Ir para conteúdo

Relato: Chapada dos Guimarães - MT


Posts Recomendados

  • Membros

Peço desculpas pelo relato atrasado, mas gostaria novamente contribuir e dividir com vcs mais uma bela aventura

 

Estive em Mato Grosso no ultimo dia 9 de Julho de 2010 e a missão principal era conhecer a chapada dos guimarães.

 

Acordei as 4 e meia da manha rumo ao aeroporto de Guarulhos, chegando por volta das 5:15 e a viagem já começou com grandes aventuras. Devido ao feriado, os estacionamentos estavam lotados, mas a lábia nessas horas tem que funcionar e nada melhor do que um jeitinho Brasileiro para fazer com que as coisas funcionem.

 

O avião partiu as 7 da manhã horário de Brasilia e cheguei ao aeroporto de Varzea Grande as 8 da manhã ( Cuiabá tem 1 hora antes que São Paulo ), como a viagem era curta todo minuto era essencial e deveria ser proveitoso. Por tanto para não cair em ciladas, eu contratei o guia para que também fizesse o transfer do aeroporto até a cidade da Chapada dos Guimarães.

 

Depois de uma pequena volta em Cuiabá, aproveitamos seguimos viagem para a Chapada curtindo o visual dessa tão bela cidade. Passamos pelo balneário da Salgadeira, onde ali você avista os belos paredões e vista para a cidade de Pedra. Como era sexta-feira pela manhã, o balneário estava vazio e podemos tirar belas fotos, ao contrário do que eu vi no domingo onde a farofada toma conta. Partimos dali para o Portão do Inferno ( até hoje não entendo porque os lugares bonitos tem nome de diabo,inferno,etc..enfim..) onde é um mirante onde você tem um visual mais acima do que no balneário da Salgadeira.

Muita coisa ainda nos esperava, foi então que fomos até a cachoeira do véu da Noiva dentro do parque nacional da chapada dos Guimarães. Uma caminhada de 1km, onde o clima do cerrado já é sentido pelas vegetações, sol forte e aquele céu azulado.

 

Seguimos dali para o mirante do morro dos Ventos, é uma propriedade particular com um restaurante bacana e agora estão cobrando uma taxa de 10 reais para entrar. Não sei o que o guia conversou com o pessoal da portaria, mas entramos e saimos sem pagar nada. O mirante é bastante bonito, se consegue ter um visual maravilhoso, tem uma estrutura metalica onde você pode tirar belas fotos. Abaixo segue o link do mapa para ter uma idéia do lugar:

http://maps.google.com/maps?ll=-15.484088,-55.746034&spn=0.010918,0.030255&t=k&z=15&key=ABQIAAAAQqSIovB9EfXh72TB8kDpjxR_wena9kPy_A6wCQ67N-sVGkOLHRRWEgZunwUbUj2wOG1kBKufYRE55Q&mapclient=jsapi&oi=map_misc&ct=api_logo

 

Existe outro mirante que fica no restaurante do penhasco. O Visual é parecido com o mirante do morro dos ventos, mas vale a pena visitar.

Já era por volta da 13hrs, onde então a barriga começa a dar sinais de que ela existia..rsss...então paramos para almoçar. Antes disso, passamos na pousada ( foi um sufoco achar um lugar, pois era semana do festival de inverno ) para deixar as malas e tomar um banho. Almocei no centro da cidade, alias ali tem muitos restaurantes, como boa variedade de comidas. Então enchi o poço sem fundo com uma bela massa e muita carne.

 

Após o almoço, eu preferi dar uma cochilada na pousada, pois eu estava acordado desde as 4 e meia da manhã e juntando com estresse de aeroporto mais a caminhada por Cuiaba e Chapada dos Guimarães eu já estava exausto. Após o cochilo, preferi andar pela cidade da Chapada, indo na igreja e em alguns pontos turisticos e aprender mais sobre a cidade. Como a cidade estava em clima de festa, fiz algumas amizades com o pessoal e ficamos ali num bar de esquina tomando umas e outras até o anoitecer. Logo de noite teve alguns shows na praça central, eu consegui aproveitar bastante, mas pena que no outro dia tinha que acordar cedo.

