Ir para conteúdo

Prudentópolis em Janeiro 2016 - Lá tudo é gigante


Posts Recomendados

  • Membros

De tanto que uso o Mochileiros para obter informaçōes sobre as viagens que faço, é muito justo que eu retribua da mesma forma com um relato. Nāo por obrigaçāo, mas por agradecimento. Prudentópolis foi o local escolhido. Estive lá em janeiro de 2016 por quatro dias. Antes de falar dos locais, quero dar uma geral da viagem. Decidi fazê-la em janeiro porque esta época do ano é possível visitar as cachoeiras e tomar banho. Mesmo correndo o risco de pegar todos os dias com chuva, sem possibilidade de chegar a base das trilhas que escorregam muito com a mesma e ter problemas nas estradas de terra com meu carro 1.0 arrisquei fazer neste período. Dei uma sorte danada porque nāo choveu uma só gota nos quatro dias e isso ajudou muito. As trilhas para as bases estavam um tanto quanto perigosas, mas consegui chegar a base de todos Saltos. Fiquei hospedado no Hotel Elite. Duas coisas excelentes no hotel. Silêncio gigantesco para dormir e um grupo de funcionários muito acima da média em termos de gentileza e disponibilidade para ajudar. Comer em Prudentópolis é para gente grande. Todos os pratos vem com muitaaaaaa comida, mas muita mesmo. Dizem que é um costume ucraniano, cuja populaçāo representa 70% da cidade. O Pão de queijo e o sanduíche são desproporcionais de grande. Do mapa de cachoeiras e recantos que tinha em māos, só nāo fui ao Recanto Perehouski porque tinha falecido o proprietário do local e, embora, estivesse aberto tinha uma placa avisando que estavam de luto e nessa hora vale muito a gente respeitar.

 

Aqui vai um quadro de dicas para todos os passeios:

 

01) Tênis, inclusive para entrar na água das cachoeiras.

02) Todas cachoeiras tem mirantes, mas a curtiçāo mesmo é chegar na base. Somente no Salto Sāo Joāo nāo é possível chegar lá.

03) Repelente meu amor. Se nāo usar é créu velocidade cinco.

04) Sem carro é difícil, porque os Saltos e Recantos ficam distantes. Tem gente que faz de bike.

05) Sempre leve água, frutas e um lanche para comer nas trilhas. Somente o Salto Sete tem estrutura boa de alimentaçāo. O Salto Sāo Sebastiāo serve almoço. Salto Barāo do Rio Branco nāo tem nada nunca e Salto Sāo Francisco tem um restaurante que funciona só nos finais de semana.

06) Salto Sāo Sebastiāo trilha mais difîcil de chegar na base. Cascuda mesmo. Salto Sāo Francisco a mais longa para ir e voltar.

07) Pessoas que recebem nos locais sāo, extremamente, simpáticas e prestativas.

08) Fiz tudo nos dias de semana. Nāo tinha quase ninguém nas Cachoeiras. Final de semana dizem que é mais cheio.

09) Faça tudo com calma e aprecie a natureza.

10)Para chegar na base do Sāo Sebastiāo/Mlot e Sāo Francisco precisa de um preparinho físico básico.

11)Nos recantos é mais fácil encontrar locais para banho, pois as cachoeiras sāo mais mansas.

12) O Mapa dos atrativos se encontram nos hotéis e centro de apoio ao turista. Com ele em mãos é facílimo chegar aos saltos, recantos e cachoeiras.

 

Meu roteiro foi:

Dia 1 - Cheguei em Prudentópolis de tarde e fiz Salto Barāo do Rio Branco e Manduri

Dia 2 - Sāo Sebastiāo/Mlot e Salto Sete

Dia 3 - Ninho do Corvo, Saltos Gêmeos (só dá para ver de muito longe pela estrada) e Salto Sāo Joāo

Dia 4 - Salto Sâo Francisco

 

Por fim, uma breve de cada lugar que fui.

