Ir para conteúdo

10 dias de carro na Bolivia, Uyuni, Salar de Uyuni, Lagunas Colorada e Verde, Sucre


Posts Recomendados

  • Membros

Este é o relato de minha última trip foi no carnaval de 2014, foram 10 dias.

 

Santa Cruz - Sucre - Uyuni

 

Chegando de avião em Santa Cruz de La Sierra a idéia original era seguir até Sucre de carro alugado. Mas minhas pesquisas mostraram que a estrada entre estas cidades é péssima e perigosa, tem muitos trechos em obra (as empresas fecham a estrada durante horas e horas) e nesta époda de chuva é comum a estrada ficar interditada.

 

Outra opçao seria uma longa viagem de õnibus que demora, se tudo der certo cerca de 18 horas. Entretanto, eu já li relatos na internet sobre essa viagem ter demorado de 2 até 3 dias. Assim, a melhor opção é a passagem aérea entre entre Santa Cruz de La Sierra e Sucre, o preço é uma pechincha, cerca de 50 dolares. Vale a pena ter um voo aventureiro de 30 minutos numa companhia boliviana do que encarar horas (ou dias) de estrada de terra.

 

Em Sucre alugamos um veículo 4x4 na Biz Rent a Car (ótima empresa e excelente atendimento, recomendo!!!). Vale uma informação. Na Bolívia o aluguel de carros é muito barato, bem mais barato qeu no Brasil. Isso foi uma mão na roda pois eu gosto de viajar por conta própria (quem acompanha o meu blog sabe disso) e seria ideal para os passeios no Salar de Uyuni e na Reserva Eduardo Avaroa

 

Uyuni e Salar de Uyuni

 

De Sucre seguimos à Uyuni, onde de onde seguimos para conhecer o Salar de Uyuni. Ficar perdido no Salar não é uma opção... Por isso eu levo meu GPS e arquivos de mapas que baixo da internet ou desenvolvo em programas que adquiri.

Março é período de chuvas e tivemos sorte pois não tinha muita água no salar e foi possível conhecer bem a região. Ver o por do sol no espelho de água e conhecer a Isla Incahuasi que ficou na parte seca do salar.

 

De Uyuni à Reserva Eduardo Avaroa

 

Em seguida seguimos de Uyuni, com no nosso "coche alquilado", para o sul da Bolívia em direção à Reserva Eduardo Avaroa. É nesta reserva que estão localizadas maravilhas como as belíssimas Laguna Colorada, Laguna Verde, a Arvore de Piedra, os Geiseres Sol da La Mañana, o Deserto de Siloli, etc.

 

Existem muitas empresas que realizam passeios para a Reserva Eduardo Avaroa, dentre estas gostei muito da Blue Line (essa empresa é recomendada pelo Guia Lonely Planet). Para conhecer essa região, mais ao sul da Bolívia, são necessários os tours de pelo menos 3 dias, com custos a partir de US$ 100. Fica muito mais barato participar destes tours do que fazer tudo por conta própria.

 

Entretanto eu prefiro, sempre que possível a aventura de fazer os roteiros por conta própria, pelo desafio, além da liberdade de poder parar onde quizer, ir aonde quizer, ficar o tempo que quizer em cada lugar, etc.

 

Mas como disse, exige planejamento, experiência em navegação porque as estradas e rotas não são consolidadas e é fácil se perder. Nesse "meio do nada" nós ficamos hospedados no Hotel Tayka Del Desierto, que literalmente fica no meio do Deserto. Esse hotel tem uma estrutura muito boa com quartos privativos, restaurante, banho quente. Ou seja um verdadeiro oásis no meio do deserto.

 

De lá regressamos a Uyuni, Sucre e Santa Cruz, de onde voltamos para o Rio de Janeiro.

 

Mais detalhes desta viagem no meu blog.

 

FOTOS

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/#!/2014/03/viagem-bolivia-e-uyuni-4-dia-salar-de.html

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/#!/2014/03/viagem-bolivia-e-uyuni-3-dia-salar-de.html

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/#!/2014/03/viagem-uyuni-na-bolivia-2-dia-de-santa.html

http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/#!/2014/03/viagem-bolivia-uyuni-e-reserva-eduardo.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Bom dia Vicente muito bom o seu relato to organizando uma viajem com meus amigos e queria alugar o carro na Bolívia mas tava um poco com medo pq nao tava achando ng falando do assunto vo da uma pesquisada na empresa q vc recomendo i vc podia me passar os valores pra alugar la e o que precisa de documento, desde ja agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Bom dia Vicente muito bom o seu relato to organizando uma viajem com meus amigos e queria alugar o carro na Bolívia mas tava um poco com medo pq nao tava achando ng falando do assunto vo da uma pesquisada na empresa q vc recomendo i vc podia me passar os valores pra alugar la e o que precisa de documento, desde ja agradeço

 

Ok, foi bem tranquilo, os valores vão depender muito dos acessório que vc vai alugar junto, eu aluguei com 3 galões de gasolina (vazios e vc enche no posto em Uyuni), GPS local (também levei meu GPS), 2 pneus de estepe (llantas de repuesto)

 

Fala que foi o Vicente do Brasil que indicou, ele disse que daria um desconto para os meus amigos.

 

Veja no site da Biz Renta a Car

 

Sobre alugar em Santa Cruz para ir a Uyuni ... não vale a pena. Entre Santa Cruz e Sucre são 500 Km de estrada de terra... vc vai levar quase 20 horas nessa viagem (se tudo der certo, pois a estrada está em obras e pode ficar fechada por horas em alguns trechos). Melhor fazer como eu fiz, chegar em Santa Cruz e ir de avião a Sucre, apenas 30 minutos, mais rápido e mais barato (este trecho de avião custa 60 U$s por pessoa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Algumas fotos, todas do meu blog http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br

 

CATEDRAL DE SANTA CRUZ DE LA SIERRA

sc9.jpg

 

UYUNI

a5.jpg

 

SALAR DE UYUNI - POR DO SOL

d2.jpg

 

SALAR DE UYUNI

c1.jpg

 

SALAR DE UYUNI - ISLA INCAHUASI

b5.jpg

 

DESERTO SILOLI - RESERVA EDUARDO AVAROA

b7.jpg

 

A CAMINHO DO HOTEL TAYKA DEL DESIERTO

c95.jpg

 

LAGUNA COLORADA

b2.jpg

 

LAGUNA SALADA

lag+salada.jpg

 

LAGUNA VERDE

c2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Oi Vicente, tudo bem? Estou indo semana que vem para a Bolívia com meu marido e vamos fazer o trajeto de Sucre para Tupiza, Lipez, Laguna Colorada, San Juan, e Uyuni de carro alugado. Estamos prevendo 7 dias para este percurso. Você poderia me passar os mapas da Bolívia que você usou? tenho um gps Garmin, e queria usar o meu gps em vez de alugar um. Estou cotando o carro com a Biz e a Imbex, achei a biz meio salgada... 695 dólares para 7 dias... vamos ver a Imbex. Se você ou alguém tiver dicas do Salar, hospedagem, etc, super agradeço!

Daniela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...