Ir para conteúdo

Acampamento no Vale do matutu/MG com mts duendes e gnomos...(Com fotos)


Posts Recomendados

  • Membros

Bom galera,

estava lendo alguns relatos aqui e vi o de um rapaz que foi para Aiuruoca/MG e me lembrei da minha saga ainda durante a faculdade. Pois bem, eu sou formada em turismo e uma das melhores coisas da faculdade sao os trabalhos criativos que temos que fazer. Tinhamos que fazer um trabalho pra uma matéria que quase ninguém do meu grupo se interessava mt, éramos Eu, Carol, Bárbara, Zeil e nao sei pq mas o Gabriel entrou no grupo. Bom, a história dele é a seguinte: Ele morava no Vale do Matutu e estudou sozinho por lá pra passar em segundo lugar no vestibular de turismo da UFJF. Ele era figurassa, mt legal e mt doido, barbudao, cabelao, riponga mesmo. Bom, com ele no grupo surgiu a ideia de ir fazer o trabalho lá no Matutu. Ele disse que seria mt bom, que tinha os contatos certos lá e que poderíamos acampar sem nehum custo no mato, perto de uma espécie de restaurante comunitário, onde podíamos pagar para usar o fogao e os chuveiros. Logo nos animamos e arrumamos nossas mochilas e barracas para uns 8 dias de trip. Na hora da viagem descobrimos que iriam mais 2 figuras conosco, 1 amigo do Gabriel e 1 rapaz do turismo mesmo. Pegamos o onibus em Juiz de Fora em direçao a Aiuruoca, mas eis que o Gabriel diz: "tem um porém"....(essa frase será dita mts vezes aqui....), o onibus pára na Br e temos que pegar alguma carona até Aiuruoca. Tudo bem, se n fosse pelo fato da minha mochila ter quase o meu peso...Mas curtimos bastante, esperamos e parou o primeiro carro, foi uma galera e eu fiquei e fui no proximo. Chegando na cidade achei mt bacana, bem pequena e hospitaleira. Paramos em um bar e compramos algumas frutas pra complementar a comida (em demasia) que já estavamos levando. "Mas tem um porém"....Temos que arranjar uma carona até o Matutu, pq n há transporte pra lá, mas pra isso temos que caminhar até a saída da cidade. Tudo bem, se n fosse bem longe e eu n estivesse mais aguentando minha mochila...Um caminhaozinho passou e subimos na carroceria pra ir até a saída da cidade.

 

20100502152757.JPG

Na saída da cidade tem uma loja muito legal que vende vários artesanatos feito de vidro, mt bonito p lugar e tinha uma cachoerinha lá dentro me matando pq eu tava com muita sede. Ficamos horas lá até passar alguém.Pegamos finalmente a carona e chegamos ao local. Na chegada tem um centro comunitário, e duas lojinhas de artesanato do local, mas descobrimos que o local onde ficariamos era longe morro acima. Eu nao aguentava mais a mochila e arrumamos uma carona pras bagagens mas nos teriamos que subir a pé. Fomos nós morro acima. É muito interessante pq entramos no meio do mato e do nada encontramos casas lá. Parecia filme de terror mesmo pq as casas sempre pareciam vazias e ainda tinha umas abelhas rondando e fazendo barulho, coisa de louco, mas nos encantamos com o local. O "camping", se é que se pode chamar assim, era o maior mato, perto de uma cachoeira, mas no meio do nada mesmo e ficava mais ou menos perto do local onde poderiamos cozinhar e tomar banho. Mas durante a noite tinha que segurar pq n dava pra ir lá pela trilha, noescuro, sozinha. O Gabriel ia ficar na casa da mae dele, que estava inclusive construindo uma pousada lá mt bacana mesmo com chalés. Ele nos deixou e logo fomos armar nossa barraca e tentar fazer uma fogueira para cozinhar. Essa parte foi hilária, primeiro pq nunca tinhamos acampado e segundo pq nem tinhamos ideia de que n podiamos fazer uma fogueira ali, nem mesmo que nao conseguiriamos. Tentamos muito, mas nada...(ainda bem, pois até esse ponto passamos a nos sentir as incendiárias do local). Tomamos um banho quente e fomos cozinhar alguma coisa, pra um primeiro dia já tava de bom tamanho.

