Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Estive em Paraty com meu marido em abril de 2013, e foi uma surpresa muito agradável! Pena que nosso tempo foi curto, apenas 2 dias e meio. Para nós, foi possível ir de carro e, ao fazer a reserva de hotel, a pessoa que nos atendeu pediu que evitássemos a estrada Paraty-Cunha, nos disse que é intransitável. Então saímos do interior de SP, fomos em direção a Caraguatatuba, e de lá para Ubatuba, seguindo até Paraty pela Rio-Santos.

 

Chegamos em Paraty num dia lindo de sol e deixamos o carro em um bolsão de estacionamento que fica próximo ao centro histórico, do outro lado do rio. O valor é fixo, pagamos acho que R$ 10,00 para deixar o carro até as 23 hrs. Mas ao lado do bolsão, é possível deixar o carro em vagas na rua mesmo.

 

Chegamos e fomos em busca de um lugar para almoçar, e nossa primeira refeição foi no restaurante Galeria do Engenho, que foi bem recomendado em alguns sites de viagens que consultamos. Fica no centro histórico, achei preço justo, comida boa e simples, várias opções de frutos do mar. Não é o local mais caro, nem o mais barato, mas é o que se espera de uma cidade turística. Só sugiro atenção em um detalhe: as ruazinhas do centro histórico são idênticas, em alguns momentos eu tive a sensação de estar num labirinto...

 

As igrejas são lindas! Andar por Paraty, por suas ruas históricas, é voltar no tempo, sonhar com uma época já tão distante! O centrinho é bom pra sonhar, pra sentar numa das mesinhas e pedir alguma coisa, tomar sorvete, e comprar doce em algum dos carrinhos que a gente acha por lá. São vários, e provamos vários doces, todos deliciosos! E por falar nas ruazinhas famosas, uma sugestão às mulheres: deixem os saltos (inclusive os tipo 'anabela') em casa. Naquelas ruazinhas de pedra, fica muito fácil tropeçar mesmo de rasteirinha. Há ainda lojinhas de bebidas, de roupas, de artesanato. Sugiro a cachaça Gabriela, que leva um toque de cravo e canela, e infinitos licores, opções mais suaves para quem acha as cachaças muito fortes. As lojas oferecem degustação, o que é ótimo pois só levamos aquilo de que gostamos.

 

Indico, para casais que querem aconchego e ótimo atendimento, a pousada http://www.pousadafrutodaterra.com.br/, que tem estacionamento próprio e é um capricho só. É possível ver cuidado do casal proprietário e funcionários nos mínimos detalhes. Quarto espaçoso, com um pequeno jardim com varanda e hidro privativa, tudo muito limpo e com o bônus de a pousada ser novinha em folha! Fica próxima à praia do Jabaquara, esta praia eu não achei bonita, mas é tranquila. A estrada para a pousada é esburacada, mas não chegou a ser um problema para nós, pois transitamos de carro, e pegamos inclusive dias de chuva por lá. Os proprietários nos deram muitas dicas, reservaram nosso passeio de barco para o outro dia, muito educados e prestativos.

 

Isso nos leva a outro assunto... os passeios de barco. Eu achei muito agradável fazer, mas é bom fazer reserva antes, para não chegar ao cais e correr o risco de não ter vagas. Tem barco e escuna para todos os gostos, desde mais simples até mais arrumados, e até 'temáticos'. Você pode alugar um barco, lancha, mas não sei informar preços. Pegamos o Netuno II (que sai às 11 mas é importante chegar mais cedo ao cais para pegar um lugar bom na embarcação) e fomos na parte de cima, neste barco eu sei que respeitam o limite de passageiros porque pegamos um boa chuva na volta e na parte de baixo havia espaço para todos. Tem refeição no barco( almoço ou porções), que não estão incluídos no preço do passeio, ao contrário de algumas frutas que são oferecidas em um determinado momento da viagem, que são colocadas à vontade na parte de baixo do barco. O passeio nos custou R$ 30,00 por pessoa + as refeições, e dura umas 5 horas, percorre uma boa distância e faz 4 paradas: duas paradas em viveiros de peixinhos e duas em praias lindas! Nós pegamos um dia nublado ( o sol se mostrou nos primeiros momentos do passeio) e com uma bela chuva quando estávamos retornando, mas imagino que num dia de sol seja ainda mais lindo! As paradas são rápidas, eles fornecem aquelas bóias tipo 'espaguete' no barco, à vontade, mas demais equipamentos são alugados, inclusive cases para câmeras. As paradas são curtas, mas dá pra aproveitar, me arrependo muito de não ter levado meus óculos de natação, perdi a chance de ver muitos e muitos peixinhos! Levem seus snorkels, óculos, não vejo muito sentido para levar pés de pato (é um trambolhão pra carregar e vai usar por pouco tempo, mas gosto é gosto. Para quem é fã de Crepúsculo, este barco em alguns dias (nosso caso) para próximo da casa da lua de mel do Edward e da Bella (Amanhecer parte II), pelo menos foi a informação que tivemos.

 

Voltando para Paraty, pegamos uma chuva inacreditável, que nos deixou mais ensopados do que tudo. E andar por aquelas ruazinhas em dia de chuva? A água empoça, e estávamos com chinelos, mas nem isso tirou a beleza do lugar. Aliás, foi uma experiência nova.

 

À noite, fomos jantar no Voilà Bistrô, que funciona junto com a pousada Caminho do Ouro http://www.pousadacaminhodoouro.com.br/site/. Experiência maravilhosa! Sugiro reserva também, gostei bastante do atendimento e da culinária francesa deliciosa e de qualidade que é servida no local. Tivemos muitas indicações deste lugar e não deixou a desejar, o preço é o que se espera de um lugar assim, justo pela qualidade oferecida. Ótimo para um jantar romântico, à luz de velas. O chef é francês e vem até as mesas às vezes para conversar e apresentar os pratos. Viajei de longe para conhecer este lugar e não me arrependo nem um pouco, fica um pouco longe do centro e o caminho (estrada para Cunha) foi um pouco confuso para nós à noite, mas tem placas pelo caminho, e fica numa vila mais adiante.

 

Aqui termino o meu relato, apenas devo dizer que saímos mais cedo de Paraty para chegarmos à Praia de Trindade (estradinha sinuosa demais) e não recomendo que o façam em tempo de chuva, como nós, desavisados, fizemos. Valeu a pena porque valorizo todo lugar novo que eu conheço, mas poderia ter usado este tempo para ficar mais algumas horas em Paraty já que estava nublado e o mar meio agitado. Apenas perdemos tempo. Tenho certeza de que se o dia estivesse ensolarado o meu veredicto seria outro, pois a praia parece ser linda demais.

 

Nossa volta foi por Ubatuba, mas subimos a Serra do Tamboré desta vez. Sugiro que quem for seguir este caminho pesquise bem, no youtube tem vários vídeos sobre esta serra e as curvas são ainda piores ao vivo. Nada impossível se o motorista for experiente e cauteloso, e vimos placas de que o outro caminho, pelo qual fomos, teria horários de mão única pois alguns trechos estavam em obras, então seguimos pelo Tamboré mesmo e chegamos bem.

 

Não fiz nenhum passeio às fazendas ou alambiques de Paraty, também não entrei nas Igrejas, e não pude conhecer todos os restaurantes que eu queria, mas fica para a próxima! Espero ter ajudado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...