Chile - Santiago, Valparaiso, Viña Del Mar, SPA e Antofagasta

Viagem feita entre 8 e 21 de Janeiro de 2014

Introdução:

Sempre utilizei este site como referencia para planejar/viajar então resolvi fazer este relato para ajudar a quem estiver interessado em fazer um "mochilão" pelo Chile:

Dia 1

Saí de São Paulo - GRU as 14:00 chegando em Santiago as 17:00, foram 4 horas de voo, mas cheguei uma hora antes por conta do fuso horário, fui de Taxi, mas tem 2 onibus que saem do Aeroporto rumo ao Terminal alameda, passando por Pajaritos e Los Heroes. fiquei em um Hostel chamado Happy House, que fica na calle Moneda, bem próximo ao Centro de Santiago. O Hostel é bem organizado e fica em um prédio antigo muito bonito, tem piscina, sala de tv, cozinha e lavanderia, Servem um Excelente café da manha com frutas, sucos naturais e "ovos revueltos". No primeiro dia fui andar um pouco e tirar umas fotos ali mesmo próximo do Hostel, pois já era quase noite e eu estava cansado, aliás, em Santiago anoitece após as 9:30 da noite, o que é bem útil, apesar que o comércio em geral Shoppings, hipermercados etc, fecham todos as 10, quando chega 9:30 já começam a baixar as portas e fecha tudo, o Metrô fecha as 11 e esse é muito limpo, organizado e funcional, o melhor metro que eu já vi.

Dia 2

Meu primeiro dia de verdade em Santiago, acordei cedo, fui com um brasileiro ao centro para trocar dinheiro, passamos pelo Palácio La Moneda e estava tendo a famosa troca da guarda, ficamos lá para assistir depois seguimos pela Cale Moneda até Agustinas, que é onde ficam as melhores casas de câmbio de Santiago e foi onde eu troquei alguns dolares por pesos chilenos, em geral o real é bem aceito, nao recomendo trocar por dolares para levar, como eu já tinha, levei. A cotação do peso chileno é bem estável e as taxas das casas de Câmbio são bem baixas, compensa muito trocar todos os reais lá, em guarulhos peguei o peso a 170, no Chile estava 230, muito mais, definitivamente, nao troque dinheiro no Brasil, apenas o sulficiente para pagar o taxi...

Após trocar umas verdinhas chilenas, fomos a um café con piernas ::quilpish:: chamado bombay, que se eu não me engano fica na Moneda, um pouco a frente das casas de cambio, depois eu me separei do meu amigo que foi pra Valparaiso e fui ao Cerro Santa Lucia depois caminhei um pouco pelo centro de Santiago que me pareceu bem seguro e limpo, tirei algumas fotos:

Moneda/bandera

Plaza Neptuno no Cerro Santa Lucia

Troca da guarda

Dia 3

Após uma tentativa semi-frustrada de acordar cedo, levantei as 9, fui tomar café no Hostel mesmo, onde conheci duas brasileiras, Combinei com uma delas e fomos ao Cerro San Cristobal, passando pelo Zoológico na ida(primeira parada do funicular) o Zoológico de Santiago tem uma grande variedade de animais, fica em um ponto com uma excelente vista da cidade, vale a pena a visita, apesar de ficar cansativo pra quem planeja descer a pé o cerro na volta(o que nao foi o meu caso). Chegando lá no topo do cerro, a vista da cidade encanta, mesmo com a névoa cobrindo parte da cordilheira, pode-se ver grande parte da moderna arquitetura de Santiago, na descida do cerro, pode-se ir ao bairro Bellavista, onde fica uma das 3 casas de Pablo Neruda(La chascona) que é muito bonita e vale a pena também para conhecer a história do poeta, ganhador do premio Nobel. Do alto do cerro avistamos um edificio bem grande, o Costanera Center, almoçamos na Plaza de armas e fomos pra lá, com o metro fica bem fácil, basta descer na estação Tobalaba, nós descemos na estação Pedro de Valdívia para poder caminhar um pouco por aquela região que é a mais moderna de Santiago, passando pela avenida Isidora Goyenechea que é a "Paulista" de lá, cheia de parques e restaurantes, o shopping Costanera center é o segundo maior de Santiago(há controvérsias) mas sem dúvida o mais moderno e com a melhor vista da cordilheira, tomar um sorvete e ver o por do sol lá de cima depois voltar para o hostel, acordar cedo e ir para Valparaiso no dia seguinte.

Vista do Cerro San Cristobal

Plaza de armas, com tapumes, infelizmente estava em reforma...

Vista do Mall do Costanera center...

La Chascona, uma das casas do Poeta Pablo Neruda

Dia 4 - Valparaiso

Acordei cedo, me despedi de todo mundo no Hostel e peguei o onibus para Valparaiso no terminal alameda, junto com uma Holandesa que estava no hostel e dividiu o taxi comigo, fomos pela Tourbus e a passagem custou algo em torno de 12 reais, um bom preço pela qualidade do onibus x distancia, Em Valparaíso me hospedei no IBIS Valparaiso que fica próximo ao "Centro" de Valparaiso e ao cerro artileria e cerro alegre.

