Ir para conteúdo

Lyon e Alemanha a trabalho e 2 semanas pelos alpes de carro (com fotos)


Posts Recomendados

  • Membros

Bom pessoal já fazem mais de 2 meses que retornei da minha viagem então já está mais do que na hora de colocar um relato aqui. Neste primeiro post vou copiar o mesmo post que fiz antes no fórum de roteiros de viagem. Aí vai ficar bem fácil de ver aonde errei no meu planejamento, que besteiras fiz mesmo sabendo que ia dar errado e por aí vai.

 

Mas antes disso quero deixar uma coisa bem clara aqui, a Suíça é o país mais bonito que já conheci, de longe. Tive a oportunidade de fazer um intercâmbio na Espanha em 2005/2006 então conheço todo o roteiro "tradicional" da Europa, Paris, Londres, Roma, Amsterdã, etc. Agora a Suíça é coisa de louco, é muita paisagem bonita em tão pouco território, uma viagem de 200km pela Suíça de uma cidade a outra você fica de queixo caído com paisagem depois de paisagem uma mais bonita que a outra. Não acreditam? Bom aí vão 4 fotos só para deixar vocês curiosos...

 

8694922280_0253bccf75_c.jpg

Vista de beira de estrada perto de Interlaken, no dia que cheguei na Suiça. Estava passando na estrada e encostei aonde pude (acho que era uma calçada, porém com a neve difícil de saber... hahaha) para poder aproveitar esta vista.

 

8693802203_9af3409cf3_c.jpg

Vista da estação de esqui Niederhorn, Interlaken.

 

8693802125_4c42cce59d_c.jpg

Cartão postal do Matterhorn me aguardando quando cheguei em Zermatt.

 

8694922034_227cf74407_c.jpg

Aproveitando o fim das férias em Chamonix com o Mont Blanc de fundo.

 

Bom então conforme prometido um belo CtrlC CtrlV do meu post antes de viajar.

http://www.mochileiros.com/ajuda-com-roteiro-fevereiro-regiao-dos-alpes-t77564.html

 

"Vou aproveitar que já fechei quase tudo e vou colocar aqui umas explicações de como fechei meu roteiro, aí já fica de ajuda para quem precisar e guardo como o primeiro post para meu relato no retorno.

 

Primeiro explicando o porque da correria. Eu já estava com as férias marcadas para fevereiro, quase fechado a viagem do carnaval quando iniciaria elas. Aí em dezembro, logo antes das férias coletivas saiu a possibilidade de uma viagem de 2 semanas e meia na Europa a partir de 19/01 em que eu iria. Como empresa multinacional tudo é complicado só foi dado o ok das fábricas que eu ia visitar dia 15/12. Mas como não havia nenhum diretor na última semana antes das férias para aprovar a viagem ficou para início de janeiro, até esta aprovação sair a viagem poderia ser cancelada ou ter a data alterada. A confirmação da viagem e compra das passagens só saiu dia 08/01. Como o tempo era muito curto comecei a planejar antes mesmo de ter certeza que iria viajar. Para ter uma idéia de tempo foram 2 domingos inteiros e mais pelo menos 1 hora todos os outros dias correndo atrás de informações e roteiros.

 

