Ir para conteúdo

De Recife para: Piaçabuçu, Penedo, Piranhas, Xingó e Canindé


Posts Recomendados

  • Membros

"Peba" vem de Ipeba - 04 a 07 de setembro/09

Nem tudo é miséria no sertão nordestino. Saímos de Recife e decidimos ir para o sertão alagoano, de carro, passando pelo litoral (pra encontrar melhores estradas). 3 amigas sem GPS! Almoçamos em Maceió, sol de rachar naquele dia. Imperdível: o Mirante do Gunga e aquele mar de coqueiros, que termina no mar real, de água verdinha, verdinha.

 

Depois de Maceió, a estrada ficou horrível, toda esburacada e mal sinalizada. Para nos orientarmos, encontramos situações do tipo: poucas placas, placas enferrujadas ou, ainda, “zero” placas. Usamos bem o site 4 rodas, baixamos as cidades que deveríamos passar, verificamos consumo médio de combustível, deu pra nos virarmos sem GPS, mas tivemos que perguntar em alguns postos de gasolina.

 

No caminho, a paisagem do sertão me surpreendeu. Estava tudo verde, algo aqui ou ali ressecado, mas a maior parte do visual não condizia com a imagem que fazemos do sertão, tava bem parecido com agreste, isso sim. Sinal das chuvas fortes que tivemos esse ano.

 

Chegamos ao primeiro destino à tarde: Piaçabuçu – AL. Cidadezinha bem pequena, na foz do Rio São Francisco. Devido às condições das estradas, demoramos mais do que pensamos pra chegar lá. Saímos de Recife às 9am, paramos 2h para almoço, e chegamosem Piaçabuçu às 5pm, +ou-. Organizamos uns passeios para o dia seguinte no Pontal do Peba (agência Farol da Foz): vôo de parapente (70m = R$30,00, tem mais altos e mais caros), dura uns 10min. Tour de buggy p/ conhecer a foz do Rio São Francisco, com palestra = $R120,00 carro p/ 4 pessoas. Tb tem trilha, mas não fizemos, partimos para Penedo – AL depois dos passeios.

 

Linda paisagem, aliás, o dia foi perfeito. No vôo de parapente, o cara avisou: “hoje o vento ta muito forte pra quem faz primeiro vôo, não ta bom”. Que nada, eu queria ir de todo jeito, e fui logo a primeira! Por ser muito leve, acabei subindo de uma vez, igual a uma pipa, Kkkkk. Rê foi a única que caiu sentada ao descer, prato de papa! Lá do alto, do ladinho de Deus, deixei palavras soltas nos ouvidos Dele. Que coisa linda se ver: de um lado, o mar verde claro e sua imensidão, do outro, o Rio São Francisco, naquela calmaria de quem sabe que é rei do Nordeste. Muito bonito mesmo, mas não dá pra deixar de ver o alerta da natureza, me fazendo lembrar de uma frase que já dizia o sábio sertanejo: “o sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão.”

 

Em Penedo, fomos dar uma volta pela noite da cidade. A dona da Pousada do Turista (R$ 15,00 noite/pessoa: quarto c/ banheiro, TV e café da manhã reforçado) informou que na “Orrrrrla” (enfatizei a palavra pq a sra. se encheu de orgulho pra falar) estava o point do lugar, chamado Oratório, pq vc bebe e já vai pedindo perdão pelos pecados. Lá, bem às margens do Velho Chico, dividimos o espaço com alguns grilos e 3 gatos pingados. Tava lá a Orrrrla, kkkkkkkkk. Mas, aos poucos, foi chegando gente e percebemos que a dona tava certa mesmo. Ainda ficamos outro dia nesta cidade, foi lá parte da gravação do filme Deus é brasileiro, assistiram?

 

Partimos para Piranhas, alto sertão de Alagoas. Uma das mais engraçadas foi quando paramos num posto e Rê perguntou:

- Sabe onde fica a Pousada “lampião”?

E o cara:

- “Gonzaga”?

- Não, moço, “pousada”.

- Hotel do Turista?