 

Salto Sāo Sebastiāo e Salto Mlot - Uma trilha e ganha de brinde duas cachoeiras.Duas cachoeiras de mais de 100 metros cada e uma de frente para a outra. Por 10,00 reais, na parte de cima, dá para visitar os dois mirantes e com uma caminhada tranquila chegar a uma gruta com possibilidades de um banho. Se quiser parar por aí, pode ir embora, ou dependendo do horário combinar o almoço com os donos do local, que sāo mega simpáticos e atenciosos.. Para ir até a base das cachoeiras tem que descer uma trilha cascuda. Demora quarenta minutos para chegar. Ela é de grau médio para difîcil e que pela época chuvosa escorrega muitoooo nas pedras. Tem vários trechos bem íngremes e que tem usar e pendurar nas cordas. Com um preparo físico mínimo vai que vai. A chegada é demais. Duas cachoeiras gigantes e lindas. Como as quedas estāo com bastante volume de água, você nāo precisa nem se aproximar muito para estar completamemte molhado. Que é uma bela recompensa pelo esforço. Escalando uma pedra aqui e outra ali consegui chegar bem embaixo da Mlot. A subida da trilha é bem mais fácil, por incrível que pareça, porque nāo escorrega. Demora 30 minutos para subir num bom passo. Dicas gigantes: fazer as trilhas e os banhos de tênis e com o repelente fica tudo bem. Sem repelente, os borrachudos dominam. Local tem banheiro e a estrada para chegar é de cascalho. Estrutura básica e que atende às necessidades.

 

Salto Sete - Estrada para chegar é tranquila, metade cascalho e metade de asfalto. No local, funciona também uma pousada, com bom restaurante, banheiros, etc. Sem dúvida nenhuma, a melhor estrutura de todas as cachoeiras e recantos que fui em Prudentópolis. 10,00 para entrar. Na parte de cima tem o mirante do Salto Sete. Super bonita. Peguei a trilha para ir a base. Trilha de uns trinta minutos para chegar. Nível fácil com algumas descidas e subidas. Quem tá legal fisicamente chega na boa. Assim como as outras cachoeiras da regiāo a queda da cachoeira é pesada. O spray molha tudo quando você ainda está na trilha. Dá para chegar bem pertinho pelas pedras. Para tomar um banho tem que descer um pouquinho e achar um espaçinho no meio das pedras da cachoeira para achar uma "jacuzzi" possível de entrar. Subida em trinta minutos. Este Salto de 76 metros nāo tem avaliaçâo no Tripadvisor, mas é bem legal mesmo. Retorno da trilha em trinta minutos. Tênis e repelente essencias. Gerente do local muito gente boa demais.

 

Salto Sāo Joāo - Uns doze kilôlometros distante do Salto Sete. Estrada parte de cascalho e parte de asfalto. Local tem restaurante e banheiros. 10,00 para fazer a trilha. Trilha super tranquila. 20 minutos para descer e vinte e cinco para subir. Tem muito passarinho na trilha. Só dá para ir até a cabeceira do Salto. Lugar muito bonito. Nāo dá para tomar banho em nenhum ponto e nem descer para a base do Salto. Para apreciar a beleza da natureza. Na saída do local, vale a pena ir ao Mirante, que fica uns trezentos metros para frente do sítio. Local incrível. Além das fotos rola ficar um bom tempo apreciando aquela beleza. Repelente é fundamental.

 

Salto Sāo Francisco - Caraca - Fui de carro pela estrada de Guarapuava. Estradinha asfaltada de 40 km sinistra. De verdade de verdade é uma pista só para os dois sentidos. Depois tem mais seis kilômetros de terra batida. Quando passei tinha umas poças. Nāo sei como fica quando chove muito. Aí quando você acha que nâo vai chegar aparece o Parque Municipal. Sāo duas trilhas. Uma pelo alto passando pelo mirante do Sāo Francisco e por uma cachoeira menor chamada Salto dos Cavaleiros. Ela é bonita, mas com o volume de água muito forte tive que cavar um espaçinho num cantinho para tomar um banho. Antes de fazer a parte de cima, fui até a base da Sāo Francisco. Uma hora e quarenta descendo para ver a quinta maior cachoeiras do Brasil. 3,2 km até o rio de uma trilha bem tranquila em termos de perrengue e 800 m pelas pedras subindo contra o Rio para chegar a base da cachoeira. Tem bastante marcaçāo com pedaços de fita plástica que indicam que está na rota certa. O máximo que cheguei foi uns 40 metros do poço. O spray da queda do Salto nāo deixa avançar mais. Lindo demais e querendo ou nāo vai ficar todo ensopado. Natureza perfeita. Para quem gosta de trekking, natureza e cachoeira é perfeito. Subida de volta demorei duas horas. Tudo isso de graça. No local tem banheiro e estacionamento. Dicas "gigantes" - tem que ir de tênis, levar água, alguma coisinha para comer, repelente e se nāo tiver um preparinho físico mínimo é melhor nāo descer.

