Ir para conteúdo

Relatos de Viagem: Bolivia e Peru - Agosto 2009


Posts Recomendados

  • Membros

Bom galera...como usei a abusei dos posts do mochileiros.com para montar a viagem mais fantastica da minha vida!!, venho aqui dividir com todos como foi a viagem e espero que ajude outros com seus planos.

 

Eu, Rodrigo, e minha namorada, Claudinha, tinhamos 26 dias para o passeio...mas tirando os 3 primeiros dias que passamos em Santiago...a viagem durou 23 dias!

 

Evidentemente...como bons cariocas que vivemos a 0m de altitude...começamos a nos preparar para altitude/doenças/gripe suina..etc.. 3 meses antes. Correr para ganhar resistencia..polivitaminicos..exames de sangue..vacinas...remedios..

 

Dia 1 - 16 de agosto

Fomos pela LAN Airlines...que nos levou do Rio para Santiago..e depois Santiago diretamente para LA PAZ!

Chegamos em La Paz (Bolivia) pela manha!! A cidade é feia pra chuchu, mas so iamos ficar para dormir e comprar alguns trecos, apesar de ter um visual muito bonito das montanhas ao redor. As pessoas tem costumes bem estranhos como fazer as refeiçoes no meio da rua, nao respeitar as leis de transito e vender...tudo..mas tudo em barraquinhas na rua!!

Chegando ao hostel nos deparamos com 3 lançes de escada até o quarto, um pequeno sufoco mas, tudo bem. De acordo com o roteiro, seria um dia para comprar o passeio a Tiwanaku e passagens de onibus para Uyuni.

Saimos pelas ruas caoticas em meio a onibus, taxis e vans..muitas vans. Eventualmente fechamos o passeio, mas tivemos que andar bastante (lea-se: subir muitas ladeiras)... no terminal de "bus" encontramos a agência que queriamos, mas estava fechada..e não sabiamos se havia outra nos padrões que precisavamos, então resolvemos comprar no próximo dia, horas antes de embarcar.. (lembre-se dessa parte!!)

Voltamos ao hostel, as 15h, eu estava com um pouco de dor de cabeça..então deitamos para descansar um pouco antes de sair para jantar... mas acordamos ..hum...no dia seguinte!!, as 7h... hehe (tava cansado po...férias é pra isso!)..

 

20091020140020.JPG

 

Dicas:

Hostel Copacabana - bem tranquilo...creio que um preço justo e bem localizado. Creio que para galera em busca de curtição tem opçoes melhores.

Agencia de Onibus Todo Turismo - Não pegue outro onibus para o Salar..se nao for esse...nao existe uma "segunda melhor"...ou é essa que excelente..ou e alguma outra muito ruim...acredite.

 

Agencia Turismo Diana Tours - Calle Sagargana (wft!) nada de ruim..nem nada de bom..justo!

 

Tentar fechar todos passeios numa agencia só pode proporcionar um bom desconto, dependendo da labia...mas lá voce descobre que existem agencias e operadoras de turismo. Se voce for direto nas operadoras, voce consegue preços melhores.

 

Dia 2 - 17 de agosto

 

A agência de viagem nos buscou as 8:30am, numa van, que iria passar por mais dois albergues no caminho das ruinas Tiwanaku. No carro já havia um passageiro (um paulista meu!) com quem fomos trocando informações...mas a frente completaram o carro: duas venezuelanas, um chileno e uma italiana.

Localizada a sudoeste do lago Titicaca, a cidade de Tiwanaku foi a capital de uma civilização pre-inca, que dominou aquela região dos andes entre 500 a 900 depois de cristo. As ruinas consistem em 7 templos em um passeio de 9h as 16h.

 

No caminho passamos pelo "distrito" de El Alto, a parte mais importante de La Paz.. onde, de acordo com a guia, concentra as mais modernas contruções...aeroporto... blah blah...

Pra variar, fazia um dia bonito com o céu azul anil!..muito sol também, mas mesmo assim, muito frio fora do carro (o maldito vento). Mais ou menos 1 hora de viagem, chegamos as ruinas

O lugar é expetacular, onde cada pedaço de pedra gigante ou escadaria faz total sentido de acordo com as crenças dá epoca. Alguns dos templos ainda estão em faze de excavações..visto que arqueólogos americanos começaram com a descoberta, e hoje os arqueólogos bolivianos a continuam (leia-se: tcholas bolivianas carregando pedras e carrinhos de mão...)..ah! e não era permitido tirar fotos das excavações em andamento...mas essa hora resolvemos não entender espanhol!!!

 

Após desvendar cada pedacinho de ruínas, paramos para comer por lá mesmo...e pedimos carne de llama, com "papas fritas" (bem gostoso!)..de entrada, sopa de quinue (uma espécie de grão muito comum aqui) e banana com yogurt como "postre"(sobremesa).

No caminho paramos em um "mirador" para apreciar a graaaande favela que é a cidade! Mas (não sei se ja falei)...as casas são todas sem pintura (o que faz a cidade parecer uma grande rocinha), porque os bolivianos pagariam mais impostos se terminassem a fachada da casa...enfim...sem muitos detalhes..

No carro ainda recebemos a notícia que não haviam mais passagens na agência de onibus que queriamos...logo tivemos que comprar em uma outra empresa...(uma menos pior..) mas não tinha jeito...futuramente me arrependeria amargamente por isso...mas...

...chegamos no hostel...correndo para tomar uma banho e sair...tinhamos pouco tempo. Tive que negociar com o hostel para alugar um quarto por 3 horas...enfim conseguimos.

Partimos para rodoviária, mas agora iriamos testar se realmente estávamos adaptados a altitude...colocamos as mochilas nas costas e fomos andando..morro acima!

A mochila parecia ter o dobro do peso..principalmente nas ladeiras...mas chegamos vivos...logo estavamos aprovados no "teste".

O onibus era "semi-semi-cama" e tinha banheiro como prometido, mas a viagem fora, até então, a experiência mais fria da minha vida!, com um vento gelado dentro do onibus!..alucinante...mas chegamos vivos...mas o pior ainda estava pela frente....

 

20091020141341.JPG

 

Dicas:

 

Levem e usem bastante protetor solar e labial...mas use o mais forte e caro que conseguir..porque vale a pena.

Ande sempre com sua garrafa de agua.

De novo.. va para Uyuni pela empresa de onibus Todo Turismo..e digo mais...já combine a volta para nao ter perigo de ficar sem o onibus.

 

Dia 3 - 18 de agosto

 

Chegamos a Uyuni por volta das 5:30, como estava muito frio e escuro ainda, o motorista deixou as pessoas ficarem no ônibus até as 7 horas, que já teria amanhecido. As 7 em ponto fomos expulsos e ai sim, nos deparamos com o frio mais forte de nossas vidas, até então...

Era como se não tivéssemos pernas, pois não as sentíamos...mas ainda assim, continuávamos andando procurando a agência...andamos uns três quarteirões (mais longos da minha vida) até descobrir que era muito cedo e não tinha nada aberto ainda...teríamos que esperar até as 9 ou 10 horas. Nessa hora eu achei que ia ter que achar um beco..queimar umas roupas para fazer uma fogueira...mas felizmente, um restaurantezinho estava aberto...e mais..tinha calefação...(um butijão de gás, soltando fogo pro alto..mas esquentava! Heh)...que salvou nossas vidas!!

