Um tour em Brasília: além do cenário político

Por Cléo Ibelli

Eu e o colega do Blog do Guichê Virtual, Gustavo Ribeiro, embarcamos em direção à capital do Brasil. Estar na cidade superou a ideia que eu tinha e me fez querer mais um tour em Brasília! Com certeza, viajar a Brasília é emocionante e isso não é romantismo.

Duas coisas chamaram muito a minha atenção: a organização e a exuberância das “obras” ao ar livre, que contam a história de nosso país, bem no meio da cidade. O Gustavo, fotógrafo da viagem, ainda revela: “A maioria dos pontos turísticos ficam no eixo monumental, que ajudam no deslocamento dos turistas. É ali que se concentram as principais atrações da cidade”.

A diversidade de pessoas e sotaques também arrepiam! E me fez refletir sobre as pessoas, conhecidas como candangos, que construíram aquele lugar tão bonito, em meio aos projetos dos ilustres Lúcio Costa, urbanista, e Oscar Niemeyer, arquiteto.

Por isso, nessa viagem especial do Guichê Virtual, contamos como fazer um tour em Brasília, além do cenário político. Separamos a visita em dois dias, veja:

Dia 1: primeiro tour em Brasília

Tour em Brasília, Guichê Virtual
Museu Nacional/Arquivo Pessoal

Os endereços da capital federal podem parecer confusos, mas quando você entende as numerações das ruas e como a cidade está desenhada tudo fica bem fácil. O lugar foi projetado pelo urbanista Lúcio Costa em forma de um avião, e basicamente pode ser dividido em três “regiões”: asas sul, norte e eixo (que também vai do sul ao norte).

A parte mais visitada pelos turistas é conhecida como Eixão, onde concentram-se os monumentos, ministérios, museus, o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal.

Conhecendo o Eixão

Tour em Brasília
Foto: Gustavo Ribeiro

Quando eu e o Gustavo chegamos na cidade já tínhamos um compromisso: conhecer os principais cartões-postais pelo tour da Catedral Turismo. O passeio foi muito legal, ele é feito em um ônibus aberto, que sai do Shopping Brasília (localizado no eixo central) e passa pelos principais pontos, fazendo paradas de 10 minutos na Catedral de Brasília, na Praça dos Poderes, nas residências da presidência Palácios da Alvorada e do Jaburu e na antiga Torre de TV.

O ônibus também passa pelo lago Paranoá, cruzando a bela ponte JK. É um passeio bem divertido e muito prático para quem não conhece a cidade e está sem carro, afinal é necessário percorrer grandes distâncias no eixo monumental. Gostamos tanto do tour da Catedral Turismo que escrevemos um post dedicado sobre ele aqui.

Dica: O tour parte do estacionamento do Brasília Shopping, que fica na SCN, Quadra 05 Bloco A, na Asa Norte, e custa R$50 por pessoa.

A última parada do tour é na antiga torre de TV, também projetada pelo urbanista Lúcio Costa. Do local é possível ter uma visão 360º de Brasília, sobretudo do Congresso Nacional, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer; do estádio Mané Garrincha, que foi reformado para a Copa de 2014; e do belo memorial em homenagem ao presidente Juscelino Kubitschek.

Comes, bebes e lembranças!

Tour em Brasília
Vista da lateral da torre de TV. Foto: Gustavo Ribeiro

Bem próxima à torre de TV tem uma feirinha com comidinhas típicas dos habitantes que popularam Brasília e, acredite, são muitas culturas no mesmo lugar. Tem quitutes da culinária baiana, mineira, paulista e até carioca. Mas o que eu mais gostei foi de conhecer a feirinha de artesanato. Ali com certeza você consegue comprar souvenirs de viagem típicos e completar seu tour em Brasília!

Contudo, achei que faltam opções de restaurantes ao ar livre na região do eixo monumental. Se você quiser comer, além das opções da feirinha, os lugares mais próximos são o Brasília Shopping e o Shopping Conjunto Nacional (que fica próximo à rodoviária urbana).

Como chegar de ônibus em Brasília?

Catedral Turismo têm linhas que saem diariamente em direção a capital federal. O valores das passagens variam de acordo com o tipo de ônibus e poltronas. Em maio, as passagens de ônibus de Goiânia para Brasília, às terças e quintas, às 08h, estarão com desconto de 25%, no site e no app do Guichê Virtual.

Outras viações também fazem viagens para Brasília saindo de diversas cidades do Brasil. São exemplos: a Viação Araguarina, a Viação São Luiz, a Catedral Turismo, a Viação Nossa Senhora Aparecida, Expresso São LuizTranspiauíPrincesa do Norte e Viação Emtram.

Depois de garantir sua passagem, prepare-se para se deliciar em um tour em Brasília!

Continue lendo sobre o Tour em Brasília no Blog do Guichê Virtual! Clique aqui.

Deixe um comentário