Ir para conteúdo

Dias de rainha em terras gaúchas - Outubro/2012


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá, Mochileiros!

Esse foi meu 4º mochilão, mas, pela primeira vez, será um relato do Brasil ::otemo::

 

PLANEJAMENTO

A idéia inicial era descer de carro alugado com uns amigos partindo de São Paulo até Porto Alegre, com algumas paradas e desvios ao longo do caminho, voltando de avião. Como todo mundo desmarcou e tenho medo de fazer isso sozinha, houve mudança de planos ::essa:: Sendo assim, reduzi o período de viagem para de 19.10 a 29.10 e fui direto para POA de avião. Comprei com milhas, o que reduziu o gasto da viagem ::otemo:: Outra coisa que me ajudou um pouco foi que em POA fiquei na casa de um amigo, então só paguei hotel na serra.

Como meus planos iniciais envolveriam um gasto muito maior, me dei ao luxo de gastar um pouco mais no dia a dia na minha mini trip. Ou seja, se quiser fazer uma viagem dessa e o orçamento estiver apertado, é possível economizar um pouco.

 

RELATO DE VIAGEM

 

19/10: Pisando em POA

 

O Jonathan me buscou no aeroporto às 20 horas e fomos para o apartamento do Pedro. No caminho, ele me falou um pouco da cidade para que eu me situasse. O Pedro chegou logo depois, conversamos um pouquinho e ele fez uma macarronada com molho branco, brócolis e frango muito boa! ::cool:::'> Durante o preparo e o jantar vimos o último capítulo da Carminha na Avenida Brasil que foi horrível, hahaha...o único capítulo que assisti da novela e foi tosco. ::putz::

Satisfeitos, nos arrumamos e saímos com alguns amigos deles. Fomos ao bar Pinguim que não tem nada a ver com o de Ribeirão ou BH ::lol3:: É bem legal. Provei a Polar e demos boas risadas...com a conta em R$ 16 por pessoa! Vale ressaltar que é estilo botecão e o atendimento não é lá essas coisas.

 

Gastos do dia

Passagem: R$ 42,00

Bar Pinguim: R$ 50,00 (3 pessoas)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

20/10: Passeando pela cidade

 

Levantamos tarde merecidamente, tomamos café e fui com o Pedro ao Parque da Redenção. É bem gostoso e achei bonito, embora ambos não achem

Voltamos pela feirinha de artesanato, visitamos uma igreja bonitinha que tem em frente e voltamos para o apartamento...o calor era de rachar!

Saímos para almoçar e fomos ao Moinhos Shopping. É muito chique, cheio de loja cara e gente arrumada. Almoçamos na Petiskeira, uma rede famosa por aqui. Comi contra filé aos 4 queijos e tomei uma limonada por R$ 26,40. Voltamos pela Rua Padre chagas que é muito famosa pelos cafés e happy hour.

Descansei um pouco e fui ao jogo do Grêmio contra o Coxa com o Jonathan e a família dele. Jogo é sempre bom, né? Com ou sem o nosso time em campo, mas nem com torcida extra esse tricolor deu conta de ganhar, hahahaha...ficou no 0x0 mesmo. ::lol4::

A noite comemos pizza e estava bem gostosa, embora não se compare à de São Paulo :?

Depois fomos na balada Cabaret. É bem alternativa, mas lota e é legal. Curti muito! O lugar mistura um monte de coisas. No segundo andar tem lugar pra sentar que mescla cadeira sofisticada clássica com bancos improvisados em engradados de Heinekken. A parede é cheia de desenho louco, tem nuvem que faz as vezes de lustre e estrelas pintadas, além de uma cortina vermelha de veludo. Embaixo tem desenhos e frases na parede preta, nas portas dos banheiros a identificação é através do órgão genital. O público é GLS, respeitam muito e dá pra curtir bem. Chegue depois de 1h! Para mulher custa R$25 para entrar com nome na lista. ::cool:::'>

 

Gastos do dia

Almoço: R$ 53,35 (2 pessoas)

Água jogo: R$ 5,00

Pizza: R$ 15,00

Balada: R$ 37,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

21/10: Navegando pelo Lago Guaíba

 

Acordamos tarde em função da balada no dia anterior e saímos para o passeio de barco no lago Guaíba.

