Relato da Viagem - Praga a Split 19 Dias.

Fala galera,

acabei de voltar das minhas férias pelo Leste Europeu, e conforme solicitado vou fazer um pequeno relato da viagem e quem tiver mais curiosidade é só perguntar que eu respondo por aqui. Coloquei algumas fotos no Instagram que é aberto para quem quiser ver (@fffabreu).

O roteiro terminou sendo o seguinte:

2-Sep Avião

19-Sep Hvar

20-Sep Split

21-Sep Volta

Segue a lista dos hostels que reservei:

PRAGA - Hostel One Home

VIENA - wombats CITY HOSTEL Vienna “THE NASCHMARKT”

BUDAPESTE - Full Moon Design Hostel

ZAGREB - Kaptol Hostel

LJUBLJANA - AdHoc Hostel

PLITVICE - House Tina

ZADAR - The Hostel

DUBROVNIK - Apartman Neve

HVAR - Hostel Marinero

SPLIT - Tchaikovsky Hostel Split

Bem, sai do Rio pelo voo da Lufhtansa, com escala em Frankfurt. E logo na ida a minha primeira surpresa, o voo estava lotado, mas como eu tinha feito o check in já estava com meu lugar garantido. Mas me ofereceram 600 Euros, Hotel e taxi para eu ir apenas no próximo dia. Como estava ansioso pelas férias não aceitei.

Esperava mais do voo, achei as cadeiras apertadas, mas realmente todas as cias são assim. Tomei cerveja e vinho e ainda assisti 3 filmes (não tem jeito, não consigo dormir em voo).

A primeira parte da viagem fiz apenas com um amigo, e outro amigo encontrou com a gente em Zagreb e ficou até o fim da viagem.

Praga

Transporte: Chegando em Praga procurei o Airport Shuttle, e peguei o onibus que me deixou a 50 metros do Hostel. O resto fiz tudo andando e utilizei apenas uma vez o metrô para sair do castelo até o museu.

Hostel: O staff é muito amigável, mas se quer um lugar para relaxar no fim do dia esse não é o hostel para ficar, muito jovem, mas o melhor lugar para conhecer gente de todo lugar do mundo. Os banheiros são todos compartilhados (até que são limpos) e os quartos também são organizados. Além de uma boa localização.

Cidade: Praga é super agradável, logo no primeiro dia fizemos um free walking tour que serviu para conhecer os pontos principais da cidade velha. Acho que vale a pena. No outro dia atravessamos o Rio de fomos conhecer o Castelo, que como Castelo em si nem é muito bonito, mas é gigante, e tem uma vista muito bonita da cidade, perto do castelo tem um monastério que serve uma cerveja muito boa feita por eles lá. Fomos também no Petrin Hill, onde tem a torre eiffel mandrake de Praga. La tem um parque legal para dar uma andada.

Baladas: Como tínhamos acabados de chegar na cidade fomos no embalo dos lugares que o povo do albergue levava. Todos os dias eles tinham a programação montada com pelo menos dois lugares para ir. Foi animado pela galerinha do hostel, mas não teve nenhuma balada top não. Nem fomos na boate de 5 andares pois alguns amigos tinham dito que era uma merda, mas depois pensei que deveria ter ido só para conhecer mesmo.

Viena

Transporte: fomos de Praga para Viena de trem. A viagem foi super tranquila, vale a pena. Chegando em Viena pegamos um metrô para o hostel, não pegamos o transport pass para 3 dias, mas aconselho a pegar, no final deixamos de pegar metrô algumas vezes e gastamos quase a mesma coisa.

Hostel: Diferente de Praga, esse hostel é totalmente profissional, muitos quartos, cartões para acesso aos quartos e para os lockers, banheiro no quarto. Só que de tão grande chega a ser impessoal, então é mais complicado conhecer gente, mas é só ficar um pouco no hobby que você encontra o povo.

