo (tipo a carta verde). Este seguro poderá ser providenciado aqui no BR?

 

Além disso, para quem foi de carro, vocês fizeram adicional de cobertura do seguro veicular nacional?

 

Abraços e muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Blz Leo

 

Ontem, no outro tópico, não tinha a informação a seguir. Por acaso vi isso hoje, depois te mando MP com a fonte. Vai viajar logo?

 

Abs

 

Seguro obrigatório no Peru - SOAT!

Bom pessoal, aqui vai um tema que levamos algum tempo para descobrir todos os detalhes e espero que esse post possa ajudar futuros viajantes de carro pelo Peru.

 

 

Nos foruns e sites do pessoal que viaja e que acompanhamos existe uma grande discussão se é necessário ou não ter o SOAT para dirigir no Peru, pois vamos lá, aqui vai o que descobrimos:

- Para entrar no país não foi pedido e nem de perto mencionado o tal seguro.

- Fomos parados na estrada pela policia rodoviária local e a primeira coisa que nos pediram foi o SOAT

- Ouvimos relatos de pessoas que não fizeram e também não tiveram problema

- Conversamos com um casal americano que disse entregar qualquer documento para o policial e dizer que era o SOAT, o que nos parece estranho por que o SOAT que fizemos vem em um papel timbrado, com marca d'agua e diversas cores, ou seja, as autoridades sabem bem como ele se parece.

- Ouvimos historia de policias corruptos que vão direto no SOAT e na ausência do mesmo, ameaçam com multas absurdas que devem ser pagas in loco ou o veiculo será aprendido.

- De todas as vezes que fomos parados, não tivemos nenhum problema com os guardas, estávamos com todos os documentos em ordem e podemos dizer que os mesmos foram até simpáticos.

 

 

Vamos aos preços e detalhes, fizemos o nosso na "La Positiva", que nada mais é do que uma empresa local que vende diversos tipos de seguro, vimos que a Mapfre seguradora espanhola também oferece o SOAT, existem mais dois que não lembramos os nomes. Nas ruas em diversas lojinhas voce pode ver a placa "Faça aqui seu SOAT", a unica coisa é que todos os lugares que fomos eles queriam nos enfiar o preço de um ano com validade por um mês, em Tacna, cidade por onde cruzamos a fronteira, ofereceram o seguro da La Positiva por 240 Soles, valido por um mês, não fizemos e em Arequipa fomos a loja principal da empresa (Calle San Francisco), onde tudo mudou. Levamos os seguintes documentos:

 

 

- Documento original do carro

- Carteira de Habilitação original

- Documento da Aduana Peruana

 

 

Fizemos o seguro com validade de trinta dias, preço: 26 Soles

O valor do seguro será em função do tempo e do carro que você dirigi, se fosse uma camionete L200 ou qualquer uma que tenha caçamba, esse preço já pularia para 75 Soles, ou seja é importante você ter certeza que seu veiculo esta enquadrado na categoria certa, tivemos sorte que a atendente espertamente conduziu uma pesquisa no google e constatou que nosso carro se encaixava como "Rural" e portanto o preço era mais em conta.

Em uma hora, no máximo, resolvemos tudo isso! Espero que tenha ajudado.

Segue aqui o link direto da La Positiva - SOAT - La Positiva Seguros http://www.lapositiva.com.pe/0/modulos/JER/JER_Interna.aspx?ARE=0&PFL=1&JER=62

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

olá geovanih!

 

como comentei, meu tempo pra organizar tudo é curto... por isto estou colocando algumas perguntas aqui e contando com a ajuda da galera.

Vou na segunda quinzena de setembro inicio de outubro. Isso porque estou aguardando a namorada se liberar do trabalho.

 

valeu pelas informações....

pelo que entendi devo fazê-lo direto no peru ao entrar no país... vou ver se descubro algum lugar para fazer considerando que vou entrar pela região do Titicaca....

 

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Léo, vc poderá fazer o SOAT em Puno ou JULIACA (cidade mais feia que já vi em toda minha vida), mas a aduana entre a Bolivia e Peru é meio complicada, nesse site tem mais detalhes: http://diariodemotocicleta.com.br/blog_da_expedicao_diario_de_motocicleta.asp?PK_BLOG=243&QL_MENU=Longa2 e http://diariodemotocicleta.com.br/blog_da_expedicao_diario_de_motocicleta.asp?PK_BLOG=245&QL_MENU=Longa2

 

Em abril atravessei de ônibus tanto por Copacabana quanto por Desaguadero, foi relativamente tranquilo, mas de carro ou moto tem esse detalhe da propina, já ouvi vários relatos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

hlirajunior! Beleza!

Muito obrigado pelas dicas! Já olhei e salvei o blog.

 

Fala sério, né? A "La Policia" é cara de pau mesmo!!! hehehe

Tem gente que fala dos policiais argentinos, mas com estes e os chilenos nunca tive problemas.... Estou já me preparando psicologicamente para estes eventos. hehe

 

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá, eu já entrei pelas fronteiras Bolívia-Perú várias vezes....Desaguadero ou Copacabana-Kasani..sempre com identidade, seguro carta verde (que não ::ahhhh::::ahhhh:: vale por lá)....jamais fui parado pra exigir o Soat (que vc faz em qualquer cidade, em locais na calçada mesmo).....EM Copacabana-Kasani é lei....o "capitan" sempre pede uma ajuda simbólica, seja entrando ou saindo no Perú......(eu levo umas garrafas de velho barreiro ::otemo:: pra estas situações).......O Soat é só pra quem vai ficar mais de 30 dias no pais.....qualquer exigência fora disto é pra querer propina....mas como é baratinho vale a pena fazer (nunca fiz).......Nunca peguei policiamento nas estradas na rota Kasani, Juliaca, Arequipa, Tacna....só os postos normais para mostrar documentação, na Bolívia tem o Soat também.... .......abraço ::hahaha::[mostrar-esconder][/mostrar-esconder

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...