Ficamos ali dentro até umas 10h..nesse meio tempo aproveitamos e comemos. Já na agência, esperamos até as 11 horas para embarcar no jipe e finalmente começar o passeio.

O time era: Edgar (motorista boliviano), Guillermo e Monica (Espanha), Anaís e Emilie (França) e obviamente nós dois.

O passeio começou pelo cemitério de trens (o dia estava espetacular, nenhuma nuvem no céu e muito sol)...saímos do carro sem casaco e fomos correndo para ver os trens, mas rapidamente descobrimos que o vento lá era muito forte e frio...logo corrermos de volta e aprendemos a não sair mais do carro sem casaco ! hehe. Um monte de restos de trens que um dia foram bastante utilizados..bem legal!

 

Seguimos até uma pequena comunidade em meio ao Salar, que vive de venda de artesanato para turistas e fabricação de sal (que é manual!). Descobrimos que eles, com uma pá, escavam o sal e fazem uns pequenos montes, que estão duros como pedra, para em algum tempo secar e a serem levados para produção do sal..que abastece somente o mercado interno). Compramos nossos gorros de llamas IRADOS! e seguimos “sal a dentro”.

Uma imensidão de sal para todos os lados, o Salar de Uyuni já foi um lago interligado com o Titicaca, mas devido a erupções de dois vulcões, acabou secando e nos proporcionando tal beleza!

Tiramos fotos, brincamos com sal...e partimos rumo a “Isla Del Pescado”...uma ilha de cactus em meio ao deserto! (um lugar inimaginável)...onde todos param para ir ao banheiro, explorar com uma boa caminhada e almoçar..(não em restaurantes, mas com a quentinha que veio no jipe..)

 

Dalí pegamos o carro e seguimos para o nosso primeiro hotel no deserto. No meio do caminho passamos por um hotel de sal que virou museu...e um hotel de sal em construção...so tinha os tijolos de sal!!!... O hotel em que ficamos era bem tranqüilo...tinha luz entre 7 e 10h...e água quente por 1 hora...como o quarto era para 6 pessoas..huum..logo..10min para cada um tomar banho!!!...

...felizmente tínhamos franceses no nosso grupo...logo acabou ficando 15 min por pessoa! Hehe.. Jantamos e dormimos muito bem...já sabendo que não teríamos a mesma sorte no próximo dia...

 

“No meio do nada de lugar nenhum estamos..”

 

20091020142300.JPG

 

Dicas:

 

Agencia Colque - muito boa...tudo deu certo!

Leve suas garrafas de agua...leve seu papel higienico (lá nao tem)...leve sua roupa de frio...alguns biscoitos..e criatividade para tirar as fotos!

 

bom...la vai entao cara...

 

Dia 4 - 19 de agosto

 

Acordamos por volta de 7:30, tomamos o café da manha de sempre, jogamos as mochilas no teto e partimos em direção as lagunas: branca, azul, verde, colorada...etc

 

O caminho começou a ficar ruim...muitos buracos e poeira, mas as lagunas foram o prêmio, com lindas paisagens de montanhas ao fundo e até flamingos. Após um dia de muita beleza natural, iríamos encarar a noite mais difícil...o hotel da laguna colorada.

 

Chegamos em torno das 16h...e após deixar as coisas no quarto, estávamos liberados para conhecer a laguna...caminhar e tirar fotos...mas depois de 1min andando, desistimos..porque tava frio demais!! Sendo assim, passamos as próximas horas dentro do quarto ou do comedor conversando com gente de todo canto do mundo. (França, Holanda, EUA...)

 

Jantamos pelas 20h, e mesmo dentro do hotel estava um frio de nada mais que 4 graus!! (nessa hora do lado de fora faziam -2, mas a noite passaria de -10!!). Compramos um vinho meio vagabundo para tentar esquentar...mas as 21:30...corremos para o quarto..para dormir.

 

A pergunta mais perguntada do local...em todas as línguas...”Porque estamos aqui?... “Why we are here?... porque não em algum lugar mais quentinho...estamos pagando por isso!!”...mas tudo tem sua recompensa...e no final, acho que valeu a pena...

 

Estávamos de roupas térmicas, calça moleton, camisa de frio, gorro, luvas e meias grossas (claudinha ainda estava de casaco, meia térmica e uma meia muuuito grossa)...com isso estávamos dentro de sacos de dormir e de baixo de cobertores...e mesmo assim a claudinha estava com frio...

...realmente foi uma experiência muito ...digamos...gelada! Levantei para tentar dar um jeito no pé dela...já estava pensando que ela estava gerando frio com os pés!!..mas eventualmente a pilha de roupas e cobertas fez efeito..e dormimos...

 

20091021010538.jpg

 

Dicas:

 

Guarde o ticket que voce recebeu ao entrar na reserva...para nao precisar pagar a taxa de novo...é..tem uma taxa la...mas a agencia vai te informar antes...nada de mas!

Nessa noite voce nao vai tomar banho at all!!...entao tome banho na noite anterior...ou seja frances!

 

Dia 5 - 20 de agosto

 

Agora sim..tivemos a manhã mais fria de todas!! Hahah.. Acordamos as 5h!!..tudo escuro ainda...um frio de mais ou menos -10!...e tínhamos que botar as malas no carro..etc etc...foi SI NIS TRO!!... mas uma coisa compensava um pouco!!...era o céu mais estrelado que já tinha visto!...muito bonito mesmo!!!

 

Saímos correndo e pedindo para “ligar la calefación” do carro...podíamos ver o sol nascendo no horizonte (demais!) ..e logo chegamos ao motivo de acordar tão cedo...os gêiseres!!

 

Alguns buracos no chão cuspindo fumaça sem parar...davam um ar totalmente diferente ao lugar! Isso indicava que estávamos próximos de vulcões...do outro lado águas borbulhando num tom meio acinzentado... nevoas...só vendo mesmo!...mas ainda estava muuuuito frio e corremos de volta para o carro.

 

Dalí seguimos para segunda parada...as piscinas de águas termais...imagina, no meio de uma friaca...uma piscina com água beem quentinha!!..pois eh..muito legal..mas não para gente...porque pensamos...”e na hora de sair da água?”...mas como sempre, alguns loucos entrando na piscina como se fosse verão no Rio!

 

Olhamos um pouco os doidos...e partimos para uma laguna muito bonita...bem próxima de um vulcão que separa a Bolivia do Chile...tiramos algumas fotos..e como sempre, corremos de volta pro carro devido ao frio...Próxima parada...café da manha num lugar meio escondido...comemos o de sempre “como sempre”...e partimos para a fronteira..onde só nos voltaríamos para Uyuni..e os outros iriam para o Chile.

 

Na volta uma americana bem doidinha voltou no nosso carro...e passamos mais ou menos..7 horas dentro do carro...com uma parada pro xixi (num buraco no chão)...e para almoçar...sopa de sempre, ovo e arroz! (bizarro).

 

Mesmo assim, com a volta cansativa, tivemos oportunidade de ver muitas outras belezas...como rios congelados...penhascos...llamas...muito bonito mesmo! Chegamos de volta a Uyuni as 18h...tinhamos mais 2 horas para ficar por lá até o nosso ônibus sair (onibus que queríamos ter pego na ida...felizmente conseguimos na volta). Estava rolando uma festa na cidade..como um carnaval...tomamos umas cervejas...olhamos um pouco a cultura local..e fomos embora.

