Capitólio – Roteiro de 3 dias

Os detalhes de cada dia podem ser encontrados no post original sobre Capitólio AQUI.

Foram 3 dias em Capitólio e de verdade, calculamos mal, pois poderíamos ter ficado por lá de boa por uns 7 ou 8 dias tal a quantidade de opções gostosas a curtir por lá. Hoje vocês vão conhecer esse pedacinho de paraíso e tá gente, eu sei que “pedacinho de paraíso” é clichê a bessa, mas caramba, eu não consigo encontrar outra palavra que descreva melhor o que eu encontrei por lá. E quando até os próprios moradores escolhem esse nome para batizar um dos locais a ser visitado, aí eu ganho meu aval né?

O que foi difícil por lá? O Hotel! Se você não quer correr riscos, faça sua reserva pelo Booking AQUI e aproveite as vantagens como: Cancelamento Gratuito, Pagamento só no momento do Checkin e alguns outros benefícios se for cliente Genius.

Chegamos a Capitólio de carro, depois de um fim de semana em que tínhamos por objetivo conquistar o cume das Agulhas Negras no Parque Nacional de Itatiaia- RJ. De lá, eram mais 6 horas e meia diretas porém, escolhemos pernoitar em Conceição dos Ouros já em Minas Gerais e terminar o percurso de 4 horas bem cedinho.

 

IMG 1517 1200x800 c

,As estradas que levam a Capitólio a partir do RJ são particularmente bem cuidadas, algumas um verdadeiro tapete viu, dá pra ir sem medo de ser feliz! São 636 Km da capital carioca e mais ou menos 460 Km da capital paulista. Já de BH o negócio fica melhor, pouco mais de 280 Km.
O que tem pra fazer em Capitólio?
Em Capitólio, a vibe é de trilhas, natureza, cachoeiras, mergulhos entre lindos cânions. Ótimo para quem curte colocar os pés em pedras e se molhar em quedas de água fresquinhas. Uma perfeição para os apaixonados por fotografia pois os cenários são de tirar o fôlego e você fica até perdido de tantas possibilidades
Roteiro de 3 dias em Capitólio
Dia 1 – Chegada e Passeio de Lancha pelo lago de Furnas.
Dica : Para o passeio você pode levar umas garrafinhas de água mineral e caso alguém beba, as suas cervejinhas. Em frente a ponte do Rio Turvo tem um grupo de vendedores e se você pedir ao Fernando, ele descola um isopor pequeno para manter tudo geladinho.

Pesquise e Reserve sua acomodação aqui ó: RESERVA DE HOTEL
Resumo do dia 1:
07:15 – Saída de Conceição dos Ouros e café da manhã na padaria.
11:00 – Chegada e papo descoberta com Fernando
11:30 – Check-in no Cyrilos (A diária para 3 saiu a 200 reais) Capitólio não tem Hostel
12:30 – Almoço no restaurante Bica D’água do Sr. Vicente (49 reais para 3 pessoas: PF + Coca-Cola)
13:30 – A postos pro passeio de lancha marcado pra 14:00  (Entre 50 e 70 reais por pessoa negociáveis)
18:00 – Estávamos de volta ao Hotel para um banho decente, leve descanso.
20:00 – Jantar no restaurante Central, bem na esquina da Igreja Matriz. (Jantar para três, bem servido, com cervejas e Ice 82 reais)
22:00 – Hora de mimir … exaustos!

Esse definitivamente foi o dia de entender o motivo pelo qual muita gente se refere a região de Furnas como o “Mar de Minas”, realmente um espetáculo a mistura entre o que a natureza criou e o homem impactou. Se, durante a época de criação da hidrelétrica, foram gerados tantos problemas, o que encontramos hoje é um forte potencial turístico e uma preocupação em fazer isso da melhor forma possível.
Dia 2 – Dia de conhecer o “Paraíso Perdido”

Resumo do dia 2:
08:00 – Café da Manhã de pop star no Cyrilus
09:00 – Rolê na cidade e compra de biscoitos e água na “Casa das Carnes e Frios”
10:00 – Chegada no Paraíso Perdido
17:30 – Janmoço no restaurante Bica D’água do Sr. Vicente (78 reais para 3 pessoas: PF+ Bolinho de Tilápia + Coca-Cola e Cervejas)
19:00 – Hora de descansar e depois mimir … exaustos de novo!