No segundo dia descemos até o local pra tomar nosso cfé, conhecemos algumas pessoas do local e descobrimos que eles servem almoço, mas sao vegetarianos, nada de carne mesmo. Tinha um menininho lá que tava comendo mamao com granola (aliás, foi lá que me encatei por granola) e a mae dele disse q ele nunca viu um pacote de biscoito na vida dele. Mas nós preferimos cozinhar as guloseimas que já haviamos levado: arroz, macarrao, cenouira, bacon e linguiça calabresa, além de frutas e biscoitos. Ah, lembra das frutas que compramos em Aiuruoca? As bananas já estavam TODAS pretas qdo chegamos lá, e fizeram mt falta...

Falando sobre comida teve um dia que estávamos lá fritando nosso bacon e chegou uma mulher que ficou c uma cara mt ruim pra gente, logo pensei (agora somos as incenciárias carnívoras...). Fizemos td errado lá pq no outro dia estávamos já indo com short e a parte de cima do biquini na estrada para a cachoeira e nos pararam pra dizer que n pode andar de biquini fora da cachoeira (puts, incendiárias, carnívoras e p......., nossa fama tava ruim). No segundo dia de banho o chuveiro parou de funcionar e as meninas resolveram que n iam pagar pra tomar banho frio, ia ser na cachoeira mesmo. Nossa, a água era mt fria, que aperto!!!! A fome ia apertando mais, pq n dava pra voltar pra onde estavamos pra cozinhar pq era longe de todos os outros lugares. Eis que descobrimos um buteco perto da entrada da cidade que vendia pao, refri, porçao de carne e outras coisas. Virou nosso ponto de encontro, mas chegou uma hora que acabou a comida de lá e ficamos com um pouco de fome mesmo.

Os nomes das crianças sao outro episodio a parte, lembro da Cristal e da Brisa, mas por aí já da pra ver. As cachoeiras sao maravilhosas mesmo, um paraíso intocado e que convida a ficar por lá durante mt tempo. Conhecemos tb 2 pousadas (ja que estavamos a trabalho). Uma delas ficava no alto da montanha e só se chega lá a pé ou de burro. Nao tem energia elétrica mas é td de extremo bom gosto e clima mt agradável, bom demais.

Na caminhada de 2 horas para a cachoeira do fundo o Gabriel de repente entrou no meio do mato, sem trilha mesmo, e saimos em um dos locais mais maravilhosos que ja estive, uma cachoeira mt escondida mesmo, mas que tava ate bem cheia de gente dali mesmo. Na cachoeira do fundo ficamos um tempinho lá, onde ele e seu amigo puderam ter um encontro mais próximo dos duendes, se é que vcs entendem.... ::lol4::

Outra coisa legal que fizemos lá foi participar da festa comunitária da primavera, coisa de louco mesmo, a comunidade toda se junta, cada familia leva uma comida e cantam, fazem uma oraçao e todo mundo se diverte, a criançada é linda e animada tb. A mae do Gabriel mandou um prato por nós e confesso que a comida era deliciosa e melhor do que pensei, já que sou extremamente carnívora. Na festa ainda dei o maior fora chamando um menino de menina, tb loirinho, de cabelos cacheados e compridos, igual uma menininha, a coisa mais linda do mundo.... ::putz::

Ah, e nao podia me esquecer do forró, que nós adoramos e fomos conferir de perto. O local ficava meio longe e era de noite. Arrumamos uma lanterna e fomos estrada a fora, com aquela terrinha vermelha sujando nosso pés e chegamos lá. Logo entramos pra ver se arrumávamos algué pra dançar e ainda encontramos um carinha lá da faculdade, mundo pequeno mesmo...Dançamos e logo vem a sede, será que tem algo pra comprar? Nao, tem bebida de graça lá fora....Oba, de graça!!!!Qual nao foi a minha supresa a bebida era chá de camomila e ainda tinha pipoca pra companhar, nunca esperei isso na vida, tomar chá de camomila no forró!!!!!Muito bom.

