Ir para conteúdo

Aclimatação à altitude: nossa experiência viajando de carro com as crianças ao Peru e Bolívia (2015)


Posts Recomendados

  • Membros

Abaixo segue nosso relato de nossa viagem de 2015 em relação a altitude:

 

Estivemos viajando com as crianças em janeiro/2015 nas grandes altitude do Peru e Bolívia. Fizemos uma boa aclimatação e não tivemos nenhum inconveniente.

 

O segredo é depois dos 2500m ir aumentando 500 metros de altitude por dia. Assim seu organismo vai se acostumando. Aproveite as belezas do noroeste Argentino para se adaptar a altitude, aumentando 500m por dia, antes de entrar na Bolívia e Peru.

 

O planejamento desta viagem foi mais complexo que das outras. Tínhamos grandes desafios: criar um roteiro que permitisse uma boa aclimatação a altitude, descobrir toda a documentação necessária, contratar os seguros necessários para o carro e descobrir qual a melhor rota, evitando assim estradas ruins.

 

Em relação a altitude, nosso plano de aclimatação funcionou muito bem. Nossa maior preocupação era em relação as crianças. O Felipe está agora com 4 anos e a Isabela com 1 ano e 3 meses. Nosso plano de aclimatação ficou assim:

 

Dia 3: Maimará/ARG – altitude: 2390m

Dia 4: Humahuaca/ARG – altitude: 3012m

Dia 5: Villazón/BOL – altitude: 3407m

Dia 6: Potosí/BOL – altitude: 3967m

Dia 7: La Paz/BOL – altitude: 3640m

 

Desta forma fomos aumentando a altitude aos poucos. Funcionou muito bem. As crianças não apresentaram nenhum comportamento diferente que indicasse que estavam com dificuldades de aclimatação. Eu (Alexandre) e a Rosângela tivemos maior dificuldade em Humahuaca. A Rosângela apresentou um pouco de taquicardia, tonturas e dor de cabeça. Eu tive um pouco de dor de cabeça. Mas os sintomas não foram muito fortes e conseguimos superá-los sem maiores dificuldades. Já em Potosi, que era nossa maior preocupação, estávamos bem aclimatados.

 

Não chegamos nem a tomar o famoso chá de coca para ajudar no processo de aclimatação. A Rosângela tomou Paracetamol algumas vezes para amenizar as dores de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...