Ir para conteúdo

Barcelona-madrid-marraquexe-fes-lisboa-porto - couchsurfing +airbnb - duas cariocas em 2015


Posts Recomendados

  • Membros

Compramos a passagem Rio Barcelona/Porto Rio pela Lufthansa. No final do relato coloquei algumas dicas gerais.

 

DIA 1: Barcelona

Chegamos em Barcelona as 19h no terminal 1, depois de uma conexão em Frankfurt super rápida. No terminal 1 tem uma informação ao turista, onde você pode pegar um mapa de graça.

Pegamos o ônibus do próprio aeroporto que para o terminal T2B e lá compramos o bilhete do metrô mais trem no guichê. Aliás um dos únicos locais que há um atendente, além das máquinas para comprar. Optamos pelo bilhete T10, 10 euros, que dá direito a 10 viagens e no intervalo de 1:15h o segundo transporte é grátis e duas ou mais pessoas podem usar.

Pegamos o trem e tivemos que pegar a linha 3 do metrô com conexão na estação Passeig de Gracia para chegar ao apartamento do airbnb. Como o metrô é antigo não há escada rolante ou elevador. Difícil carregar a bagagem... momento perrengue!

Ficamos no bairro Barceloneta. Para jantar por lá gasta-se de 8 a 12 euros o prato individual. Então nos restou o burguer king a 4 euros a promoção infantil divertidamente. Montei o meu com hambúrguer pequeno de frango, batata frita, sorvete de morango e uma bebida horrível de laranja (não pode escolher refrigerante).

Gastos em euros:

Transporte T10=5 /cada (total 10 euros)

Água = 1,20

Comida burguer king = 4

 

DIA 2: Barcelona

Pegamos o metrô e descemos perto de La Rambla. Pernas pra que te quero visitamos a casa Batló por fora, entrando em uma papelaria que existe nos fundos da casa. Tem que subir ao segundo andar e sair pelo jardim. O ingresso para entrar era bem caro. Daí fomos a La rambla a rua bem famosa cheia de barraquinhas, visitamos La Pedrera por fora, para entrar era 23 euros e entramos na catedral no final da tarde a partir de 17h, que é de graça.

Fizemos um lanche em um restaurante árabe com refrigerante a 4 euros.

Daí fomos ao supermercado comprar um saco de croissant a 1 euro, um cream cheese, comida congelada para jantar e refrigerante, para jantar e tomar café no dia seguinte. A conta no mercado %Dia, que soubemos ser um mercado econômico, deu 5 euros ou seja 2,50 euros para cada.

A noite decidimos ir ver a fonte mágica. A maior furada, só funciona de abril a outubro 5ª a domingo de 21h as 23h com show de luzes (que minha irmã disse que é bem sem graça) a cada meia hora. Nós não vimos nada e ainda perdemos um show de flamenco que tava rolando de graça.

Imperdível deste dia foi a casa Batló

 

Gastos em euro:

Supermercado = 2,50/cada (5 no total)

Almoço + refri =4,40

 

DIA 3: Barcelona

Começamos o dia visitando o Palácio Monjuic. Descobrimos depois que a melhor opção é ir e voltar de ônibus, pegando na Plaza de Espanha. Como turistas acabamos subindo de teleférico 7,80 euros. O teleférico tem conexão com estação do metrô. Lá pagamos 5 euros para entrar e descemos para Plaza de Espanha de ônibus, pagando com o T10. A vista da cidade do Palácio é linda.

Seguimos para a sagrada família e não entramos porque para variar custava 20 euros e tinha uma fila enormeeeee.

 

Almoço no burguer king desta vez uma promoção a 5,80 euros divertiking com burguer king e refrigerante.

De lá fomos ao parque Güell de ônibus. Pegue a La rambla a partir da sagrada família e entre na quarta rua a direita. Ônibus 92 no sentido dos carros que cruzam La rambla. Vc vai descer em frente ao parque güell. O parque é gratuito, porém tem uma parte restrita com ingresso a 7 euros pela internet e 8 euros na hora. É absolutamente lindo. Reserve um bom tempo para passar lá. Para voltar pegamos o ônibus 24, descemos na Passeig de Gracia e 3 estações depois estamos em Barceloneta.

Descansamos um pouco e voltamos de metrô a casa batló para assistir a um show de projeção na fachada. O evento gratuito reuniu muita gente na rua. Lindoooo.

 

Por questão de honra não podia deixar Barcelona sem comer tapas e beber sangria. Afinal comida também é cultura. Fomos ao Taller de Tapas. Rua Catalunya 49-51. Pedi asinha de frango com limão siciliano e taça de sangria. Que ninguém venha me dizer que não combina! Divino! Paguei 10,15 euros. A Ju comeu batata brava com bastante pimenta e sprite a 7 euros.

A volta para casa foi meio conturbada porque tinha muita gente no metrô. Daí a polícia fechou o metrô. Esperamos muito por um ônibus.

Imperdível deste dia: o parque Guel.

Gastos em euro:

Palácio monjuic +teleférico = 12,80

Almoço =4,80 no burguer king

Jantar = tapas + sangria =10,15

 

DIA 4 – Barcelona/Madrid

Compramos mais um T10 e fomos ver o monumento colon , o parc Cuitadella que é lindo e de graça.. Como era feriado estava rolando uma feira de comidinhas truckfood, mas caro para os latinos. Passamos também pelo arco do triunfo. Daí voltamos ao apartamento, fizemos um miojo básico que custou 0,95 euros, segue metrô +trem com bagagem e pegamos o avião para Madrid.