O ônibus, como esperava, era excelente... bancos altamente reclináveis, aquecimento, jantar, sobremesa, água, chazinho..ótima forma de viajar...e assim voltamos para La Paz....

 

20091021011129.jpg

 

Dicas:

 

ahm...se prepare para o frio...porque é SI NIS TRO!

A volta direto para Uyuni é bem longa...mas voce pode pedir para o motorista parar para " sacar fotos! "

Tome uma boa cerveja num dos bares de Uyuni ate a hora do onibus sair...e mais umas vez...digo e repito...Todo Turismo de onibus. (nao..nao sou dono nem ganho comissao...)

 

 

Dia 5 - 21 de agosto

 

Chegamos mais ou menos umas 5 da manha no terminal de onibus de La Paz... Lá mesmo, fomos abordamos por um taxista que aceitou nosso preco de 10 pesos bolivianos para los levar ate o hostel...Tentamos uma vaga num hostel vizinho que tem wireless para facilitar o uso da internet, mas este estava lotado. Assim, ficamos no mesmo Copacabana do primeiro dia em La Paz que já estava reservado. Finalmente, estava na hora do tao querido banho depois de dias no deserto comendo poeira...

 

Descancamos mais um pouquinho e partimos para a busca dos precos do passeio de bike e da montanha que vamos fazer nos proximos dias...

 

Aqui tem milhoes de agencias para esses passeios e com precos diferentes, entao é preciso pesquisar mesmo... depois de pegamos informacao em duas agencias conhecidas, encontramos uma que oferecia as mesmas condicoes para a bike com um precinho otimo! Fechamos!!!

Continuamos o dia explorando um pouco da cidade que descobrimos ter mais lugares do que pensavamos... Tudo mt barato mesmo aqui na bolivia... se estiver disposto dá para sair carregado de compras... mas, para nós, compras significam mais peso em nossas mochilas... e, definitivamente, nao é isso o que queremos... fomos apenas no que estava valendo mt a pena e lembrancinhas para os familiares...

Bateu aquela fome durante toda essa andanca pela cidade... procuramos e tentamos comer algo que pareceu ser bem popular por aqui... umas casas de frango com batatinhas fritas... mas, ao entrar, acabamos por desistir de todas... destino final: Buger King... que nao iria decepcionar...

Ainda faltava comprar o passeio para o Chacaltaya... fomos direto na agencia que foi mais indicada... tivemos (como sempre aqui na bolivia) que chorar um pouco o preco para eles colocarem o real preco cobrado pelo passeio... e missao do dia cumprida!

 

20091023021048.jpg

 

Dicas:

 

Agencia de Bike PACHA - na calle Sagargana!! (sei la como escreve).

Voce pode comprar tenis, bolsa, roupa...etc..no shopping..com cartao de credito num preco otimo...mas pra ter desconto so em cash!

 

 

Dia 6 - 22 de agosto - Carretera de la Muerte

 

O dia começou bem cedo, as 6h acordamos e as 7h já estávamos na frente da agencia (Pacha). Lá tbm estavam esperando, um casal de Eslovenos (Teja e Andrej), que ficaríamos bons amigos. Rolou um “desayuno” um pouco depois e um brasileiro (Edvar) chegou para completar o grupo.

 

Saimos na van com nosso instrutor (Martin), e seguimos um bom tempo até a altitude 4700 metros e demos início a nossa descida.

 

Vestimos a roupa, por cima dos casacos e luvas(obviamente por causa do frio), tiramos a foto inicial e finalmente começou o que o melhor passeio da minha vida...e o pior da Claudinha diga-se de passagem... Iniciamos descendo uma ótima estrada com uma paisagem deslumbrante...nessa parte chegamos a até 60km/h!!...25km depois chegamos a famosa estrada da morte ou Carretera de la Muerte.

Uma estrada de 30km até a cidade de Coroico (que está a 1200m de altitude), com largura para um carro em certos pontos, faz jus ao nome visto a coleção de cruzes fazendo referencia aos mortos e alguns pedaços de carros no fundo dos abismos.

As bikes obrigatoriamente tinham que ter amortecedores e freios a disco, mas mesmo assim era muito difícil "pilotar"..devido a grande quantidade de buracos, pedras e curvas. De um lado um paredão e do outro o abismo...maravilhoso!!! Tanto que as vezes dava para esquecer de olhar pra frente!!

Eu e a Claudinha sempre iamos atras em menor velocidade...o certo a se fazer, porque a maioria das pessoas que caiam tinham perdido o medo da descida. Uma coisa interessante é que a maioria dos mortos fazendo esse tipo de descida eram Israelenses (o que faz sentido se pensarmos que lá, ao terminar o colégio, eles (homens e mulheres) ficam 1 ou 2 anos no exercito...logo se sentem mais "sagazes" e são mais destemidos).

 

20091023021513.jpg

 

Na metade do caminho a Claudinha largou a bike..e entrou na van, porque estava com dores no joelho! Como parei com ela...acabei ficando um pouco pra tras do grupo, ai tive que correr um pouco mais! hehe... Percebi que nasci para fazer mountain bike!!! fui be rápido e quanto mais rapido andava mais adrenalina.... as vezes eu lembrava dos Israelenses...mas as vezes não! hehe...

 

Quanto mais desciamos, mais quente ficava...tanto que na metade do caminho, não estávamos com muitas roupas...só o necessário..

Nos últimos 20 min de descida, a Claudinha voltou para bike porque estava achando muito chato e perigosa a descida de van..vai entender! Mas para seu azar, dalí para frente era a pior parte..porque haviam muito mais pedras...e das grandes!! ...mas chegamos todos praticamente ilesos no fim...ninguem caiu...todos sobreviveram..isso que importa!!

 

No fim..embarcamos na van..e fomos até um hotel relaxar um pouco na piscina...e almoçar...o clássico pollo e papas fritas...estava otimo!!Chegamos no hostel em La Paz a noite, depois de cansativas 4 horas de volta na van...e o nosso dia acabou em pizza! hehe...

 

Dicas:

 

Levar roupa de frio..luvas..casaco... quando começar a esquentar, voce larga na van.

O cara da agencia leva a camera...mas leve a sua anyway...e tire suas fotos..que vai sair melhor que as dele! heheh...voce nao quer deixar de registrar esse momento.

A descida é realmente bem pesada...a trepidacao é muito grande mesmo com os amortecedores...entao, esteja preparado. Recomendo andar uma boa parte "de pé" na bike..para nao machucar a sua b...bom..voce sabe!

ahh...va de roupa de banho..porque rola uma piscina nota 10 no hotel!!

 

Dia 7 - 23 de agosto - Chalkataya

 

Esse foi um dia longo e cansativo. Começamos encarando 2 horas de van para chegar a montanha que já foi a mais alta estação de esqui do mundo....a montanha Chalkataya...mas agora esta desativada por cauda do aquecimento global!!...(haviam 12 metros de neve de acordo com a guia...e hoje tem um pedacinho de nada...com sei la...20 a 30cm).

Ao chegarmos o visual era magnífico! A empolgação nos tomou conta e ingenuamente fomos subindo a montanha. Foi só alcançarmos o primeiro banquinho que já estávamos ofegantes, sem ar e mortos! Depois de passados alguns minutos, resolvemos continuar... o tempo de adaptação na altitude de La Paz (4000m) não foram suficientes para nos dar o folego para a subida dos 5000m

 

Resultado: fomos daí por diante mais devagar, curtindo a paisagem sensacional que nos rodeava.