O barco sai da Usina do Gasômetro e possui várias opções. Seguem algumas:

 

- Cisne Branco (o mais caro)

1) Navegando pelo Guaíba: Uma hora de passeio e tem de terça a domingo – R$ 20,00

2) Happy hour (nov a mar): 2 horas rumo a zona sul com saída de ter a sex às 18 horas – R$ 20,00

3) Passeio almoço: 2 horas mais almoço (sem bebida) em datas pré-determinadas com saída às 12h30 – R$ 57,00

4) As luzes da cidade: 3 horas, com jantar (sem bebida) e pista de dança. Saída em datas pré-determinadas às 21 horas – R$ 70,00

 

- Caribe: Passeio com almoço – 2 horas mais almoço (sem bebida) aos domingos às 12h30 – R$ 40,00

 

Escolhemos o Caribe, mas fomos enganados porque no folheto dizia que o preço era R$ 30,00 por pessoa, quando era R$ 40,00.

O barco sai da usina do Gasômetro, vai pelo lago Guaíba, passa pelo Rio Jacuí e navega até a colônia de pescadores Z-5 na Ilha da Pintada, onde almoçamos o tradicional peixe assado na taquara com buffet de saladas.

Foi nessa hora que descobrimos que fomos enganados e o preço era mais alto, pois no começo a gente paga o barco e o almoço na hora. Fui com o Jonathan reclamar com o dono do barco e a justificativa foi que o folheto era de 2 anos atrás, mas quem nos deu foi a moça da bilheteria! No final ele falou que reembolsaria 10 reais pelos 3 e não tivemos alternativa.

A comida era razoável, até que o peixe tava bom, mas o atendimento era péssimo! Até comprei um guaraná pequeno para ajudar a engolir toda a situação ::essa::

Na volta ele passa pela Ilha Pólvera, Ilha das Flores, Ilha Grande dos Marinheiros, Ilha do Chico Inglês e volta ao Cais do Porto. O caminho é bonito, dá para ver bem o contraste entre a riqueza de umas famílias com a simplicidade de outras.

Voltamos ao apartamento para ver um jogão que tava rolando, comemos e descansamos.

 

Gastos do dia

Alimentação: R$ 26,00

Barco: R$ 20,00

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

22/10: Rumo à Serra!

 

Levantei cedo e fui para a rodoviária a pé mesmo. Comprei a passagem para Gramado por R$ 31,15 com seguro e ia comer um pão de queijo antes de embarcar, mas o que os gaúchos entendem de churrasco, não entendem de pão de queijo ::putz:: Onde já se viu gelar o pão de queijo pronto e esquentar no microondas?

Embarquei 9 horas sem lanche mesmo, sendo salva por uns chocolates que tinha na bolsa ::cool:::'>

Cheguei em Gramado perto de 11 horas e peguei um táxi até o hotel Alpenhof (R. Arthur Reimann, 88 – www.alpenhof.com.br). Como não tinha reservado antes, liguei antes de entrar no táxi para confirmar vaga. A corrida ficou em R$ 8,60, pois é bem perto. Aliás, estou chegando a conclusão de que tudo é perto de tudo neste estado.

O hotel fica na rua do mundo encantado, é bem fofo e os funcionários nos tratam muito bem. Os quartos têm aquecedor e sacada e, não sei se dei sorte, mas o meu tem uma vista linda para o Vale do Quilombo ::otemo:: O quarto individual custa R$ 85,00 , enquanto que o de casal fica em R$ 130,00 com café da manhã mediano. Como vim em um período tranquilo, me deram o duplo pelo valor do single ::cool:::'>

Como fui premiada com chuva na chegada, fiquei ajeitando minhas coisas e saí para comer e ver a cidade.

