Ir para conteúdo

Yet another projeto de vida de um jovem adulto com anseio por viagem


Posts Recomendados

  • Membros

(Ficou mais longo do que eu esperava, então ia me sentir lisonjeado se vcs conseguissem ler esse baita texto até o fim hehehehe)

 

Olá galera, tenho 23 anos e vou me formar em Ciência da Computação no fim do ano. Desde que entrei na faculdade minha idéia era terminar a graduação e entrar direto no mestrado, engatar doutorado e trabalhar com pesquisa ou na universidade. Acontece que esse era o meu plano racional que não considerava que o meu espírito de viajante fosse ressurgir no meio da faculdade, após conversar com tanta gente, ler tanta coisa aqui no mochileiros e viajar para Dubai em férias.

 

O que acontece é que, como todo mundo que tenho lido aqui no rtw que tem a minha faixa etária (ou um poco menos até), eu não quero chegar na minha velhice pensando que podia ter feito essa viagem, e mesmo que não dê certo e eu volte pra casa, pelo menos eu vou ter feito ERRADO, mas não vou ficar com a dúvida se teria dado certo.

 

Então vamos aos aspectos práticos da minha viagem:

 

Meu objetivo é terminar a faculdade, planejar um roteiro "RTW" (or not), botar uma mochila nas costas e botar o pé na estrada... um roteiro que eu imaginei foi:

América do Sul, Opção 1:

Atravessar o brasil até o paraguai, depois chile, peru e colômbia, seguindo para os países da américa central;

Opção 2:

Fazer o trajeto em direção ao norte do brasil, atravessar a amazônia e entrar pela colômbia, seguindo para os países da américa central;

Opção 3:

Descer de Porto Alegre (ponto de partida) até o uruguai, depois argentina, chile, peru, colombia e rumo américa central.

----

América Central, subir toda a américa Central, que pelo que li não exige visto para brasileiros (exceto honduras, onde provavelmente eu teria que pedir um visto para atravessar, ou pegar um barco na guatemala até el salvador, por exemplo), subir o méxico, daí surgem duas opções:

 

Opção 1:

Entrar pelos Estados unidos, subir até o canadá e seguir para a Groenlândia

Opção 2:

Pegar um avião até a nova zelândia (vou estar no extremo oeste do mapa, então ir até o extremo leste não é um trajeto tão longo, creio eu)

(Nas minhas dúvidas abaixo, vou levantar essas opções, que são as que mais me complicam a cabeça hehehehe)

-----

 

Seguindo a opção 1 (que é a que eu tinha em mente, mas já tenho duvidas quanto a ser possível):

Atravessar a groenlândia, pegar um barco/navio até a eastern europe, atravessar a europa por algum caminho que eu não pensei ainda (talvez atravessar pela turquia até o oriente médio, ou então subir pela rússia e descer até a ásia oriental);

 

Chegando à Ásia Oriental, pegaria um avião até a austrália no japão ou china ou seja lá onde for, trilharia a austrália como fosse e pegaria um avião até a south africa, de onde eu subiria pela áfrica até o marrocos por exemplo, de onde eu pegaria um avião até são paulo e desceria até a minha cidade natal de novo!

 

UFA....

 

Vamos para as minhas condições nessa viagem:

*Como tenho notado mto nas leituras aqui no mochileiros, a a grande dificuldade de uma viagem dessas é o sustento, que pelo que vi pode ser feito de duas formas:

- Juntar dinheiro prévio e torrar ele na viagem, e

- Arranjar uma profissão que te proporcione dinheiro na viagem;

*A minha forma será a segunda, primeiramente utilizando a minha formação para trabalhar como programador, designer de sites e tudo mais que puder aparecer, freelancer pela internet mesmo enquanto viajo... Além disso, posso utilizar meu conhecimento de línguas para dar aulas na viagem (eu tenho fluência em inglês e conhecimentos avançados de alemão e espanhol, provavelmente focando mais no espanhol já que grande parte da viagem vai ser em território latino).. daí eu poderia dar aulas tanto de português para estrangeiros como inglês lá mesmo (ou aqui no brasil)... (aqui tb me surge uma dúvida quanto ao aplicar isso na prática, mencionarei depois)... Por último, nunca fui um cara de muito conforto, então se eu precisar trabalhar como atendente, garçon, lavador de pratos, etc, pra continuar minha viagem, não tenho o menor problema hehehehe)

 

*Como disse antes, não tenho necessidade de muito conforto (claro que dormir numa cama sempre é bom neh hehehehehe), já tenho me preparado fisicamente pra uma viagem cansativa e atribulada;

 

E agora (finalmente) as minhas dúvidas:

 

- Qual trajeto inicial vocês acham que vale mais a pena para um viajante de primeira viagem, atravessar a fronteira oeste do brasil, passar pelo paraguay, chile, peru e colombia, OU atravessar o brasil ao norte pela floresta amazônica até a colômbia, OU descer uruguai, argentina, subir pelo chile e peru para terminar na colômbia?