Primeiro defini os locais/cidades principais que gostaria de conhecer, no caso: Zermatt, Jungfraujoch, Interlaken e se possível Chamonix. Com o relato do David, que o Marcos postou ali em cima vi vários lugares que gostaria de passar se possível, algumas cidades e outros lugares como estradas com vistas incríveis para dirigir. Neste momento fiquei bem perdido, não sabia qual a melhor ordem para visitar as cidades nem como fazer para passar em todos os locais que eu vi. Como quando se está perdido seu melhor amigo é o Google recorri a ele, em uma busca rápida de sites para ajudar a planejar viagens descobri o Tripline (http://www.tripline.net). Ele deixa você montar um roteiro fazendo o caminho entre as cidades diretamente (indo de trem ou avião por exemplo) ou pelas estradas indo de carro, também deixa você colocar datas e horários de chegada em cada cidade, fazendo o cronograma ao mesmo tempo. Com isso comecei a montar um roteiro, mudando facilmente a ordem das cidades e vendo por onde ia passar. Assim consegui modificar alguns trajetos para passar por estradas mais panorâmicas e verificar lugares que não pensava em parar. Foi só aí que percebi por exemplo que ia passar praticamente dentro de Liechtenstein e Lucerna a caminho de Interlaken, então uma viagem de 350km em um dia, algo que não queria devido a riscos de atraso no inverno devido a neve, virou uma viagem de 3 dias com aproximadamente 100km cada trecho e algum tempo para conhecer estes dois lugares. Em paralelo a isto ia verificando a disponibilidade de hotéis nos lugares que ia ficar, isso é muito importante na alta temporada, como é o caso do inverno na Suiça. Nos finais de semana cidades menores com estações de esqui famosas como Zermatt e Chamonix já estavam literalmente lotadas, no caso de Zermatt nas datas do meu planejamento inicial já não havia mais vagas em nenhum hotel de baixo custo, e mesmo em lugares mais caros havia vaga para aproximadamente mais 10 pessoas na cidade... Depois de várias e várias versões o mapa ficou assim:

 

mapaviagem.png

 

Caso alguém tenha interesse o mapa completo com possibilidade de zoom e observar as datas e horários aproximados está aqui (só um poquinho desatualizado :wink: ) - http://tripline.net/trip/Eurotrip-32730043737110059D35C0236C2B19F8

 

Com cidades e datas definidas o próximo passo foi a reserva dos hotéis. Utilizei o Booking.com, pois não é do meu perfil ficar em hosteis e dividir quartos com vários desconhecidos, não tenho nenhum problema em ficar em lugares simples ou quartos com banheiros compartilhados, mas dormir em um quarto com 9 estranhos (2 dos quais roncam a noite inteira) não é minha idéia de diversão... :) O fato de eu estar fazendo a viagem toda de carro trouxe oportunidades e problemas. Por exemplo foi difícil achar um hotel mais central em Lucerna com estacionamento então tive que pegar um lugar um pouco mais caro e menos central, porém para lugares que ia ficar mais tempo não necessitava de um lugar tão central. Então ao invés de ficar em Genebra achei um hotel mais barato em Évian-les-Bains (França a 40km de Genebra mas em uma região que também quero conhecer) que possui cozinha completa no quarto, ou seja economia dupla tanto no preço do hotel quanto em refeições. Também dei preferência a hotéis que não cobravam nada pela reserva e políticas de cancelamento sem custo a no máximo 1 semana da data da reserva. Assim caso tenha que reprogramar alguma coisa quando já estiver na Europa, lembrem-se problemas acontecem, tenho uma boa flexibilidade, já que a maioria dos hotéis que peguei permite fazer cancelamentos no dia ou 1-2 dias antes. Quebrei esta regra somente em Chamonix, pois as opções que tinha eram poucas e ao ver um quarto com varanda e vista para o Mont-Blanc por um custo MUITO em conta não resisti. ::otemo::

 

A reserva do carro já está encaminhada porém não fechada, utilizei vários sites agregadores, dos que buscam em várias companhias e te passam os preços mais baixos do que reservar diretamente com elas. Tive mais um problema adicional, pois a maioria deles não permite fazer reservas em um país e devolver em outro, o que era meu caso. Na verdade o único lugar que me deixou fazer isto facilmente foi o autoeurope.com, ainda estou tentando baixar o preço mas está tudo encaminhado para alugar uma BMW Série 1 pelo preço que alugaria um Gol aqui no Brasil pelo mesmo período (sério fiz simulações e o preço é quase o mesmo... ::putz:: ). Sim, vou gastar uma grana com o carro, conseguia alugar um new fiesta pela metade do preço e já estava pra lá de bom, mas pô vou sair dirigindo pelos alpes suiços no inverno então melhor fazer isto com estilo e já transformar uma viagem fantástica em uma dos sonhos para alguém que curte carros e dirigir como eu. 8)

 

Agora a parte mais difícil, tenho dinheiro para tudo isso? hahaha Sim, esta parte normalmente vem antes, mas devido a minha limitação de tempo acabou ficando para o final. Toda a parte a trabalho até Homburg está tranquilo, hospedagem e transporte pagos pela empresa, mais diárias que cobrem facilmente alimentação e outros gastos como lavanderia. Depois disso o orçamento macro segue abaixo:

Hotéis - R$1600

Aluguel do Carro - R$1772 (já inclusa uma taxa absurda por alugar na Alemanha e devolver na França)

Combustível - R$1200 (Simulei a viagem toda com o Google Maps a um custo de 300 euros somente nas estradas, joguei mais 50% em cima de deslocamentos em cidades e eventuais diferenças de custo do combustível, a Suiça é cara!)

