Ir para conteúdo

Escócia - Julho 2011 - com fotos


Posts Recomendados

  • Colaboradores

[t1]Relato da minha viagem para Escócia![/t1]

 

Eu estava fazendo intercâmbio na Inglaterra em julho de 2011, morava numa cidade bem pequena chamada Winchester, que fica perto de Southampton e a 2 horas de ônibus de Londres. Todo fim de semana eu fazia um passeio para alguma cidade inglesa (também vou fazer um relato, posto aqui em breve!). Eu queria muito ir para a Escócia também, mas aí como não era uma Day-trip ali por perto, a organização era outra. Como estava fazendo intercâmbio, estudando, não podia ficar faltando aula. Optei por ir numa quinta-feira a noite, faltando aula na sexta, e tendo 3 dias inteiros lá, voltando no domingo a noite e segunda-feira de manhã direto para a escola! Me programei e fui, sozinha!

 

Três dias inteiros é pouca coisa, mas era a chance que eu tinha e fiz o máximo possível pra fazer valer a pena. Pesquisei muito aqui no site e na internet em geral. Peguei muitas informações mesmo e acabei fazendo um "mini-guia" pra mim mesma. Deu tudo certo! Edimburgo é uma cidade bem pequena (pelo menos o centro histórico), tudo é perto e fácil. Então acabei que não achei pouco ficar lá só 3 dias, acho ainda que se pudesse ficar mais alguns dias, ficaria só mais um dia em Edimburgo e iria conhecer outras partes das Highlands.

 

Foi a minha viagem "mochilinha"! hahahah :D

 

[t3]Ônibus[/t3]

 

Resolvi ir de ônibus pois só fui resolver essa viagem na semana anterior, meio em cima da hora, então as passagens de avião, mesmo da EasyJet, estavam muito caras. Comprei as passagens no site da National Express. Foram dois trechos: Winchester – Heathrow / Heathrow-Edinburgh. A viagem ao todo durou 11 horas contando com a troca e espera dos ônibus em Heathrow. Acho que de Londres até lá durou 8 horas.

 

Vale comentar que estranhei muito que o ônibus do trecho Winchester-Heathrow era muito confortável, poltronas espaçosas, altas, super acolchoadas e que reclinavam. O ônibus era um brinco! Parecia ser bem novo, estava feliz da vida achando que ia passar a noite naquele conforto todo. Mas o ônibus Heathrow-Edinburgh, era menor, parecia ser mais velho, as poltronas eram bem menores também e não deitavam. Estranhei. Mas nada que tirasse meu sono e minha expectativa de ir para Escócia.

 

Valor da passagem: £ 22 ida, £22 volta. Quem for direto de Londres fica mais barato! Acho que era apenas £ 17.

 

http://www.nationalexpress.com/home.aspx

 

[t3]Tempo/Clima[/t3]

 

Por mais que julho seja verão, esse de 2011 fez frio. Acho que não era necessário ligar aquecedor dentro dos lugares, mas na rua precisava usar casaco, chegando a vezes que eu usava um de lã mais um impermeável e corta vento por cima. Principalmente nas Highlands que era bem frio. ::Cold::

 

[t3]Albergue[/t3]

 

Eu tinha pesquisado antes aqui no mochileiros e vi que falaram muito bem do Castle Rock Hostel. No site do hostelworld.com ele era top rated, então foi nele mesmo. Muito bom!! Bem localizado, pertíssimo da Royal Mile e ao lado do Castelo de Edimburgo. O atendimento lá é excelente e o que mais me chamou a atenção foi a decoração do albergue, parecia um castelinho mesmo, com direito até a armaduras no corredor! O preço é bom, paguei £ 30 por duas diárias com café da manhã. O banheiro é fora do quarto, compartilhado, mas é bem organizado. O quarto é grande, com umas 5 ou 6 beliches e lockers espaçosos para cada um. Recomendo!!!

 

Diária: £ 15

Total: £ 30

 

http://castlerockedinburgh.com/

http://www.hostelworld.com/

 

20120512161021.JPG

 

[t1]1º DIA:[/t1]

 

Cheguei em Edimburgo as 7:00 da manhã. A rodoviária é bem localizada então fui andando até a Royal Mile, principal rua do centro histórico. Era muito cedo, ainda não tinha nada para fazer então fui procurar o albergue, tomar um café da manhã e sair em busca de informações para os meus dias ali. Minha primeira impressão: Edimburgo é linda!