 

Em Madrid pegamos o trem no aeroporto a 5,20 euros/cada e descemos em Delicia. Atenção o aeroporto de Madrid é gigantesco, então reserve um tempo para se deslocar dentro dele, levamos uns 15 minutos andando até o portão de embarque.

Fomos muito bem recebidas pelo couchsurfing. O rapaz foi super atencioso conosco, fez contato pelo zap para saber se tava tudo bem. Quando chegamos nos ofereceu pizza, café,mostrou a casa toda, mesmo tarde da noite. Ele acabou se oferecendo para ficar com as nossas coisas até retornarmos de marrocos, pois iríamos à Marraquexe no dia seguinte com mochila pequena (bagagem de mão). A passagem com mala de porão é muito mais cara. A mala custa mais que você para a companhia aérea.

Imperdível deste dia: Parque Ciutadella

Gastos em euro:

Bilhete T10 metrô = 5 /cada (total 10)

Metrô em Madrid =5,20

 

DIA 5 – Madrid/Marraquexe

Primeiro café da manhã descente em uma padaria perto de onde estávamos hospedadas 1,60 euros café com leite e crossaint. A atendente da padaria perguntou de onde éramos e quando soube chamou o colega português para nos atender. Foi ótimo porque ele recomendou que a gente fosse ao parque retiro e Palácio Cibelle.

No Palácio Cibelle pegamos um mapa grátis de Madrid.

 

Almoço onde? Burguer king 6,80 euros um hambúrguer de frango com batata e refrigerante. A Ju gastou 5,80 e comeu dois de carne.

De volta ao aeroporto embarcamos para Marrocos. A revista é bem detalhada. Eles adoram retirar frascos com mais de 100ml. O detalhe é que a Ju raspou o numero 2 do meu frasco de 250 ml e eles olharam e disseram que eu podia embarcar. Muitas árabes tirando as joias...uma fila bem grande, já que só existem duas esteiras.

No portão de embarque uma mulher vendia passagem de uma empresa de ônibus alsa que faz o trecho aeroporto de Marraquexe até a praça jamaãl ne fta, que é a praça na Medina. Ela nos disse que da praça caminharíamos 5 minutos a pé para o hotel, que o bilhete dava desconto no city tour e que o ultimo ônibus era 23:20h. Comparamos a passagem por 3 euros/cada. Outros mochileiros na fila também compraram.

O voo foi rápido porém quando o avião vai pousar, toca uma musica instrumental tipo Ayrton Senna do brasillll e todos aplaudem quando o avião toca o solo.

Chegando ao aeroporto de marraquexe mais fila para passar pela imigração. Na imigração vc entrega o papel minúsculo que preencheu no avião. Ninguém pergunta nada. Quiosque para compras, só vi um inacreditável cheio de cigarros, todas as marcas.

Como sempre fui até a informação turística e perguntei onde poderia pegar o ônibus, em inglês, porque eles não falavam espanhol. Com muita dificuldade a atendente fez cara de que não sabia nada sobre ônibus. Como eu insisti ela me disse que o último ônibus foi 23h e me não havia outro meio para me locomover além do taxi. Eu perguntei onde era o ponto e com desleixo ela disse que à esquerda.

Quando sai do aeroporto, vi a placa do ônibus, fui até lá e o ultimo horário da placa era mesmo 23h. Daí vi os mochileiros sentados esperando. Resolvemos esperar também, afinal faltavam dez minutos para 23:20h. Se não passasse pegaríamos um taxi a 7 euros ate a Medina, mas você deve deixar claro que não é por pessoa e sim o total. Na verdade estava com receio de pegar taxi. O ônibus surgiu pontualmente 23:20h, pegamos um mapa e um panfleto do city tour. O motorista super atencioso nos respondeu em inglês que nos deixaria na praça.

Descemos na praça e eu senti medo..olha que sou corajosa, mas olhei em volta e vi um mar de homens e uma praça enorme pouco iluminada. As poucas mulheres estavam cobertas, com lenços e acompanhadas de homens. O casal também parecia não saber o que fazer para achar o hotel.

Vi então um homem com três mulheres e resolvi perguntar se ele conhecia nosso hotel. A Ju mostrou a reserva do booking e ele foi perguntar a um vendedor. Voltou com um rapaz, que em inglês disse que nosso hotel era perto e que nos levaria lá e indicou um ponto de taxi para o casal pegar. O homem me fez um sinal que estava tudo bem em acompanhar o rapaz. Resolvemos confiar.

Entramos em ruas estreitas, sujas e com moradores de rua, a luz era fraca e em alguns trechos a rua era coberta, como se fosse um túnel. Fui conversando com o rapaz e acho que ele notou o medo e resolveu me dizer que era seguro andar ali. Ele virou numa rua escura, pensei que estávamos fritas, quando vi uma lâmpada na parede e ele apontou o nome do nosso Riad. Que alívio...eu agradeci, ele perguntou se queríamos voltar a praça para comer e foi embora. Eu tava tão tensa que esqueci de oferecer um trocado.

Pagamos o Riad deus Espices em euros (31 EUROS DUAS NOITES/PESSOA EM QUARTO DUPLO), compramos uma garrafa de água por 10 Dh ou 1 euro e dormimos. Foi o melhor hotel da viagem. Tinha até frigobar.

