Cânions do São Francisco e CHESF - Semana Santa 2012

Olá pessoal,

Este é o primeiro relato de minhas viagens pelo site, e tem por vista ajudar alguns colegas que desejam viajar para conhecer a região dos cânions do rio São Francisco, que compreende parte dos estados da BA, SE e AL.

Vamos lá:

Algumas observações iniciais sobre a trip:

- Todo o deslocamento via terrestre foi feita de carro;

- Viagem de 4 dias (06 à 09/04/2012);

- A BR-110, principal rota para translado, está em boas condições de conservação e sinalização, com muito poucos buracos ao longo do trecho viajado;

- Saída de Entre Rios/BA, dia 06/04/2012, às 03:00 hs da manhã, e chegada em Delmiro Golveia/AL às 07:00 hs da manhã (04:00 hs de viagem), com cerca de 400 km de translado;

- Retorno no dia 09/04/2012, partindo de Paulo Afonso/BA às 11:00 hs da manhã, e chegada às 14:30 hs em Entre Rios/BA (03:30 hs);

1º DIA (06/04/2012)

A ideia inicial do passeio era o de fazer acampamento, porém, pelos preços convidativos da hospedagem na região, foi decidida a hospedagem em pousadas. Me hospedei no Residence Pousada (município de Delmiro Golveia/AL) no primeiro dia, onde me encontrei com um grupo composto por 6 amigos de Recife/PE e 5 franceses que estão fazendo intercâmbio no Brasil. O quarto tinha, a um preço convidativo de 25,00 R$ p/pessoa (em quarto duplo), Ar condicionado, frigobar e banheiro com ducha quente, SEM direito à café da manhã. Apesar de simples, é tudo limpinho.

Neste dia fomos conhecer a cidade de Piranhas/AL e os cânions de Xingó que apesar de receberem o nome da usina localizada em Canindé do São Francisco, estão localizados no município de Delmiro Golveia/AL.

Primeiramente partimos para conhecer os cânions do Xingó. A catamarãn para este passeio tem a sua partida do restaurante Carrancas, localizado na barragem de xingó, no município de Canindé do São Francisco/SE. Devido ao período com muitos turistas, somente tinha disponível o passeio para as 14:00 hs, pois os outros horários estavam lotados. Compramos então os tickets (40,00 R$/Pessoa) e fomos aproveitar o meio tempo para conhecer a cidade de Piranhas. Nesta cidade, foi possível admirar o museu do sertão, o mirante da cidade e a prainha. Vale à pena conhecer estes lugares.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120411091851.JPG 500 281.25 ]Museum do sertão, no município de Piranhas/AL. Antiga estação de trem do município de Piranhas/AL, que hoje abriga o museum do sertão. O museu conta fatos curiosos da vida de lampião, exibe cópias das cartas enviadas por este cangaceiro aos coronéis e fazendeiros da época, algumas inclusive ameaçando e cobrando taxas para que suas cidades não fossem saqueadas.[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120411092509.JPG 500 281.25 Foto da cidade de Piranhas à partir do mirante] Mirante da cidade de Piranhas. O mirante da cidade mostra uma bela vista do Rio São Francisco e da cidade de Piranhas.[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120411092807.JPG 500 281.25 Mirante de Piranhas]Mirante.Lá em cima existe um restaurante/bar bastante interessante. Para chegar ao mirante, têm-se duas opções: carro ou subida a pé das escadarias. Acho que não preciso falar que a segunda é mais cansativa.[/picturethis]

Almoçamos na prainha em Piranhas, onde comemos um bom peixe cozido, com pirão e arroz (35,00 R$/2 pessoas) e tomamos um prazeroso banho no rio São Francisco.

Tínhamos que voltar então para o passeio nos cânions, pois a catamarã partiria às 14:00 hs. No passeio é possível admirar a surpreendente paisagem dos cânions, ao som de boas músicas e cerveja gelada. Banho somente é possível na parada em um espaço flutuante, de onde partem também canoas para conhecer os cânions mais adentro a um preço de 7,00 R$/pessoa. Não fiz este passeio, mas hoje penso que deveria ter feito, aproveitando ainda mais as particularidades daquele lugar.

Catamarão navegando pelos cânions

Estrutura flutuante, onde é possível o banho durante o passeio

Para minha infelicidade, nada posso falar sobre o jantar deste primeiro dia, pois, por se tratar de sexta-feira santa, TODOS os restaurantes, bares, quiosques e barraquinhas de cachorro-quente possíveis estavam fechados. Somente encontramos um vendedor de batata fritas, onde, por falta de opção, comemos, e estas batatas me causaram mal estar pela imensa quantidade.