Nisso o amigo do gabriel já tinha ido embora e o outro carinha que tinha ido conosco estava numa barraca com o Ligeiro (esse surgiu do nada lá alguns dias depois, tb era da facul e figura tb). Teve uma noite tb que descobrimos que tinha um cara acampando perto da gente que era frances eu acho. Minha amiga se engraçou pra ele e foi lá pra barraca dele, voltando depois com umas marquinhas no pescoço.Rachamos de rir dela... E o trabalho??????????Que trabalho mesmo?.......

Sei que iamos embora sábado ou domingo mas na noite de quinta pra sexta choveu muito e molhou nossas coisas, tb jáestávamos todas sujinhas e as roupas nem se fala, um horror. Acordamos e decidimos ir embora. Descemos pra entrada do lugar pra esperar carona e nada!Ninguém passava mesmo. Daí passou um carioca numa ecosport e deu carona pra gente até uma pousada ali perto da comunidade da Pedra. Disse que ia embora sozinho, mas só no domingo. Ficamos entao na porta da pousada esperando a proxima carona. Estavamos as 4 meninas e um dos caras pq o Ligeiro ficou lá. Esperamos mt e nada!!!!Resolvemos ir andando pra ver se tinha alguém mais na frente. Andamos muito e passou uma Kombi que nos deu carona, eu fui espremida entre uns colchoes e o teto da mesma. Mas finalmente chegamos emm Aiuruoca. Agora só tinhamos que chegar até a BR pra ver se tinha onibus tb. Dessa vez foi mais fácil e logo pegamos uma caronas. Uma vez na BR, nada de onibus nem nada, até que resolvemos que depois daquilo tudo nao íamos pagar passagem, íamos de carona até JF. Putz, o carinha era meio fresco e n quiz saber, ia esperar o onibus. Nós tentamos carona um tempao e nada, até que chegou o onibus. Ele correu e foi embora e nós ficamos ali. Qdo o onibus foi emobra fiquei desesperada, putz, estamos f....., 4 meninas com esse monte de mala, que merda!Detalhe q a cada carona (até aqui já foram 3) as pessoas tinham q abrir o porta malas pq era mt mochila. Daí veio um rapaz que só ia até Carvalhos e disse que deixava a gente num posto de gasolina onde pode embarcar pro onibus de JF caso n conseguissemos carona. Chegamos no posto e aquele onibus q tinha passado ainda estava lá e adivinhem: nao fomos nele. Jás era de tardinha e tava escurecendo e nada de carona, já tava c um pouco de merdo pq se ficasse escuro já era e o outro onibus so passava depois das 10 da noite. Nisso, já sem esperanças, para um carro para nos acolher e adivinhem: o carioca da ecosport!!!!!!!!!!!!Ele resolveu ir embora e deu carona pra gente até JF!!!!Poxa, bom demais, sonzinho maneiro e tudo. Masssssssss, ficamos na BR na entrada de JF e teriamos que andar até pegar uma onibus urbano. A Carol ainda se estatela toda no chao com bolsa e tudo. Só qdo entramos no onibus urbano que nos demos conta da sujeira das roupas, que horror! Ainda teria que pegar outro onibus pra minha casa pq onde ficamos era longe pra dedéu.

Cheguei em casa mt feliz com minha aventura q queria que meus pais estivessem lá pra ver meu estado, mas estava todo mundo viajando e tive que me contentar em mostrar as roupas depois.

Foi a melhor viagem da minha vida e aquele é realmente um lugar incrível!!!

Depois disso desativaram o tal "camping" e ficamos imaginando pq será.....

 

20100502161316.JPG

 

20100502161416.JPG

20100502161508.JPG

20100502161558.JPG

20100502161714.JPG

20100502161818.jpg

20100502161948.JPG

20100502162040.JPG

20100502162121.JPG

20100502162219.JPG

20100502162322.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...