Cidade: Viena é linda, chegamos num sábado e estava tendo um festival de música perto da Karslkirche e tinha muita gente na rua. Além de várias barracas com cerveja e comida tipica. No domingo fomos rodar a cidade, logo no começo chegamos numa região que deveria ter mais de 20 museus, um do lado do outro, muito bonito o lugar. na volta passamos pela praça Heldenplatz que tem vista para o Palacio de Hofburg. Lá estava tendo um festival de alguma coisa, acredito que era do trigo, hehehe. Mas bem legal, também com varias barracas de comida tipica, de brincadeiras, com orquestra e muita gente vestida de roupa típica. Ainda deu tempo de passar nos jardins de Belvedere, muito bonito o lugar. Na segunda fomos no Palácio de Schönbrunn, para quem já foi em Versailles é bem parecido. Vale no mínimo uma manhã inteira para visitar. No final do dia por estar em Viena resolvemos ir numa ópera. A questão era se iriamos numa genérica ou se tentariamos ir na Ópera House em Viena e pegar uma fila gigantesca e assistir a ópera toda em pé. Escolhemos a segunda opção. Lá tem o esquema de preços populares para assistir a ópera em pé pagando 3 ou 4 Euros. A bilheteria abre 80 minutos antes do começo, mas é bom chegar com antecedência pois tem bastante fila. Chegamos as 18 horas sendo que a Ópera começaria as 20, foi um bom horário pois pegamos um lugar relativamente bom (de frente para o palco).

Balada: Tirando o esquema do festival de música, não achamos nenhum lugar interessante para sair lá em viena, rodamos a cidade toda, mas nenhum lugar que chamasse atenção.

Budapeste

Transporte: Chegamos mais uma vez de trem vindo de Viena, acho que é a melhor forma mesmo. Chegando em Budapeste pegamos o ticket de 3 dias de transporte, valeu muito a pena, rodamos tudo de metrô, trem e ônibus.

Hostel: Localização boa, perto do Parlamento e de um shopping center, e bem profissional também, lembra um pouco o de Viena.

Cidade: Como a maioria deve saber, Budapeste é dividida em duas partes, Buda e Peste. Buda é uma parte mais turistica, onde tem o castelo, memoriais, etc. Peste é onde as coisas acontecem, bares, pubs, restaurantes. Acho que o ideal é se hospedar em Peste mesmo. Aqui também fizemos um walking tour que começa ao lado da Basílica da cidade, o tour serve para conhecer os pontos principais da cidade e termina do outro lado no Fisherman's Bastion. No outro dia resolvemos ir no mercado Central (Pest), e depois ir caminhando para o Citadella, que fica em Buda em cima de um morro. A vista lá é show.

Balada: A vida noturna em buda peste é agitada, ficamos lá terça, quarta e quinta e mesmo assim todos os dias os lugares estavam lotados. Destaque para Gozsdu-udvar, que é um complexo de bares, e também para o Instant, que tem no mínimo 5 ambientes diferentes com todos os tipos de música e lotados.

Zagreb

Transporte: Diferente dos trens de Viena e Praga, o trem que liga Hugria a Croácia é bem velho, estações mais mal cuidadas e também existe uma parada para migração. O trem atrasou mais ou menos 2 horas para chegar em Zagreb. No outro dia pegamos o carro que tinhamos alugado para passar o resto da viagem e entregar no aeroporto de Split.

Hostel: Hostel bem limpinho com cara de hotel, bem localizado também, defronte a catedral da cidade e perto das atrações a pé.

Cidade: Bem agradável, mas que todas as atrações podem ser vista em um dia inteiro. Lá encontramos o terceiro elemento da viagem que ia fazer só a parte da Croácia, como ele tinha chegado um dia antes e conhecido a cidade serviu de guia turistico para a gente mostrando apenas os pontos mais interessantes. Em uma manhã vimos praticamente tudo.

Balada: Por incrível que pareça foi uma das melhores baladas que pegamos na viagem, acredito por ter sido numa sexta. Fomos numa rua cheia de barzinhos, bem legal, e num desses barzinhos tinha uma boate no andar debaixo. Muitos locais, muita gente bonita e música boa.

Eslovênia

Transporte: Saímos de Zagreb direto para Bled, onde íamos passar o dia e depois dormiríamos em Liubliana. As estradas que pegamos nesse trajeto eram muito boas, limite de velocidade de 130 km/h. Bem sinalizada. Paramos na fronteira entre um país e outro e compramos um tal de "vignette" que funciona tipo um pedágio para dirigir na eslovenia. Todo carro tem que ter esse adesivo.