Antes da entrada do castelo tem uma loja com vários stands de agências de turismo, e fui lá para agendar meu passeio para Highlands no dia seguinte.

 

[t3]Castelo de Edimburgo - Edimburgh Castle[/t3]

 

09:30 estava entrando no Castelo de Edimburgo, mesmo cedo a fila já estava bem grande! O Castelo é lindo e imperdível. Em cada parte dele tem um museu com uma parte da história, seja os aposentos reais, armas de guerra, tudo! Vários museus ao todo. Fora as vistas da cidade inteira, igreja, etc. Fiquei duas horas e meia lá e não consegui ver tudo.

 

20120512161502.JPG

 

[t3]Parlamento Escocês + Palácio de Hollyhood House[/t3]

 

Depois do almoço, peguei aquele ônibus turístico Hop-on Hop-off ali na Royal Mile mesmo. O primeiro ponto que desci foi o do Parlamento Escocês, um prédio novo que tem uma arquitetura conceituada hoje em dia, muito legal. Do outro lado da rua fica o palácio de Hollyhood House. Não podemos visitar ele todo por dentro, a Rainha inglesa gosta de passar um fim de semana lá de vez em quando. Mas os jardins são espetaculares! Nunca vi nada tão bem cuidado, com cores lindas e para completar ainda tinha umas ruínas que pareciam ser de uma igreja. Cenário incrível!

 

Ônibus Hop-on Hop-off: £ 12

 

20120512161921.JPG

 

20120512162115.JPG

 

[t3]Carlton Hill[/t3]

 

Saindo de lá fui para o ponto do ônibus e saltei aos pés do Carlton Hill, uma colina. Tem um observatório, três monumentos lá em cima e é um mirante que tem a vista linda também, diferente do Castelo de Edimburgo, pois cada um fica em uma ponta. Ao descer a colina, percebi que tinha perdido o ticket do meu ônibus. Então tive que pegar um ônibus comum que me deixou na Princess Street. Tem uma praça ali que é uma graça e tem um grande monumento.

 

No Carlton Hill, com a vista do Castelo de Edimburgo lá no fundo:

20120512162728.JPG

 

Vista do Carlton Hill, de algum ponto da cidade:

20120512162949.JPG

 

Depois disso, já eram 5 horas da tarde e eu estava exausta de tanto bater perna pela cidade e por ter dormido pouco no ônibus, então voltei para o albergue tirar uma soneca. Soneca que nada, apaguei! Acordei 9 horas da noite com a minha mãe me ligando! Que sorte, por pouco não perdi minha primeira noite, de apenas duas em Edimburgo. Mas deu para aproveitar bastante, fui a um pub com música ao vivo, o The Tron, que tem música ao vivo toda sexta-feira, me diverti muito lá.

 

[t1]2º DIA:[/t1]

 

[t3]Highlands[/t3]

 

No dia anterior, sexta-feira, comprei um passeio numa agência de turismo em um dos stands de uma grande loja na Royal Mile, antes do Castelo. O nome dessa empresa é Timberbush Tours, que foi bem recomendada aqui no site e eu recomendo também. Escolhi o passeio de 1 dia, que ia até o Lago Ness.

 

Preço: £ 36

 

http://www.timberbush-tours.co.uk/

 

O ônibus sai às 08:00 na porta dessa loja mesmo. O guia, que é motorista passa o caminho todo contando curiosidades sobre a Escócia, é realmente um passeio interessante e ele ainda vai vestido com o típico kilt escocês. O Castelo de Stirling é visto apenas da janela, de passagem. Assim como outros castelos e que passamos no caminho. A primeira parada é em Kilmahog para tomar um café da manhã e nos fundos tem aqueles animais, os Hamishs, parecem búfalos ruivos, engraçadinhos! Depois paramos para ver Glencoe e Ben Nevis. Tipo mirantes. Estava muito frio, o tempo não ajudou, mas mesmo com neblina a paisagem não deixava de ser incrível! A parada seguinte era em Fort Willian para almoçar. Mas tanto Fort Willian como Fort Augustus, víamos só de passagem. Digo isso porque na descrição do site da agencia, parece até que a gente vai parar em todos esses lugares, mas se fosse assim seria impossível fazer tudo isso em um dia só. Mas no caminho tem muita paisagem bonita, montanhas, lagos e castelos.

