Bolivia e Peru por Mato Grosso reveillon 2010 - diário de bordo...

Olá galera, estarei viajando para Bolívia e Peru entre 26/dez/09 e 17/jan/10... Resolvi já criar este fórum para compartilhar pensamentos, anseios e dicas.... espero contribuir com meu relato de viagem que ainda não começou, mas já está ocupando meu tempo!

Primeiramente, acho interessante citar que esta viagem começou numa mesa de bar aqui em Cuiabá (MT), onde moro, quando uma colega de trabalho me contou que a prima dela sempre vai pra Santa Cruz de la Sierra de ônibus, via Cáceres (MT). E o que mais me chamou a atenção foi os valores pagos para se viajar, realmente muito barato (segundo a colega e os relatos de li quando comecei a pesquisar).

Sou cuiabano de coração e moro aqui desde 1981 (sim quase 30 anos). Já sabia que existia essa rota pra Bolívia por Cáceres, minha mãe chegou a ir até San Matias há muitos anos atrás (uns 15 anos atrás) e a única lembrança que tinha é que a estrada era horrível e a viagem muito penosa. Também já tinha o relato de um grande amigo (Fred) que já fez essa rota (acreditem) 3 vezes (até chamei pra ir comigo novamente, mas ele não animou, o que é uma pena, pois viajar com o Fred sempre é uma diversão garantida [abrindo um parenteses, uma vez viajamos sem dinheiro algum pra Ilha Grande (RJ) e perdemos a balsa de volta para Angra dos Reis, resumindo ficamos ilhados sem dinheiro pra se hospedar em qualquer que fosse o local.... um dia conto a resolução deste problema e de muitos outros que surgiram sempre que estamos juntos...]... voltando ao assunto ...rs... então, ele já foi 3 vezes e dizia que a estrada era muito ruim ... por isso nunca me animei de ir por Cáceres, mas depois do comentário da colega de trabalho dizendo q melhorou um pouco a situação e PRINCIPALMENTE por causa do preço.... animei prontamente...

Durante algumas semanas planejei a viagem mentalmente, alimentando minha vontade, mas somente a partir da semana passada que eu acho q a viagem começou a se concretizar efetivamente e a já me sentir viajando, pronto pro que der e vier (pois adoro mochilão)... Comecei, na prática, com os seguintes passos:

1. Uma pesquisa pela net sobre esta viagem (preços, passeios e depoimentos) o melhor que achei foi o depoimento de uma colega aqui da comunidade (bolivia-e-peru-em-22-dias-via-caceres-mato-grosso-brasil-t29051.html), obrigado Maria Emília.

2. O Fred também me mandou alguns guias, mapas, relatos e dicas de quando ele viajou (e tenho q confiar nessas dicas, pois afinal foram 3x), estes arquivos posso disponibilizar por email (menidr@hotmail.com) é só pedir....

3. Imprimi alguns mapas no google mapas e tracei algumas possíveis rotas com tempo de viagem entre cada trecho, horários de ônibus, preços, e qualquer outra informação que conseguia pela net, email ou telefone.

Feito isso, fui na vigilância sanitária do aeroporto pra tirar a carteira internacional de vacinação (não deixe de fazer isso, e se tiver com alguma vacina vencendo, pelo amor de Deus, vá vacinar, é de graça nos PSF da sua cidade.. vacine de tudo, tétano, hepatite, cólera, difteria, coqueluxe, rubéola e principalemnte FEBRE AMARELA)... Depois fui às compras. A primeira coisa que providenciei foi os porta documentos e dinheiro, e fui atras de calça segunda pele... Como é dificil de achar uma segunda pele numa cidade que a temperatura média é 35º o jeito foi comprar calça de coton feminina de malhação... pra usar debaixo da calça nos lugares frios... outro tópico importante do planejamento é comprar alguns medicamentos (apesar de não concordar com a auto-medicação é importante levar medicamentos essenciais, porém só usem com a real necessidade) dentre os medicamentos e outros itens mais importantes podemos citar:

1. analgésico e antitérmico (paracetamol/dipirona)

2. antiácido (sonrisal/omeprazol/ranitidina)

3. medicamento pra doença da altura (acetazolamida)

4. antibiótico (ampicilina para casos de diarréia bacteriana e amoxicilina para casos de garganta infeccionada)

5. antiinflamatório (nimesulida/ponstam)

6. antihistamínico / antiemético (medicamento pra enjoo)

4. álcool em gel

5. protetor labial

6. lanterna (existem alguns modelos que não usam pilha, possuem dínamo)

7. canivete

8. protetor solar

9. repelente

10. Papel higiênico

Outras coisas que eu lembrar vou falando aos poucos....

Agora que está chegando a hora, pois embarco nesta aventura amanha, saindo daki de cuiabá na madrugada do dia 25 para o dia 26 as coisas estão quase pronta... a mala, ou melhor, a mochila está ok (13 Kg) gostaria q estivesse com menos, mas roupa de frio e barraca contribuem para esse valor... a comida tb contribui um bocado com esse peso, pois estamos levando muita barrinha de cereal e, principalmente, barrinhas de sementes de linhaça pra ajudar o intestino a funcionar pq qdo eu viajo o bicho trava no doze... apesar de gostar disso no inicio de viagens de onibus pois não me preocupo com paradas de banehiro, no 5. ou 6. dia começa a incomodar muuuuuuuito hehehehehhe mas já está tudo nela.... só falta colocar nas costas e sair por aí.... agora é o momento de curtir o natal e deixar a ansiedade da viagem para depois....

bom, amanha começa a viagem... assim que for possível durante a viagem vou postando algumas coisas... e no final faço o relato completo com passeios, rotas e custos...

bom natal a todos e que venha o ano novo!

bjus e abraços temporários!

pessoal, ja to aqui... qeria poder postar algumas fotos mas trouxe o cabo errado...sem fotos..M.... estou anotando praticamente tudo, passeios, custos, coisas interessantes.... conversas que tive com pessoas naturais daki... tudo sera em breve aki comentado...aguardem... abracos

por enqanto uma palinha...depois eu edito e faco tudo bonito (ta tudo sem cedilha e assento pq o teclado aki eh em español)

ate agora nao gastamos nem 500 dolares para 3 pessoas....isso pagando tudo...mas ainda nao paguei o passeio mais caro q eh o machu picchu... 100 dolares no minimo por pessoa...

mapa da bolivia.pdf

Bolivia-peru.doc

dicas.doc

olá!!!

também estou indo pra Bolivia nesse domingo, dia 27. É minha primeira viagem à Bolivia, estou indo com um brother de ônibus, saindo de São Paulo à Corumba.

Li seu relato, dicas e senti sua empolgação.. estou assim também! frio na brriga!

Pretendemos pegar o trem da Morte à Sta Cruz de la Sierra no dia 29, terça feira,, e de lá ainda não sei se vamos por Sucre e Potossi ao Salar de Uyuni ou por Cachabamba e Oruro até Uyuni... Estamos planejando de passar o reveillon no meio do deserto.. sei lá, é uma idéia, tô esperando dicas de pessoas pra saber se é possivel mesmo.

Quem sabe a gente se tromba lá né!