 

Por fim alcançamos o primeiro cume, e constatamos que não era necessário subir o segundo...porque tinha que descer bastante..pra depois subir de novo...(ai não da!)... Sendo assim, fomos até a metade do outro...onde havia neve!! Foi bom porque chegamos de volta na van quase atrasados.

 

20091023022834.jpg

 

Saindo de la, tínhamos um outro objetivo para o mesmo dia...chegar em Copacabana, as margens do lago Titicaca. A van nos deixou na praça principal de La Paz..passamos por mercadinhos...pegamos nossas malas no hostel e fomos pro ponto de ônibus, procurar um para Copa...ai foi bem engraçado....

 

Chegamos de taxi...e tinha um ônibus parado...sai com as malas e perguntei ao motorista:

 

-Esse ônibus vai para Copacabana?

 

-Sim, acentos ..sei la... 11 e 12.

 

-Mas que horas sai?

 

-Pode entrar..acentos 11 e 12. (Pegando nossas malas e tacando em cima..isso..no teto do ônibus)

 

-Mas que horas chegamos?

 

-Pode entrar...acentos 11 e 12!!

 

Ai desisti..entramos e sentamos..alguns minutos sai do ônibus..e perguntei:

 

-Que horas saímos, que horas chegamos..quanto custa a passagem?

 

-Pode entrar..pode entrar....(praticamente me colocando de volta no ônibus.

 

Bom...ai desisti de vez...sentei ate que veio uma tia..cobrando nem lembro quanto.Foi uma experiência muito diferente...pois estávamos em um ônibus local..não um turístico...logo tinham pessoas entrando e vendendo coisas como suco, gelatina, um sorteve que não derrete (até hoje estamos intrigados!!)

 

Mais uma coisa..em certo momento..tivemos que sair do onibus...pois o mesmo iria pegar uma balsa e os passageiros um barco do outro lado...assim, atravessaríamos o Titicaca..até pegar o ônibus novamente! Essa hora foi tensa...

 

Uma vez em Copacabana fomos direto ao hostel que tinhamos indicação (mas nao reservas...)...

logo estava cheio..e tivemos que ir na segunda opção...mas no caminho...achamos um hostel pela METADE do preço..achamos que era tranquilo para passar a noite...e lá ficamos..dalí saimos para jantar...num restaurante bonito..mas com uma lasagna não condizente com o lugar! se é que me entende...

Quanto fomos dormir...descobrimos que o quarto era um gelo...(ta aí a diferença do preço)...mas nao tinha o que fazer...dormimos e pela manhã iamos procurar algo melhor....

 

DICAS:

 

Na montanha, lembre se se proteger as orelhas...se nao quiser ficar sem! hehe..

Bom...de alguma forma magica, nossas mochilas nao foram roubadas na viagem...mas eu acho que a boa é desencanar...porque de alguma forma as coisas dao certo!

Recomento hostel Brisas de Titicaca...na rua principal..de frente para o lago ..nao tem erro.

 

 

Dia 8 - 24 de agosto - Ilha do Sol - Copacabana

 

Primeira coisa que fizemos ao acordar, antes de mais nada!!, foi trocar de hostel! Passamos frio a noite...e o banheiro era bem caído...sendo assim, andamos 30 metros e pegamos um bom hostel!

Segunda coisa a ser feita foi comprar as passagens do passeio para Ilha do Sol (uma imensa ilha no meio do lago Titicaca (que tbm é imenso!)... Partimos as 8:30 e assim foram 1:30 no barquinho até chegarmos a parte norte da ilha.

 

Logo na entrada um guia se “ofereceu” a acompanhar nosso grupo, para conhecer as ruínas e museu desse pedaço da ilha...muita informação interessante..vimos entre outras coisas como era a vida das pessoas antigamente...e que existe uma cidade submersa próxima a ilha.

Nesse meio tempo demos uma boa caminhada até chegar a ponta norte...tiramos fotos...e de lá, tínhamos duas opções do que fazer: a opção boa e a opção ruim...obviamente pegamos a opção bo... nope.. pegamos a ruim!

 

O ideal era ao meio dia pegar o barquinho no mesmo lugar que nos deixou e chegar no lado sul da ilha em 30 min...e de lá, pegar um outro barco as 4:30 e voltar a Copacabana...mas na nossa cabeça, era muito mais legal andar 3 horas pelas montanhas da ilha (isso..mesmo!), por uma trilha e chegar na parte sul mais ou menos 4h!! Não parece uma boa idéia!?!

...sendo assim, começamos nossa caminhada...No começo imaginamos que seria uma única subida, e depois iriamos “reto” até o final...e desceríamos no sul...mas os povos antigos gostam de sacanear os povos “modernos”...e o caminho era cheio...de subidas e descidas..que aos 4000m de altitude..são fatais! Aos 15min de caminhada já estávamos desesperados!..e ainda tinha um sol de rachar!

E para ficarmos mais satisfeitos, havia um pedágio no meio do caminho!! Como passávamos por 3 “comunidades”, tínhamos que pagar b$5 por cabeça para entrar na “terra deles”! E os pedágios eram dois senhores sentados no meio do nada...cobrando para passar...

...ai perguntei...

-Se não tivermos dinheiro, temos que voltar?

-Si.

...ai pensei...

-Velho safado...tem mais é que $!%#%... Acho que vou sair andando e se ele tentar me parar, vou jogar ele lá embaixo!

...ai falei...

-Toma ai o dinheiro! ... e fomos embora.

Um bom tempo depois, estamos quase mortos...vontade de ir no banheiro, Claudinha com calo no pé!...e adivinha?!... outro pedágio! Ai eu fiquei muito puto...parti pra cima do velho safado, infeliz, canalha, ladrão .... e paguei mais b$5!!! Mas xinguei ele em português.... (os caras não oferecem um banheiro, um souvenir...um NADA!)..mas enfim...so queria sair dali.

 

Andamos mais um pou.... um muito!...e finalmente chegamos...fizemos todo o trajeto em 2 horas e 20min (que pareceu 3 vezes mais tempo)..Paramos para comer uma coisinha, já que estávamos com tempo...ai quando faltavam 15min pro barco sair, saímos do buteco...e ai percebemos que tínhamos uma loooonga descida até chegar onde queríamos...e era uma escada...SUR REAL!

Saímos correndo...eu segurando a Claudinha que tem tendências a cair...mas deu certo...conseguimos chegar a tempo.

A ilha é muito bonita...a grande caminhada tbm nos proporcionou lindas paisagens...mas sugiro ir de barco mesmo! Ainda passamos depois na ilha da Luna...ai o cara falou..10 min para visitar...(nem nos movemos no barco...muito cansados...so queriamos..banho, comer e dormir..)

 

Voltamos para Copacabana, tomamos “aquele” banho...e fomos jantar num ótimo restaurante...bem fino para os padrões bolivianos...a luz de vela..com excelente cardápio...e obviamente, pedimos uma pizza!! Hehe...

 

20091029232815.jpg

 

DICAS:

 

O barquinho sai 8:30...entao voce tem que estar com as passagens e no pier essa hora. Nao precisa comprar adiantado...pode comprar na hora com o mesmo preço.

