Ir para conteúdo

Naufrágios no Ceará


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Mochileiros mergulhadores:

 

Estive mergulhando no Ceará neste último final de semana. Terra e mar que Murillus conhece bem.

 

Impressionante a quantidade de vida no navio do Pecém (Baron Dechmont, afundado pelo U-507 em 1943). Os cardumes de ciobas grandes nadando pelos destroços, xareus e guarajubas passando a todo momento, arabaiana, tartarugas, arraias (manteiga e chita), lagostas , polvo. Dentre aqueles que conheço é o naufrágio onde vi a maior quantidade de vida marinha no Brasil.

 

Um destaque para 3 grandes arraias manteiga enterradas na areia, nas suas "camas", ao lado do naufrágio. Uma delas, curiosamente, era rajada. Mas o que chamava a atenção era o grupo de 8 bijupirás que estavam ao lado dela, alguns até deitados na areia. Ela se movia um pouco e os bijupiras acompanhavam. Na volta para o barco relatei meu espanto com o fato e a explicação veio fácil. A arraia cercada pelo bijupirás estava prenha e iria parir a qualquer momento. Os bijupiras adoram filhote de arraia e estavam esperando o almoço!!! Acho que se vcs entrarem no site da Mar do Ceará encontram o vídeo que foi feito na ocasião, ou então no You Tube (não sei agora o link).

 

O navio do Macau (acho que era um navio tipo Liberty ship, afundado em 1961), ele estava totalmente invertido, com o casco para cima. Menos vida marinha que o do Pecém, mas a quantidade de tubarões lixa graúdos dentro dele era brincadeira. Era quase possível ir de popa a proa por baixo dele, de um compartimento para outro.

 

O Ceará representa uma interessantíssima alternativa de mergulhos, especialmente de naufrágios. Ano que vem vou tentar o petroleiro do Acaraú (acho que é o Eugene V.R. Thayer), afundado por um submarino italiano. Este está bem distante da costa.

 

Abraços, peter

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Peter,

 

O Ceará representa uma interessantíssima alternativa de mergulhos, especialmente de naufrágios

 

Cetamente... Mergulhos incriveis...

 

Ano que vem vou tentar o petroleiro do Acaraú (acho que é o Eugene V.R. Thayer), afundado por um submarino italiano. Este está bem distante da costa.

 

Quando vier de um alo com antecedencia que a turma prepara algo pra recepciona-lo...

Link para o comentário
×
×
  • Criar Novo...