Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Olá a todos, tudo bem ?

 

Vi que um tópico que passei sugestões sobre como planejar uma viagem de moto foi apagado, não sei se pelo autor ou se foi algum problema do fórum, então resolvi postar aqui em um tópico único e se servir para ajudar no seu planejamento já valeu a pena, já que tópico apagado é tempo perdido para quem escreveu e para quem perguntou (já que terá que ler e depois não vai ter mais a fonte da informação).

 

Uma coisa importante esse tópico não é um guia, não é para ser encarado dessa forma, são coisas que passei e que na minha mínima e pouca experiência funcionaram ou foram melhorando com o passar do tempo.

 

Também não é para aquele cara que quer a resposta pronta com garantia de sucesso, felizmente o mundo é cheio de surpresas e cada pessoa é de um jeito (por mais que as novas gerações achem que todos somos isso ou aquilo, Fla ou Flu, etc nós somos bem diferentes uns dos outros e se você ainda não percebeu ou entendeu isso, será uma pena para você pois perderá a oportunidade de ver o quanto rico e diversificado é o mundo, mas ei a leitura e o tempo é só seu, se vai valer a pena ou não é com você, não é comigo).

 

Enfim, você chegou até aqui e foi avisado, como último aviso se não concorda não tem problema, sua opinião se for respeitosa vale para os outros, se não for, não tem problema, cada um poderá ler e tirar suas próprias conclusões ok ?

 

Então o primeiro segredo para se fazer uma viagem de moto com casal é saber se vocês querem fazer essa viagem e se é de moto mesmo.

 

Uma viagem de moto é mais cansativa que uma de carro, dependendo do modelo de moto que você for viajar mais gastona (tem motos que não chegam a fazer nem 11 km/l basta pesquisar, aliás isso é assunto para outro tópico mas lhe garanto o consumo de motos em função dos modelos existentes é tão diverso quanto você possa imaginar, um pneu de moto por exemplo dura pouco se comparado com o de um carro e o preço é equivalente, se pensarmos em carros simples, mas o assunto pneu é melhor deixar para outro tópico), há o problema do clima (que aliás o Ted Simon fala algo assim, viajar de moto é mais interessante, pois você vivencia tudo que está ao seu redor, o clima, se chove, você se molha, se faz sol você passa calor, se pega frio, você se congela e também por ser um veículo tão "desprotegido" te aproxima também das pessoas, ela consegue te enxergar e muitas vezes conseguem ver o seu sorriso ou seus sinais de cansaço, e isso aproxima as pessoas), e também já te aviso, tem um ditado que diz assim, só existem dois tipos de motociclistas/motoqueiros (essa definição por si só já vale um tópico de várias páginas heheheheehh) os que vão cair e os que já caíram (e isso é a mais pura verdade, moto um dia cai com você junto, muitas vezes, ta aí o Dakar para provar, vários e vários tombos, dos melhores pilotos profissionais, ou quase, que existem competindo e muitas vezes caindo nos vários trechos) e o mais importante para o garupa é uma viagem completamente diferente de quem está guiando a moto (se você estiver guiando a moto verá todo o mundo a frente, sem vidros e cantos do carro, sentirá o vento no rosto, curtirá aquele momento mágico de final de dia ou aquela cena incrível de algo que você só viu pq estava na sua frente ou passando perto) para quem está na garupa (o mundo de quem vai na garupa dependendo do modelo da moto e da altura de quem guia, será ver um capacete o tempo todo quando olhar para frente........)

 

 

Link direto:

 

dá para ter uma ideia de como é olhando esse vídeo do blogueiro Majes de Moto e que fez um capítulo só para explicar como é para a namorada dele andar de moto (a Majesina) infelizmente está em espanhol, mas as imagens ajudam a entender qual é a visão dela na moto.

 

Então você viu que a visão do garupa não é nada parecida com a sua (novamente haverá casos que é exatamente o oposto pela combinação moto x altura de quem está guiando a moto, mas em geral é mais ou menos o que o vídeo mostra).

 

Além disso quem está guiando a moto tem outros "privilégios" que devem ser levados em conta, a sua posição é muitas vezes melhor que a do garupa com raras exceções que novamente dependem das motos.

 

Você em geral terá não só o apoio das pedaleiras, mais o do tanque, mais o do guidão para suportar o seu peso, poderá e estará habituado a se movimentar para esticar as pernas ou mesmo "levantar" para desamassar a "b..." ::toma:: quando ela estiver quadrada e ainda fará as curvas de maneira muito mais confortável que quem estiver na garupa.