Voltem de barquinho ate a parte sul da ilha...porque a caminhada é tensa. Se mesmo assim for encarar (que nao deixa de ser valido)..leve agua (na mochila de preferencia) e protetor solar ..boné tbm é bom! Ahh..e vai ter que pgar os pedágios, ou socar os coroas la..que acharia muito mais legal. (nao precisa falar que nao vai ter banheiro nessa parte ne!)

Tem um unico restaurante com aparencia fina na rua principal...do lado esquerdo olhando para o lago...que vale a pena!

 

 

Dia 9 - 25 de agosto - Peru

 

Nesse dia já tinhamos as passagens para Peru compradas e o onibus saiu as 9h. A viagem era bem longa até Cuzco (4horas ate Puno depois mais 7 horas ate nosso destino), mas não tinhamos realizado que seria o dia mais chato de todos...porque seria um dia inteiro de bus...(saco!)

 

Logo pelas 10h cruzamos a fronteira, logo..adeus Bolivia!

 

O que me fez recaptular o que vimos por la...muitas coisas bonitas..muitas mesmo...e também um povo que vive de uma forma muito diferente. Aos nossos olhos, chamariamos de miséria, bagunça e desordem...mas quem somos nós (os gringos) para saber das coisas?

Lidamos com uma gente que trabalha de segunda a segunda..não existe final de semana muito menos férias. Vivem de negociação e barganhas...e as vezes enrolando os mais desavisados. Tomam o suco e comem o pão vendidos no meio da rua e estão firmes e fortes...um povo diferente.

 

Em Puno, na troca de onibus conhecemos um americano que vive proximo a Cuzco dando aulas de ingles para crianças.. (Greg)..que chegando em Cuzco nos ajudou a não ser enrolados para pegar um taxi e a arrumar um bom hostel...muito legal. (ou chevere como se diz no Peru).

 

Mesmo a noite a cidade de Cuzco mostrava seus encantos...com ruas bem estreitas e belas contruções por todos os lados. Definimos Cuzco com a cidade "charmosa".

 

Escolhemos uma ótima sanduicheria para jantar...e fomos dormir...

 

DICAS:

Compre a passagem padrao nessa viagem...um micro onibus que te leva ate Puno..e um onibus da empresa Sao Luiz que te leva ate Cuzco...nao tem outra empresa...pegue o preco mais barato que nao faz diferença..e nao acredite que pagando mais vai pegar um onibus melhor...pois nao tem!! Empresa Uyusa vai para Arequipa..nao Cuzco. A agencia vai te dar um voucher e falar que o motorista vai comprar as passagens para Cuzco por voce...eu SUGIRO fortemente que voce compre apenas o micro onibus ate Puno..e na rodoviaria escolha seu onibus para Cuzco.

Se fizer o que eu fiz...chegando a noite..seria bom já ter um hostel em mente...para nao chegar e ficar na rua!

 

20091029233827.jpg

 

Dia 10 - 26 de agosto - Cuzco

 

Pela manhã nosso objetivo era fechar todos os passeios para os próximos dias. Tinhamos uma Idéia e teríamos que ir até a estação de trem comprar nossos tickets para Machu Pichu...mas felizmente paramos um pouco e sentamos nas escadarias da Catedral de Cuzco, na Plaza de Armas..para observar o lugar e nos organizar.

Entre outras 30 pessoas que passaram nos oferecendo alguma coisa (comida, massagem, printuras...) apareceu um cidadão nos oferecendo tudo que precisávamos pelo preço que queríamos pagar...logo fomos até sua agencia e em 1 hora já tínhamos tudo planejado e pago. Tinhamos mais 2 horas livres antes do primeiro passeio (City tour).

 

Ahh...tinhamos que almoçar...e como não tínhamos muito tempo....e como na praça tinha um McDonald’s bonitinho.....lá fomos! Na foto abaixo podemos ver a Claudinha “mandando ver” no espanhol para pedir uma guarda-napo...um pouco difícil..hehe

 

Fato interessante é que em um dos lugares visitados, no meio da explicação do guia...o tempo fechou...e com poucos minutos começou a chover.....granizo!! Todo mundo correndo para seus ônibus e assim que entramos ..parou a chuva!!...

Continuamos o tour que no geral mostra muito bem como os Incas tinham técnicas bem desenvolvidas para sua época, principalmente como dominavam o uso de grandes pedras em duas construções.

 

Voltamos a noite, passamos horas em lojinhas até chegar ao hostel....mais tarde saímos para comer num restaurante para gringos, como nós, e fechamos o dia!

 

20091101031722.jpg

 

DICAS:

Passe um tempo comparando o preço das agencias...vale a pena pois tem uma discrepancia muuuuito grande entre elas.

Na rua a direita da Catedral de Cuzco (olhando pra ela)...voce vai encontrar uma pedra famosa..com 14 vertices...o lugar que jantamos (muito bom)..acho que o nome é Jack´s Cafe...e mais acima, na mesma rua, a melhor padaria da viagem!! Varias comidas gostosas!!

 

Hostel Arcano...recomendo! um otimo preço..um servico tranquilo...e larga de ser preguiçoso e anda um pouco!!!

 

Dia 11 - 27 de agosto - Vale Sagrado

 

Logo pela manhã um cara da agência nos buscou de taxi (na verdade eu tive que ligar e lembra-lo...). Pegamos o ônibus numa praça e começamos um dia duro (como as pedras dos Incas..)

Esse tour foi basicamente pelo Vale Sagrado, o que seria o caminho até a cidade mais importante...Machu Picchu. Fizemos algumas caminhadas...como sempre várias subidas no caminho para as ruínas. É completamente maravilhoso ver e entender como essa civilização vivia.

Também passamos por duas feirinhas de artesanatos e paramos para comer num Buffet..(muito bom diga-se de passagem)...tomamos Inca Cola...ahm...nada de mais.

Ollantaytambo é o lugar mais fantástico do dia...pois servia como um complexo militar e religioso...era uma verdadeira fortaleza com suas construções de pedras gigantes.

A tarde teríamos que pegar nosso trem...logo, após a visita ficamos na cidade de Ollantaytambo fazendo hora...comemos um pizza pra variar (po...tem hora que o cardápio é muito complexo..e pizza é mais fácil de entender...ai já viu...)

Pegamos nosso trem e em exatas 1 hora e meia estávamos em Aguas Calientes... pés de Machu Picchu. Tinha uma pessoa nos esperando na saída...que nos levou ao hotel...e lá dormimos cedo..porque o dia seguinte ia começar beeem “temprano”.

Interessante lembrar que nosso guia nos procurou no hotel mais ou menos a meia noite...quando já estava num sono ótimo ...sai..falei com o cara..e pronto...descanso...

...que durou muito pouco, pois 4 horas acordamos...e teríamos que estar no ponto do ônibus antes de 4:30..para conseguir disputar uma vaga para subir a montanha Wayna Picchu (somente 400 pessoas podem subir a cada dia..)

 

20091102004410.jpg

 

DICAS:

Prototor solar..bones e afins..sao sempre seus melhores amigos! digo e repito!

 

Dia 12 - 28 de agosto - MP

 

As 4h o despertador tocou e logo senti aquela vontade de chutar o balde e esquecer Wayna Picchu (tínhamos que estar entre os as 400 primeiras pessoas a entrar em Machu Picchu para ter a oportunidade se subir a montanha)...mas já que estávamos ali...

