As fronteiras mais bonitas da América do Sul

Uma das coisas que mais amo quando viajo pela América do Sul é passar pelas fronteiras. Dá aquela sensação de conquista. “Eu eu tô aqui, puta merda!”. Mas além dessa sensação maravilhosa, eu amo cruzar as fronteiras por terra. É que na América do Sul há muitas fronteiras maravilhosas, com paisagens de tirar o fôlego.

Selecionei algumas das fronteiras mais bonitas da América do Sul, mas se você tiver alguma sugestão, envie pra mim por aqui, que faço um update.

♥ Cataratas do Iguaçu | Brasil e Argentina

Uma das 7 Maravilhas na Natureza, as Cataratas do Iguaçu é uma das fronteiras mais lindas que temos em nosso continente. Ela é dividida entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú, sendo a maior parte das quedas em território argentino – com vista panorâmica do lado brasileiro. A região ainda forma a tríplice fronteira, acrescentando o Paraguai.

6
Foto: Aline Rodrigues | Blog Uma Sul Americana

ícone mapa Veja: 6 tipos de viagens na América do Sul

♥ Região do Lagos | Chile e Argentina

Os territórios da Argentina e do Chile são bem extensos e fazem fronteira de norte a sul, compartilhando belezas de todos os tipos. Uma das regiões fronteiriças mais lindas dos dois países é a Região dos Lagos, porta de entrada da Patagônia. Para cruzar a fronteira há a Travessia dos Lagos Andinos, que vai de Pucón (Chile) à San Martín de Los Andes (Argentina), além da Rede Interlagos, um conjunto de estradas com seis diferentes circuitos.

Veja 5 opções de roteiros para combinar Argentina e Chile na mesma viagem.

Cycling San Mart%C3%ADn de los Andes
Foto: Vera & Jean-Christophe | Flickr-Creative Commons | Lago Lácar – San Martín de los Andes

♥ Lago Titicaca | Bolívia e Peru

O lago navegável mais alto do mundo, com água azul índigo e montanhas para emoldurar. Se não bastasse a beleza do Lago Titicaca, há toda uma questão histórica e mística envolvida – é que a região foi berço da civilização Inca. O lago é o limite entre Bolívia e Peru. Do lado boliviano, temos Copacabana e as Ilhas do Sol e da Lua e, do lado peruano, Puno e as ilhas flutuantes. Sem dúvida, uma das fronteiras mais lindas da América do Sul.

10
Foto: Aline Rodrigues | Blog Uma Sul Americana

 

Quanto custou meu mochilão de 5 meses pela América do Sul

 

♥ Santuário de Las Lajas | Colômbia e Equador

Considerada uma das igrejas mais lindas do mundo, o Santuário de Las Lajas não está bem na divisa, mas está há alguns minutos da ponte que divide Equador e Colômbia. A igreja, construída em um vale, está na cidadezinha de Ipiales, parada OBRIGATÓRIA para quem cruza a fronteira por terra. Veja como chegar.

12191345 856550917785841 1363538508043484332 o
Foto: Aline Rodrigues | Blog Uma Sul Americana

♥ Parinacota – Sajama | Chile e Bolívia

Quando se fala em fronteira Chile e Bolívia meu coração já dispara. Quanta coisa linda tem para ver no altiplano! Cruzar a fronteira entre Parinacota (Chile) e Sajama (Bolívia) é uma viagem à parte. Quem sai de Arica e quer chegar a Oruro (ou La Paz) pode fazer este percurso, passando por dentro do Parque Lauca e beirando o Parque Nacional Sajama.

Parque Nacional Lauca panoramio
Foto: BlackNose | Creative Commons | Parque Lauca

 

ícone mapa Veja 10 motivos para viajar pela América do Sul

 

♥ Salar de Uyuni | Chile e Bolívia

A fronteira mais cruzada da América do Sul deve ser esta. Acontece que há passeios regulares que saem de San Pedro do Atacama (Chile) em direção a Uyuni (Bolívia). A travessia do Salar de Uyuni é feita em 4×4, leva 3 dias e cruza a Reserva Nacional Eduardo Avaroa e o Salar de Uyuni, ambos na Bolívia. Entre lagos de cores incríveis, montanhas, formações rochosas e um deserto de sal, essa fronteira é certamente uma das coisas mais lindas do continente! Dá uma olhada nesse relato fotográfico da travessia.

