Ir para conteúdo

bolivia La Paz & yuni


Posts Recomendados

  • Membros

Estou escrevendo aqui para contar minha semana nao bolivia!

Fui dia 13.04.14 e voltei dia 21.04. Viagem incrivel, mas muuuuito cansativa.

Preparei tudo do Brasil. Li bastante coisa aqui e por isso resolvi deixar minha contribuiçao.

Fechei com uma agencia chamada Travel track que foi sensacional. Tudo que vou contar aqui deu 295 dolares sem incluir a hospedagem!

Começando pela hospedagem...fiquei no Landscape. É um hostel tipo casa sabe? fica num bairro mais nobre de la paz. Gostei e nao gostei.Os quartos sao divinos, mas nao tem banheiro privado. Quando viajo gosto de ter meu banheiro rs, a agua do chveiro nao era muito quente e isso eh fundamental no frio de La Paz! Nao é um local de fazer amigos, tipico de hostel,é uma casa chique que alugam os quartos. O staff é muito legal. Se fosse hj a La Paz nao ficaria nele, uns gringos que conheci ficaram num chamado Loki e me pareceu bem mais divertido!

contratei pela agencia os seguintes passeios:

 

dia 01 passeio por copacabana, lago titicaca e isla del sol - um motorista nos pegou no hostel, depois pegou nosso guia Ronald e entramos num onibus. Achei o passeio muito cansativo para um dia...ficamos 1h e pouco no onibus, depois teve um barquinho, onibus de novo e barco. No total deve ter dado 3h30 para ir e 3h30 para voltar...Achei muito cansativo e sem graça...muito esforço para ver o trio. Os gringos que amaram esse passeio dormiram na ilha do sol para ver o por do sol e etc...talvez valesse mais a pena se tivessimos dormido la. Nesse passeio a unica coisa ruim foi a tbm a coisa boa...o guia era exclusivo para mim e minha amiga. Curto fazer amizade e nesse esquema de um guia so para vc...vc nao conhece ninguem...mas ao mesmo tempo foi um trampo taaaao grande chegar la que ele foi a salvacao..resolveu tudo e ainda ajudou o povo mais perdido que barata tonta rs.

 

Dia 2 - estrada da morte - fizemos pela Platinum (tudo intermediado pela travel track) foi muuuito legal! O unico problema eh que nao tem fim...quase 5h de bike...nao aguentava mais descer uma estrada de barro, com pedras...doia segurar o guidon de tanto q a bike tremia. Começa numa rodovia...moleza...acho que foi 1h... depois é que começa a estrada da morte mesmo. Para meu azar ou sorte (mais emocionante) choveu e teve deslizamento de terra, tivemos que carregar a bike...as gringas que acham que homens e mulheres sao iguais colocãram a bike nas costas e foram...eu tava la gritando pelo meu guia para q ele carregasse a minha bike...o que ele prontamente fez. A equipe foi otimaaaa! Aconselho a levar oculos escuro com aquela cordinha que segura...muitas vezes vc deixa o oculos pendurado e outras vc realmente precisa dele!! Para dar mais emoçao minha amiga passou mal e desmaiou...teve um choque...foi um stress e a equipe foi otima...so que nao tinha como voltar e ainda faltavam 20km para terminar...fizemos esse resto a passos de tartaruga e a equipe teve que esperar...

 

Dia 03 - chacaltaya e luna - nunca tinha visto neve e queria muuuuito ver. Chacaltaya é uma estacao de esqui desativada e serve para a gente ir la ver neve kkk tem que subir! tem dois picos...parei no primeiro pq a altitude destroi a gente...respirar é muito dificil sabe? Foi um passeio bem legal! A Bolivia me surpreendeu nisso..tem todo tipo de paisagem!

O vale da lua é um monte de pedra, eu curti! adoro tirar foto e tava muito cansada desses passeios que exigem subir, subir e subir...

 

Do vale da lua voltamos para o hostel, tomamos banho (nao sabiamos qdo iriamos ter essa oportunidade again), fizemos uma unica malinha para as duas para o salar e fomos pegar o onibus para Yuni. A primeira surpresa! tinhamos pago para um bus cama, mas descobrimos que so é possivel saber se tera um bus cama no dia anterior...para nossso azár nao teve...fomos de semi cama... a agencia nos devolveu o $...essa agencia foi top! o motorista nos levou tudo no hostel, todas as manhas nos levava ao passeio...o cara do hostel falava seu motorista chegou...me enchia de alegria isso kkkkk

As 12h de onibus é um susto rs tudo depende de qm entra naquele onibus...nao tem calefacao e nao chamaria de semi cama... por azar tinha um grupo de israelenses de ferias e pertubou todo o caminho

A primeira falha da agencia: nao tinha ninguem la esperando por nos, como havia sido combinado. Como sabiamos o nome da nossa agencia la uma boliviana que recrutava povo para um hostel nos indicou o caminho ( Andes expedition - era nossa agencia do salar). Conseguimos tomar banho nesse hostel e tomar cafe decente, pois chegamos na cidade as 7h e nossa 4x4 so sairia as 10h30.

Começamos a excursao...junto tinha um casal do equador, um boliviano e velhinho ingles, alem de mim e minha amiga. Eramos 6 rs. O primeiro dia tem muita coisa para ver...descemos sempre para tirarmos 15 mil fotos...eh o dia do salar! O dia termina as 17h no primeiro alojamento. é precario! Meu guia era top tbm, minha amiga e eu infernizamos por um banho quente e conseguimos. Ele ainda colocou a gente num quarto para duas pessoas e o resto num quarto para 4. Noite em situacao precaria, mas estavamos tao exaustas...funciona assim...toma banho e ja poe a roupa do outro dia...acordamos, tomamos cafe e partimos..,sem luxos.