 

...levantamos e nos arrumamos correndo...mesmo não tomando “desayuno” e chegando as 4:20...já tinha uma grande fila a nossa frente.

 

As 5:30 o primeiro ônibus saiu e nós pegamos o terceiro ou o quarto... Na subida já se cria aquela espectativa...porque existe todo um falatório sobre o lugar e em quase todas visitas anteriores, Machu Picchu era sempre mencionado.

 

Chegando acima, uma fila bem maior que a outra até a entrada...nessa hora achamos que não conseguiríamos o carimbo para Wayna...mas não ;e que surge um cidadão gritando:

 

-Entradas para Wayna Picchu!!

 

Na hora pensei:

 

-#$$!^%#^...até aqui tem cambista!

 

Mas não...era um cara de lá mesmo...com o carimbo na mão...ele nos deu o papel carimbado e pudemos notar que depois de nós, só sobrou uns 4 ou 5 ...que sorte!

Agora estávamos tranquilos...era só entrar com calma..curtir o visual do sol nascendo...e as 10h..subir a montanha!

Um pouco depois das 6h entramos e constatamos o inevitável....o lugar é fantastico....um absurdo!! Uma cidade de pedra no alto da montanha...você começa a imaginar os Incas andando de um lado pro outro...repito..FANTASTICO!

 

Fomos até a parte mais alta...para esperar o sol aparecer...e as 8h..voltamos a entrada para encontrar nosso guia.

Ficamos até as 10h andando, escutando o que o guia falava e tirando fotos....e de lá começamos a real aventura que era subir Wayna Picchu.

 

Pegamos uma pequena fila...e começamos a caminhada...

 

O engraçado (que viria a ser trágico) foi que começamos olhando para cima, onde queriamos chegar...e mesmo assim indo para baixo...e de vez enquando cruzando com pessoas com cara de exaustas...mas mesmo assim continuamos.

....logo começariamos a subir...subir e subir...como loucos! Degraus infinitos....eu parava de 3 em 3 minutos..a Claudinha tava no gás total...mas me esperava! hehe

 

1 hora depois, finalmente chegamosao pico, depois inclusive de passar por duas cavernas!! A vista é linda...pode-se ver perfeitamente Machu Picchu e seu suposto formato de Condor.

Ficamos um tempo admirando o lugar, mas era meio tenso..pois era muito perigoso. Não existe um mirante com banquinhos e cholas vendendo água...o que temos é somente pedras que temos que andar agachados para não cair la embaixo...

...a descida é menos cansativa mas é 10 vezes mais perigosa.....visto que não se tem apoio para segurar ...e qualquer descuido..."um abraço!"

 

Entre trancos e barrancos chegamos de volta...muito ...mas muito cansados!...acabados mesmo!!

Pegamos o onibus de volta para Aguas Calientes...e finalmente o trem até Ollantaytambo.

Fomos com outro onibus até Cuzco....onde tivemos um probleminha com a agência...chegamos mais tarde na cidade...e teriamos que sair mais cedo...e nosso onibus, que passariamos as proximas 11 horas!, nao tinha mais jantar ou café da manhã....

...reclamei bastante...dei lição de moral...tanto que se podia ver as caras de constrangimento dos caras da agencia.

Para "reparar" o erro...nos trouxeram o jantar e café da manhã em quentinhas para levarmos...e nos levaram até a rodoviária..(literalmente até o onibus!!..até carregaram nossas malas e pagaram o taxi e taxa de embarque!!)

 

Finalmente partimos ....e fomos verificar o "jantar"....que para mim foi otimo..mas não tanto para Claudinha!!...Cada um com um frango e batatas fritas...obs.: ..sem talheres ou guardanapos!! ahhaha...foi difícil...mas estava gostoso!...

Assim fomos em direção ao proximo destino..Arequipa!

 

 

 

DICAS:

Se quiser ir ao WaynaPicchu..acorde cedo..bem cedo...e esteja no ponto do onibus, com suas passagens previamente compradas com a agencia impreterivelmente as 4am. Quando fui tinha lido muitos relatos sobre ter q entrar e sair correndo para outra ponta de Machu Picchu para carimbar o boleto..mas nao precisa...os caras vao andando pela fila carimbando antes da entrada em MP.

Leve na sua mochila..agua..bastante agua...protetores..e pouca comida..so para nao morre de fome...porque andar se levar muito peso...vai sentir! hehe...

Tire a foto classica da casinha mais alta de MP...onde voce pode ver o rosto to Inca! se algum infeliz estiver sentado la...pede pra sair..porque voce nao vai voltar la tao cedo!!

So suba WP se tiver com disposiçao...porque é tenso! mas eh bonito!..e pelo amor de Deus!...muito cuidado na volta...take your time!...reserve 1 hora e meia para voltar com calma...

 

20091102005845.jpg

 

Dia 13 - 29 de agosto - Arequipa

 

Um fato interessante é que depois de planejar Chile e Bolivia em detalhes…meio que larguei de mão os dias no Perú...na verdade planejei tudo...mas fui menos detalhista...como por exemplo..não tínhamos hostel em Arequipa (a segunda maior cidade do país)....mas como sempre conto com a sorte..na rodoviária, ainda em Cuzco, um cidadão me deu um panfleto do seu hostel e falou para procurar sua irmã.

 

Chegando lá, a primeira coisa que fizemos foi ligar para o hostel...e pronto! ..tinhamos uma reserva! O hostel era bem tranqüilo, ainda tinha uma agência de turismo em cima.

 

Descansamos um pouco e lá pelas 13h fomos a agência...pegamos dicas do que fazer na cidade...e saímos.

 

Pelas ruas pode-se ver que se trata de uma cidade grande ...mas um fato me chamou a atenção...Não existia ônibus nas ruas...e como aparentemente não tem metro ou trem....tudo é feito de taxi! e tem milhares por todos os lados!! Numa proporção de 8/10 contra outros veículos.

 

Chegamos a Plaza de Armas (isso..mais uma!...vá a qualquer cidade peruana, procure a Plaza e comece a explorar). Almoçamos comidas típicas (Rocoto Relleno e Tortilla de Camrão)...pesquisamos uns preços em agencias e voltamos para o hostel, e já tínhamos fechados o passeio para os próximos dois dias ao Canion del Colca.

Quase a noite voltamos ao centro e fomos ao “Monastério Santa Catalina”. (so colocar no Google que aparece a historia). Na volta pro hotel, passamos no mercado e jantamos no quarto mesmo...Doritos!!

 

20091102010136.jpg

 

DICAS:

Na hora de fechar o passeio para o Canion...o que diferencia o preço e o hotel..pois voce pode ficar num ultra caro ou em um bem barato...escolha o mais barato que tenha banho quente...é o suficiente..voce nao vai passar la mais do que o tempo para dormir.

ahh...importante...o passeio é bem legal..fizemos o de 2 dias...nada de caminhadas!!...mas enfim..se voce estiver sem tempo...essa eh uma parte que recomendo cortar da viagem...tem muita coisa mais legal pra fazer em outros lugares...e depois da Bolivia e MP...nada eh tao legal...mas volta a ser irado em Nazca e Pisco...hehe...ja chegaremos la!!