Gastos Diários - R$1820 (Considerei um gasto de R$130 = 47 euros ou 58 francos suiços por dia para alimentação e atrações)

Total - R$6392, como tem algumas coisas que quero fazer que estouram minha diária (passagem jungfraujoch, aluguel de equipamento de esqui, etc.) arredondei para R$7000.

 

Esta é minha meta de gastos com a viagem, mas sempre existem os imprevistos, algum gasto que não considerei, variação do câmbio para cima (todos os custos foram calculados com as cotações de hoje, até a viagem vai saber como vai estar), entre outros. Então por segurança estou reservando 30% a mais do que o orçado, ou seja R$9100 já estão separado para a viagem, assim tenho uma boa margem de segurança sem correr o risco de voltar para o Brasil utilizando o limite da conta. Agora vai que meu orçamento estava certo ou dou sorte e o câmbio baixa e acabo gastando os exatos R$7000? Bom neste caso o dinheiro volta a ser investido imediatamente para render até a próxima viagem, assim termino uma já economizando para a próxima! Ou então finalmente compro aquele iPad que estou namorando... :D

 

Bom pessoal é isso, espero que este pequeno relato ajude quem ainda está planejando a viagem. No mais como sempre estou aberto a críticas e sugestões, tanto a própria viagem como ao meu planejamento."

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

A VIAGEM DE IDA

 

Bom vamos lá então, embarquei no sábado 19/01 aqui em Curitiba as 14:30 para São Paulo aonde tive uma boa espera para o vôo para Paris que saía somente as 21:30. Ida de Airbus da Tam, confortável, telas individuais para cada passageiro, enfim nada parecido com minha última viagem para a Europa de Varig em 2005. Depois de uma janta com o arroz completamente cru durmo e acordo praticamente a viagem inteira, nem 2 dramins com 2 doses muito bem servidas de whisky me fazem dormir mais do que 1 hora direto. Finalmente desisto já chegando em Portugal, lá fora não se via nada, nuvens cobrindo tudo da costa portuguesa até Paris, fui ver o solo somente quando o avião já estava a uns 50m de altura pousando. Tudo branco de neve, havia tido uma nevasca durante a noite e inclusive 1/3 dos vôos foram cancelados no dia. Ao descer do avião a vista era esta...

 

8694949542_ece3a79eed_c.jpg

 

Primeiro perrengue da viagem, chegar do aeroporto até a Gare de Lyon quando havia nevado na noite anterior. Conversando no balcão de informações a mulher recomenda "com toda a neve que caiu a maneira mais fácil e segura de chegar lá vai ser de trem", lá vou eu e meu colega de trabalho pegar o trem do aeroporto até a Gare du Nord, trocar por outro lá até finalmente chegar na Gare de Lyon. Por sorte estava acompanhado, pois meu cartão corporativo era dos antigos sem chip então não conseguia comprar a passagem nele. Durante o primeiro trecho o trem ficava vários minutos parado em cada estação, com as portas abertas e a neve caindo lá fora, devido a atrasos por causa da neve. Eu na pressa de pegar logo o trem para Lyon não troquei de roupa no aeroporto, então ainda estava de jeans, camiseta e um casaco leve congelando ao lado da porta a cada parada, o segundo trecho é todo subterrâneo então foi mais tranquilo. Nisto foi quase 1 hora de "viagem".

 

Chegando na Gare compramos a passagem para Lyon no primeiro TGV disponível que saía em 20 minutos, até aí tranquilo, mas com a neve e atrasos anunciam a plataforma de embarque somente 5 minutos antes do horário de partida. O resultado? Muita correria, todo o pessoal nesta foto aí embaixo estava aguardando a plataforma para embarcar no trem (plataforma C), o meu vagão por sorte era um dos últimos, lá do lado de fora da estação, já debaixo de neve novamente.