Imperdível deste dia: Parque Retiro

Gastos em euro:

Café da manhã = 1,60

Almoço burguer king = 6,80

Onibus aeroporto Medina = 3

Água = 1

Hotel marraquexe = 30

 

DIA 6 - Marraquexe

Pela manhã o administrador do hotel nos indicou o caminho para a praça e nos ofereceu um passeio ao deserto de três dias por 900Dh. Neste hotel tomei o melhor café da minha vida. O administrador me explicou que sua esposa coloca especiarias no café. Eu perguntei onde vendia as especiarias, se já vinha misturado e ele me disse que na loja de especiarias da praça eu só teria que pedir a mistura para café e eles iriam moer e misturar na hora. Assim eu fiz e trouxe pra minha casa essa mistura com mais de seis especiarias. Entre as especiarias que eu lembro o nome está: cardamono, gengibre, pimenta, anis, lembro que tinha uma coisa parecida com uma casca cor de laranja.

 

DICA: o RITUAL DE COMPRA

Só pergunte preço do que vc realmente quer comprar, porque a partir desse momento inicia-se um ritual de compra e se vc não quiser brincar o vendedor fica chateado, irritado. O ritual de compra na Medina em marraquexe vale para tudo, menos comida que de fato tem preço fixo. Tinhamos lido a respeito com dica de comprar pela metade do preço inicial, mas na prática funcionou assim comigo: Qual o preço disso? 900 Dh ele responde, vc balança a cabeça e finge se desinteressar, aí ele pergunta: quanto vc quer pagar, pode dizer 300Dh (um terço). Aí ele fala 400Dh e vc fala algo acima de 300, ai ele fala 380DH e vc fala alguma coisa acima do ultimo lance. Normalmente quando vc fala 1/3 no inicio, vc tem que se preparar para subir dois lances, pode ser 310, 330...320, 350...Bom se vc não conseguir comprar pelo ultimo lance, vc vai embora e deixa o cara falando enquanto se afasta da loja. Ai ele finge comentar com outro vendedor que é um absurdo vc oferecer tão pouco, eu imagino que seja isso pq é em árabe e sem que o outro vendedor diga nada, ele te chama para voltar e te vende pelo preço que vc deu por ultimo.

O problema desse ritual de compra é que toda compra demora. Acho que ter cliente na loja, atrai mais cliente, daí eles não terem pressa. Aproveitei esse ritual de compra para tentar aprender a falar palavras em árabe.

 

 

Na praça Ju tirou foto com os encantadores de naja e teve que pagar 2 euros pela foto. Tomamos um suco de laranja feito em uma das barracas a 4Dh. Daí um rapaz nos ofereceu em espanhol fluente o mesmo passeio ao deserto. Entramos na loja e ele começou a oferecer a 1200, baixou 1000, 900, 800 e eu dizendo que tava caro. Daí levantamos, agradecemos e quando estávamos na porta ele nos chamou e perguntou quanto eu queria pagar e eu disse 600, daí ele falou 700Dh e eu disse não. Ele nos indicou uma casa de cambio e a gente acabou indo em outra casa de cambio e depois na que ele indicou. A que ele indicou era a melhor 1euro=10,71 Dh. Rodamos a praça e como não achamos outra agencia. Retornamos e demos um sinal de 300Dh.

Com o recibo na mão pegamos na própria praça o city tour a 145Dh no esquema sobe e desce a vontade e dois trajetos. Almoçamos na parada 1 que é comum aos dois trajetos por 62 Dh/pessoa refrigerante e um cuscuz de frango com legumes, cebola caramelada e passas. Não consegui comer tudo. Na hora de pagar notamos que a mão que pega o dinheiro é a mesma que corta o pão. No Marrocos dinheiro não é considerado sujo. A noite andamos pelos souks com varias lojas uma ao lado da outra. Os comerciantes, todos homens te saúdam na língua que ele acha que vc fala.

Aproveite o passeio na Medina para observar o trabalho dos artesãos com madeira e latão que trabalham enquanto não tem cliente comprando.

O jantar foi em um restaurante meio lanchonete na praça, paguei, 45,50 Dh com refrigerante e tomei picolé a 3Dh. O chato é que tem sempre gente fumando enquanto vc come.

Imperdível: Praça Jamaã n’Efta

Gastos em dirrans:

Suco de laranja =4

City tour = 145

Almoço + refri =62

City tour = 145

Sorvete =3

Jantar = 45

 

Dia 7: PASSEIO AO DESERTO MERZOUGA

Acordamos bem cedo e eu pedi o iogurte do café da manhã ao administrador. Compramos água na praça e entramos em uma van com uns 12 gringos. Ninguém falava espanhol e para nossa sorte dois falavam árabe e puderam se comunicar com o motorista. Assim fiquei sabendo que nas paradas teríamos um guia que fala espanhol.

Todos no Marrocos falam francês, mas português não encontrei ninguém. Alguns falavam espanhol e muitos inglês. O povo tem extrema facilidade para aprender línguas.

No passeio paramos em Ben Ait Haddou e o guia nos cobrou 25Dh para entrar, mas não tem ingresso nem catraca e ele recolhe ao final do passeio e diz que é para a comunidade que vive ali, o que achei estranho. Neste lugar foram filmados vários filmes, pq a arquitetura é super antiga e tão bem conservada que parece um cenário de filme épico. Lá tem muitas vendas nas casas, mas é tão lindo, tão lindo que não dá tempo de pensar em outra coisa, além de admirar. Um artista mostra como se faz a pintura berebere que só tem três cores. Não vou contar para não estragar a admiração.

A viagem neste primeiro dia te coloca em contato com paisagens lindas, próprias da geologia desta região. Fizemos outras paradas, inclusive para comprar água 5Dh, almoço a 65Dh.

