Ir para conteúdo

Self Drive Marrocos/ Algumas informações


Posts Recomendados

  • Membros

Algumas informações úteis a quem pretende alugar um carro e viajar pelo Marrocos.

 

Vale a pena?

Sim, viajar de carro pelo Marrocos é fácil e abre muitas possibilidades. Planejando tudo direitinho ninguém deverá encontrar muitos problemas e as paisagens são lindas e diversificadas.

 

Onde ir?

Depende do tempo que você tiver, mas é sempre melhor conhecer bem poucos lugares do que rodar o país feito louco. Eu passei 28 dias no Marrocos e dos locais que conheci recomendo Chefchaouen e a região do Rif, o Atlas e o Anti-Atlas (com menção especial para a pequena cidade de Tafraout que recebe poucos turistas e fica em um local incrível com formações rochosas únicas). O Saara também vale à pena, claro, mas principalmente se for no inverno, já que no verão o calor é um pouco (para não dizer muito) desagradável. Também recomendaria a Tizi’n’ Test Road, ou R203, a estrada da morte do Marrocos com lindas vistas e uma mesquita (TIn Mal) aberta a visitas e maravilhosa no caminho. Das grandes cidades Fez foi a que mais me chamou a atenção, mas é impossível se locomover de carro nessas cidades então mais fácil arranjar uma hospedagem com estacionamento e se locomover de taxi ou a pé.

 

Que carro alugar?

Definitivamente não é necessário um 4x4 para viajar pelo Marrocos. No entanto, há ótimas possibilidades de off-road, principalmente na região do Anti-Atlas. Algumas dessas estradas são facilmente exploradas em um Dacia Duster 4x4 (carrinho bem popular por lá), que seria a opção mais barata (embora não mais confiável) de um 4x4. Outras estradas são mais ténicas e exigem um 4x4 com high clearence.

 

Preço?

Os preços variam muito, mas as mais baratas são as grandes locadoras como Hertz. Eu aluguei uma Pajero (nova e em ótimo estado) com uma companhia pequena de Agadir e paguei cerca de 70 euros por dia (sem equipamento de camping). Não sei muito bem os preços de carros pequenos, mas são bem mais baratos. Posso deixar como conselho que as grandes empresas não são necessariamente as mais confiáveis.

 

É seguro?

Para quem é brasileiro, estar no Marrocos já diminuiu em 100 vezes a chance de você ser assaltado. Achei o país inteiro bastante seguro e não tive nenhum problema, exceto pelas medinas das grandes cidades, que tem um clima meio pesado. Também encontrei muitas mulheres da Europa e EUA viajando sozinhas, desde jovens até uma senhora já idosa e nenhuma delas teve qualquer problema significativo (mas reclamaram de um certo assédio, especialmente nas grandes cidades). Respeite os costumes locais e você muito provavelmente estará ok.

 

E as estradas?

A maioria das estradas no país está em ótimo estado, padrão Europa. Além disso o povo dirige de forma super cautelosa e civilizada, ao menos comparado ao Brasil. A polícia também foi, no geral, muito educada. Até uma multa por excesso de velocidade me foi cancelada porque o guarda era fã do Neymar.

 

Recomendação extra: No Marrocos, principalmente nas cidades pequenas, é difícil achar uma cerveja no fim do dia (ou outras bebidas alcólicas) com exceção de alguns hotéis, lodges ou riads. Então se você gosta, pergunte antes de se hospedar/reservar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...