Ir para conteúdo

De Salzburgo ao Mar Negro em bicicleta


Posts Recomendados

  • Colaboradores

20090811125706.jpg

Durante 40 dias eu viajei de bicicleta entre a cidade de Salzburgo (Áustria) e Varna no Mar Negro (Bulgária) até Sófia onde peguei o avião da EasyJet para Lisboa, via Madrid.

Saí de Lisboa em voo da Air Berlin para Salzburgo, uma cidade fantástica, com muita história da música clássica e muito visitada também pelos cenários do filme "Música no Coração".

De Salzburgo pedalei até Passau, na Alemanha, para daí seguir o rio Danúbio até ao Mar Negro.

Esta é uma viagem muito acessivel, pelo menos entre Passau e Viena, onde se vêm muitos casais com filhos nas suas férias, ou simplesmente viajando no fim de semana.

Viena foi uma desilusão para mim, tirando os Palácios e alguns Museus, a arquitectura da cidade é do tipo soviético, fachadas rectilineas, e muito cinzentas, contrastando com Salzburgo, cheio de arquitectura barroca.

Desde Salzburgo até Viena, inclusive, eu acampei sempre. Em Inzell existe um parque de campismo a 2 metros das águas do rio Danúbio.

20090811130913.jpg20090811125211.jpg

Bratislava é uma cidadezinha muito acolhedora (fiquem no Hostel Possonium, é o melhor da cidade), contráriamente ao me eu tinha ouvido. Andam neste momento a recuperar o centro histórico.

De Bratislava até Budapeste, viajei pela margem esqueda do rio ao longo da fronteira Eslováquia/Hungria.

Acampei em Komárom e em Esztergon, cidade magnífica do lado Hungaro do Danúbio.

Budapeste é uma cidade com monumentos lindos, mas estava em obras, obras por todo o lado, o que a tornava uma cidade "feia". Em Budapeste NUNCA fiquem no Hostel "OUR HOSTEL" é perto da estação de comboios Kelemeti, mas é um antro de sujidade!

De Budapeste até Belgrado integrei a iniciativa Danube by Bike, patrocionada pela União Europeia, em que participaram também 200 outros cicloturistas de outros países da UE.

Atravessámos o sul da Hungria, o nordeste da Croácia e a região da Voivodina Sérvia.

Em Belgrado juntaram-se a nós mais 200 cicloturistas que tinham saíde de Bucareste para Belgrado. Nessa tarde houve um desfile dos 400 cicloturistas pela capital sérvia e um Concerto para "fechar" a iniciativa.

Depois eu continuei o meu percurso ao longo do rio Danúbio. Atravessei de ferry em Stara Palanka para Ram e depois, com a Roménia do outro lado do rio percorri a famosa estrada do Djerdap com os seus 21 túneis sem iluminação, o que torna um pesadelo para os ciloturistas.

20090811130309.jpg20090811125319.jpg

Atravessei a fronteira da Sérvia para a Bulgária perto de Kladovo/Vidin. Aqui eu ganhei uma tendinite muscular no braço direito devido a ter vindo sempre a travar ao descer (3km) um trilho numa montanha. O meu musculo do braço não resisitu ao peso da bicicleta+atrelado e ao mau estado do trilho que incorpora a EUROVELO6.

Em Vidin tive de apanhar um autocarro até Sófia, onde deixei a bicicleta no Hostel Mostel (o melhor de Sófia) e apanhar outro autocarro para Varna no Mar Negro onde fiquei por uns dias na praia.

Viajar nos ex-países de Leste é uma descoberta interessante. As pessoas são simpáticas (ao contrário do que dizem).

Infelizmente desde a Hungria até á Bulgária, poucas falam o inglês, sómente a lingua nativa , o alemão ou o russo.

20090811125351.jpg20090811130809.jpg

Antes de vir embora para Portugal, ainda pude visitar o Parque Nacional de Rila, onde se encontra o famoso Mosteiro de Rila, uma visita imperdível.

20090811125945.jpg20090811130010.jpg

Relato mais pormenorizado em: http://hernanicardoso.com/?cat=156

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...