 

Finalmente chegamos no Urquhart Castle (Quero ver alguém conseguir falar o nome desse castelo, hahah), que está em ruínas mas super bem preservado para receber os turistas. Esse castelo fica na beira do Lago Ness! O tempo aí já estava bem pior, muito frio, muita chuva e muita neblina. Engraçado é que durante a viagem toda o guia falava que estaria um dia lindo no Lago Ness, que ele até devolveria nosso dinheiro se isso não acontecesse. Eu estava passeando pelo Castelo só pensando na furada que esse cara se meteu, hehehe. Mas por incrível que pareça, quando fizemos o passeio de barco pelo lago, do nada o sol apareceu! O Lago Ness é belíssimo! Ter ele como vista do Urquhart Castle, ou estar no meio dele, é realmente incrível, seja com tempo bom o ruim. É indescritível. O único que não apareceu foi o Nessie, famoso monstro do Lago Ness, pena que o guia não nos prometeu nada quanto a vê-lo. Depois de passarmos pela lojinha de souvenirs com trezentos mil modelos diferentes no monstro do lago ness em miniatua ou em pelúcia, pegamos o ônibus de volta para Edimburgo.

 

Valeu muito esse passeio! Super recomendo!

 

20120512163845.JPG

 

20120512164009.JPG

 

Cheguei de volta a Edimburgo 20:30, jantei, voltei pro albergue me arrumar pra sair na minha segunda e última noite. Tentei fazer o Pub Crawl, mas já tinha começado e não podia mais entrar. Fui para um pub com música ao vivo no subsolo recomendado pelo recepcionista do albergue. Infelizmente não lembro o nome do pub, mas é famoso por lá e fácil de achar, pertíssimo da Royal Mile, no subsolo, com uma bandinha de rock tocando. Achei o melhor pub, bem cheio e bem animado! Lá encontrei o grupo do Pub Crawl e o guia disse que se eu quisesse poderia pelo menos andar com eles, mas não poderia ganhar bebidas nem entrar nos lugares reservados. Fui com eles até um outro pub ali perto mas não gostei e voltei pro primeiro.

 

[t1]3º DIA:[/t1]

 

[t3]Rosslyn Chapel[/t3]

 

Reservei a parte da manhã para ir na Rosslyn Chapel, a famosa igreja no final do filme O Código da Vinci. Ir pra lá é fácil, em ônibus comum, leva menos de 1 hora. Cheguei antes de abrir e já tinha gente na fila. Pena que estava em obras, só pude entrar num pedacinho dela, mas foi o suficiente pra ver como ela é graciosa. Com certeza, é um lugar muito especial. Pela foto dá pra ver ela de frente, mas daí pra trás, só obra! Espero que tenha acabado já, sabem como é né, obra de igreja! hahahah

 

20120512164237.JPG

 

[t3]Museus + Pub + St. Gilles Cathedral[/t3]

 

Voltando para Edimburgo, aproveitei para bater mais perna pela Old Town. Fui ao Museum of the Mound, o museu da moeda, interessante a história ali, e no final você faz uma moeda! O segundo museu que fui foi o Museum of Scotland (foto), que é bem grande, muito legal, mas infelizmente não pude ver tudo por causa do horário, já ia fechar. Perto dele tem o pub The Elephant House, que ficou famoso por ser o pub onde JK Rowling ia para escrever Harry Potter. Com certeza é um lugar bem agradável para ir escrever! Voltei para a Royal Mile e visitei a St. Gilles Cathedral, que é bem grande, linda e apaixonante! Na Royal Mile tem várias lojinhas de souvenirs típicos da Escócia, e o interessante é que na rua sempre tem artistas, seja homes vestidos com os trajes típicos escoceses e tocando a gaita, ou “estátuas”, artistas fazendo todo o tipo de cena, muito interessante esbarrar em um desses!

 

20120512164530.JPG

 

20120512164643.JPG

 

 

Fim do dia, fim da viagem. De volta, mais uma noite no ônibus.

 

Foi um pouco corrido, foi um pouco cansativo, mas aproveitei cada minuto e foi uma viagem incrível e inesquecível! ::otemo::

 

Galera, coloquei só algumas fotos pra não pesar aqui, mas se quiserem, posso postar mais.

Qualquer dúvida, podem perguntar aqui no tópico mesmo! Vou responder e ajudar no que for possível!