Imperdível : Ben ait hadou

Se você não fizer o passeio a Merzouga, eu te aconselho a ir a Ben Ait Haddou. Não fica muito distante de marraquexe.

No inicio da noite paramos no hotel, que é bem simples. A diária está incluída no pacote. O jantar é tagine. Colocam a sopeira no meio da mesa redonda e cada um se serve. Talvez por isso, eu tenha encontrado relatos de que é pouca comida. Mas no meu caso eu cheguei meio atrasada e comi pouco. Daí um dos árabes que estava conosco fazendo o passeio, pediu mais tagine e o garçom trouxe. Sobremesa frutas.

Gastos em dirrans:

Excursão =700

Entrada bem ait hadou = 25

Água =5

Almoço =65

Café da manha =30

Água +banheiro =7

 

DIA 8: PASSEIO AO DESERTO MERZOUGA

O café da manhã começa as 8:00h e é bem rápido e bem servido. Entramos na van e no trajeto até o deserto, fizemos varias paradas. Fomos a uma casa bereberé para ver a fabricação de tapetes, onde as cores e os tipos de fios forma mostrados, antes da mostra de tapetes para venda. Lá tomamos o wisky bereberé, chá de hortelã.

Paramos para almoçar e eu gastei 80Dh comida cara e um atendimento muito ruim.

Chegamos a um hotel que é a ultima edificação antes do deserto. Bom ir ao banheiro. Depois os turistas escolhem camelo ou 4x4, pois não há camelos para todos. Ju foi de camelo e eu agradeci ir de 4X4. Subir e descer as dunas em velocidade é bacana. Chegando ao acampamento minutos depois, vc pode caso tenha fôlego, subir a duna para apreciar a paisagem de deserto sem fim. A galera do camelo chega bem depois.

Não há banheiro no acampamento, mas tem placa de luz solar e um poço para água. As camas são sujas de areia. Eu tinha levado uma kanga. Estava nublado e com chuva fina. Muito frio. A noite não tinha estrelas. Serviram o jantar e tiveram cuidado de agrupar as pessoas d e acordo com a língua mãe. Quando chegamos, duas cadeiras estavam reservadas na mesa com uma italiana e uma família de granada. O jantar era... adivinhe: ....tagine de frango. O acampamento de várias tendas e reúne turistas de varias agencias.

Depois do jantar começaram a tocar os instrumentos e os gringos dançando. De repente eu escuto um dos músicos gritar “porra, caralhuuuu”, rimos muito. Depois a galera foi dormir e um grupo ficou escutando musica no celular. Musica brasileira inclusive.

Gastos em dirrans:

Água + biscoito =7

Almoço+refri=80

 

DIA 9: Passeio ao Merzouga/ MARRAQUEXE

Acordamos bem cedo, ainda noite e vimos o nascer do sol. Quem foi de camelo pode voltar de carro e quem foi de carro volta de camelo. Quando fui pegar meu camelo, dei sorte não havia. Pois uma caravana partiu com um camelo desocupado. Fui de 4x4 e quando o carro passou pelo tal camelo, o motorista parou o carro e me instalou no camelo. Assim tirei fotos e fiquei tempo suficiente no bichano para não sentir dor, mas para molhar minhas calças. O assento do camelo tava molhado. Fica todo mundo com uma mancha molhada e suja na roupa. A calça era preta, sorte minha.

Paramos na garganta de dades que é super bonita. Alguns árabes moram nas grutas. É muito frio.

A van para em um lugar para os turistas que quiserem seguir para Fes tomarem um taxi. Só dois desceram.

Paramos em uma cooperativa de mulheres que fabricam óleo de argan e demais produtos feitos dele e de outras plantas. Achei caro, mas o bacana é que não há ritual de compra. Tomei um café 5Dh, fui ao banheiro 2,50Dh. Ao final da viagem demos 10Dh/cada para o motorista.

Já perto de marraquexe trocamos de van até um dos portões da Medina. Como mudamos de hotel, pois o anterior estava lotado, o motorista nos ofereceu carona e nos deixou quase na frente do nosso Riad. Agradecemos com 7Dh/cada.

Tivemos que trocar de hotel porque não havia vaga no anterior. Cada uma pagou 100Dh. Reservamos pelo booking. O administrador falava espanhol perfeitamente e disse que poderíamos usar a cozinha, pois não tinha café da manhã.

Para concluir, o passeio ao merzouga é meio show de mulata, coisa para gringo ver claro! Vc sente só o gostinho do deserto, aprecia as tonalidades das dunas, as sombras de uma sobre a outra e em noite de estrelas, deve ser lindo.

Jantamos na praça naquelas barracas. Não recomendo porque você escolhe o prato e eles te perguntam se você quer salada ou legumes. Daí eles trazem a sua escolha, em um pires e te cobram a parte. Eu achei que tava incluído. Também oferecem pão. Além disso, a higiene deixa a desejar.

Imperdível : observar a paisagem durante a viagem

Gastos em dirrans:

Café =10

Banheiro = 2,50

Van=7

Gorgeta =10

Jantar =65

 

DIA 10 – MARRAQUEXE/FES

Dia de comprar lembrancinhas. Antes tomamos café na padaria, onde eu paguei a mais e eles me devolveram. Fomos atendidas por uma mulher, coisa rara na viagem. Café da manhã 4,75Dh, dois croassaints, iogurte e café.

Eu comprei nos souks especiarias para colocar no café e óleo de argan. Comprei também um porta papel higiênico e uma mão de Maria para colocar na minha porta 250Dh.