2º DIA (07/04/2012)

Continuamos hospedados no Residence Pousada, e tomamos café da manhã em um restaurante localizado em uma rua por trás desta. Nele, à um preço fixo de 6,00 R$, é possível comer à vontade. Partimos então para a usina hidroelétrica de Angiquinho, localizado no município de Delmiro Golveia/AL, com acesso pela BR-110, próximo à divisa entre os estados de AL e BA. A visita é gratuita, e é acompanhada por guias supersimpáticos pertencentes à fundação Delmiro Golveia. Muito interessante o passeio nesta usina, sendo ela a primeira usina hidroelétrica do Nordeste.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120411094537.JPG 500 281 Mirante]Vista do mirante. No fundo da imagem, observa-se a usina hidroelétrica de angiquinho, construída pelo cearense Delmiro Golveia em 1910, e hoje somente aberto para visitações.[/picturethis]

Neste passeio, é possível conhecer a história do pioneirismo do fundador e admirar também o trecho inicial das belezas dos cânions do S. Francisco. No local, também encontram-se a cachoeira de Paulo Afonso (somente corrente quando da abertura das comportas da usina de Sobradinho/MG) e a caverna do Morcego (furna), abertas à visitação caso o visitante assim deseje.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120411095016.JPG 500 281Mirante]Vista do mirante.[/b:2pjree9l]Por outro ângulo[/picturethis]

Atravessamos o Rio São Francisco, na divisa entre os estados da Bahia e de Alagoas, e fomos para a cidade de Paulo Afonso/BA. Paramos na prainha da cidade, onde tomamos um banho, e almoçamos uma deliciosa tilápia frita, acompanhado com um feijão verde excepcional, farofa e verduras (25,00 R$/peixe, suficiente para 2-3 pessoas). Como a cerveja estava gelada, ficamos bebendo e não vimos o tempo passar, quando percebemos, já havia passado das 16:00 hs, e não era mais possível visitar o complexo hidroelétrico da Chesf nesta data e horário, ficando este passeio para data posterior (10/04/2012).

Finalizamos o dia com uma visita a uma praça muito agradável pertencente à Chesf, onde pessoas do município e turistas curtem um belíssimo fim de tarde às margens da barragem de Paulo Afonso.

3º DIA (08/04/2012)

O grupo da qual eu pertencia teve que retornar à Recife, porém, eu decidi continuar a trip, pois dois lugares eu ainda precisava conhecer: A grota do Angico, local onde o grupo de lampião foi emboscado, localizado em Canindé do São Francisco/SE, e a CHESF, em Paulo Afonso/BA.

Decidi então conhecer primeiramente a Grota do Angico, visto que a segunda-feira (09/04/2012) é dia de folga dos guias locais e dos marinheiros que conduzem os barcos pelo S. Francisco, não sendo possível este passeio nesta data. O passeio sai do município de Piranhas/AL, e é conduzido até o município de Canindé do S. Francisco, onde ocorreu a emboscada. Custou 40,00 R$ em catamarã, com cerca de 5 horas de duração (entre viagem de ida, volta, parada para almoço, visita à grota e tempo para banho no rio São Francisco), mas também é possível realizar o passeio em lancha, custando 150,00 R$ (para até 5 pessoas – 30,00 R$/pessoa), e com a duração programada pelo próprio grupo.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120411100717.JPG 500 281 Legenda da Foto]Cidade de Piranhas/Al. Vista fotografada quando o barco saia do atracadouro e navegava pelo rio São Francisco.[/picturethis]

Ao descer rio adentro, o barco chega à margem mais próxima à grota, onde fica localizada a casa em que morava o coiteiro Pedro de Cândido, que sob tortura, acabou entregando a localização do bando de Lampião. Ele foi figura chave para a determinação do local onde se localizavam os cangaceiros, que resultou na morte de Lampião e parte do bando.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120411101058.JPG 500 281 Legenda da Foto]Casa do coiteiro Pedro de Cândido. Coiteiro era como era chamadas as pessoas que acobertavam os cangaceiros em suas propriedades. A casa ainda encontra-se bastante conservada, tendo passado por várias reformas desde a morte do seu proprietário[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120411101851.JPG 500 281 Legenda da Foto]Interior da casa de Pedro de Cândido. Nela, é possível observar vários objetos da época e fotos dos cangaceiros.[/picturethis]

Na margem do rio S. Francisco, está instalado o restaurante Angico, onde têm-se a opção de almoçar ou desfrutar de petiscos regionais. À partir daí, é necessário seguir com guia local (fornecido pelo restaurante), ao preço de 5,00 R$/pessoa quando em grupo, ou 10,00 R$/pessoa quando sozinho, assim, como eu estava sozinho, tive que desembolsar 10,00 R$ para conhecer a grota.

