Ir para conteúdo

Bolívia Julho 2012 - Relato


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Vou tentar resumir minha aventura pela Bolívia. Eu escolhi a Bolívia por que era meu primeiro mochilão queria melhorar o espanhol e de quebra gastaria bem pouco!!!

 

Sai de Campinas com destino a Campo grande no dia 14/06 cheguei no dia 15/06 no mesmo dia fiz o trecho Campo Grande x Corumbá. Corumba faz fronteira com a Bolívia, um Taxi na rodo de Corumba te leva até a fronteira, sozinho são R$30,00 eu esperei mais alguns bolivianos aparecerem então saiu por R$10,00 de cada um(no caminho de volta eu descobri que havia ônibus que fazia o mesmo trajeto por um preço MUITOO menor).

Cheguei na Bolívia quase 19:00hrs o posto da polícia federal brasileira estava fechado então eu tinha que dormir lá pra dar minha saída do Brasil no dia seguinte, troquei R$100,00 por 300 Bolivianos(é o nome da moeda na Bolívia) a cotação não fugia muito disso sempre 3 Bolivianos x 1 Real (vou usar os preços em Bolivianos). Dormi num hotelzinho que eu não me lembro o nome mas fica bem na entrada da city (Aroyo de La Concepcion) e dava pra caminhar do posto da policia até lá de boa, paguei R$10,00, é muito barato mas NÃO tinha banho quente e era Julho!! além disso eu ia dividir o quarto com um outro Boliviano que estava fazendo o check in no mesmo momento que eu : ( estava a mais de 24 horas viajando então resolvi comer meu primeiro prato na Bolívia, nada mais natural que experimentar um Pollo al spiedo(Frango assado, batata frita e arroz) R$2,50-B$7,50. Depois voltei pro quarto do Hotel e conversei com o boliviano que eu dividi o quarto ele era bem novo e estava indo pro Brasil nas suas férias pra trabalhar junto com seu pai na construção civil. mas quando terminasse as férias ele ia voltar pra continuar a escola.

No dia seguinte acordei fui para o Posto da Policia federal fiquei das 09:00hrs até as 12:00hrs pra dar minha saída do Brasil e fui orientado a pegar o 'permiso' no lado Boliviano(o que não fiz e paguei um preço bem alto por isso). Na fila da Policia Federal eu havia encontrado um casal de Brasileiros então peguei uma carona com eles até o terminal de Puerto Quijarro pra ver se havia trem, mas já tinha saído então ia ter que ir de busão mesmo! lá no terminal um boliviano me disse que é mais negocio ir fazendo baldeação do que ir direto a La Paz, foi o que eu fiz. Sai de Puero Quijarro no dia dia 16/06 as 20:00 hrs e cheguei em Santa Cruz de la Sierra pela manhã no dia 17/06 ônibus básico B$120,00. Alí já pude perceber que a Bolívia não é para qualquer um, e não poderia ter escolhido lugar melhor para um primeiro mochilão. Os conceitos de higiene são outros, muitos dormem ali no corredor do ônibus mesmo, as pessoas comem o tempo todo, e vendem de tudo o tempo todo, no começo você estranho, mas depois já sabe que a cada parada alguém vai subir no ônibus e vender desde de arroz com frango até produtos que prometem fazer milagres com sua pele e foi assim durante mais de 24 horas de viagem entre um trecho e outro(se não me engano nesse trecho o ônibus estava com um motor péssimo então ele parava a toda hora e numa parte estava cheio de llamas, ninguém desceu por que claramente eu era o único viajante estrangeiro alí) . Santa Cruz de la Sierra para Cochabamba eu fiz durante o domingo inteiro (como era domingo a cada família que eu via almoçando junta eu lembrava da minha e só então caiu a ficha que eu já estava em outro país), num ônibus básico algo em torno de B$100,00. o bus passa por umas paisagens INCRIVEIS chega uma hora que a neblina era tanta que não se vê nada da janela do ônibus e quando se avista algo é só o precipício! Uma dica muito valiosa se você está na Bolívia e quer viajar ainda mais barato , é esperar quando estiver perto da hora do ônibus sair, por que eles abaixam o preço da passagem se estiver meio vazio, foi assim de Cochabamba para La Paz a viajem em um bus cama ia sair por quase 300 Bolivianos, mas no fim das contas consegui em um Bus Cama por 100 Bolivianos!!!!(e compensou muito por que eu estava cansado e era um leito: o céu estava estralado e o ônibus fica mais de uma hora subindo em círculos e quando olha pra baixo chega um ponto que parece que está no céu por causa da altitude). Antes de chegar em La Paz tem um lugar que ônibus para (acho que é Coroico), como era de madrugada o frio estava congelante, mesmo assim desci já que tava trocando uma ideia maneira com um camarada que faz negócios no Brasil descemos pra tomar um chá. finalmente Chego a La Paz, sou recebido lá com um termômetro marcando 0°C, minha vontade foi de pegar o caminho de volta, mas já que tinha feito essa saga até La Paz, sai da Rodo peguei um Taxi então ele me levou até um hotel que se chama Marbela, o preço era B$40,00/diária, por esse preço com banho quente já estava bom de mais!!!