 

A garupa tem aquele espaço curto entre você e sua bagagem, se tiver bauletos laterais (que você vai querer um dia se começar a viajar de moto com frequência e para lugares mais distantes normalmente levando mais bagagem do que vai usar.... regra universal.....) será até pior e terá que se conformar com a vista já mencionada acima......

 

E em muitas ocasiões você terá que pedir para ela descer da moto para você passar aquele trecho que é uma combinação de tombo com a compra de um terreno.... mesmo nas motos tidas como as mais preparadas para esses lugares (outro coisa que nem sempre é o que parece.... ) e ela apesar de tudo o que foi dito acima, muitas vezes com dores nas pernas, joelhos, "b...." ::toma:: terá que descer e andar o trecho todo a pé e depois subir novamente em um lugar muitas vezes apertado e sem apoio além da pedaleira do garupa.... com você ás vezes cansado tentando segurar a moto para ela subir.

 

pois bem, se você não consegue visualizar que lugares seriam esses, segue um vídeo de um canal do youtube que eu acompanho tem um bom tempo, que adoro pois desmistifica muitas coisas em relação a viagens de moto.

 

 

Link direto :

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E você vai ver o vídeo e pensar, ah imagina minha moto fantástica sobe isso aí sem problema algum, e eu sou ótimo na moto, o cara é que não sabe andar de moto.... ele é um p... bração.... subo esses lugares ai com garupa sem nem parar .....

 

Bom então acho que você deve parar de ler aqui, respeito totalmente sua opinião, mas se você é esse cara então confesso que o meu humilde tópico não vai te ajudar em nada..... certamente ....

 

Se você ao contrário, suspeitava disso e começou a entender o que pode acontecer contigo em uma viagem de moto saiba que isso é comum em uma grande viagem de moto.

 

Quando comecei a ler relatos de viagem para planejar as minhas viagens, a internet ainda engatinhava nessa área, eram raros ou nem havia vídeos e muitas imagens ficavam por conta dos poucos viajantes que tinham tido a coragem (para não falar da paciência ou aquela palavra que começa com s.... e termina com aco heheheheheeheh) de contar como foi a viagem deles e o que deu certo e o que não foi tão bom assim.

 

Em poucos relatos ou seja um ou outro contavam com casais viajando longas distâncias de moto.

 

Pois bem, isso se multiplicou nas vezes que encontrávamos os mesmos motoviajantes nas estradas, raros eram os que iam com a esposa, por "n" motivos.

 

Então se você planeja uma viagem com sua(eu) parceira (o) de moto saiba que isso aí é uma pequena amostra de como é para a pessoa que vai na garupa.

 

E viajar de moto é mágico, como você imagina, mas é duro, como você irá saber.

 

Se viaja muito tempo, verá que tem dias que você estará cansado, tem dias que a (o) parceira(o) estará cansada (o) e você terá que saber dosar o que fazer.

 

Isso sem falar nos tombos.... lembre-se dos dois tipos de motociclista/motoqueiro.

 

Uma ideia que tivemos logo na primeira grande viagem, foi desencanar de "focar" no destino, pois para nós ele foi "demorando" a chegar... e ai criava uma ansiedade desnecessária, deixávamos de curtir o momento, somente focando em ver o que tínhamos programado e voltar a rodar para chegar no lugar que estávamos planejando.

 

Então começamos a "focar" só nos próximos destinos ou nos próximos 3 dias.... e lá ver como estávamos para reavaliar o que fazer no próximo dia, você vai conseguir manter muitas vezes o seu planejamento(se ele for planejado na realidade, km em alguns lugares é mero detalhe, às vezes tempo é mais importante, como você deve ter visto no vídeo do Charly Sinewan), enfim a simples mudança, do destino final para o que vamos fazer nos próximos dias, diminuiu a ansiedade e nos fez curtir o momento......

 

Um casal que tinha postado um vídeo no tópico que foi apagado era o do Around Gaia (o Manu e a Ivana).

 

E eles tem uma viagem de causar inveja em muitas pessoas, inclusive, sobretudo e com certeza, eu.....heheheheeheheh, pois estão rodando já tem alguns anos (na verdade chegaram essa semana no objetivo final da viagem que era chegar na Espanha de volta em Sevilha, onde escolheram partir, passando enfim por todos os continentes, exceto a Antártica (ou Antártida) ......