 

Dia 10/07 - Sabado - Acordei as 6 da manhã e como já tinha deixado tudo pronto para a caminhada na chapada, foi só forrar a barriga com um bom um bom café da manhã que a própria pousada oferecia. As 7:30 da manhã o guia já estava na pousada para comecarmos o passeio.

 

Chegamos no parque por volta das 8 da manhã, aguardamos uns 10 minutos pelo pessoal do Ibama que passam para entregar as chaves para o guia. Tivemos a sorte de serem os primeiros a chegarem e então apertamos o passo para fazer os trajetos que haviamos combinado. O dia estava maravilhoso, muito sol quase nenhuma nuvem no céu, por isso um bom óculos escuro e um boné facilita a caminhada. A nossa caminhada começou pelas cachoeiras sete de setembro, prainha e cachoeira do pulo. Todas essas são maravilhosas, pudemos aproveitar bastante e curtir cada cachoeira praticamente sem ninguém. Eu preferi a cachoeira do pulo, pois ela é pequena e ficar embaixo da cachoeira foi um banho na alma por completo!!!! Após a ultima cachoeira, andamos até a casa de pedra. O caminho é tranquilo, uma ou outra subida, mas nada que exige do seu preparo fisico. A única parada para descanso foi na casa de Pedra, o cenário é bem misterioso e interessante de se visitar. Daí em diante o caminho o nosso destino era voltar e admirar os visuais da chapada.

 

Saimos do parque e fomos para o ALTO DO CÉU, uma trilha bacana com o visual maravilhoso. No caminho passamos pelo CINDACTA e tiramos algumas fotos. Ao chegar no alto do céu, deixamos o carro na porta, após pular a cerca caminhamos por volta de 2 km. O visual é espetacular de encher os olhos!!! Ficamos por alguns instantes para tirar fotos e curtir aquele belo visual....

 

Ja era por volta das 3 e meia da tarde então voltamos pela trilha e partimos direto para o mirante do centro Geodésico. A visão do lugar é algo impressionante. Dali você tem uma visão para o Pantanal, Cuiabá com mais nitidez. Existem algumas trilhas tanto pelo lado esquerdo, direito e também frontal. As caminhadas exigem um pouco, pois a volta a subida é um pouco ingrime, mas não deixem de ir. Eu sugiro que façam esse passeio logo pela manhã, por causa da posição do sol, onde as fotos sairam com mais nitidez. Na volta, ficamos no local tomando uma água de côco e dando uma bela descansada.

 

O dia foi bem proveitoso, estimo que andamos por volta de 14km a pé, então o cansaço já pregava de um jeito brabo!! O guia me deixou na pousada por volta das 17:30, prefiri então tomar uma bela ducha e descansar um pouco. A noite teria o show do paralamas e Titas, eu não pretendia curtir a noitada, pois o objetivo era conhecer a chapada, mas foi irrestivel não cair na noite, principalmente com o pessoal que eu havia feito amizade.

 

Domingo, 11 de Julho - Enfim era o ultimo dia naquele paraiso, mas como tudo que é bom dura pouco, o jeito era fazer o mesmo ritual dos outros dias. Acordar cedo e aproveitar cada segundo daquele lugar. As 6 da manhã eu já estava em pé, com um café reforçado, pois o objetivo do dia era conhecer o LAGO AZUL. Saimos por volta das 8 da manhã, o trajeto é um pouco longo, passando por algumas fazendas e sinceramente fazer esse trajeto sozinho acho que é impossível, a não ser que tenham um bom aparelho GPS. O legal do trajeto são as plantações de algodão e milho pelo caminho...é de se perder de vista....

