Ir para conteúdo

O que fazer no PETAR - 3 dias


Posts Recomendados

  • Membros

O PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira) tem 400 cavernas reconhecidas e 16 abertas à visitação. Nós fomos pra lá em um feriado de 3 dias e conseguimos conhecer alguns lugares muito bacanas, próximos à Iporanga, onde ficamos hospedados. Os passeios, as fotos e as dicas estão relatados no nosso blog. Se tiver planejando uma viagem pra lá, vale dar uma olhadinha: http://vamosfugir.net.br/

Seguem os passeios:

 

Caverna do Ouro Grosso

Uma das cavernas mais radicais, tem logo na entrada um túnel estreito onde é preciso se abaixar pra entrar. Acho importante dizer também que bem no comecinho do túnel vivem algumas aranhas, por isso, se vocês tem medo, é melhor nem entrar. O caminho segue assim (apertado) por um trecho, até que, quando o salão já está mais amplo, tem uma cachoeira e uma piscina onde os menos friorentos podem nadar.

 

Caverna da Água Suja

Com uma entrada linda, vários salões, estalactites e estalagmites, todo o trajeto da caverna é feito dentro d’água e em alguns momentos ela pode chegar até a cintura, mas apesar do nome (Água Suja) a água é bem limpa, porém muito gelada, o que pode incomodar depois de algum tempo lá dentro.

O acesso à essa caverna não é dos mais fáceis: são 40 minutos de trilha com alguns trechos de subida e passagens por dentro do rio, mas o visual é tão bonito e a caverna é tão impressionante que compensam qualquer esforço.

 

Caverna do Morro Preto

Por causa da grandeza e das formações rochosas, essa é uma das mais impressionantes. Lá dentro é possível subir escadas e chegar a pontos mais altos, o que dá um friozinho na barriga e te faz perceber o quanto o ser humano é pequeno diante da natureza. O acesso é feito por uma trilha curta e fácil.

 

Caverna do Couto

Bem diferente das outras, essa caverna é formada por muitas pedras e dá a real sensação de que vocês está atravessando por dentro de uma montanha. Lá dentro também é preciso passar por trechos do rio e túneis um pouco apertados. Se seu guia for tão sacana quanto o nosso, pode saber que você vai precisar rastejar pra conseguir passar em um trecho, mas não é nada assustador ou impossível… no final vai ser até muito divertido!

A saída dessa caverna é a maior, mais bonita e mais impressionante de todas… a foto abaixo já diz tudo!

 

Caverna Santana

Com mais interferência humana que as anteriores, a Caverna Santana foi a primeira descoberta e é uma das mais bonitas. Pode-se dizer que ela é exatamente o que nós (pelo menos eu) imaginamos que uma caverna seja, só que muito maior. Pra ter uma noção, nosso passeio lá por dentro durou mais de uma hora!

É lá que você vai ver a maior concentração de estalactites, estalagmites e formações rochosas de todo o passeio. Com ajuda das lanternas dos nossos capacetes e de uma mais potente do guia, conhecemos vários salões, com diferentes formações e tamanhos e entendemos como aquelas estruturas se formaram ao longo de milhões de anos. É tudo tão interessante que você nem vê a hora passar.

 

Cachoeira Sem Fim

Existem várias cachoeiras na região do PETAR e essa é apenas uma delas. Na verdade são 3 quedas ao longo da trilha, todas boas para o banho. Na mais alta delas é possível até saltar de uma altura de mais ou menos 6 metros.

Pra chegar até lá não é preciso ter guia, basta seguir sentido Iporanga e acompanhar a sinalização do lado direito. A entrada custa R$5 por pessoa.

 

Boia Cross

O mais divertido de todos os passeios! Pra fazer o boia cross você só precisa alugar a sua boia, seguir até o rio (os próprios guias ou pessoas que alugam o equipamento te levam) deitar de barriga e deixar a corredeira te levar. No começo é um pouco difícil se equilibrar, mas depois é só diversão!

Essa é uma modalidade que, segundo nosso guia, foi criada pelos espeleólogos (estudiosos de cavernas) que usavam câmaras de caminhões para carregar seus equipamentos dentro da caverna e, um dia, resolveram aproveitar a mesma boia para seguir as águas do Rio Betari. A moda pegou, as crianças gostaram da ideia e hoje o Boia Cross virou uma atração turística. É possível alugar uma boia e um colete salva-vidas em todo canto por R$20.

 

Neste outro post tem mais informações legais: http://vamosfugir.net.br/2015/05/17/o-mundo-magico-das-cavernas-do-petar/

 

valeu, galera!

bjo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...