 

Ninho do Corvo -Estrutura legar para se iniciar em rapel e outras atividades "radicais". Fácil de chegar. Saindo de Prudentópolis uns dez kilometros de asfalto e dez de estrada de chāo bem batida e com bastante cascalho. Tem que ligar antes de ir, porque eles só abrem se tiver gente agendada. Tem site do local. Estrutura legal de recepçāo com estacionamento e banheiros. Tem um combo de atividades para fazer. Se quiser só passar o dia custa 20,00. Fiz o Rapel que custou 90,00. Se fizer qualquer atividade nāo precisar pagar os 20,00 da entrada. Rapel de 70 metros super seguro. Ótimo para inciantes como eu. Depois tem a trilha que te leva de volta a sede. Pode ficar quanto tempo quiser para subir a trilha. Tem local para banho. Tem que dar uma cavadinha aqui e ali mas rola um bom e gostoso banho. Água gelada, mas bem refrescante. Tem que ir de tênis e levar repelente. Se quiser passar o dia por ali rola fácil. Me arrependi de nāo ter ficado mais neste lugar.

 

Salto Barāo do Rio Branco - Estrutura quase zero. Custo zero. Relativamente fácil de chegar pela rodovia. Volume de água está gigantesco. O spray causado pela queda da água é incrível. Banho nem pensar. Tem a escadaria que é tranquila para quem tem um preparinho físico. Andar pelas pedras para chegar perto da queda está perigoso e escorregadio, mas fui com cuidado e cheguei próximo. A força do spray de água já garante o banho. Muitas borboletas. Na parte de cima de um mirante improvisado, na hora que estava indo embora abriu o sol e apareceu um arco íris incrível.

 

Recanto Rickli - Salto Manduri - O lugar tá meio desmaiado. Vale a pena se você for fazer um churrasco com os amigos porque tem uma estrutura para isso. As piscinas estāo interditadas. O Salto Manduri, que é um bonita cachoeira, fica distante e cercada. Cobra-se dois reais para visitá-la. Fica na entrada da propriedade. Nem precisa de trilha para se ver o Salto. Para o meu gosto pessoal foi uma visita super rápida. Tem um restaurante que funciona no local, com banheiros e estacionamento. Para chegar é fácil partindo de Prudentópolis tem placas e é bem indicado. Metade do percurso de asfalto e metade terra batida com cascalho.

 

Saltos Gêmeos - Num ponto da estrada de terra você avista bem de longe as cachoeiras. Dizem que é dificílimo chegar. Parei o carro, estendi a toalha e fiz um belo piquenique de frente para os Saltos.

 

É isso. Curti muito a viagem e deu tudo certo.

 

Francisco

IMG_0432.JPG.94e427af12fb235d4f0e44a8e9c688fd.JPG

IMG_0557.JPG.1ea990fc6b63eace0ccc0e2a3c99f989.JPG

IMG_0573.JPG.dbdb0a4bdc23f0d11b6c2daaf634e961.JPG

IMG_0583.JPG.73a2932f150e9e7a15a10eb3b29cec70.JPG

IMG_2051.JPG.8255bf246d31eb448862146b2f453157.JPG

IMG_2081.JPG.115c8ee01e3784e6cd7cdaefccaf0033.JPG

IMG_0655.JPG.8a8e02225fbe9b02eee65939b4fa6283.JPG

IMG_2150.JPG.381fb531e59d881f110939851a5d9fdb.JPG

IMG_0613.JPG.f55a840e460a1b70bb575f29a9023131.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que bom que gostou do relato Edu1379. Nunca tinha feito nenhum. Sempre a gente acha que pode ajudar mais. Se precisar de alguma dica ou informaçāo é só pedir. Tenho aquele mapa das cachoeiras que peguei no hotel. Se quiser posso te enviar. Grande braço e boa viagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...