Eu tinha a ideia de que encontrar o paraíso perdido deveria ser algo bem difícil, mas para minha surpresa, tem placas indicando o caminho rsrsrsrsrs. Aiiii piada que não consigo resistir a fazer. Enfim, na estrada que liga Passos a Capitólio alguns km depois da ponte do Rio Turvo (sentido Passos) e logo após a entrada principal de Furnas, você avistará as placas bem do lado direito da pista. Nada difícil de avistar. Depois de uma estradinha de terra, que dura pouco e é bem cuidada e sinalizada, você encontrará a entrada para o Paraíso perdido de Capitólio (Mantenho minha fé de que existam outros, vai) .
Dia 3 – Condomínio Escarpas do Lago – Cânion e Cachoeiras surpresas!

Resumo do dia 3:
07:30 – Café da Manhã de pop star no Cyrilus
08:00 – Rolê na cidade e compra de biscoitos e água na “Casa das Carnes e Frios”
09:30 – Chegada no Cânion
13:30 – Almoço no restaurante Bica D’água do Sr. Vicente (70 reais para 3 pessoas: PF+ Bolinho de Tilápia + Coca-Cola)
14:15 – Volta para o RJ e chegamos já mais de 23:00 …
O que faltou fazer em Capitólio

  • Serra da canastra – Passeio que sai de São Roque
  • Mais tempo nas cachoeiras do último dia .. no Cânion
  • Trilha do Sol
  • Trilha de Cachoeiras do outro lado da estrada na direção do Cânion
  • Cachoeira da Filó
  • Roças
  • Morro do Chapéu
  • Usina Hidrelétrica de Furnas

Pois é, faltou mesmo um tantão de coisas, mas daí fica sendo a desculpa perfeita para voltar logo, logo pro paraíso que tão pouca gente conhece. Pelo menos, nas minhas redes, foi uma novidade para todo mundo. Choveram perguntas a respeito do lugar e como eu descobri ele. E eu nem adoro lugares intocados, imagina!
Mais dicas e informações

  • A cidade de Capitólio fica a 20 Km do Rio Turvo de onde saem muitos passeios de Chalana e Lancha e um pouco mais da entrada do paraíso perdido.
  • Os preços de fim de semana e feriados podem ser melhores mas em compensação tudo estará um pouco mais cheio.
  • Não aconselho ir a cachoeira da Lagoa Azul através da estrada. Você pagará ingresso e no passeio de lancha irá na mesma Lagoa Azul mas já incluso.
  • Negocie sempre preços de diárias
  • Reserve seu hotel para garantir sua estadia nos dias em que você está procurando AQUI

 

Preserve! Preserve! Preserve!
Capitólio precisa de nosso olhar, de nosso cuidado e de nosso respeito. Pessoas como o Sr. Hebert são poucas ainda mas nós temos o poder de nos transformarmos em militantes do bem e da natureza. O lugar não tem estrutura para receber uma quantidade muito grande. Pelo menos ainda não. Todo cuidado é importante. Cuidado com o uso de protetor solar dentro dos rios, em maior escala, isso pode impactar de forma negativa. Treine seu olhar e proteja o paraíso, todos aqueles que encontrar. Leve seu lixo embora, não alimente os animais … você sabe né? Só colocar em prática!

A frase é célebre e eu com meu sangue mineiro, não poderia deixar de compreendê-la ainda mais: Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais!

Os detalhes de cada dia podem ser encontrados no post original sobre Capitólio AQUI.

Beijão para todos vocês!

Tati Batista (Viajanderia.com)

1 comentário em “Capitólio – Roteiro de 3 dias”

Deixe um comentário