Fui atrás do pão com lingüiça da Casa do Colono, mas descobri que só é feito na quarta e nos finais de semana ::ahhhh:: Resolvi ir ao centro de informações turísticas na Praça Major Nicoletti e comer algo por lá. Parei em uma farmácia para ver como chegar e o dono me deu carona...ponto para os gaúchos, tchê! ::cool:::'>

Mapa em mãos, fui à igreja do Relógio que achei bonitinha, mas não surpreendente. No caminho parei na Jardineira das Hortênsias, mas achei um pouco caro. Almocei no kilo&kilo na volta (av. Das Hortênsias, 1720) pelo preço de R$ 39,90 o quilo.

Voltei para a Borges de Medeiros e parei na Do Parke para comprar chocolate. O preço é elevado e não acho que vale o preço...de lá, fui até a Igreja São Pedro, esta sim achei bonita, principalmente com o termômetro e os 12 apóstolos na entrada.

Parti para o Palácio dos Festivais, onde ocorre o festival de cinema, e à Rua Coberta que é uma graça. Acho que estou me apaixonando pela cidade ::kiss::

Passei no supermercado Imec para comprar um lanche e água e voltei para o hotel por causa da chuva. No caminho, perto das 16 horas, baixou uma neblina impressionante e veio a chuva. O jeito foi partir para o hotel.

Liguei no Carlito's Restaurante (Av. Das Hortênsias, 1040 – 54 3286 4523) e agendei para me buscarem no hotel às 20 horas, pois oferecem transporte como na maioria dos locais e foram super pontuais. Esse restaurante foi indicado pelo Kléber (recepcionista do hotel) e foi a seqüência de fondue mais barata que achei. No folheto marcava que o preço era R$ 44 no cartão e R$ 34 no dinheiro, mas fizeram R$ 34 no cartão ::otemo:: No El Fuego (famoso) estava R$ 64!!!

O lugar é bem bonitinho e muito freqüentado. Quando cheguei ofereceram couvert (R$ 4 a parte) com salame, queijo, patê, azeitona e ovo de codorna. Me arrependi de aceitar não pelo preço, mas porque satisfaz um pouco. Não quis o vinho e parti para a seqüência de fondue:

1) Fondue de queijo com pão, polenta frita, batata bolinha cozida no vapor e goibada;

2) Carne na pedra (filé, alcatra, frango, lingüiça calabresa e carne suína) preparada por nós mesmos após explicação, acompanhada por 11 tipos de molho: tártaro, alho, rosé, curry, cebola caramelada, geléia de laranja, abacaxi com pimenta, berinjela, ervas, vinagrete e farofa temperada;

3) Fondue de chocolate com 7 frutas (abacaxi, melão, laranja, mamão, morango, uva e banana), além de wafer.

O serviço é no ritmo do freguês e pode repetir a vontade. Tudo delicioso!!! Ótimo atendimento! O jantar ficou em R$ 50,60 com os 10%. Compensou a chuva do dia, rs. Quase passei mal de tanto comer...

 

Gastos do dia

Alimentação: R$ 94,19

Passagem: R$ 31,50

Hotel (2 diárias): R$ 170,00

Táxi: R$ 8,60

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

23/10: Sol!

 

Acordei cedo, tomei café simples no hotel e fui ao museu de cera. Peguei o ônibus Cintral em frente ao Mundo Encantado e cheguei lá em menos de 10 minutos (R$ 2,10).

Comprei os ingressos do museu de cera e da Moto Harley por R$ 35,00 (só o museu custa R$ 30,00) e comecei pelo museu que é bem meia boca como me disseram, sendo que algumas personalidades nem dá pra identificar direito e não pode tirar foto de pertinho por causa de uma corda. Existem alguns cenários aonde tiram foto nossa com as estátuas, mas é pago a parte. O da Harley é um pub com várias motos espalhadas e, como não entendo de moto, achei apenas interessante. Dá pra fazer ambos em menos de uma hora.