 

- Vocês acham (ou conhecem alguem que já fez) que essa questão de dar aula em viagem funciona? tipo ir nas escolas de idiomas e oferecer meus serviços da certo? eu não sou diplomado nessas linguagens que poderia dar aula, então se eles requererem experiência de trabalho ou alguma certificação não vai me servir de nada o conhecimento das linguas (fora para a viagem em si)... não é?

 

- Algum de vocês já trilhou a áfrica e sabe a condição de sair andando pela áfrica subsaariana feito um mochileiro hardcore? Se sim, poderiam me indicar uma trilha de países mais "seguros" de se passar sem medo de ser pego numa guerra civil ou sequestrado por uns fanáticos?

 

- A minha dúvida principal (que deixei para o final) é, quão viável é sair atravessando fronteiras de países a pé/carona/ônibus? sei que na america latina não tem tando problema com vistos, mas mesmo por aqui pode ter o problema da segurança entre outras coisas, mas o principal seria em países desenvolvidos como estados unidos, canadá, países europeus, da oceania, etc... os kras têm um controle de fronteiras muito forte, e nem sei se tu podes sair atravessando fronteiras por aí... pelo que tenho lido, tu tem que ter passagem de avião comprada para retornar pro brasil, que é uma coisa que eu obviamente não tenho.. Ainda mais, mesmo se eu tivesse, como um recém formado, com pouca experiência de trabalho e 23 anos vai provar pra eles que eu tenho "raízes no brasil"? O que mais tenho visto é que a maioria dos passaportes é negado por falta de condição financeira E por medo de o kra enlokecer no país e ficar ilegal lah... enfim, o que vocês acham disso?

 

 

Pra finalizar, gostaria de agradecer aos corajosos e pacientes que leram meu post até o fim, e sou todo ouvidos para qualquer balde de água fria em um (ou vários) ponto fraco da minha idéia, papo realista me dando a realidade do mundo lá fora, pq eu realmente não sei o que me espera lah fora, sou totalmente de primeira viagem hehehehehe.. Além disso, qualquer inspiração, relato ou experiência de uma coisa parecida (ou parte desse big trajeto), ficaria mais que agradecido!

 

Desde já agradeço galera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu, se fosse vc, por ser primeira vez, iria primeiro pra Am. Latina, indo do Brasil via Uruguay e subindo até Colombia. Primeiro pq a travessia via amazonia do Brasil pra Colombia é bem dificil por falta de estradas e pelo narcotrafico q ainda se esconde nas selvas.Sugiro antes de qq coisa vc ler muito sobre a situação geopolitica de cada país q vc pretende viajar pra saber sobre segurança. Então depois ler o que cada país tem a te oferecer e que atraia vc.

Segundo, vc já pensou em bilhete RTW? Com eles em mãos a imigração sabe q vc está só de passagem e n pretende ficar por lá. Já ter em mente onde tirar o sustento é um bom caminho, ainda mais vc q pode fazer virtualmente. Conheci um mexicano na India q fazia isto, montava sites enqto viajava conhecendo o mundo e assim garantia seu sustento, e os clientes estavam no Mexico.

Tudo começa com um bom planejamento.:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi!

Estou numa situaçao parecida... começando a amadurecer essa viagem para o final desse ano, inicio do ano q vem.

Eu tenho 25 anos e o q me prende eh meu trabalho. Um trabalho q eu adoro! Estou buscando uma licença nao remunerada, e acho q vou conseguir, entao agora começo a ver como quero fazer.

Sabe que eu tenho uns amigos no Chile e no Peru que sempre me dizem que aulas de portugues la estao sendo mto procuradas (acho q pelos eventos que o Brasil vai receber em breve, nao?).

Ah! Sou de Porto Alegre tbm! Quem sabe a gente pode conversar e se ajudar neh? Bjo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...