Deixem sua opinião aqui também sobre o relato, por favor, ainda pretendo escrever sobre outros destinos (:

Valeu gente, beijos, abraços e boa viagem!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bem legal seu relato! ::otemo::

Passeio em lago escocês sempre tem que ter um pouco de neblina, faz parte do charme.

 

Uma pena esses ônibus desconfortáveis, já fiz viagem de 12h em ônibus assim... Depende também da altura de cada um, se a pessoa não é muito alta acho que não sofre tanto. Só lembrando que uma outra opção é pegar o trêm: apenas 4h30 de viagem, sai mais caro que o ônibus mas acho que compensa pelo tempo e comforto.

 

Suas fotos ficaram lindas, parabéns!

::kiss::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi t-tresch, que bom que gostou, muito obrigada!

 

Na época em que pesquisei sobre a viagem, trem ficou fora de cogitação, estava muito caro, entre £150 e £200 libras. Mas está aí uma viagem que gostaria de fazer: Londres-Edimburgo de trem, durante o dia; tem que ter tempo e dinheiro, mas dizem que é um passeio com um visual muito lindo! Quem puder faça!

 

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Faala Camila, tudo certo?

 

Meu nome é Danilo, estou planejando meu intercãmbio e sequente mochilão para daqui 3 semestre quando eu acabar minha faculdade!! ;D

 

E um dos lugares obrigatório q eu quero conhecer é a Escócia!! Pô muito bom o seu relato, gostei das fotos tbm... E parabéns, hein?? Ter encarado essa sozinha... Do nada... Na cara e na coragem são para poucas!!! rs ;)

 

Gostaria de saber... Nesses 3 dias q vc ficou lá... Quanto vc gastou na média... Faltou conhecer algum lugar importante... Vc ainda está fazendo intercambio na Inglaterra?? ::vapapu:: kk

 

Sucesso aê!!!

 

Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Rafael, muito obrigada! Pelo elogio e pelos pontinhos também! :D

ônibus é desconfortável mesmo, não tem jeito! Mas você está certo sim, é a opção mais barata, MUITO mais barata, por isso que escolhi!

Ah, vi que você tem um relato da Patagônia, depois vou ler com calma. Estou indo pra Bariloche em algumas semanas, quero ver neve, mas to preocupada com o frio!

 

Danilo, tudo bem?

Obrigada!!

Deixa eu entender então, você vai fazer intercâmbio na Inglaterra, é isso? Em Londres? Bom, se for isso, tenho certeza que vai adorar o Reino Unido! Viajei muuuito por lá, tem lugares incríveis, você vai adorar! E eu já voltei pro Brasil...

Mas não deixe de ir pra Escócia, lá é um dos lugares mais lindos que já fui!

Eu não anotei meus gastos nem nada, mas tenho uma noção. Acho (acho) que levei 300 libras - Pra tudo, passagens de ônibus, albergue, passeios e alimentação. Mas como eu acho, pode ser que tenha sido menos um pouco. Mas não se preocupe, isso é muito, eu também fiz umas comprinhas escocesas! Alguns preços eu informei no relato, como:

Passagens: £44 (ida e volta)

Albergue: £30 por duas diárias

Ônibus turístico Hop-on Hop-off: £12 (mas fiquei no prejuízo pois perdi o ticket)

Passeio Highlands: £36

Quanto a alimentação, varia de pessoa pra pessoa, eu me viro bem passando o fim de semana com lanches, daí sai mais barato.

Agora quanto aos passeios, pesquise tudo na internet antes, tem preço de tudo, olhe alguns exemplos nesses sites:

Tours em Edimburgo: http://edinburghtour.com/

Royal Yacht: http://www.royalyachtbritannia.co.uk/

Castelo de Edimburgo: http://www.edingurghcastle.gov.uk

Royal Collection (do Reino Unido inteiro, é só ir na parte da Escócia): http://www.royalcollection.org.uk/

Os museus são de graça, não fui em todos, mas gostaria de ter ido. Palace of Holyroodhouse vale muito a pena, mas é pago. Carlton Hill é de graça. Castelo de Edimburgo é pago também (e vá cedo para evitar filas). Enfim, tem muita coisa! Pesquise bastante! Tem outras coisas interessantes lá também, mas não tive tempo de fazer que foram o Wisky Experience (pertinho do Castelo) e um passeio guiado a pé sobre lugares mal-assombrados e histórias estranhas da cidade.

 

Aqui no site você vai ter muita informação, e se tiver alguma dúvida pode perguntar!

Boa viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...