 

Momento Perrengue -Na praça a Ju tentou trocar um boneca de madeira que havia comprado com um bereberé (de pele linda bem negra). Eles não tem loja, vendem no chão. Eles queriam que ela deixasse a defeituosa e pagasse o mesmo preço por outra. Resolvemos chamar a policia, que só falava Frances. Consegui entender que nos mandaram a Delegacia de turistas. Saimos determinadas a ir na delegacia, mas não iríamos porque tínhamos que pegar o trem. Daí um berebere me chamou e demos 20Dh a mais para trocar por uma boneca maior. A praça parou para assistir tudo. Pra quem chegou cheia de medo, eu tava bem segura...kkkk.

Pegamos um taxi para a estação de trem. O motorista havia aceitado nos levar por 30Dh, mas quando chegamos disse que era 40Dh e se fez de ofendido. Tenho certeza que foi má fé, porque quando negociamos eu lembro de ter mostrado três dedinhos em minhas mãos, antes de entrar no taxi. Então o taxi deu 20Dh/cada.

O trem marraquexe-fes custou 195Dh na segunda classe. Almoçamos no Mcdonalds da estação 48Dh. Chegamos em fes a noite. O taxi da estação de trem até o hotel tinha taxímetro, dividimos um taxi com uma moça árabe 13Dh.

O taxi nos deixou na porta azul e lá veio um rapaz se oferecendo para nos guiar, dizendo que era perigoso. Descoladas de marraquexe e com o GPS da Ju a postos, chegamos no Riad. Estavam comemorando um casamento e nos convidaram para conhecer a casa e a família próximo do Riad. A sala da casa era enorme sem mesa de centro, mas rodeada de sofás. As roupas das mulheres eram lindas, combinando lenço com vestido.

Jantamos bem perto do Riad a 50Dh e compramos uma água 5Dh. Conhecemos um jovem de apelido Bouchat (se lê buchá) que faava espanhol muito bem e se ofereceu para ser nosso guia.

Imperdível: compras nos souks

Gastos em dirrans:

Café da manhã = 4,75

Trem para fes =195

Refrigerante =7

Macdonald =48

Taxi Medina estação ferroviária = 20/cada (total 40)

Taxi aeroporto porta azul = 6,50/cada (13 total)

Jantar fes =50

Água fes =5

 

DIA 11 – FES

Depois do café da manhã, seguimos para encontrar o guia, mas no caminho...comprinhas: imãs. Daí um homem falando espanhol nos convidou para conhecer um curtume próximo. Explicamos que já tínhamos guia, mas ele insistiu mostrando foto com turistas e fotos das filhas dele. A gente resolveu aceitar. Só que o curtume não era perto, era bem longe e isso foi me chateando, embora não tivéssemos marcado horário com o guia.

No curtume eles te dão um raminho de hortelã para cheirar, porque é um cheiro bem ruim. Os operários não usam equipamentos de proteção individual. Só vi um com as pernas dentro de calças impermeáveis e o administrador me disse que o corante era tóxico naquela cava. No curtume tinha artigos de couro para vender, era aí que o guia ganhava.Acabei comprando uma bolsa por 550Dh.

Com muita dificuldade conseguimos dispensar o homem. Daí fomos até o restaurante da noite anterior o Dijud, que fica colado na BAB Boujloud (porta azul) e pedimos para falar com o Bouchta, acertamos o preço de 100Dh por 4 horas, saindo 50Dh/cada.

 

Foi muito bom porque fomos ao jardim do rei, vimos o palácio por fora, subimos um monte e avistamos a cidade inteira e depois na Medina fomos conhecer fabrica de tapetes, perfumes e remédios, pão, roupa feminina e masculina, cerâmica...essa imperdível. Para ir na fabrica de cerâmica tivemos que pegar um taxi a 30Dh. Gastei 100 Dh na herbarreria.

No final da tarde, ele nos convidou para conhecer a sua casa, onde nos serviu um chá de menta com biscoitinhos. Nos batizou com nomes arábes: Eu era Fátima e Ju Radija.

Pedimos ajuda a Bouchta para comprar passagens para chefchouen. Na rodoviária não havia mais ônibus de ida pela principal companhia CTM. Compramos a volta por 75 Dh e no guichê ao lado, só falavam árabe, nosso guia nos disse que pela manhã bem cedo poderíamos comprar na hora. Todos haviam nos avisado para ir de ônibus CTM, mas...

Fomos a um restaurante que tinha vista para a porta azul. Foi bem bonito ver o inicio da noite dali. Comemos a 46 Dh/cada. O guia foi tão bacana com a gente que resolvemos pagar 60Dh/cada.

Eu estava com desejo de comer uva e conseguimos comprar 2,50Dh. Comida não tem ritual de compra...marravilha! Tava docinha! Aproveitamos para imprimir a passagem fes-madrid na lan house 3,50Dh/30 mim e 1Dh cada impressão.

Imperdível : nosso guia

Gastos em dirrans:

Refrigerante =5

Guia =60/cada (100 total demos 20 a mais)

Água =2

Taxi para fabrica de cerâmica = 15/cada (30 total)

Para encontrar bouchta : perguntar no restaurante Dijud perto do bab Boujloud. Facebook de omar khalid: https://www.facebook.com/youness.khalid.3?pnref=friends.search

 

Dia 12 – fes/chefchauoen/fes

Saímos as 5:00h da matina para pegar o ônibus para chefchaouen. Apesar de escuro, ouvíamos as mesquitas com orações no alto falante..era hora sagrada, acho que isso deveria afastar nossa insegurança.