 

Chegando na caverna AROE JARI, estacionamos o carro e colocamos as caneleiras para evitar qualquer imprevisto com cobras, aranhas, etc. Não é para se assustar, mas nunca sabemos o que iremos ver pela frente. Levem uma boa quantidade de água e barra de cereal, pois mesmo na época de Outono o sol era escaldante...

A caminhada é um pouco puxada, comecamos a triçha pela cantinga e depois andamos um pouco pela mata fechada. O primeiro ponto a chegar foi na caverna Aroe Jari. O lugar é bem mistico e misterioso como qualquer caverna e impressionante pelo tamanho. Arriscamos em andar um pouco por dentro e nessa hora uma boa lanterna é essencial. Voltamos para o inicio dela e continuamos o nosso trajeto, pois o objetivo era conhecer a lagoa azul.

 

A caminhada para a lagoa é por cima da caverna da AROE JARI, onde se vê bastante buritis. Algumas nascentes pelo caminho e nada melhor do que tomar uma água pura e cristalina. A chegada no lago azul é fantastico...aquilo é um dom de Deus que não tem palavras para explicar. A paz do lugar com os cantos da maritacas é sensacional..pena que não pode entrar para se banhar, tem que ficar olhando e somente admirar.....devo ter tirado pelo menos umas 50 fotos daquele lugar.....é explendido!!!! Um boa e longa pausa no lago azul e infelizmente voltamos para a trilha e aproveitar o belo visual da chapada. Dali, saimos e paramos para almocar. Como o meu voô de volta era as 9 da noite ( horário local ), fomos passamos o resto da tarde no Balneário da Martnha e posteriormente fomos até Cuiaba. A viagem até Cuiaba até que foi tranquila e até pudemos tomar umas e outras na cidade para passar o tempo.

 

Infelizmente a hora de partir chegou, mas com certeza um dia eu retorno e recomendo a todos fazerem essa viagem maravilhosa. Existem muitos lugares para se visitar e por isso eu espero um dia voltar para conhecer o restante, mas eu espero cooperar novamente com vocês. Um abraço e até a próxima!

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110724145515.JPG 500 375 Legenda da Foto]Chegando em Cuiabá..[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110724145837.JPG 500 375 Legenda da Foto]Salgadeira.....bem próximo a chapada dos Guimarães..[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110724150437.JPG 500 375 Legenda da Foto]centro da cidade da Chapada dos Guimarães...[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110724150735.JPG 375 500 Legenda da Foto]véu das noivas...parque da chapada dos Guimarães[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110724151159.JPG 280.701754386 500 Legenda da Foto]Umas das cachoeiras...devo ter ficado 1 hora embaixo dela rsss ..[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110724151606.JPG 500 280.701754386 Legenda da Foto] Com as fortes queimadas, não dava para avistar o pantanal...mas o visual é impressionante....[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110724151841.JPG 500 280.701754386 Legenda da Foto] indo para o lago Azul......se não fosse o guia eu jamais iria conseguir chegar...tem que cortar caminho por dentro de fazendas. Em volta muita plantação de algodão e milho..[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110724152400.JPG 500 280.701754386 Legenda da Foto] saindo da caverna AROE [/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110724153317.JPG 500 375 Legenda da Foto] Objetivo alcançado....o lugar é abençoado!!!![/picturethis]

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros

Olá Gabriew,

 

Essa informação de pousada eu vou te dever....pois como decidi ir de ultima hora e bem na temporada de inverno que acontecia na cidade, eu paguei o valor de um hotel 5 estrelas para ficar num cubiculo...rssss...mas valeu a experiência...

 

Na minha opinião, eu não ficaria na Salgadeira....fim de semana é bem povão que fica nas cachoeiras......, é bem melhor ficar na Chapada. Mas se vc for na Salgadeira durante a semana, ela é bem vazia e você não terá problemas com os farofeiros...rs

 

Quanto ao guia, eu fechei com o Macia.....achei ele bacana.....:

 

josemaciajunior@hotmail.com

cel. (65) 9971-0525

 

qualquer coisa "tamo aí"...boa trip!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • 1 ano depois...
  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...