Brasil tem primeiro trecho do Caminho de Santiago no continente americano

Será aberto no próximo dia 29 de junho, o primeiro trecho do Caminho de Santiago nas Américas. O caminho de 21Km será no Brasil, mais precisamente na cidade de Florianópolis (SC).
De acordo com informações publicadas por Veja.com, esta é a primeira vez que um país do continente americano tem um trecho oficialmente reconhecido pelos espanhóis – o trecho no Brasil foi reconhecido pela Catedral de Santiago de Compostela e oficialmente integrado ao trajeto histórico.
Ainda de acordo com a publicação o caminho brasileiro começa na Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Canasvieiras, passa pelas igrejas São Pedro e Nossa Senhora dos Navegantes e termina no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na praia dos Ingleses.
Fábio Tucci Farah e Mariana de Assis Viana Mansur, dois apaixonados pelo Caminho são os idealizadores do percurso no Brasil. À Veja, Farah, que é jornalista e especialista em relíquias da Arquiodicese de São Paulo explicou “Em dezembro passado a Catedral de Santiago resolveu rever suas regras e passou a conferir a Compostela [o certificado de conclusão do Caminho] a quem percorrer os 77 km entre La Coruña a Santiago e o restante para completar 100 km em seu país de origem”, acrescentando “como achei que seria complicado para os peregrinos comprovarem isso aqui no Brasil, tivemos a ideia de fazer o Caminho Brasileiro. Fomos atrás da Catedral e a partir daí passamos a buscar uma rota.”
Ele comenta ainda que Floripa já tem alguns caminhos utilizados como preparação para o Caminho de Santiago e a questão da segurança também contou na escolha da cidade.
O Caminho brasileiro já foi reconhecido e integrado ao trajeto histórico desde 27 de abril de 2017, mas somente a partir de 29 de junho de 2017 os peregrinos poderão ter suas credenciais carimbadas nas quatro igrejas que compõe o caminho por aqui.

preregrinocainhoespanhol
Peregrino em algum ponto do Caminho na Espanha | Foto: OficinadelPeregrino.com/Reprodução Facebook.

Para fazer o Caminho no Brasil não é preciso pagar nada, mas é preciso comprar a credencial (vendida por associações de peregrinos por todo o país), como se faz quando se percorre o caminho na Espanha.

Mais informações nos sites Amigos do Caminho e Oficina del peregrino.
Mais sobre o Caminho de Santiago, aqui.

A foto (da home) que traz até este post é de detalhe em rua da cidade de Santiago de Compostela, Coruña, Espanha | Reprodução Facebook.

Mochileiros.com

Mochileiros.com

O Mochileiros.com é um blog e um fórum para viajantes independentes e mochileiros. Está online desde 1999 e foi responsável pela inclusão do verbete "Mochileiro" na Wikipédia em Português. Possui mais de 10.000 relatos de viagens publicados. Recebeu com muita honra o "Prêmio Influenciadores Digitais" nos anos de 2017, 2018 e 2020.

1 comentário em “Brasil tem primeiro trecho do Caminho de Santiago no continente americano”

  1. Eu já tenho a credencial e alguns quilômetros percorridos em Portugal, caso decida fazer o caminho brasileiro posso usar esta mesma credencial? Seria uma ótima oportunidade de conhecer melhor Florianópolis.

    Responder

Deixe um comentário