Voltei a pé e parei na fábrica da Prawer que tem visita gratuita e legalzinha pra quem estiver com o tempo sobrando :)

Fechei o pacote “uva e vinho” que vai a Bento Gonçalves e anda na maria fumaça. Depois passei na Jardineira para pegar dica de passeio e fui ao Mini Mundo (R$ 16). Lá é legal, tem muita coisa detalhada e agora tem o museu do Ipiranga. Quando tava perto do museu uma mulher falou para o marido que era o Schambrum. Falei que não, que era o museu do Ipiranga e ela: “Ah amor...é o museu do Ipiranga no RJ”. Corrigi que era em SP e ela: “Ah...é que eu não costumo viajar pelo Brasil” ::putz:: Vale a visita por não ser tão caro e muito bem feito! O que gostei é que criaram histórias e situações em toda parte. No começo você pega um jornal da cidade aonde é identificado o local e a notícia bombástica sobre os acontecimentos por ali. Muito criativo e atrai a atenção - www.minimundo.com.br

Saindo fui até a aldeia do Papai Noel (R$ 16). É legal e, mesmo sendo infantil, eu gostei :-D Na entrada a gente recebe um mapa para não perder nada. Tem a casa do Papai Noel, a fábrica, mirante, trenó, praça da neve, a Neve (uma São Bernardo linda que deve sofrer com o calor :-( ), alameda dos Pinheiros, árvore dos desejos (cada um coloca o seu escrito em um pedaço de madeira)...várias coisinhas. Eu que sou meio criançona gostei bastante.

Até dar o horário do passeio andei pela Borges de Medeiros e comi vários chocolates ::otemo:: Comprei uma trufa na Lugano e um lanche no Imec. Parti para a Jardineira, aonde fiz o passeio por Gramado (R$ 16). Quem faz ganha uma pastilha de chocolate e 10% de desconto na Lugano ::putz::

O ônibus passa pela São Pedro, mostra um pouco da classe baixa que vive bem, fala da segurança e beleza de Gramado, passa pela Borges de Medeiros, pelos pontos principais do centro, pela região da classe AAAA da cidade, cemitério onde os túmulos mais parecem capelas (estilo italiano), pára no Pórtico via Nova Petrópolis para fotos, novamente pelo centro, pára no lago Negro (lago criado em forma de ferradura para dar a sensação de longitude porque nunca vemos o final. Cercado por hortênsias no verão e azaléias no inverno, ficando florido o ano inteiro), lago Joaquina Bier e ficamos sabendo que terá uma apresentação do Natal Luz para a comunidade, mas aberta ao público, na próxima sexta-feira, o que mudou meus planos. A guia é 10 e dá uma aula de história da cidade.

Voltei para o hotel, reservei a Pousada Caracol por 3 dias e agendei o famoso Café Colonial no “Gramado” (estrada Gramado/Canela – www.gramadocafecolonial.com.br). O motorista é muito gente boa e a comida deliciosa! São 80 variedades entre doce e salgado, com direito a vinho branco e tinto, suco de uva muito bom (e olha que nem gosto), leite, café, chá e chocolate quente. A única coisa ruim é que tem muita fritura =/ Fica aberto diariamente das 11h30 às 22hs, custa R$ 48 e aceitam cartão.

Na volta fechei o hotel e desmaiei na cama de tanto comer.

 

Gastos do dia

Museu de Cera: R$ 35,00

Mini mundo: R$ 16,00

Aldeia do Papai Noel: R$ 16,00

Jardineira: R$ 16,00

Alimentação: R$ 54,66

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

24/10: Uva e vinho

 

Acordei cedo novamente, desta vez para o passeio da Maria Fumaça que fechei na Vitória tur (www.vitoriatur.tur.br) por R$ 130,00. O André me pegou no hotel pontualmente às 7h15 para o passeio que visita os pontos:

1) Labirinto e Malharia (Nova Petrópolis): Começamos por Nova Petrópolis, cidade com cerca de 19.000 habitantes e colonizada por alemães. Logo no início paramos na Via Malhas por 30 minutos para compras, onde existem uns quiosques de loja de fábrica, mas não achei o preço muito bom, é só turístico mesmo. Paramos na Praça da República = Praça das Flores = Praça do Labirinto ::lol3:: Lá ficamos 15 minutos e o guia fala que não dá tempo de entrar no labirinto, mas acho que dá porque é pequeno, principalmente se tiver alguém do lado de fora para te guiar. Como o nome diz, é uma praça bem florida e bonitinha.