Vou admitir que muitas vezes, no auge dos meus 31 anos, me perguntei: onde vim amarrar meu bode?? Percebi que a turma que faz isso ta na casa dos 20 e os poucos da minha idade estavam se questionando tbm...tem uma idade que a gente quer mordomia...mais traquilidade, mas ja que tava lá abraça o capeta...

O segundo dia é congelante e vemos muitAs lagoas...nada como o primeiro dia, mas tudo lindoooo. Chegamos no 2 alojamento no mesmo horario, por volta das 17h. Avisaram que nao tinha agua...como sempre para esse povo que so quer uma desculpa para nao tomar banho foram dormir ou socializar...eu e minha amiga que achamos banho fundamental queriamos um! Podia ate ser gelado, mas queriamos...meu guia top que ja sabia da nossa obsessao nos levou a um alojamento que tinha agua quente pir 15 bolivianos... olha! tudo é questao de querer e estar disposto a pagar! Percebi que o povo é sujo mesmo...ainda mais jovem e europeu...combinacao perfeita para a sujeira. Mas tenho que falar que todas as nacionalidades me surpreenderam nessa questao banho...ahhh nao tem agua quente? nao vou tomar banho...ahhh nao tem agua? nao vou tomar banho...Jesusss

O terceiro dia é o mais interminavel...saimos 5 da manha para ver os geizers e duas lagoas depois eh estrada por muitas horas. O velhinho ia ficar no chile, por isso fomos ate a fronteira deixa lo e entrou um ingles no nosso 4x4.Horas e horas de estrada e frioooo, mas valeu a pena.

Chegando em Yuni, tomamos um banho no tal hostel e pegamos o onibus...a volta foi bem melhor...os israelenses nao estavam nele...uhuuu

Resumindo: leve alcool em gel, é util demais! Os banheiros no salar sao tristes! sujos! muitas vezes nao tem agua! Meu gel fez O SUCESSO. Leve Luftal, a altitude faz a gente nao respirar direito e dá muito gazes! Protetor, touca, oculos escuros, creme ( seu rosto e corpo fica farelo), rinosoro...ahhh com medo de nao tomar banho (pq li muitos relatos) levei lenço umedecido, algodao e alcool...

Voltando para La paz fiz turismo de 1 dia... mercado das bruxas vale a pena...unico lugar que consegui comprar rs.

Me impressionou a pobreza do lugar...mas o povo é muito honesto e os taxistas nao tentam nos enrolar!

Bom, esse foi meu resumo.

image.jpg.5e6661a4738c6bccfbfd1ed1779e4e76.jpg

image.jpg.e98b620c4ada107868785dd8484be858.jpg

image.jpg.3a6fda730f752b361b0e26934627a19a.jpg

image.jpg.0c3fbfdc0d78b43595e6c33e29f92f7e.jpg

image.jpg.4af0b30491262f054b07d14fceeda9ce.jpg

image.jpg.a327db9a5f1bace710247469bacd9bfd.jpg

image.jpg.e4bcb365261f1528727d81e040de4b02.jpg

image.jpg.4b7b3421fd21af6ffc9036d127df858a.jpg

image.jpg.049a13ea6dedadc7033c1959702db414.jpg

image.jpg.5d822b6facbd532214f969a6e76a5c23.jpg

image.jpg.d3eedbd71cec87c68b6a1dc324aef7c8.jpg

image.jpg.e4c6a5d696f812b9f3ba3c56061c0a60.jpg

image.jpg.180ba74d1d641a4bde9251c696c2bb14.jpg

image.jpg.4757a605b89d09c682edd6d8584bf496.jpg

image.jpg.7980bc6a087eb43f3abb229aeee7e440.jpg

image.jpg.bd0bb3957357a1926f36d438a57bb7bb.jpg

image.jpg.b5aca14ef1e0718e742fd1ed8e5cfe83.jpg

image.jpg.6412b16dcf822f36d752a48abb7752fc.jpg

image.jpg.9b97b3c10de5b5b88d00a343d9cde6dc.jpg

image.jpg.4be7e6ebaa2120c3de4c1bd973b214d4.jpg

image.jpg.0b39bcdb95054c17123836140165074e.jpg

image.jpg.b709a5a96451f9a5f27ccdb20682292b.jpg

image.jpg.7dffca0acfef877944904d3a55259e50.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Camilams, muito bom o relato.

 

Você vez um esquema parecido com o que quero fazer. Eu estou com uma baita dúvida em uma coisa e não entendi mto bem o esquema que você fez.

Eu quero fazer igual vc sair de La Paz chegar no Uyuni e já partir pra viagem, sem perder tempo no Uyuni. Você comprou a passagem de ônibus + o passeio do salar no mesmo lugar? Qual foi?

A única diferença da sua viagem é que quero terminar ficar em São Pedro do Atacama.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ola, tem varios horários, tanto de manhã quanto no final do dia/noite mas caso queira economizar tempo te aconselho ir de avião, fomos pela BOA, 30 minutos de voo, R$ 250,00 para dois com taxas inclusas, o onibus dependendo das estradas pode levar 24 horas pra chegar.

 

Obrigado pela resposta. Essa tito's tours eu não tinha ouvido falar dela ainda, quando você foi e sabe me dizer quanto pagou?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Nossa! So recebi um email avisando das mensagens agoraaa.Desculpem! Espero que ainda seja util.Entao, comprei tudo pela agencia...a passagem de onibus e o salar...eles providenciaram o onibus e fui na rodoviaria...qdo cheguei no yuni era so ir na agencia e se apresentar...Qdo vc desembarca do onibus ja tem alguem la recrutando para as agencias pq tem 2 horarios de saida...como o meu ja tava pago e agendado ja sabia que so sairia as 10h

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...