Passamos por um descampado e escutei alguém me chamar, era Bouchta, ele estava preocupado conosco e resolveu nos acompanhar até o ônibus. Não aceitou nenhuma gratificação por isso.

O ônibus custou 50 Dh e bouchta falou alguma coisa e o trocador nos indicou nossos assentos. Atrás do motorista ao lado do trocador. Nos sentimos bem seguras. Faz frio pela manhã e por esta razão ninguém abre as janelas. O Ônibus vai pegando passageiro no caminho, alguns homens descem para urinar na rua, distante do ônibus. Não tem banheiro no buzu, nem ar, mas não precisa. Ninguém fumou.

O ônibus parou na estrada e o trocador nos chamou e nos colocou em um taxi lotado. O taxi nos deixou no centro de chefchaouen. Lá meio perdidas, entramos em um hotel para pedir informação sobre as atrações turísticas. O administrador foi tão gentil que nos levou até uma placa informativa com mapa da Medina e nos indicou um guichê de informação.

No guichê eu vi um árabe lindo, nem sei dizer o que ele disse em portunhol, mas lembro que compramos um mapa da Medina por 2 euros e que ele recomendou que fossemos até a cachoeira para apreciar a paisagem. Como a Ju escutou mais que eu, entramos na Medina...tudo azul e flores...lindo, tem uma parte muito antiga de 1300 e outra...antes de Cristo..uauuu. paramos em café chique 16Dh, o suco de limão siciliano estava divino. Momento glamour para mochileiras.

A cor azul foi implantada porque era uma cidade de peregrinação religiosa e hoje vive do turismo.

A cachoeira é feinha, mas subindo um pouquinho depois da ponte, a vista é linda. Muitas fotos e comprinhas..rs..Ju comprou CD de musica, eu comprei manta de sofá, imãs, postais. O almoço foi bom, cercada de gatinhos, 50Dh/cada. Não ficamos animada para subir a montanha até o topo, porque tava sol e a cidade era linda.

Pegamos um taxi até a rodoviária 7,50Dh/cada e voltamos de CTM. Jantamos em Fes 50Dh.

Imperdível: Chefchaouen

Gastos em dirrans:

Passagem fes-chefchaouen=50

Passagem chefchaouen-fes =75

Café da manhã em chefchaouen = 16

Sorvete = 6

Almoço =50

Água =7

Taxi da medina para rodoviária de chefchauen =5/cada(10 total)

Taxi rodoviária fes – bab boujloud = 7,50/ cada (15 total)

Jantar fes =50

 

DIA 13 – FES/MADRID

Manhã de compras em fes. Depois pegamos uma van para o aeroporto que foi bem cara 90Dh/cada. O taxi sairia mais caro segundo nos disseram. De fato achei o aeroporto bem longe. A água no aeroporto era 12Dh!!!! Na rua comprei a 2Dh.

Eu gastei bastante no Marrocos em comprinhas.

Chegamos no aeroporto e pegamos trem até La latina onde era nosso airbnb 9,10 euros o ticket T10 com 10 viagens (total de 18,20 euros) . Não pode esquecer que no aeroporto paga-se 3 euros de taxa.

Jantamos no 100 montaditos uma rede que tem em toda Madrid com lanchinhos bem em conta 4 euros com refrigerante. Depois comi um pedacinho de pão doce recheado em uma padaria perto do apartamento.

Voltei para casa passando mal, dormi direto. Com tanto lugar no Marrocos para ter um piriri, fui ter em Madrid!

Gastos em dirrans:

Taxi aeroporto =90/cada (180 total)

Água =12

Gastos em euro:

Transporte em Madrid 9,10/cada (18,20 total)

Jantar =4

 

DIA 14 – Madrid/Toledo/Madrid

Pela manhã, comi uma banana e pegamos o metrô até a Plaza elíptica. Lá o ônibus é de 30 em 30 minutos . 10,84 euros ida e volta de Toledo.

Em Toledo pegamos o ônibus n° 5 na saída da rodoviária, custa 1,40 euros e descemos na Zodocone. Nesta praça tem um trenzinho com tradução em português 5,50 euros/pessoa para fazer o city tour, mas barato que o ônibus. O trenzinho para no mirante para tirar fotos.

Não almocei, comi água e pão a 1 euro. Comprei dois imãs 5,50 euros. Voltamos antes porque estava frio e com uma chuva fina incansável. Jantei a 6,80 euros.

Gastos em euro:

Passagem Toledo=10,84

Ônibus Toledo=1,40

Trenzinho =5,50

Ônibus Toledo =1,40

Jantar =6,8

 

DIA 15 – Madrid/Lisboa

Eu já tinha visitado Museu do Prado quando estive em Madrid. Comi duas maças de café da manhã 0,65 euros. Estava me sentindo muito fraquinha ainda. Decidimos ir a praça do sol. Lá vimos a guarda montada. Visitamos o El corte inglês, o shopping com banheiros gratos e limpos..kkkk.

A Ju almoçou no KFC 4 euros. De volta ao metrô, muitas escadas para ir ao aeroporto. Pagamos a taxa de 3 euros no aeroporto.

Chegamos em Lisboa e pegamos o metrô no aeroporto a 1,90 euros. Lá um amigo do nosso couch querido foi nos buscar de carro na estação, para não subirmos a ladeira com as malas. Daí nos levou para a cidade alta, onde comemos de verdade...eu uma sopa 8,15 euros, porque ainda tava mal e Ju bacalhao na mesma faixa de preço.

Imperdível: Praça do sol.