Valparaíso é completamente diferente de Santiago, um pouco suja e logo ao chegar voce se depara com umas casas construídas nas encostas dos morros, que a primeira vista parecem ser favelas, mas quando se observa bem nota-se que são casas antigas e bem construídas. Valparaíso tem seu charme nas cores e arte espalhada por todos os cantos da cidade, inclusive nos telhados dos prédios, nos funiculares e cerros com uma bonita vista da cidade e tudo respirando arte o tempo inteiro. Valparaíso tem um sistema de metro que conta com uma linha e que vai até Viña Del Mar, o trajeto é um pouco demorado mas os trens são bem confortáveis, não são cheios e tem músicos quase sempre e Viña Del mar é uma cidade balneária, totalmente desenhada para o turismo, conta com parques como o Quinta Vergara que conta com uma casa de espetáculos de mesmo nome. próximo a praia, encontra-se um cassino muito bonito(sim, lá pode) onde eu perdi uns pesitos...

Cerro Artileria

Cassino em Viña Del Mar

Rio que divide Valparaíso/Viña Del Mar

Viña Del Mar

Dia 5

Acordei cedo, fiz check out no hotel umas 8 da manha e voltei para Santiago, para fazer o passeio pela vinícula Concha y Toro, é bem fácil para chegar lá, basta pegar a linha azul do metro, até a estação Las Mercedes(demora pra caramba), de lá pegue um taxi, custa em torno de 3500 pesos..O Tour pela vinícula pode ser em portugues, ingles ou espanhol, claro.. e o Tour simples que eu peguei(sem direito a mesa de frios) com degustação de 3 vinhos mais a Taça de brinde, custou em torno de 16 dolares.

A tarde fomos jantar no Parque Arauco, o maior Shopping do Chile, pra quem gosta de compras, vale a pena o passeio pois o Chile tem bons preços para roupas e eletrônicos de marca, fica próximo a Las Condes, mas o metro nao chega até lá, o taxi saiu barato, não me lembro agora o preço.

Dessa vez me hospedei no IBIS Providência, no Bairro da providência, uma ótima localização, mas não faz meu tipo, infelizmente no hostel não tinha mais vagas...(sempre reserve bem antes).

Casa de Dom Melchior de Concha y Toro

Plantação de uvas

Dia 6 - Calama- São Pedro de Atacama

Acordar bem cedo, ir para o aeroporto, pegar o voo das 10 horas para Calama, fui de Lan, a passagem custou em torno de 480 reais já com taxas(Dizem que pela Sky airline voce consegue um preço melhor e servem um almoço de verdade, testarei quando voltar para lá) o Vôo dura em torno de 1:30, sente se do lado direito do avião na ida e verá a cordilheira te acompanhar por todo o trajeto, impagável...O Aeroporto de Calama estava em reforma, aparentemente estavam construindo um novo terminal de passageiros bem maior, devido a grande demanda de turismo no local, o transporte do aeroporto até São Pedro de atacama é feito por várias empresas, eu fui pela Licancabour(nao me lembro como se escreve) custou uns 10 mil pesos e vale a pena, te deixam na porta do Hostel...

A cidade de São Pedro de Atacama é bem pequena, tem em torno de 2 mil habitantes, mas é completamente voltada para o turismo, cheia de agencias em quase todas as ruas, principalmente na Caracoles e travessas, fiquei em um Hostel chamado Campo Base que fica em uma das travessas da Caracoles, o Hostel é muito bom, acredito que um dos melhores de SPA, o dono está sempre lá caso voce precise e o Staff é muito simpático e te ajuda em tudo que precisar, servem café da manha e se necessário, preparam um lanche para levar no passeio(que geralmente sai de madrugada).

No meu primeiro dia lá, fiz o passeio do Valle de La Luna e Valle de La Muerte por 8 mil pesos, saiu um pouco menos depois por que fechei um pacote na mesma agencia, que agora não me lembro o nome, fica na Caracoles.

Valle de La Luna

[continua...] Mais fotos em: https://www.flickr.com/photos/93974996@N07/

Valeu pessoal que está acompanhando meu primeiro(de muitos) relatos aqui, estou tentando terminar esse relato, é que estou na minha semana de provas na facul, aí fica tudo meio corrido, mas prometo que até domingo terminarei..kk estão faltando alguns preços, vou conferir depois nos tickets aí coloco aqui..

Quanto foi que vc pagou no táxi?

Conta mais.... ::otemo::

Do aeroporto até La moneda, onde fica o Hostel, o preço era 15 mil pesos, chorei ele fez por 13, os preços são tabelados do aeroporto ao centro 15 mil e até Providencia ou Las Condes 17 mil e o taxímetro fica desligado, alguns oferecem de ligar o taxímetro, mas quando chega no aeroporto, cobram uma "taxa extra" aí intera o mesmo valor que ele tinha falado, tem um serviço de onibus que faz esse trajeto e te deixa na estação Los Heroes, Alameda ou Pajaritos, ja utilizei ele, vai bem lotado e jogam sua mala em um lugar que depois fica bem dificil achar, mas no geral vale a pena.