Saímos para a região dos vales, para depois ir a Carlos Barbosa. No caminho há o menor desvio de pedágio do mundo, pois basta passar em um posto ao lado ::lol4::

OBS: Alemães exigiram que tivesse escola e professor na colonização, já os italianos queriam igrejas e padres. Por isso a cidade Feliz tem o menor índice de analfabetismo do país.

2) Tramontina e Fetina de Formaio (Carlos Barbosa): Carlos Barbosa é a terra da Tramontina, uma cidade sem farol! Na loja em frente à Tramontina provamos queijo e salame e algumas pessoas fizeram compras. A parada demora 45 minutos e novamente não vi vantagem nos preços da loja, mas acho legal pesquisar em sua cidade antes de ir. Com relação aos queijos, fiquei em dúvida porque é bem turístico, então não comprei. A atração fica por conta de um casal fantasiado na porta para tirar foto com a gente. A mulher é super engraçada ::otemo::

Partimos para o Vale dos Vinhedos...

3) Vinícola Miolo (Vale dos Vinhedos): A visita é gratuita e a moça que nos acompanhou (Bruna) era ótima! Nos explicou como são feitos os vinhos, nos levou aos vinhedos, entramos no local aonde são armazenados e conhecemos os barris aonde tudo começou, embora não sejam utilizados mais. Ela também explicou a diferença na produção e partimos para o local aonde os vinhos são armazenados em tonéis de carvalho, passando pelas produções mais famosas já engarrafadas. Soubemos que os tonéis são utilizados por 5 anos para vinhos (1º mais nobre, 2º médio e 3º a 5º comerciais), passando a armazenar destilados. Também nos ensinou a fabricação do espumante.

De lá fomos para a degustação (R$ 10 com R$ 5 convertido em consumo na loja) e ganhamos mais uma aula :D Claro que entre mais de 20 pessoas eu fui premiada com um banho de vinho do garçom, rs, mas acontece. Provamos um vinho branco e dois tintos, sendo o segundo harmonizado com queijo, além de um espumante com biscoito.

Na loja podia degustar e provei um espumante Rosé, o suco de uva e um licor de cereja. Já meio alta, rs, comprei um branco meia garrafa que custava R$ 10, usando o bônus de R$ 5.

4)Almoço Fenachamp (Garibaldi): No caminho para o almoço o guia nos explicou que as vinícolas plantam roseiras perto das uvas porque elas são mais frágeis e em caso de ataque por pragas começa por elas e há tempo de agir.

Paramos no início, em um restaurante próximo à champanhe gigante na rua. O almoço estava incluso no pacote e era um buffet com muitas opções apetitosas. A mesa de sobremesa era bem atraente, mas a cara é melhor do que o gosto ::bruuu:: A bebida era a parte e comprei uma fanta de garrafa.

5) Vinícola Garibaldi: Essa é uma cooperativa e é bem mais rústica. De diferente da primeira o que vimos foi o barril por dentro após o uso, com seus cristais, a fabricação de rolhas e degustamos cachaça feita de uva, além dos vinhos mais conhecimento e espumante. A visita e a degustação são gratuitas. Outra coisa legal é como a moça abre o espumante com a espada, degolando a garrafa ::otemo::

Na saída rolou um sorteio de vinho da agência, mas nem ganhei :?

6) Trem Maria Fumaça (Carlos Barbosa/Bento Gonçalves): Na chegada tem uma mulher cantando na estação. Nosso carro foi o 215 e é o único original, sendo conhecido por “Vagão das Celebridades” por ser onde ocorrem gravações e onde foi filmado o filme “O Quatrilho”. É o único com banco de madeira, pois os demais são acolchoados.

O passeio dura 1h30 e o percurso tem 23 km, partindo de Carlos Barbosa, parando em Garibaldi e terminando em Bento Gonçalves. Eles explicam algumas coisas durante o percurso, como a origem da Tarantela.

Logo no início entra um senhor com sanfona e canta algumas músicas. Paramos em Garibaldi onde outro senhor toca e degustamos mais espumante e suco de uva. De volta ao trem, a moça explica um pouco da história e entra um casal fazendo um teatro cômico, seguido por um trio de músicos e finalizando com um grupo e dançarinos. No final, o trem pára em Bento Gonçalves com mais música e vinho (tinto e seco).