 

8693829749_46995e2d12_c.jpg

 

Depois de "atropelar" alguns franceses que se despediam de parentes embarcamos e não tínhamos guardado as malas ainda quando o trem começou a se mover. Nisso já eram 16:30 e foi hora de um "delicioso" sanduíche frio de almoço, e eu que esperava que tivessem ao menos uma omelete para me esquentar um pouco. Aproveito a viagem de trem para colocar uma calça por baixo do jeans e mais uma blusa e finalmente me sinto aquecido desde que saí do avião. Aproveito um pouco a paisagem completamente branca nas janelas do trem até escurecer e durmo o resto da viagem.

 

8693829635_e9d36670e4_c.jpg

 

O trem leva mais tempo que o normal (bendita neve!) e chegamos em Lyon já depois das 8 da noite. Pegamos o carro reservado pela empresa, um belo Opel Astra Diesel e em um momento de coragem/estupidez digo não para o GPS do aluguel. Estava levando no meu celular um aplicativo de GPS com mapa de todos os países da Europa que ia passar e como ia depender dele quando saísse de férias resolvo já ir me acostumando. Em uma cidade estranha, de noite, nevando de leve e com GPS improvisado o perrengue estava só esperando para acontecer! Menos de 500 metros da estação de trem o GPS diz "vire a direita", como ele estava na mão do meu companheiro de viagem e não consegui ver entro na primeira "rua" a direita que vejo. Favor notar as aspas, quando vejo estou andando em cima do trilho dos bondes elétricos que circulam por toda Lyon, não consigo enxergar quase nada e ao tentar fazer a volta antes que dê de cara com um passo por cima do barro que havia entre dois trilhos. Quase atolo, mas felizmente neste momento percebo que a linha está em obras, placas e sinais por todos lado. Ufa, pelo menos não vou bater em um bonde nos primeiros 5 minutos dirigindo o carro! Faço a volta por um caminho asfaltado e dou de cara com barreiras de concreto, lá vou eu dar a ré e voltar por onde vim até estar na rua novamente, uns 20 metros depois viro a direita no lugar correto... hahaha

 

O hotel era próximo da estação, então chegamos logo e sem maiores problemas, afinal depois de andar no trilho do bonde não ia poder piorar né? Chegamos no hotel estacionamos o carro em uma maravilhosa vaga que nos esperava na frente e vamos entrando, completamente perdidos procurando um cofre onde estariam nossas chaves. Aqui cabe outra explicação, havia uma feira de gastronomia que iria ocorrer durante o período que iríamos estar em Lyon, resultado, muito difícil de achar uma reserva de hotel pelos 15 dias necessários, acabamos ficando em um aparthotel e já estávamos avisados que domingo a recepção não abria. Abrimos a porta com o código fornecido e o segurança que falava um pouco de inglês nos ajuda a achar o cofre onde estavam as chaves. Ele avisa que a garagem do hotel só vamos conseguir pegar no dia seguinte na recepção, mas o estacionamento na frente do hotel só seria cobrado após as 8 horas de segunda feira. Largamos as malas no quarto e comemos uma pizza a uns 200m do hotel. Tomo um banho, mando emails para o Brasil avisando que está tudo bem e umas 11 da noite, 31 horas depois de sair de casa para o aeroporto finalmente posso descansar. Nem noto o desconforto do sofá cama que era o que havia para dormir no aparthotel...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

LYON

 

Bom aqui vou fugir do dia a dia da viagem e falar um pouco sobre Lyon de modo geral, vou deixar uma viagem de fim de semana para falar no próximo post. Foram 2 semanas trabalhando das 8 as 17h, mas no fim de tarde/noite e um sábado completo deu para conhecer bem a cidade. Lyon normalmente não é uma cidade que se pensa quando se fala em visitar a Europa, mas posso dizer que quem estiver por perto e reservar 1-2 dias para conhece-la não vai se arrepender.