No dia seguinte comecei explorar La Paz, que é uma cidade incrivel, com B$20,00 você come de maneira razoavel, mas quis economizar mais ainda comi um peixe por B$12,00 quase me dei mal, não cheguei a ter maiores complicações. esteja certo de que Pollo é a melhormaneira de se economizar comendo lá. Depois de alguns dias em La Paz me enturmei com uma galera que me recomendou um lugar que se chama COMPA me disseram que lá era possível se hospedar por B$15,00 com banho quente e internet. como não se trata de um hotel e sim uma fundação fui falar coma responsável e ela aprovou minha estadia lá então lá eu fiquei por uns 20 dias(COMPA fica na região metropolitana de La Paz, o bacana era que eu tinha uma vista bem legal todo dia que descia pra cidade e na volta como sempre aquele ar rarefeito quase me matava). No COMPA eu podia cozinhar então comprava um mix de legumes por B$1,50. La Paz é uma cidade incrível onde se olha tem algum tipo de manifestação cultural, um dia eu subindo umas ladeira pra conseguir ter uma vista da city como um todo eu me deparo com uma trupe de viajantes:

 

trupe.jpg.df0b171b2faed0a498d2225f96524604.jpg

 

Em Julho La Paz comemora seu aniversário, então sempre tem algo bonito de se ver, as festão podem não ser as mais caras do mundo, mas sem dúvida estão entre as mais coloridas!!!

 

598da3aa62e8d_ElAlto.jpg.205a6d9f0d2d3702db54fb07c40c9871.jpg

 

Eu não fiz nenhum passeio com agencia durante toda a viajem, fiquei mais na cidade, sempre tinha-se o que fazer. Recomendo por exemplo Vale la Luna, é bem bacana, são B$40,00 pra estrangeiro entrar , mas não paguei nada por que fui pra outras partes do parque que a vista é bem compensadora. fui também assistir a um jogo de futebol em La Paz, fiquei por muito tempo procurando alguém vendendo cerveja, até que meu amigo me pergunta o que quero beber café ou coca!!?hehehe Não sei se é por segurança ou tradição mas não vi bebidas alcoólicas no jogo e ao termino todos saem de maneira até comportada, se comparado ao pós jogo no Brasil. Calle de las Brujas super recomendo, alí voce acha de tudo, inclusive comprei um tenizinho bem descolado por lá!!!

 

Desert_Nomad_High_Inkkas_Outer_large.jpg?6848

 

Sempre que saia de algum bar ou balada, conseguia transporte facilmente, o taxi na bandeira dois me custava em torno de B$4,50, as vans lá mudam o preço de acordo com o numero de passageiros, se está cheia é mais barato B$1,00, se está vazia é mais cara B$1,50, além disso é comum ver garotos de 10-13 anos trabalhando como cobrador, nesses casos quem dirige é o pai....o transporte é algo bem caótico em La Paz, há semaforos, mas as pessoas preferem buzinas, quando cheguei lá nos primeiros dias acordava com o barulho do transito, o hotel Marbela fica em uma rotatória bem movimentada. depois que fiquei alojado no COMPA sempre tinha que tomar pelo menos um ônibus pra fazer as coisas por que o COMPA fica em El Alto que é região metropolitana de La Paz.

 

Em La Paz por sorte eu tive convívio com gente de N classes sociais, a riquinha da Zona Sul que sempre me chamava pra programas descolados e caros pros padrões Bolivianos (Peça de Teatro B$50,00, barzinho B$25,00, Cerveja B$12,00...), os caras da perifa de El Alto que sempre me chamavam pra coisas simples, mas bem legais(Cerveja B$6,00, assitir o jogo de futebol B$0,00), os estrangeiros do COMPA que me chamavam pra programa de "TURISTA", por esse motivo eu pude construir uma imagem por completo de La Paz....

 

Além de La Paz eu estive por outras cidades da Bolívia, e viajei quase o País todo, assim que possível eu posto sobre outros lugares no entanto se alguém precisar de qualquer dica sobre La Paz ou sobre a Bolívia eu estou disponível!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...