Em Arequipa as pessoas nao te cansam de falar (aos turistas) que é muito perigoso andar em certos lugares...e pegar certos taxis..entao pergunte no seu hostel por onde nao andar..e qua taxis pegar.

 

Dia 14 - 30 de agosto - Canion del Colca

 

Logo cedo o ônibus nos buscou..e depois de algumas outras pessoas partimos para o passeio. Paramos no caminho para “apreciar”as Vicunas (animal símbolo do Perú)...vimos alguns vulcões ao longe (alguns em atividade)...e logo chegamos a cidade de Chivay (um povoado próximo ao Canyon).

Almoçamos e depois fizemos uma caminhada de + ou – 1 hora e meia...passando por uma parte do Canyon... caminhada num “caminho de merda”..que so burro vai mesmo!! (na verdade um caminho com muita bosta de burros...devido a grande quantidade de tais animais transitando).

 

O único interessante dessa parte foi ver os “Colcas”...que são os buracos feitos no Canyon pelos Incas, que serviam como uma espécie de dispensa para estocar comida...pois a temperatura favorecia a conserva de produtos como: grãos, batatas e milho....(por isso Canyon del Colca!!!).

De lá seguimos para as piscinas termais. Uma espécie de clube que pagamos para entrar e desfrutar suas piscinas de 38 graus!...muito relaxante.

 

Partimos para o jantar num restaurante...totalmente para gringos..onde tem uma banda típica, danças típicas e comidas típicas... Comi muuuito bem.. Sai mos de lá..e cama!

 

20091102010950.jpg

 

DICAS:

nada de mais..siga o grupo..o que o guia falar...e tome um otimo banho relaxante nas piscinas termais...vale a pena...para isso leve sua roupa de banho..e alugue toalhas no lado de fora do clube!!..bem mais barato..so nao esqueça de devolver a toalha pra tia!

 

Dia 15 - 1 de Setembro - Canion del Colca

 

Acordamos bem cedo e fomos em direção a famosa “Cruz del condor”..um pico onde os condores ficam voando entre 8h a 11h.

Enfim...O lugar é bem bonito...e para nós, os condores eram só um “a mais”... Na volta paramos em mirantes e observamos com mais calma o formato do Canion...e suas “terrazas”..muito legal mesmo!

Em seguida uma volta um tanto quanto cansativa...Chegamos na cidade...rodamos até encontrar uma espécie de C&A local...compramos a mochila...jantamos..e fomos para o terminal pegar nosso bus (+ 9 horas até nosso próximo destino...as Linhas de Nasca)

 

20091102011314.jpg

 

DICAS:

Para fazer todo o passeio do Canion..recomendo deixar suas mochilas no hostel...e levar somente uma mochila pequena para passar uma noite..com uma muda de roupa e objetos pessoas importantes...a ideia é nao carregar tralha a toa!

Pegue o onibus mais caro..que eh o melhor!...tem salinha de espera...com wi fi...servico de bordo!..o nome eh Cruz del Sur.

 

Dia 16 - 2 de Setembro - Linhas de Nazca

Chegamos em Nazca por volta das 6:30h e não tinhamos muito o que fazer...e tbm não sabiamos como procurar agências para fazer o vôo...mas, talvez para nossa sorte, ao sair do ônibus haviam varias pessoas oferecendo o tal passeio sobre as linhas de Nazca...olhamos a tia que parecia mais tranquila...negociamos um preço...e o serviço incluia transporte até o hotel...depois transporte até a rodoviária para seguirmos para Ica.

 

Chegamos no hotel, onde esperariamos menos do que imaginávamos para pegar nosso voo... Negociamos o preço (obvio)...falei pra moça que não era alta temporada...até o preço cair...sendo assim...fechamos! (obviamente os gringos europeus pagaram mais caro...como sempre)

Umas 9h...uma van nos buscou e fomos ao aeroporto...esperamos pouco tempo até chegar nossa vez de embarcar no teco-teco! E assim começou o sobrevôo.

 

Dá um pouco de tensão quando o aviãozinho começa a andar...e mais quando levanta vôo...mas logo nos destraimos com a vista....Ele vai passando duas vezes por cada desenho no chão... virando o avião pro lado...virando bastante...tanto que no meio pro fim do passeio é inevitável não sentir o estomago embrulhado...Claudinha teve que cheirar um algodão com alcool..pra nao passar mal....mas sobrevivemos.

Foi bem legal...muito interessante observar as famosas Linhas de Nazca. (vimos: aranha, papagaio, astronauta, trapézios, colibri, macaco, cachorro..e outros..)

 

Voltando do passeio...esperamos um pouquinho...e uma van veio nos buscar e levar na roodoviária....mas ai começou uma "aventura"!!!....

...o preço do onibus era de 25 soles....mas quando saímos da van...veio um senhor oferecendo a ida até onde queriamos por 10 soles!!! e mais...num carro antigão, tipo de "1900 e minha vó era mocinha!!"...(irado!) Um Dodge verde....pensamos duas vezes...mas o que importa é a aventura!

No meio do caminho a claudinha apagou...e eu pensava que iamos: ou morrer de acidente de transito...ou o mais provável..nos roubarem junto com nossos orgãos... mas no final deu certo! (completaram o carro duas garotas e uma velhinha...que só falava de tragédias...mas no final ficou minha amiga).

Finalmente chagamos em Huacachino - Ica....e o lugar é realmente diferente. Um oasis no meio do deserto...com uma laguna no meio e alguns hoteis! Muito mais muito legal! Arrumamos um lugar para comer e tomar uma cerveja...e voltamos para o hostel, para dormir um pouco antes do jantar....

....mas so acordamos no dia seguinte! (eu ja escrevi isso antes!!)

 

20091102012138.jpg

 

DICAS:

AAAHH...muito importante...NAO COMPRE O PASSEIO DE NAZCA ANTECIPADAMENTE...nem mesmo hosteis..ou coisa do tipo...faça tudo na hora! (tenha um ou outro nome em mente..) mas nao reserve antes... os precos sempre ...mas sempre sao melhores na hora.

Quando voce chegar na rodoviaria de Nazca...vai aparecer 563mil pessoas te oferendo o passeio...nos fomos de Aero Condo...bem boa...saiu cedo...mas eles gostao de cobrar caros de turistas desavisados...bata o pé e pague menos...no mesmo aviao que voamos...alguns gringos mais gringos pagaram beem mais! hehe...

Quando voce estiver passando mal de enjoo no aviao...que voce vai ficar!...fala com o piloto..que ele te da um alcool para cheirar...melhora!

 

Dia 17 - 3 de Setembro - Huacachina

 

Acordamos tarde!!...tipo 9 horas!...muito bem descançados..(assim mesmo..tipo quem está de férias!!).. saímos a procura de um lugar para tomar café da manhã...porque não agüentamos mais tomar o mesmo café continental...com mantequilla e pan duro con marmelada!! Ahhhh

 

Enfim...procuramos um lugar que parecia legal...e acabamos comendo o mesmo de sempre!.impossível! ...então voltamos para hotel e esperamos mais 1 hora até nosso passeio para as dunas.

Saímos em um buggy pequeno...somente para 3 passageiros...em direção ao deserto! No caminho paramos para pegar uma inglesa e para pagar a taxa para naoseiquemlá!...enfim...adentramos o mar de areia!