Gastos em euro:

Maças =0,65

Almoço =4

Taxa aeroporto=3

Metro Lisboa =1,9

Jantar Lisboa =8,15

 

DIA 16 – LISBOA

Resolvi ir na farmácia atrás de um remédio, porque estar em Portugal sem poder comer era um suplício. A senhorinha que me atendeu foi super atenciosa e eu gastei 17 euros, mas fiquei boa n mesmo dia. Meu café da manhã foi banana e maça.

Como estava fraca, a Ju sugeriu um city tour, 19 euros/cada. Foi ótimo. Almoçamos no mercado da ribeira quase 17h, foi meio jantar 7,70 euros pouquinha comida mas gostosa.

 

Gastos em euro:

City tour=19

Almoço =7,70

 

DIA 17 – LISBOA/SINTRA/LISBOA

Pela manhã pegamos o trem em Rossio 2,15 euros. Tem que lembrar que o cartão de papel você deve guardar porque ele custa 0,50 euros e é recarregável. Pegamos o trem e 40 minutos depois chegamos a Sintra, que é apaixonante. Tempinho fresco, muito verde, lembrando um pouco a parte histórica de Petrópolis.

. A primeira parada foi a queijada da sapa, famosa por ser a predileta do rei que chamava a senhora por este apelido. De fato olhando a foto, o rei tinha razão. Depois lanchinho na periquita, outra famosa apelidada pelo rei.

Seguimos caminhando para o castelo da Regaleira 6 euros, mas vale a pena, porque é lindoooo. Passeamos a manhã inteira no parque ao redor do castelo.

Almoçamos a 6,50 euros, prato bem servido de bacalhao com vinho da casa.

Retornamos a Lisboa felizes.Pegando metrô a 2,15 euros.

Gastos em euro:

Trem =2,15+0,5=2,65

Castelo regaleira=6

Almoço=6,5

Metro=2,15

 

DIA 18 – Lisboa/Coimbra

Pegamos o trem para Coimbra. Na estação tomamos um café da manhã. Em Coimbra ficamos bem perto da estação de trem que é linda.

Pagamos o hotel em dinheiro 11,25 euros/cada. Quarto duplo com ar e banheiro. Chuveiro quente que molha o banheiro todo, mas as camas eram confortáveis. Perrengue subir três lances de escada com malas.

Almoçamos muito bem perto do hotel com entrada, almoço, vinho da casa por 6 euros. Compramos um bilhete de ônibus 4 euros/cada. Subimos o elevador perto do mercado popular, para visitarmos a universidade que é muito bonita. A vista da cidade de lá é igualmente bela. Depois fomos comer pastel de nata a 0,60 euros.

Eu fui então conhecer o tumulo de santa Isabel que fica na igreja santa clara nova. A entrada custou 2 euros. Fiquei bem emocionada com o clima do mosteiro.

O plano era sair a noite, mas as mocinhas acabaram dormindo muitooooo.

Imperdível: universidade

Gastos em euro:

Hotel=11,25/cada

Almoço =6

Ônibus=4

Pastel de nata=0,60

Entrada santa clara nova=2

 

DIA 19 – COIMBRA/PORTO

Tomamos café em uma padaria 2,70 euros caputino com pão doce. Pegamos um trem para Porto 8,65 euros. Lá conhecemos uma república de estudantes brasileiros que nos hospedaram pelo couch. Taxi da estação de trem até o apartamento 3 euros.

Almoçamos a 4,25 euros. Andamos pelo centro de Porto e no final da tarde fomos ao rio, onde a Ju fez um passeio. Eu fiquei observando os artistas de rua e os turistas. Depois do passeio encontramos uma amiga da Ju e jantamos maravilhosamente por 11,50 euros, incluindo o vinho da casa.

 

Imperdível : Passear na beira rio no final da tarde

Gastos em euros:

Café da manhã=2,70

Trem para porto=8,65

Almoço=4,25

Jantar=11,50

DIA 20 – Porto

Tentamos alugar um carro, mas de última hora tudo muito caro na faixa de 120 euros. Melhor alugar com antecedência pela internet e observar as taxas. Um carro fora do verão por 7 dias custa 230 euros.

 

No aeroporto tivemos tempo para ir na alfândega. Lá um funcionário simpático nos explicou que em certas lojas a compra acima de 61 euros pode ser identificada com passaporte e nome do comprador e no aeroporto o turista que vai deixar a união europeia pode receber o imposto IVA em dinheiro. Não vale soma de notas. O serviço funciona 24 horas em todos os países da união europeia.

Na agência de turismo obtivemos informação sobre acesso ao aeroporto durante a madrugada, já que nosso voo era 5h.

Almoçamos com calma a 4,50 euros e decidimos ir de ônibus visitar a cidade do avó da Ju.

A noite jantamos 9,50 euros e decidimos ir para o aeroporto no ônibus das 2h da manhã, o 3M que pegamos na Av. dos Aliados. Era sábado e o ponto estava cheio, super seguro.

Gastos em euro:

Almoço =4,5

Jantar=9,5

 

Dia 21- Frankfurt

Nosso voo fez escala de 12 horas em Frankfurt. Pegamos o metrô com o ticket de grupo para 1 dia 15,80 euros (7,90/cada). O bilhete simples era 4,55 euros. Tomamos café da manhã caputino +croassaint por 3 euros

Seria maravilhoso se não fosse domingo com lojas fechadas. Achamos o city tour sem graça e decidimos ir na agencia de informação ao turista. O atendente era antipático demais, mas conseguimos um mapinha por 0,50 euros. Daí fizemos o circuito a pé. Tava muito frio.