Hostel: O hostel que ficamos em Liubliana era bem localizado e só. Meio velho, quartos ruins, banheiros ruins. Mas como foi uma noite só não teve tanto problema.

Cidade: Bled é uma cidade linda, um lago com uma ilhazinha no meio, o castelo ao alto da montanha. Vale a visita. Liubliana parece uma cidade agradável, bons restaurantes, barzinhos interessantes e bem bonitinha também, mas como não passamos mto tempo não deu para analisar. No outro dia ainda fomos visitar Postojna e Predjama. Postojna é um complexo de cavernas bem grande, para quem gosta é legal de ver. E Predjama tem um castelo encravado no meio da uma caverna, de longe o castelo mais louco que já visitei. Tem horas que vc está dentro do castelo e horas que vc está dentro da caverna.

Balada: Até tentamos encontrar alguma coisa na cidade, mas estava meio morta e olha que era sábado.

Plitvice Lakes

Transporte: Acordamos cedo, pegamos a estrada para Postojna e Predjama, até ai tudo bem, estradas largas e bem sinalizadas. De lá voltamos para Croácia em direção a Grabovac, cidade que iamos ficar hospedados para visitar os Lagos. Porém ai a coisa muda de figura, estradas que só faltaram ser de terra, pequenas, muitas curvas, passando no meio de cidades fantasmas. Ainda bem que o gps que a gente estava era bom e dava para confiar, porque senão com certeza acharíamos que estávamos perdidos.

Hostel: Esse era um hotel somente para dormir mesmo e ir cedo para os lagos, e para isso ele atende muito bem. Até tomamos o café da manhã lá.

Cidade: Plitvice Lakes é um local que todo mundo que vai a Croácia precisa ir. Muito bonito mesmo, muitas cachoeiras, visual incrível. E no dia que fomos ainda tivemos um problema que parte do parque estava alagado. Pagamos só metade do preço pois não poderíamos ir em todos os lugares. Mesmo assim aventuramos e teve hora que pegamos agua no joelho, voltamos com os tenis encharcados, mas valeu a pena.

Balada: Zero.

Zadar

Transporte: Saimos de Plitvice por volta das 13 horas, foi uma hora boa para pegar estrada, bem tranquila. Chegamos em Zadar ainda numa hora tranquila para fazer o check in no hotel e pegar o por do sol.

Hostel: Perto da cidade velha, quartos bem pequenos e pouco banheiro. Mas até que arrumadinho.

Cidade: Bem turística, muitos restaurantes legais, bares legais, e bem limpa e organizada. O por do sol realmente é show, o órgão do mar faz parte do espetáculo. E com certeza vale a pena um mergulho no mar adriatico para ver esse por do sol.

Balada: A cidade tem muito potencial para balada, porem como era segunda feira não achamos nada cheio então não tenho como opinar.

Dubrovnik

Transporte: Saímos cedo de Zadar em direção a Dubrovnik, a auto estrada é muito boa, depois temos que pegar algumas estradas menores mas que são bem sinalizadas. Ah, ainda temos que fazer imigração duas vezes pois temos que passar pela Bósnia no caminho. Ah, vale salientar que lá é complicado de estacionar, mas a dona do ap que ficamos deu uma dica essencial. Estacionamos num local que tinha bastante vaga e era de graça. Senão teríamos que pagar uns 300 reais pelos 2 dias que iriamos ficar lá.

Hostel: Na verdade não era um hotel e sim um apartamento de uma pessoa que aluga por temporada. Localização muito boa dentro da cidade velha. 3 quartos, cozinha, etc. Foi a melhor noite que dormi na viagem pois tinha um quarto só para mim (Meus dois amigos roncam pra caramba).

Cidade: Achei a cidade mais bonita que visitei na Croácia. A cidade murada da um visual incrível. As praias tem uma cor linda também, só tem o problema de ser de pedra, então para andar é necessário uma sandália. Bons restaurantes.

Balada: Eu esperava mais da balada de lá, mas acredito que por ser segunda quinzena de setembro a temporada já tinha acabado. Lugares vazios sem muita agitação.