São cerca de 20 minutos de caminhada, seguindo por riachos temporários, muitas pedras e caminhos não muito fáceis, até chegar à grota.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120411102331.JPG 500 281 Legenda da Foto]Grota do angico. Lá encontra-se algumas cruzes e placas em homenagem ao bando emboscado e ao soldado morto na ocasião da emboscada.[/picturethis]

Após o retorno para o restaurante, é possível almoçar na modalidade self-service (25,00 R$/pessoa), ou comer diversos tipos de petiscos. Optei por me deliciar com um camarão alho e óleo, ao preço de 30,00 R$ a porção de 400 gramas (Recomendo!).

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120411102809.JPG 500 281 Legenda da Foto]Atracadouro e local para banho. Após o almoço, pode-se tomar banho no Rio São Francisco e/ou se utilizar do serviço de bar que o restaurante dispõe. No retorno para Piranhas, foram mais 40 minutos de barco até o atracadouro do município.[/picturethis]

Me desloquei no final de tarde para paulo Afonso/BA, cerca de 75 km de distância à partir de Piranhas. Na última noite do passeio, me hospedei na pousada Ilha Bela, com quarto bem aconchegante, ar condicionado, banheiro com ducha quente e café da manhã, ao preço de 40,00 R$ (individual), localizada no centro da cidade. A cidade é bem animada, e tem várias opções de bares e restaurantes, ao som de bons intérpretes. Jantei em um barzinho chamado Katedral Beer, com bons músicos tocando MPB, Pop/Rock e um axé bem bacana (também recomendo). OBS: indicação desta pousada foi encontrada em um Post aqui no site do mochileiros.

4º DIA (09/04/2012)

O passeio pela CHESF ficou para a manhã do último dia. Este passeio somente é possível com o acompanhamento de guias locais, e paga-se uma taxa de 50,00 R$ por veículo pequeno (até 5 pessoas – 10,00 R$/pessoa), porém, mais uma vez, como eu estava sozinho, tive que ficar com toda a despesa da taxa. Leva em torno de 02:00 hs e pode-se visitar diversos pontos no complexo de usinas, incluindo a escultura o Touro e a Sucuri, a usina de Paulo Afonso III, suas turbinas, estação de elevação, subestações de distribuição, diversos mirantes e cânions do complexo , e a ponte metálica, atualmente conhecida por ter sido palco da morte da Nazaré na novela Senhora do Destino.

O Touro e a Sucuri - Baseado no poema de Castro Alves (O poeta dos escravos).

Poema o Touro e a sucuri, de Castro Alves.

Uma das Quedas d'água para retirada das areias que soreiam a barragem da usina de paulo Afonso.

Estação de elevação da usina de PA III

Ponte Metálica, atualmente conhecida por ter servido de palco do suicídio da personagem Narazeh Tedesco, na novela Senhora do Destino.

Caverna de entrada para as turbinas da usina de Paulo Afonso III. Toda a sua entrada foi aberta entre as rochas, onde acima fica a barragem de PA, com uma coluna de água de cerca de 60 metros de altura.

Casa onde localizam-se os rotores e as turbinas da usina de PA III.

Estátua em homenagem ao poeta baiano Castro Alves, o poeta dos escravos.

Realmente, eu não poderia ter saído da região sem ter conhecido a CHESF. Este passeio valeu super à pena, sendo um dos melhores dos 4 dias de viagem.

Após o passeio, por volta das 11:00 hs, tive que retornar à Entre Rios, onde resido atualmente, e onde a minha realidade de trabalhos diários me aguardava.

Aos que desejam conhecer a região dos cânions do rio São Francisco e do complexo hidroelétrico do Rio São Francisco, que se localiza entre na divisa dos estados da BA, SE e AL, ficam aqui as minhas recomendações. Todos os brasileiros deveriam conhecer esta região de belezas exuberantes e história riquíssima, não encontradas em nenhuma outra região do planeta.

VALE À PENA!

Pela falta de experiência neste tipo de relato, peço que me desculpem pela possível falta de um ou outro detalhe que julguem interessante. Qualquer dúvida posterior, basta enviar msg.