12138415 842256675881932 1727064911918411644 o
Foto: Aline Rodrigues | Blog Uma Sul Americana

♥ Monte Roraima | Brasil, Venezuela e Guiana

A sétima montanha mais alta do Brasil é também parte da Venezuela e da Guiana. Mais uma tríplice fronteira linda da América do Sul. Há muitos trekkings para alcançar o topo do monte, mas a mais fácil é pelo lado venezuelano. Diferente de algumas fronteiras dessa lista, a divisa é a viagem (assim como Foz do Iguaçu). Montanhistas e trekkers do mundo todo viajam para chegar ao alto do monte, que tem 2.810 m.

File:Monte Roraima, Roraima 2.JPG
Foto: Caio Vilela | Creative Commons

♥ Lago General Carrera | Argentina e Chile

Lembra quando eu disse que as fronteiras entre Argentina e Chile eram impressionantes? Falei sério. Uma delas é o lago General Carrera (também chamado de lago Buenos Aires pelos argentinos). Cruzando de Los Antiguos para Chile Chico, na Patagônia, o viajante terá algumas das mais lindas paisagens da região. Além disso, as duas cidades são uma das portas para quem quer ver a Catedral de Mármore.

Capilla de Marmol Patagonia %289224983868%29
Gabriel Urrutia Galaz | Flickr-Creative Commons

 

ícone mapa Veja 35 coisas incríveis para fazer na América do Sul

 

♥ El Calafate – Torres del Paine | Argentina e Chile

A estrada que liga a cidade argentina de El Calafate ao Parque Nacional chileno de Torres del Paine é simplesmente linda! Quem quer cruzar a fronteira dos dois países pode usar essa rota, uma das mais lindas da Patagônia. Depois de conhecer o belíssimo Glaciar Perito Moreno e as outras geleiras de El Calafate, é partir para conhecer e morrer de amores por Torres del Paine.

pertio moreno el calafate como sair do aeroporto de el calafate patagc3b4nia argentina
Foto: Aline Rodrigues | Blog Uma Sul Americana

♥ Floresta Amazônica | Brasil, Peru e Colômbia

Outra tríplice fronteira envolvendo o Brasil (também, do tamanho que é, esbarra em todo mundo). A região amazônica ainda abrange Bolívia e Equador, mas a fronteira entre Tabatinga (Brasil), Letícia (Colômbia) e Iquitos (Peru) reserva grandes aventuras, como longas travessias em barcos, noites em aldeias indígenas e paisagens incríveis. Essa região é muito usada como rota de tráfico de drogas por viajantes que fazem voltas no continente (como eu, que saí por Foz do Iguaçu e voltei 5 meses depois por Tabatinga).

8
Foto: Aline Rodrigues | Blog Uma Sul Americana

♥ Cristo da Cordilheira | Argentina e Chile

Uma estátua é o que limita a fronteira Argentina-Chile. Quem vai de Mendonza a Santiago passa por essa fronteira super curiosa e original. Uma imagem do Cristo Redentor, com duas bandeiras e montanhas ao fundo. Para cruzar essa fronteira, deve-se seguir a Las Cuevas, um pequeno povoado de Mendonza, e de lá cruzar para Cancha Pelada.

Archivo:Rally Dakar 2009 Cristo Redentor cordillera de los Andes.jpg
Foto: Divulgação Rally Dakar | Creative Commons

 

ícone mapa Veja tudo sobre viajar de ônibus pela América do Sul

 

♥ Quebrada de Humahuaca-Atacama | Argentina e Chile

Ao norte dos dois países está a fronteira árida. De Purmamarca a San Pedro do Atacama as belezas são completamente marcantes. Passa-se por formações rochosas famosas, como La Tortuga, pelas Salinas Grandes,  lagunas altiplânicas e muita montanha. Uma viagem que vale a pena ficar acordado. Você embarca olhando o Cerro de Los Siete Colores, na Quebrada de Humahuaca, e desembarca olhando para o vulcão Licancabur, em San Pedro do Atacama.

blog3
Foto: Aline Rodrigues | Blog Uma Sul Americana

♥ Rio da Prata | Argentina e Uruguai

Em uma hora num ferryboat você alcança o outro lado. De Buenos Aires (Argentina) a Colonia del Sacramento (Uruguai), você vai navegar o famoso Rio da Prata, tão navegado na era das colonizações. De um lado a cosmopolita Buenos Aires e do outro, a charmosa Colonia del Sacramento. Quem preferir, pode ir a Montevideo, em 3 horas de barco a partir de Buenos Aires. Veja aqui como fazer a travessia.

pc3b4r do sol colonia del sacramento2
Foto: Aline Rodrigues | Blog Uma Sul Americana

ícone mapa Veja mais dicas e informações sobre a América do Sul

 

ícone mapa Instagram: @umasulamericana

ícone mapa Facebook: @umasulamericana

cabec3a7alho1

 

Deixe um comentário