 

Primeiramente Lyon é a capital gastronômica da França, e como eu tinha 50 euros de diária para gastar em alimentação e com café da manhã no hotel e almoço na fábrica deu para conhecer MUITO bem este lado da cidade... hahaha Nem vou colocar fotos aqui de alguns pratos que comi para não deixar ninguém passando vontade, mas com "menus" de entrada + prato principal + sobremesa na faixa de 20 a 40 euros toda noite posso dizer tranquilamente que nunca comi tão bem na minha vida como nestas duas semanas. Para minha sorte o aparthotel ficava bem próximo a Place Bellecour, um ponto turístico cercado por bons restaurantes. Então toda noite era só sair do hotel, andar uns 500 metros aproveitando bem a vista ao atravessar a Pont de la Guillotiére sobre o rio Rhône e estávamos perto de literalmente dezenas de bons restaurantes. Uma dica é a Rue des Marroniers, ela tem apenas uns 70 metros porém possui uns 10 restaurantes, comi na maioria deles e todos muito bons, até se me perguntarem qual o melhor não saberia dizer.

 

8695091064_e81fc54293_c.jpg

Estátua de Luís XIV no centro da Place Bellecour com a Catedral de Fourviére ao fundo.

 

8695091174_de32c66fa8_c.jpg

Rue des Marroniers, vazia no início da manhã, mas com seus restaurantes é muito movimentada a noite.

 

A partir da Place Bellecour caminhando mais uns 500 metros e atravessando outro rio, o Saône se chega na Vieux Lyon, a velha Lyon. Muitas ruas estreitas de paralelepípedos com acesso restrito a carros e muitas construções antigas, excelente lugar para simplesmente sair caminhando olhando as construções. Também possui muitos restaurantes bons.

 

8695116804_4a8b6e487e_c.jpg

Atravessando o rio Saône a noite.

 

8695090940_c49f729cfb_c.jpg

Passeando pela Vieux Lyon, neste momento no sábado de manhã estava não mais do que 2-3°C, essas francesas não sentem frio não?

 

Além dos próprios rios que já mencionei e suas dezenas de pontes os dois pontos turísticos principais de Lyon são a Catedral de Fourviére e as ruínas romanas. Lyon foi fundada pelos romanos no século 3 A.C. e cresceu a partir daí. As ruínas ficam bem próximas da catedral e ambas estão localizadas acima da velha Lyon em um morro. Infelizmente o interior da catedral estava em reforma, então não consegui conhecer mas a vista que se tem da cidade a partir dela já valeu a visita.

 

8695116720_e76726270d_c.jpg

Ruínas de um teatro romano.

 

8695116592_37a5a27d1b_c.jpg

Vista geral das ruínas com o teatro em primeiro plano.

 

8695116434_cca1f2a16d_c.jpg

Catedral de Fourviére.

 

8693996701_2b56c8abd0_c.jpg

Vista de Lyon a partir da catedral.

 

8695116168_348674bb32_c.jpg

Vista da Place Bellecour a partir da catedral.

 

Enfim, posso dizer que gostei muito de Lyon, apesar do frio que passei para conhecer a cidade, durante as noites indo jantar estavam temperaturas negativas quase todos os dias da primeira semana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Membros

Bom, tava me lembrando da viagem e me lembrei que nunca concluí este relato, para minha surpresa faz quase um ano que parei ele! Isso não pode ficar assim, vamos lá continuar, apesar que para concluir o relato ainda devo precisar de algumas semanas.

 

Conforme falei fiquei 2 semanas em Lyon a trabalho, no final de semana livre que tive no sábado fiquei conhecendo Lyon conforme post anterior e no domingo foi uma daytrip até Chamonix, a 240km de distância no pé dos Alpes. A viagem foi sugestão dos próprios franceses com quem estava trabalhando, já iria para Chamonix no final da minha viagem mas resolvi ter um gostinho do que veria 10 dias depois quando minhas férias começassem, o outro brasileiro que estava comigo também queria muito conhecer então domingo logo cedo pegamos o carro e partimos em direção aos Alpes.