O trem sai de Bento Gonçalves às 9 e 14 horas, saindo de Carlos Barbosa às 14h45 e 16 horas.

A van demorou cerca de 2 horas para chegar em Gramado, mas como meu hotel era o último e um casal folgado demorou, cheguei 21 horas!

Dei entrada na pousada Caracol (R$ 35,00 a diária – www.hotelcaracol.com.br), arrumei as coisas e dormi.

 

Gastos do dia

Passeio Maria Fumaça: R$ 130,00

Vinícola: R$ 15,00

Refrigerante: R$ 2,00

Pousada (3 diárias): R$ 105,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

25/10: Canela pra que te quero!

 

Depois do café, que é melhor do que o do Alpenhof, vi que o tempo estava bonito e a recepcionista Augusta ligou em 2 agências para ver preço de aluguel de carro. A mais em conta foi a Passion que tinha o básico por R$ 65 e o completo por 75 reais. Escolhi o segundo e o peguei às 9 horas. Abasteci com R$ 15,00 e parti para o Vale da Ferradura.

O Vale da Ferradura fica a uns 13 km de Canela, sendo que o caminho é bem sinalizado (www.valedaferradura.com.br – das 9 às 17h30). Vá ao Caracol e continue na estrada de terra mais uns 7 km. Tem uma área na entrada onde pode parar o carro e custa R$ 8,00 para entrar. São 4 mirantes, sendo um natural, e 3 trilhas. Passei nos mirantes e resolvi fazer a trilha do rio Caí que é a mais pesada, exige preparo físico e tempo porque demora de 2 a 2h30. Um cara do parque desceu comigo e vale a pena! A paisagem é bonita, principalmente da Cascata do Arroio Caçador, e é possível nadar. Também existem uns macacos pulando nas árvores.

Na volta é possível optar pelo caminho via portaria ou pelo parque, sendo o segundo mais curto e íngreme.

Parei na lanchonete para descansar e comprei uma coca “Quanto + Simone melhor!” :-D De lá, parti para a trilha Pinguela. Marca como 35 min, mas dá pra fazer em bem menos. O nome se dá em função de uma ponte meio bamba, a pinguela :) Vale dizer que o banheiro do parque é limpíssimo!

Na volta passei pelo caminho das graças e entrei no parque dos paredões, mas não interessou muito e fui para o Caracol.

Para entrar no Parque do Caracol custa R$ 12,00 e é aonde tem a famosa escadaria da perna bamba, além de algumas trilhas e animais passeando – www.canelaturismo.com.br

Comprei uma água por R$ 3,00 e fui em um mirante para ver a cascata do Caracol. Tem um elevador panorâmico, mas disseram que não vale a pena e não fui. No começo da escada tem uma placa informando os riscos e advertências. Dizem que a escada tem 730 degraus, o equivalente a um prédio de 36 andares, com tempo médio para descer e subir de 1h30.

Desci tudo aquilo e a vista vale a pena! Juro que vi um rosto do Bob Marley no topo da cachoeira, rs. Enrolei um pouco e criei coragem pra subir. É puxado, mas tem 4 ou 5 bancos no caminho para descansar e dá para ir. Durante a subida/descida existem placas informando aonde você está da escada...acho 1 hora suficiente para fazer tudo. Como eu estava exausta da trilha do outro parque, cheguei morta!

Verifiquei no mapa que são várias trilhas e dei início à caminhada. Peguei uma trilha, a do Arroio, e passei pelas corredeiras muito bonitas e pela barragem. Comecei a trilha do Silêncio e parei no Centro Ambiental, aonde bati um papo com o Seu Almicar que é muito gente boa! Ao lado da casa vi cotia e soube que tem vários animais pelo parque, mas muitos caçadores também ::bruuu:: O Seu Almicar contou que costuma colocar comida para os bichos para evitar que eles fiquem perto do limite do parque, já que a multa por caçar ali dentro é o dobro da aplicada do lado de fora e isso inibe um pouco.

