Um pedaço do Caribe no Brasil!!!

Já parou pra pensar que vários lugares que sempre desejamos viajar, pode ter um cantinho bem parecido dentro do próprio Brasil? De norte a sul desse país, há tantos lugares com variedades de belezas naturais e culturais que podemos planejar uma viagem a nível internacional, mas sem sair daqui.

Esse post, por exemplo, serve pra todos aqueles que vivem babando com fotos de Aruba, Santo Domingo, San Andres, Cancun ou qualquer outra praia caribenha, que muitas vezes fica só no sonho por uma série de coisas: Passaporte, visto, avião, etc…. Ah, e dinheiro, claro!

Mas você já ouviu falar em Arraial do Cabo? Uma pontinha do continente, localizada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, não deixa a desejar e permite aos turistas as mesma experiência de águas cristalinas, areias brancas e uma paisagem única.

 

06020056 1

Historiadores acreditam que há cerca de um milhão de anos os ventos, as correntes marítimas e as marés começaram a depositar sedimentos entre três antigas ilhas – atualmente conhecidas como morro do Mirante, do Forno e Pontal do Atalaia –, incorporando-as ao continente e formando, assim, o “cabo” dando origem assim a cidade: Arraial do cabo.

A cada ano que passa, o turismo local cresce gradativamente e junto, os preços também sobem, naturalmente. Outra coisa chata, é o fato de quanto mais turistas (inconscientes) , a questão do lixo começa a ameaçar algumas praias. Uma das manhãs que tiramos para visitar a Praia do Pontal, no início da cidade, aproveitamos o passeio também para catar alguns dejetos abandonados na areia por turísticas mal educados, e não foram poucos.

Por isso sempre levantamos nossa bandeira: Duro sim, farofeiro nunca!

Em falar em durismo, vamos ao que interessa. Apesar dos preços subirem com o aumento da demanda do turismo local, nós do Eco Durismo (facebook.com/ecodurismo) sempre temos uma solução para os DLV (Duros, loucos por viagens).

02510021 1

O rede hoteleira da cidade oferece valores pra todo tipo de viajantes, com hotéis, pousadas, hostels e o meio de hospedagem que sempre procuramos primeiro: Campings. E foi um desses que encontramos e ficamos muito satisfeitos com a estrutura oferecida e localização privilegiada.

Camping Amendoeiras (Praia do Pontal)

O único camping da cidade, sem ser filiado a um clube, é o Amendoeiras. Particularmente, gostamos não somente pela estrutura oferecida, mas também pela localização privilegiada, que permite ir andando até a Praia do Pontal (300m) e Prainha (900m), além de ser um bairro bem tranquilo e silencioso a noite.

O camping oferece pontos de luz, tomadas presas às arvores, churrasqueiras, cozinha compartilhada, duchas e chuveiros quentes. O essencial para qualquer mochileiro, ainda mais os duros, já que o mesmo camping oferece diárias fixas o ano inteiro no valor de R$ 30,00.

Além do camping, o mesmo terreno é compartilhado com um pequeno trailer que serve café, refeições, lanches e bebidas, caso não queira usar a cozinha, ou apenas ostentar aquele PF generoso no almoço.

Praias de Arraial do Cabo:

A cidade de Arraial não é grande, o que permite visitar todas as praias em dois dias, ou seja, um final de semana é mais que suficiente para quem precisa fugir um pouco pra esse paraíso.

Praia do Pontal – É a primeira praia do cabo, com uma extensão de areia bem grande e praticamente deserta (pelo menos na baixa temporada). As águas tem vários tons de azul, as areias bem claras e uma espécie de píer no canto direito onde uns pescadores jogam suas iscas. Ali avistamos uma tartaruga nadando, mas também nos assustamos um pouco com o lixo acumulado nas pedras. Ao lado desse píer há uma trilha até o topo do morro com um visual bem maneiro.

22110130

Prainha – Já mais urbanizada, a prainha também é linda. Quem vai em direção ao centro, obrigatoriamente vai passar por ela pelo alto da via. No canto esquerdo, próximo as pedras, a praia fica mais deserta e tranquila pra quem busca mais privacidade.

23500161

Praia Grande – Acredito ser a praia mais badalada, pois está bem no colada ao comércio local e há muitas residências na região. Como já diz o nome, a extensão de areia é a maior de todas elas e há muita estrutura de quiosques e restaurantes. Se quiser mais privacidade, é possível andar pela areia e achar um canto mais vazio. O pôr do sol é lindo ali e as águas bem geladas.

Praia dos Anjos – Também localizada na região mais central, a praia dos anjos é um cenário muito bonito, porém a quantidade de barcos dificulta um mergulho. É dali que partem os passeios para praias, ilhas e o famoso restaurante flutuante.

Praia do Forno – Se quer se apaixonar por Arraial, deixe essa praia por último, pois com certeza você vai querer voltar lá. É acessada por trilha fácil de no máximo 25min, que se inicia próximo a Praia dos Anjos e permite uma vista absurdamente linda quando se chega ao topo. As águas cristalinas cercadas por uma vegetação verde . Lugar único.

Há barracas espalhadas na areia servindo lanches e bebidas.

02170018

Prainhas do Pontal do Atalaia – Por estar localizada dentro de um condomínio particular, as prainhas tem acesso limitado (250 carros) e é cobrada uma taxa de R$ 20,00 para acesso. O lugar é mágico, pois se trata de um morro com altos visuais, e as prainhas em si, são acessadas do alto, através de uma escadaria no meio da vegetação que se transforma num cenário de filme.

02350010

Arraial é sem duvida uma cidade incrível com paisagens ímpares, praias paradisíacas e um povo muito acolhedor, e depende de nós turistas preservar e manter essa paisagem para outros que ainda irão visitar.

Quer embarcar com a gente? Nos siga – facebook.com/ecodurismo

instagram.com/ecodurismo

youtube.com/ecodurismo

Deixe um comentário