Aiiiii, possibilidade zero de diálogo, kkkkkkkkkkk. Pousada, Gonzaga...muito parecido, mesmo. Kkkkk, nossos esforços para não rir foram enormes, principalmente eu, que estava de co-piloto! Era muito engraçado mesmo pedir informações por lá. Era um tal de “pega às direita” ou “adobra às esquerda”, que só com muito auto-controle um cidadão conseguia controlar o riso. Acho que só quem mora no NE sabe bem o que é isso, ô coisa boa!!!

 

À primeira vista, a cidade impressionou por sua beleza simples e o estado de conservação. Em comparação com Piaçabuçu e Penedo, Piranhas é a jóia do alto sertão. Parece até uma maquete, não uma cidade real. Na verdade, descobrimos ser um patrimônio histórico e faz parte do roteiro de cidades históricas de Alagoas, bem como Penedo. "Minha vida é andar por esse país...guardando a recordação das terras onde passei..."

 

Ficamos na pousada Lampião (diária R$100,00 para 5 pessoas, quarto c/ TV, ar, frigobar, banheiro e café da manhã MARAVILHOSO), bem no centro histórico, onde o funcionário Batista nos atendeu com a maior simpatia. Esse aí fazia de tudo: reservava quartos, marcava passeios, dava informações turísticas e só não vendia tickets de jogos porque lá não havia estádio, com certeza. Desenrolado todo! Se preferirem, tem uma segunda pousada com o mesmo nome bem às margens do Velho Chico, coisa impressionante acordar e ver aquilo!

 

Seguimos viagem, no outro dia pela manhã, para Canindé, em Sergipe, fizemos um passeio de escuna maravilhoso pelos cânions do Rio São Francisco, paisagem indescritível. R$ 40,00 / pessoa, saída no restaurante Karrancas. Por lá, também visitamos a hidrelétrica de Xingó, R$ 30 paus / carro pra um guia nos levar lá dentro, mas acho q não valeu, vimos muito pouco. Há alguns anos, conheci a usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, bem maior que a de Xingó e vimos mais coisas por R$ 3,00, mas o verde destas águas não se compara! Bom, cada lugar tem sua beleza, não é? Pertinho, tem o museu arqueológico, R$ 5,00. Museu do Lampião, grátis. Não fizemos uma segunda opção de passeio de barco (30 paus, onde vc soma + R$3 e faz a trilha do angico), a grana acabou. Ó, preparem-se pra levar muito protetor solar, claro! É só se ligar pq não fazem os passeios todos os dias.

 

Vale só dizer que Piranhas, Canindé e Xingó são grudados um no outro, sem chances de se perder.

 

Um sofrimento para nós nestes dias foi esperar pela comida. Isso mesmo, vc não leu errado! Cada vez que pedíamos algo para comer, levava uma vida! Em um dos restaurantes, levamos 1h10 para nosso prato chegar! Até o barzinho na esquina da pousada Lampião (com um dos melhores sandubas que já comi), que sempre era rápido, nos deu um chá de espera numa noite, ahahah. Será que este serviço é sempre assim em Alagoas?!! Foi a impressão que deixou.

 

Na volta, decidimos pegar a BR 423 e, depois, a 232 (“tapetinho”). Estradas bem melhores dessa vez e, pasmem, bem sinalizadas! Falando em estrada, ô terra de combustível caro, essa tal de Alagoas! Álcool em Recife a R$ 1,60, por Alagoas, não se achava a menos de R$ 1,80. Quando chegamos na estrada, então, era R$ 2,00 ou 1,99, quando tinha!

 

Cada vez fico mais impressionada com esse meu País, tão rico e diverso, “abençoado por Deus e bonito por natureza”. Claro que há pobreza no sertão, seria até hipocrisia dizer que não, mas tudo o que se tem a oferecer por ali equilibra a parte triste. O importante é não ignorarmos, não virarmos as costas a uma realidade que não está tão distante de nós. Inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

oi, lu

 

po, li seu relato e o mesmo caiu do ceu pra mim. embora eu ainda precise de algumas dicas.