Peguei outras trilhas como da Cutia e Velha, vi uns quatis no caminho e voltei exausta para a pousada. Tomei banho e descansei.

Mais tarde fui ao centro de Canela para ver a Catedral de Pedra a noite (BELÍSSIMA!) e comi no Empório Canela (R. Felisberto Soares, 258). O restaurante é bem legal! Tem lanche, pratos, petisco, livros, antiquário, revista, café, cadeira, sofá...legal mesmo! Comi um cone de filé delicioso! A dica é não dispensar a mostarda em grão :-) Para acompanhar, pedi um suco fresh e a conta ficou em R$ 20,24 com os 10%. Outra coisa legal é que a clientela é bem fiel, pois a maioria trata os funcionários pelo nome logo que entra e alguns sabem até os números das mesas!

Voltei para a pousada extremamente cansada, mas super satisfeita com o dia que tive!

 

Gastos do dia

Aluguel carro: R$ 75,00

Gasolina: R$ 15,00

Entrada Parque Caracol: R$ 12,00

Entrada Parque Ferradura: R$ 8,00

Alimentação: R$ 30,24

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

26/10: Então é Natal...

 

Acordei com a perna doendo muito e meio sem planos até o show. Tomei café da manhã e pedi para a moça da recepção agendar uma visita ao Alambique Flor do Vale porque eles buscam de graça na pousada.

O motorista é conhecido por “Faceiro” e veio me buscar no TragoTur, uma espécie de ônibus amarelo de escola americana :D ele me explicou que existem dois horários: de 10h15 às 13h15 e de 14hs às 16hs. Estava no primeiro e ele parou no centro de informações de Canela para buscar mais gente, aonde aproveitei para tirar foto, e partiu para a Catedral só comigo porque nesse dia não tinha mais gente.

Na igreja ele pára 10 min, mas como estava sozinha ele esperou um pouco mais para eu comprar salame de javali na Vinhos&Queijos do Sul.

Fomos para o alambique e no caminho ele foi falando da cidade, sobre o bom prefeito e etc.

No alambique ele pára cerca de 2 horas para quem quiser fazer o tour (opcional) e almoçar. Fiz o tour pela fabricação por R$ 10,00 com um rapaz que passou por todas as etapas e explica o processo de fabricação de cachaça. Em junho é época de produção e é possível ver a fábrica funcionando, em outros períodos, como agora, eles colocam uns bonecos de pano ::otemo::

Lá fiquei sabendo que a cachaça sem armazenamento em barril é classificada como branca, se ficar de 1 a 11 meses é prata e mais do que isso é envelhecida, sendo que para classificar como envelhecida o barril deve ter capacidade máxima de 700 litros e sua mistura com branca ou prata faz a ouro. No final fazemos uma degustação de 8 tipos delas e ganhamos um certificado ::cool:::'> O rapaz disse que gostou de mim porque é raro mulher provar todas ::lol3::

A visita ao entorno do alambique é livre e futuramente liberarão trilhas para três cachoeiras. O lugar é bem bonito e gostei da visita.

Na loja ainda provei um licor de blueberry e aproveitei para almoçar no restaurante deles. Pedi um escondidinho de lingüiça e uma porção de arroz por R$ 16,94.

Como estava sozinha, o Seu Faceiro topou sair antes. Além disso, ainda parou na rodoviária para eu comprar minha passagem para POA ::otemo::

Fiquei um pouco na pousada e fui para Gramado. Peguei o ônibus, comprei um copinho para minha coleção e andei pela Borges de Medeiros. Comprei mais um salame de javali na Budega's e comprei uns de chocolate na Planalto (www.chocolateplanalto.com.br).

Parei no Pasteleiro (R. Pedro Benetti, 32) e comi um “Babe, o porquinho atrapalhado” (queijo, bacon e milho) e tomei um guaraná por R$ 9,45. Confesso que não vi nada demais ::mmm:

Como tinha comprado 1 kg de arroz e água no mercado Nacional, enrolei nos bancos das praças e fui ao lago Joaquina para ver o espetáculo do Natal Luz. Faltava 1 hora e a fila já tava enormeeeeeeeeee, mas tinha espaço porque o lugar é grande.