 

Mas, tem horas que é duro para um, tem horas que é duro para outro e é importante saber ouvir o outro, entender e escolher junto o que é melhor para a viagem e foi ótimo que eles postaram esse vídeo pois assim dá para você ter uma ideia de como é estar nessa situação, acho que esse vídeo é muito feliz para explicar como é de verdade......

 

 

 

Link direto:

 

E se você não souber como lidar com a situação acima poderá perder isso aqui, que parece o mesmo vídeo, mas te deixará, assim como eu, morto de inveja:

 

 

Link direto :

 

No vídeo mostra até a situação que eles passaram no Chile quando a Ivana quebrou a perna e teve que escolher entre acompanhar o Manu da maneira que pudesse (e eu pude ler e ver isso nas publicações deles na internet) ou voltar para casa e acho que se ela não tivesse escolhido o que escolheu, eles teriam acabado a viagem em algum momento, pois para o Manu seria bem mais pesado a viagem.

 

O Ricardo Rauen fala que ele cuida de uma parte da viagem e a Mikka cuida de outra, que quando ele viaja solo, além da falta que é natural, ele não consegue manter a mesma viagem que está acostumado, pois ela, segundo ele, é a relações públicas da viagem, consegue coisas que ele não consegue.

 

Eu posso falar da minha pequena experiência e garanto, viajando sozinho é bem mais complicado para mim do que quando viajamos juntos(eu e d.patroa), ela faz a parte dela e eu faço a minha parte e até a moto faz a parte dela também.... heheheheheheheheheeheh

 

O casal do Around Gaia postou um novo vídeo tem pouquíssimas semanas (que não estava lá no outro tópico então vou postar aqui).

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

 

Link direto:

 

Pois é.....

 

Enfim, se você está morto de inveja, como eu estou da viagem deles, saiba que existem outros casais que também fizeram viagens fantásticas......

 

Saiba que existem coisas que você fará e que outras que a sua(eu) parceira (o) fará, nesse vídeo dá para ver claramente o que cada um faz na viagem deles:

 

 

link direto:

 

Apesar do que você leu desde o início desse tópico, do cansaço, das dores, da visão de um capacete quase o tempo todo hehehehehe.....

 

Portanto se você tem dúvidas se vai levar ou não sua(eu) parceira(o) leia os vários relatos na internet que ainda são poucos, mas são mais que antigamente e veja os vídeos que não existiam antigamente.... e ai tome a decisão com sua parceira.... viajar de moto é mágico, fantástico e sinceramente para mim não há outro veículo no mundo, até hoje, que seja tão bacana para viajar, parece que viagem e moto nasceram um para o outro, mas..... tem pessoas e pessoas e isso é que nos faz tão ricos, a nossa diversidade.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Esse outro vídeo é mais longo e uma viagem mais curta, mas é bem bacana também :

 

 

Link:

 

Mostra o nosso "quintal" e que nem sempre dá para ver tudo o que se quer, mas muitas vezes dá para curtir a viagem e ficar com gostinho de "quero mais", aliás é até um pouquinho diferente da viagem do Around Gaia, pois em alguns trechos a garupa guia a moto (se você reparar bem heheheheheh).

 

Aqui um outro casal que acompanhei a viagem deles até que chegaram na Espanha.

 

 

Link direto:

 

Mas tem outros casais que infelizmente só tenho as fotos e os relatos, os vídeos (que é o que atualmente o pessoal gosta mais de ver, eles não postaram).

 

Enfim, espero que o tópico seja útil.

 

Não sei que bagagem cada um deve levar e nem como fazer caber tudo heheheheheheheeh (já imaginando o que alguém pode querer saber...heheheheheh quando entra nesse tópico) isso é totalmente de vocês.... heheheheeheheheheheheh e aí não adianta um tópico só para isso, deveria haver um fórum só sobre isso heheheehehheheheheh

 

 

 

Abraços,

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

heheheheheeheh para não falarem que só posto vídeos de outros países.... segue um vídeo de um casal brasileiro que pude assistir uma palestra deles uma vez:

 

 

Link direto:

 

hehehehehhe enfim parece que em algum momento alguém teve que ir no caminhão heheheheheeh do lado de fora heheheheheheeheh

 

Se alguém quiser o link dos relatos desse casal dêem uma olhada nesse site: http://www.dwq.com.br/

 

Abraços.

 

P.s.: Corrigi alguma coisa do português, tava sofrível..... nada como um teclado de notebook ao invés de teclado virtual com "descorretor" ortográfico.....heheheheheheheheehehheheehehhe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...