Hvar

Transporte: Saímos de Dubrovnik cedo também para pegar a barca em Drvenik que leva até a ilha de Hvar, e lá a gente ainda anda por volta de uns 80 km numa estrada bem estreita e cheia de curvas, um pouco cansativo, mas acho que ainda é melhor do que ir até Split para pegar a barca lá. Em Hvar também estacionamos num local perto e não precisamos pagar nada.

Hostel: Muito bem localizado, em cima do Kiva Bar que era o point mais agitado da cidade. O quarto em si nada demais e banheiro bonzinho. Da pro gasto.

Cidade: Eu esperava um pouco mais de Hvar, é bonita, a praia legal, mas nada demais. Tem o castelo no alto do morro que dá uma vista legal.

Balada: Eu esperava muito mais da balada de Hvar. Acho que chegamos tarde mesmo. O hula hula que todo mundo falava que só vive cheio estava vazio no por do sol. O Carpe Diem já não estava funcionando. O melhor mesmo era o Kiva Bar, um bequinho no centro da cidade onde enchia todos os dias. E claro, muito brasileiro. Lá rolava até umas 2/3 horas, depois parte do povo ia para uma tal de Pink Champagne. Fomos um dia, mas nem gostamos tanto.

Split

Transporte: Saimos de Hvar e pegamos a barca para Split. Trajeto sem problemas também. Estacionamos o carro num local que não pagava e só pegamos no dia seguinte para ir pro aeroporto.

Hostel: Bem localizado, quartos limpos, mas apenas um banheiro. Como estava meio vazio não foi problema.

Cidade: Outra cidade na Croácia bem bonita, mas que em um dia você vê tudo. Muito restaurante, e muito bar. Vale a pena passar um dia.

Balada: Acho que já estávamos bem cansados, até tentamos achar alguma coisa, mas a paciência já não era a mesma. Ficamos em uns dois bares depois voltamos para o Hostel.

Bem galera, resumindo bastante, essa foi minha viagem. Quem tiver alguma dúvida é só perguntar.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Fernando

Ei, Fernando! Continue escrevendo pq está ótimo! :)

Acho que vou copiar seu roteiro pq irei fazer o Leste Europeu entre 14/11 e 03/12 (20 dias contando ida e volta) e estou tendo muita dificuldade para conseguir planejar..rs

Você usou qual trem para se deslocar entre as cidades? Comprou com antecedência ou não? Se puder me dar umas dicas sobre essa forma de mudar de cidades será ótimo! :)

Eu irei utilizando o couchsurfing mas acho que vou dar uma passada em alguns hostels que vc indicou pra conhecer a galera, pois estarei viajando sozinha!

Abraços

Isa,

os trens comprei com certa antecedência sim. Sai bem mais barato, seguem abaixo os trechos:

Praga x Viena - 19 Euros: http://www.cd.cz/eshop

Viena x Budapeste - 19 Euros: http://www.oebb.at/en/index.jsp

Budapeste x Zagreb - 29 Euros: http://www.mav-start.hu/english/index.php

Agora não sei se essa época do ano é boa para visitar as ilhas na croácia. Já vai estar fazendo muito frio.

Qualquer outra dúvida é só perguntar.

Muito obrigado pelas dicas, estou planejando fazer algo parecido.

Se puder completar eu ficaria eternamente grato =)

Fala Thiago, se você não pede acho que não ia completar nunca, tinha até esquecido, hehehe. Mas agora está o relato completo lá em cima. Vou tentar colocar algumas fotos.

Abraços, e qq coisa é só perguntar,

Fernando

Excelente relato Thiago!! Me ajudou bastante, consegui comprar na maravilhosa "promoção" da KLM passagens Brasilia-Amsterdã (pena que em pleno inverno - 17.02 a 11.03), mas como já conheço Amsterdã e a parte ocidental da Europa pensei em conhecer o leste europeu e estava em dúvidas quais cidades ir e quanto tempo ficar em cada. Lendo seu relato me clareou as ideias (inclusive vi suas fotos do instagram), apenas terei que adaptar o roteiro para o inverno.