O show começou pontualmente às 21h30 e é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!!! ::otemo::

Primeiro o coral da a volta no lago com lanterna e assume o seu posto na estrutura montada. Ao lado há um piano todo iluminado e um homem lê um poema. O piano começa e os tenores acompanham, enquanto que 5 “plataformas” seguem até 5 “gaiolas” colocadas no lago.

Em cada plataforma fica um tenor (3 mulheres e 2 homens) junto com alguns artistas de circo que se apresentam no tecido, na argola, fazem contorcionismo, malabarismo...há todo um show das águas no chafariz, nas gaiolas, show de luzes e muitos fogos. O show dura 1 hora e é belíssimo! Vale muito a pena! Até chorei em uma música.

Peguei o ônibus na rodoviária e me indicaram o ponto errado ::putz:: Encontrei um cara supostamente prestativo no segundo ônibus e, de novo, ponto errado ::grr::

Cheguei na pousada muito brava e dormi.

 

Gastos do dia

Alambique: R$ 10,00

Passagem: R$ 31,75

Ônibus: R$ 6,30

Alimentação: R$ 30,69

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

27/10: Retorno a POA

 

De manhã acordei passando muito mal. Tomei café e fui para a rodoviária de ônibus. Cheguei cedo e peguei meu ônibus às 10h20. Fui de táxi até o apartamento, dei uma passada no mercado e fiquei descansando pra ver se melhorava...

 

Gastos do dia

Transporte: R$ 14,20

Alimentação: R$ 18,36

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

28/10: Melhorando aos poucos

 

Ainda estava mal quando acordei. Comi umas frutas e fui até a rodoviária justificar o voto porque era dia de eleição. Voltei andando pelo parque da Redenção que estava lotado como todo domingo. Andei pelo Brique da Redenção, me diverti com objetos inusitados, comprei uma lembrancinha e curti um pouco tudo aquilo. ::otemo::

Feito isso, passei no Zaffari e voltei ao apto pra ficar 100%.

 

Gastos do dia

Alimentação: R$ 4,85

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

29/10: Enfim...fim

 

Acordei bem melhor e fui conhecer o Centro Histórico de POA :)

Passei no mercado público e não vi nada demais, talvez por conhecer dois excelentes que são o de SP e o de BH ::mmm:

De lá, fui ao chalé da Praça XV e ao Paço Municipal. Conheci a Praça da Alfândega aonde estava rolando a feira do livro, mas não tinha começado ainda por ser cedo. Entrei no Memorial do RS que é gratuito e meio sem graça :?

Os museus estavam fechados, assim como a Casa de Cultura Mário Quintana.

Assim, fui para a Igreja das Dores e achei uma graça! Ela é toda branca por fora e a entrada principal é por uma escadaria. Saí pela lateral e fui para a Praça da Matriz.

Na Praça da Matriz estão o Palácio Piratini, a Catedral Metropolitana (bem bonita também), o museu Júlio de Castilhos, o Solar da Câmara e o Teatro São Pedro. A praça é bem judiada, principalmente por vandalismo. Tem um monumento bem legal todo pichado, por exemplo. Fiquei um pouco sentada descansando porque fazia muito calor e parti para o ponto de ônibus.

Peguei o mini ônibus IPIRANGA/PUC e fui ao Museu de Ciência e Tecnologia da PUC RS, mas cheguei lá e dei com a cara na porta. Por vacilo total, não olhei o funcionamento antes de ir ::putz::

Comprei um sorvete e peguei o ônibus de volta para o Parque da Redenção. Almocei no restaurante Gourmet da Redenção, que é bem gostoso, e fui para o apartamento, aonde fiquei até o horário de ir ao aeroporto.

Às 19hs peguei um táxi para o aeroporto, encerrando essa excelente visita ao RS...primeira de muitas! ::otemo::

 

Gastos do dia

Alimentação: R$ 22,70

Transporte: R$ 26,45

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Boa viagem a todos! Caso tenham alguma dúvida, é só postar que eu respondo

::kiss::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...