Depois almoçamos na praça principal 8,60 euros. Fizemos um passeio de barco a 8,95 euros, mas tava tão quentinho dentro do barco, que acabamos dormindo..rs.

Com o por do sol, ficamos com mais frio, daí fomos para o aeroporto e lá jantamos a 5,90 euros.

 

Gastos em euro:

Bilhete metrô=7,90/cada (total 15,80)

Café da manhã=3

Passeio de barco=-8,95

Almoço=8,60

Jantar=5,90

 

Chegamos no rio de manhã bem cedo.

 

 

DICA: Água

Leve um squeeze para abastecer em qualquer torneira, porque garrafinha de água em Barcelona custa 1,20 euros para mais.

 

DICA: Não sei para onde ir

Antes de viajarmos eu já tinha marcado o mês de férias no trabalho, mas não sabia para onde ir, então fiz uma pesquisa no submarino colocando 20 dias em setembro e outubro e escolhendo destinos que achei interessante, daí o site mostrava a data de passagem mais barata.

Montei a planilha com os destinos, valores da passagem e hotel que pesquisei no trivago. Na época, julho de 2015, o destino mais barato entre os que listamos era a Costa Rica, mas Madrid também estava com bom preço.

A Juliana também pesquisou outros custos no site: XXXXX para ter uma idéia de quanto gastaríamos

 

DICA: Câmbio no RJ

Pesquisei casas de câmbio porque em julho o euro tava 3,20 reais em setembro subia todo dia para nosso desespero. A casa de câmbio com melhor cotação foi a DG Câmbio, mas o Banco do Brasil era a melhor opção. O banco cobra uma taxa de 60 reais, então dependendo do quanto você vai trocar o banco é a melhor opção. Mas existe um detalhe: Nem toda agencia faz cambio. No centro do rio, tem uma na Senador Dantas, mas inacreditável ...você vai lá e tenta agendar um dia para comprar a moeda, daí você paga a cotação do dia agendado, o que significa que você não sabe quanto será.

Aí vai a dica, vai direto no banco do Brasil do aeroporto, a agência faz câmbio na hora sem burocracia e tem horário especial. A Juliana conseguiu comprar depois das 18h.

 

Dica: Deslocamentos durante a viagem

Pesquisamos os deslocamentos e optamos por avião e trem. Chegamos a conclusão que os trens da Espanha estavam mais caros que o avião e ônibus. Então de Madrid a Barcelona, Madrid-lisboa usamos as companhias aéreas easyjet e vueling. Para Madrid-toledo usamos ônibus. Já em Portugal usamos trem para Lisboa-sintra, Lisboa-coimbra e coimbra –porto.

Para Madrid-marrocos usamos avião ryanair .

Reserve tudo, exceto o ônibus, com antecedência para pegar promoções.

 

 

Hospedagem

Com o euro nas alturas decidimos nos hospedar de graça através do couchsurfing e se não rolasse, iríamos pagar para ficar na casa de alguém, usando o airbnb. A exceção foi Marrocos , porque a hospedagem era mais em conta e Coimbra porque era uma noite só e queríamos curtir a noite, já que o resto da viagem exploraríamos o dia.

Vou dizer uma coisa para vocês: Fiquei melhor hospedada de graça no couch que pagando pelo airbnb.

No airbnb escolhemos quarto privado e opções mais econômicas em lugares bem localizados. Airbnb: Barcelona – Yandri e Madrid - Bea. Os dois nos ajudaram muito com dicas e simpatia.

Coimbra – Lusa Atenas. Avenida Fernão de Magalhães nº 68 1º e 2º, 3000-171 Coimbra, Diária R$101,00 quarto duplo ou 23 euros. Reservei pelo booking. Pertinho da estação férrea.

Marraquexe- RIAD DEUX ESPICES

Fes -Riad les Idrissides . Derb Ben Salem,31 Talâa kbira Médina. O hotel fica bem perto da porta azul da Medina. Usamos o booking.COM

batlo.jpg.9a6a13b36e7e20b7502978369e58b14b.jpg

598dd0a064ab9_sagradafamilia.jpg.ecf7c4f961c305da8670588afba6de63.jpg

parcbarcelona.jpg.7123d98d8d40be1a0bd6fcf69cd79a13.jpg

batlovideo.jpg.90a02f2dba2f484ca62e18a6316e73b9.jpg

cibelle.jpg.bf3848a11e8ebf9a4eacd102af940b1b.jpg

marraquexe.jpg.2718be38215abdca8b9dee0c86f09715.jpg

ben.jpg.fdc9a1afec10df8f23cc9e0abd299f2c.jpg

estradas.jpg.67a9ff95ca335552dbad5e1ecc5c145a.jpg

telhados.jpg.e9aa52c9f09c5c91c250efb784a2874d.jpg

portaazul.jpg.22c77ae09aaec085745999904aee6a1b.jpg

lisboa.jpg.1bd7229798e4a3b33bd54d03ded0f774.jpg

chef.jpg.6f0ea4ce53dc45ed91c123c47c70ee85.jpg

estradas.jpg.074d45303bfbade5450863984a7e7fb2.jpg

regaleira.jpg.db974ae7c8a67d2b8adcc716d6fc91f9.jpg

coimbra.jpg.56c44718d921ea2d85a8007e3c9487ea.jpg

torreClerigos.jpg.285ff0ee2ee2924dd2758ccda8cd8f95.jpg

porto.jpg.46606428750ce688d4342b206a653b3b.jpg

frank.jpg.c03d25f0609805cf32cdb18ed9308582.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...