 

meu roteiro eh desembarco em recife - vou direto pra porto de galinhas. fico duas noites la. no terceiro dia, saio cedo rumo a maragogi. durmo la. acordo e venho percorrendo o litoral norte ate "ancorar" no Sesc, em guaxuma, que fica a uns 10 km do centro de maceio. passo umas tres noites no sesc (usarei o sesc como lugar pra dormir, pq os hoteis com piscina e estrutura legal em maceio estao caros demais. mas nesses dias, conhecerei a cidade de maceio em si, bem como as praias de pajuçara e ponta verde). ao sair do sesc, parto rumo a praia do frances. chego la cedo. faço, frances, barra de sao miguel e gunga. durmo na praia do frances pra, de manha cedo, partir pro delta do velho chico.

 

ai, entra voce na minha historia. me ajuda. vi seu relato ja depois de ter ficado doidinha tentando bolar planos para ir pro delta e depois partir pra fazer o passeio em xingo.

 

ali da praia do frances, de carro, como eh a estrada para piaçabuçu? pergunto isso querendo saber nao apenas sobre a estrutura da estrada em sim, mas fundamentalmente com relacao à seguranca.

 

tenho um tio que todo ano vai de carro para o nordeste. sai do rio e vai ate natal ou fortaleza (parando, claro). e ele tem todo um esquema de horario, de que estrada pegar, pq tem trechos no nordeste que sao impraticaveis por causa da falta de seguranca (refiro-me a assaltos).

 

bem, entao, minha duvida eh: de maceio para piaçabuçu, eh tranquilo??? quanto tempo de viagem??? é necessário chegar de manha muito cedo para fazer os passeios???

 

segundo ponto: depois de fazer o passeio ate a foz, quero fazer as paradas de parapente com bugre (que la se chama "parasseio"), escorregar nas dunas, enfim... tudo que tiver direito. tem uma agencia local la.. acho que foi a mesma que voce fez (farol da foz turismo).

ok, mas vc tem nocao de quanto tempo se gasta pra cumprir esse dia de passeio?

 

eh pq tambem to querendo fazer o canion do xingo. pelo seu relato, voce dormiu la por piaçabuçu (ou penedo, se me engano) e no dia seguinte partiu para caninde.

 

mas ai eh que está... nao rola de irmos no mesmo dia, logo, pegarmos a estrada ja anoitecendo, pra, ao inves de dormimos la pela foz, deixarmos pra dormir em caninde mesmo (ou piranhas, o que me aconselha??). a ideia de dormir já por la, e para nao termos de acordar muito cedo pra pegar estrada e corrermos o risco de perdermos o horario do passeio (liguei pra uma agencia local e disseram que o catamara sai por volta das 10h. sabe se por la tem varias embarcacoes, e com varios horarios que fazem esse passeio? caso haja, me indica alguma que tenha gostado?)

 

bem, ai, vem a duvida final. nao queriamos dormir la em caninde/piranhas. queriamos voltar rumo a maceio. so que devemos pegar a estrada tambem ja pelo final da tarde. voce acha tranquilo (de novo me refiro a assaltos no meio da estrada, mas tambem sobre sinalização, condicoes de estrada, etc)??? sabe quanto tempo mais ou menos ate maceio???

 

te agradeço muitao!!!

 

ah, vi que voce veio ao rio... putz... pena que eu nao fazia parte do site antes. rio tem lugares incriveis fora da rota "pra turista ver". claro, corcovado, bondinho da urca sao passeios que realmente... deixam embasbacados quaisquer cariocas. eu mesma ja fui varias vezes (ate pq da pra ir a pe, por trilha).

 

bem, caso volte ao rio, nao deixe de avisar. adoro bancar guia turistica. rsrss. beijao

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

peraí, deixa eu ver se lembro todas as perguntas, kkkkkk.

 

sei como eh isso, a gente fica na loucura procurando informações, ne???