 

Havia nevado muito na última semana, porém desde quinta feira havia parado, então as estradas já estavam todas limpas de neve e a viagem foi bem tranquila por autoestradas excelentes porém pedagiadas da França. Quando fiz intercâmbio na Espanha já havia ido de carro até Andorra nos Pirineus, porém já era primavera e havia neve somente no topo das montanhas, e falando em montanhas os Alpes são outra história, você vai dirigindo pela estrada e vê aqueles vultos gigantes aparecendo no horizonte, pouco depois você está passando ao lado de montanhas do tipo que infelizmente não temos aqui no Brasil. Chegando perto de Chamonix, a uns 7km, uma placa indica uma parada para carros com vista para o Mont Blanc, saio da estrada para esticar as pernas e ir ao banheiro e aproveito a excelente vista do Mont Blanc, simplesmente fantástica.

 

13748910594_fc6ac65ae5_c.jpg

Vista do Mont Blanc a partir da parada da estrada, é a montanha no meio com o topo encoberto pelas nuvens, é o ponto mais alto da Europa.

 

Mais um pouco e chegamos em Chamonix, algumas voltas com o carro pela cidade que é bem pequena e finalmente achamos um estacionamento com vagas disponíveis para parar o carro. Menos de 5 minutos caminhando e estamos no centro da cidade, com um calçadão bem grande e muita gente andando. Nunca havia estado em uma cidade que é basicamente uma grande estação de esqui, mas o clima é muito legal. Todos por ali de férias aproveitando, restaurantes e bares com mesas nas calçadas apesar do frio e até um stand de marcas esportivas se promovendo mostrando imagens de competições de ski. Andamos por algum tempo aproveitando a paisagem e vendo cenas digamos incomuns para um brasileiro.

 

13748550183_18abdd6358_c.jpg

O dono deste carro não vai sair antes do verão!

 

13748548823_533fbb47a7_c.jpg

Paisagens incríveis por todos os lados da cidade.

 

Encontramos o teleférico que vai até o topo de uma montanha ao lado do Mont Blanc, mas resolvemos almoçar antes. Perrengue aguardando e enquanto almoçamos o tempo fecha, voltamos para o teleférico para ouvir da mulher vendendo os tickets que o tempo fechou completamente lá em cima e não dá para ver nada, a decisão de pagar e subir é nossa. Decidimos economizar e sair mais cedo para passar por Annecy, outra recomendação dos franceses. A cidade fica a beira de um lago no meio do caminho entre Lyon e Chamonix e todos dizem que é muito bonita. Saímos em direção a Annecy e 1 hora depois estamos lá. Como o perrengue já tinha pegado na gente ele não ia largar tão fácil, como não havíamos planejado parar na cidade não sabíamos onde parar nem o que conhecer. Coloco no GPS pontos de interesse e vejo "Lago", marco para ir e lá vamos nós. Quando vejo estou em uma estrada contornando o lago a uns 200m de distância, mas com casas cobrindo a vista, tento sair em direção ao lago umas 2 vezes e sempre termino em ruas sem saída nem vista. Depois de uns 30 minutos finalmente achamos um pequeno parque a beira do lago com lugar para deixar o carro. Descemos e a vista realmente é muito bonita.

 

13748514515_bb52f38a21_c.jpg

 

Porém cansado de andar e com um vento cortante que me fez passar mais frio mesmo estando totalmente agasalhado do que na estação de trem em Paris quando estava com roupas "brasileiras" não consigo aproveitar muito. Tiro umas fotos e já decidimos voltar para Lyon pois logo vai escurecer. Mas antes como sempre tem alguém para te mostrar como você está reclamando a toa o que vejo saindo do lago congelante?

 

13748547903_820763368b_c.jpg

Sim, enquanto eu todo agasalhado sofria com o frio havia gente mergulhando no lago... Ao fundo desta foto está a cidade de Annecy, dá para ter uma ideia de como me perdi do destino inicial. hahaha

 

Voltamos para Lyon e chegamos lá já de noite, cansados mas com a certeza de que o dia apesar de todos os perrengues foi bem aproveitado.

 

No próximo post falo um pouco da minha viagem de carro de Lyon até Homburg na Alemanha, uma viagem de pouco mais de 500km que levou mais de 9 horas pois resolvi ir por estradas secundárias aproveitando a paisagem e fugindo dos pedágios. Também falo um pouco da viagem e do que talvez foi o maior perrengue da viagem, trocar do carro alugado pela empresa pelo por mim para as férias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...