Ir para conteúdo

Cachoeira da Fumaça por Baixo - Sem guia


Posts Recomendados

  • Membros

Guilherme eu acho que tu nem acessa mais o forum, mas o teu relato foi um dos mais importante e motivadores que li para fazer essa trilha sem guia e sozinho. Estou escrevendo, mas a cada linha eu começo a "viajar" nas lembranças, tornando o relato bastante demorado e prazeroso de se fazer. Eu queria te agradecer muito e dizer que depois de 6 anos pouca coisa mudou no trajeto. Enquanto meu texto não fica pronto vou deixar a minha contribuição para quem for lendo.

 

Primeiramente NÃO FAÇAM esta trilha sozinhos. Corri um risco calculado porém considerável, eu não recomendo pq a atenção exigida a cada passo potencializa muito a aventura, é uma adrenalina diferente, eu quase não tenho registro fotográfico pq tinha muito medo de relaxar e ficar descuidado. Vou mentir se falar que esse misto de tensão, adrenalina e desafio não era o que eu procurava, mas eu acredito que a maioria das pessoas não vai "curtir" observar cada pedra e cada moita cuidando para não escorregar se perder e ou dar de cara com um cobra. Achei "estressante" e ao mesmo gratificante, um stress diferente do dia a dia e que no final acabei adorando. Confesso que eu tenho desejo de refazer o trajeto, dessa vez, com mais conhecimento do ambiente, curtir um pouco mais a exuberante natureza presente na Chapada.

 

Muito cuidado com o sol, notei que ao longo da minha travessia (setembro), entre 5 e 9 hrs ele está sempre encoberto dando pinta até de chuva. Depois das 9 e até as 14 surge um sol estupidamente quente (ainda mais para um gaúcho) meu maior erro foi encarar a serra do veneno as 11 da manhã. O calor é tão intenso, reforçado pela irradiação das pedras, que a temperatura corporal dispara, tornando cada passo uma árdua tarefa. Não existe preparo físico que resista, o corpo humano não foi feito para trabalhar numa temperatura de 39 graus. A água, que você deve beber constantemente, vai estar "fervendo" contribuindo para a sensação de abafamento. Pode é para parecer meio assustador.

 

Quem quiser saber minha experiencia completa fica de olho no fórum, nas próximas semanas, ou talvez até nesse feriado, eu posto o relato completo e compartilho o que classifico como a experiencia mais incrível que tive na minha vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Oi Ramon, não acessava fazia um bom tempo, mas de ano em ano eu entro e vejo os comentários. Já faz um tempo que fiz a trilha e fico feliz de saber que ela ainda permanece parecida e que o relato ajuda outras pessoas a entender as dificuldades.

 

Certamente trilhas e aventuras como essa são feitas para poucos. O correto (do ponto de vista de segurança) é fazê-la com guia sim, e acompanhado, mas estando ciente que a sensação é outra.

 

Estar no meio do mato dependendo apenas de você mesmo e dos seus amigos é uma sensação absolutamente inesquecível. Você não está comprando um serviço, não pode cobrar informações quanto a distância ou horário, não pode cobrar comida ou abrigo, não sabe onde e quando vai ter água ou sombra e você sempre anda sabendo que vai chegar no lugar que você quer hehehehe.

 

Eu fiz outras trilhas depois dessa como Lençois-Vale do Capão (pela trilha que sai do Portal Lençois)- Vale do Paty- Andaraí em 2011, e em 2013 e 2014 fiz Parque Fitz Roy na Argentina, Parque Tierra del Fuego na Argentina e Torres del Paine no Chile, meu colega de trilha que aparece nas fotos com a mochila azul fez o caminho de santiago e outras coisas leves para homens de meia idade (ele me mata quando ler isso kkkkk).

 

Eu fiz essas trilhas posteriores todas acompanhado mas sem guia e o meu colega fez "El camino" sozinho. O que posso te dizer é que é importante começar gradativamente de coisas fáceis até as mais desafiadoras. Quando você se acostuma, a tensão e o estresse típicos da cidade e da nossa vida moderna somem e nos entregamos de forma mais serena ao trekking.

 

Quanto aos riscos, acho que de tudo, o maior na chapada são os animais peçonhentos. Como se vê nas fotos fiz de bermuda e conheço gente que faz de chinelo. ideal é usar calça de trekking, botas e se possível perneiras de trekking (mais finas e leves).

 

Te desejo muito sucesso nas próximas aventuras.

 

Aos que perguntaram sobre o mapa que usei ele não é produzido mais, porém existem outras versões na mesma loja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...