 

olha, as condições da estrada estavam horríveis, isso fez a viagem demorar bem mais do que programamos!!! não lembro bem, mas fomos direto de maceió pra lá e levamos 1h30 a mais do que pensávamos, mas vc pode programar melhor no site 4rodas , q mostra a duração (aí vc bota um ágil devido às condições da estrada).

 

sobre a seurança, todo mundo por aqui falou q era perigoso, sim. evitar parar e nunca ir de noite. não aconteceu nadinha conosco, foi tranquilo. ah, só falta sinalização, viu?

 

acho o sesc massa, mas nunca consegui pq sempre ta lotado!!!

 

se eu tiver deixado alguma dica de fora, pergunta tá???

 

boa sorte!

 

abraços,

 

lu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

menina, não! fomos dormir numa cidadezinha chamada penedo, perto de piaçabuçu.

e o pior é q não lembro mesmo do nome da pousada que ficamos lá, mas tinha um tal de hotel são francisco q todo mundo conhecia. ficamos numa pousadinha bem central, fomos andando pra orla, até chegar no bar oratório. a pousada q ficamos era bem simples, 15 paus por pessoa, café da manhã muito reforçado, pessoal bem prestativo.

de lá, voltamos para piaçabuçu no outro dia para fazer uns passeios no pontal do peba e daí seguimos direto pra piranhas, onde ficamos na pousada xingó, muiiiito boa. tem duas, uma bem em frente ao museu, ni centro da cidade e outra aos pés do são francisco, paisagem maravilhosa!

vai perguntando aí, se precisar de mais detalhes.

ah, foi uma pena não ter falado com vc antes de ir ao rio! prefiro mais esses passeios tipo "nao turísticos" :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

pois eh... esse hotel sao francisco em penedo eh o olho da cara.

 

quer dizer entao que rola dormir em penedo??? tipo, eu vou fazer o trajeto inverso ao seu. primeiro farei caninde, pra depois fazer a foz. preciso que seja assim por uma serie de "variaveis", como tabua da mare, dias em que saem catamaras no caninde (ja li que so de terca a domingo) e o mais importante... a ideia eh de caninde ir pra piacabuçu... fazer os passeios la.. dormir la pra no dia seguinte, vir conhecendo o litoral sul de alagoas ate chegar a praia do frances.

 

ja consegui descobrir onde ficar em todos os pontos. ta faltando mesmo agora eh me entender com piaçabuçu/penedo/peba. rsrs

 

 

po...sobre o rio... vc conseguiu pelo menos conhecer o teatro municipal. digo, por dentro, fazer a visita guiada????? se nao deu pra fazer, entra no site, pelo menos... eh surreal. no site do teatro tem varias fotos. nao mostra um decimo do que eh aquilo la dentro. mas da pra babar um pouquinho.

 

bem, nao sei quais serao seus proximos destinos, mas alem do rio e da regiao dos lagos do rio (cabo frio, arraial, etc), se algum dia for pro paraná, ja morei la. e meu pai ainda mora. conheci todos os pontos turisticos possiveis e impossiveis de curitiba. a pe e de bike. entao.. se algum dia precisar, fala comigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • 4 anos depois...
  • Membros

Pessoal, alguém pode me ajudar com dicas de roteiro, vamos chegar no aeroporto de Maceió em 17/10 próxima segunda as 14h00, já alugamos um carro que pegaremos no aeroporto mesmo, as dicas que preciso:

 

Vamos ficar até dia 29/10 onde já combinamos a entrega do carro as 14, voo comprado pra dia 30 cedo de Recife pra SP

 

Gostaria de conhecer de Piranhas à Olinda, o que podem sugerir de roteiro e onde pernoitar.

Dá pra conhecer tudo ou é melhor mudarmos o roteiro, menor em questão de kilometragem?

Minha idéia era sair do aeroporto e ir direto pra Piranhas, fazer o passeio de Canions no dia seguinte e já ir voltando na estrada.

 

Quais os lugares que seria legal passar o dia todo, sera melhor ficarmos hospedados num lugar só e ir de carro e voltar, ou ir indo e pernoitando no caminho?

 

Alguém tem dicas?

 

Agradeço a atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...