 

Aquilo sim me parece um deserto dos filmes...montanhas de areia pra todos os lados...poucos passos te deixam cansados!!..muito legal mesmo!! Bonito demais! O buggy andava rápido e fazia manobras que davam uma certa adrenalina...e uma boa quantidade de areia na cara!...to com areia até no ouvido!

 

Paramos numa montanha moderada...e testamos nossa habilidade com a “tabla”...prancha! Eu fui em pé mesmo...e consegui chegar la embaixo sem cair..o que já foi uma vitória...a claudinha foi deitada...o que é muuuito legal...porque se vai muito rápido!

 

Depois fomos a uma bem grande....ai fui deitado tbm...muuuuito bom!...Descemos que nem um torpedo! Como subir de volta cansa muito, o carro nos busca lá embaixo! Hehe.. Paramos em uma terceira duna...e fui em pé novamente...consegui alguns segundos de alegria...mas chegar no final sem cair (muito) já foi show!!

 

O lugar é realmente muito bonito...paramos para apreciar o Oasis...um lugar muito diferente que valeu muito a pena conhecer!

 

Voltamos para o hotel...e fazia um calor ótimo...pulamos direto na piscina...ficamos lá relaxando um tempo....busquei umas cervejas...e mais relaxados ficamos! Nossa estadia em Ica é na verdade um bom descanso depois de muitos dias corridos e cheios! Saímos para um bar de frente para a laguna...pedimos umas bebidas e petiscos...e passamos todo o resto da tarde na internet (wi-fi do bar)...

 

Chegamos em casa lá pras 19h...a idéia era descansar um pouco...antes de sair de noite...mas ali ficamos...e dormimos (como pessoas que estão de férias!!!) hehe

 

20091102012614.jpg

 

DICAS:

Os taxis que te levarem ate o hostel...vao ficar te pergutando se tem hostel.....fala que tem pra nao ficarem te apurrinhando. Chegando la..voce vai ver um lago..rodeado de hoteis..e logo..rodeados de areia...visite-os..e pegue o que mais lhe agradar. Ficamos no mais barato que com piscina...

Use sua estadia para descansar bastante..e aproveitar o oasis..clima quente...excelente!

 

Dia 18 - 4 de Setembro - Paracas e Balestas

 

5:30 da manhã e já estavam batendo em nossa porta..pois nosso taxi já nos estava esperando.... partimos rapidamente e pagamos o bus na rodoviária e em não mais que 1 hora..chegamos em Pisco... onde também já estavam nos esperando...

 

Uma van nos levou até onde saiam os barcos para as Ilhas Balesta (uma reserva onde poríamos ver alguns animais em seu habitat natural).

 

Partimos num barquinho com mais 20 pessoas...e mais 1 hora navegando..chegamos no lugar...muito belo! Uma pequena ilha no meio do mar (é...porque já vimos ilhas no deserto..então é bom especificar!) ...com muitas...mas muuuuitas aves repousando...e muitas outras voando.

 

Ahh..antes disso passamos pelo famoso candelabro gigante desenhado na areia de uma outra ilha...dentre outras teorias...dizem que foi feito por extraterrestres...ou pelos Incas juntamente com as linhas de Nazca...etc.. o interessante mesmo é que o desenho na areia não se desfaz... 1 – porque nunca ..mas nunca chove!..e 2 – porque por mais que tenha vendo ali em volta...”naquele” exato lugar..nao bate vento!! SI NIS TRO!!

 

Voltando as Islas Balestas...(ou ilha de merda!!...porque era muito pássaro...logo..muito excremento de pássaro!..imagine...)...tem formações muito interessantes...e logo a frente pudemos avistar leões marinhos descansando nas pedras! Muito legal meesmo!

 

Ficamos mais um tempo ali apreciando a fauna!!...e voltamos para terra!...de á partiríamos para Reserva Nacional de Paracas.

 

Uma vez la...pagamos pelas entradas (nesse momento estávamos em uma van...com mais 2 gringos Canadenses...que tive que trabalhar com tradutor...porque eu falo Portugues, Ingles AND espanhol...logo sou SI NIS TRO!! haha..pelo menos pra eles eu era Deus!) ...

Andamos pelo lugar...que inicialmente parece um deserto sem graça...mas de repente começa a mostrar seus encantos!! Totalmente inesperado...e muito bonito!

Seguimos adiante...até uma praia chamada "Playa roja" ( praia vermelha)...que tem esse nome devido a sua areia vermelha...que é causa da erosão dos paredoes de pedras avermelhadas logo ao lado!...bem interessante!

Fomos até uma pequena "colônia" de pescadores...para almoçar!..adivinha o que!? peixe. Comemos umas coisas la...bem gostosas....e de lá, patimos de volta!

 

Pegamos nosso onibus...rumo a Lima! (nosso ultimo destino antes do Rio de Janeiro!!).

 

DICAS:

No hotel mesmo em Huacachino, ja fechamos todo o passeio para as ilhas e a reserva de paracas. Pagamos tudo no hostel mesmo...e ai depois tudo funcionou...nos buscaram nos lugares..fizemos todo o passeio e nos levaram na rodoviaria rumo a Lima.

Pegamos o onibus padrao que eles tem la..que passa toda hora com destino a Lima. Faz varias paradas no caminho..mas é tranquilo...se quiser ir mais confortavel..procure antes saber sobre o bus Cruz del Sur.

 

BOM...QUANDO TIVER MAIS TEMPO..CONTINUO O POST..TERMINA EM LIMA. ABRAH

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Gostei muito do seu relato ...Pretendo fazer Brasil-Machu Picchu em agosto de 2010 com o meu esposo....

Se possível, dá uma referencia de quanto vcs gastaram nessa viagem...

Vou acompanhando o relato de vcs....abraços.

 

opa..que bom que esta ajudando..se voce vai somente para machu pichu...se puder eu recomendo voce a gastar uns 5 dias em Cuzco+Machu Pichu...porque voce nao precisa passar mais de um dia la em cima...e Cuzco é uma cidade sensacional.

 

Creio que a parte mais cara de toda a minha viagem foi Cuzco+Machu Pichu..porque é um lance bem turistico e obvio eles metem a mao! Mas foi mais ou meno: (para duas pessoas)

 

Trem de Ollantaytambo para MP (ida e volta) - 130 USD

Agencia (incluindo todo o serviço de city tour..pegar em casa..entregar todos os tickets..) - 256 USD

Boletos turisticos (para entrar nos principais pontos turisticos) - 140 PER (pagando meia de estudante)

 

Fora outros gastos com agua, biscoitos..almoco..jantar...etc..

 

nosso controle de gastos foi bem mais efetivo na bolivia...mas foi mais ou menos isso ai.

 

abraco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Valeu pela resposta...A maioria dos relatos são mais antigos e a referencia sobre os gastos varia muito e eu tb não dou conta de ler todos os relatos...rs

Nós estamos decidindo o destino ainda e como o meu esposo não tem muito tempo p sentar comigo e pensar no roteiro estou pesquisando aqui no site, em roteiros de agencias de turismo, em guias...O primeiro desejo era fazer Cuba, Canal do Panama, Cartagena das Indias, Machu Picchu e Lago Titicaca...desejo, porque foi só dá uma pesquisada em passagens aereas que vimos que vai ficar p proximo ano...

Com base no seu relato fiz um roteiro...o complicado é que cada vez que vejo algo interessante, aumenta uma cidade no roteiro, tem muita coisa interessante p conhecer...

Saindo do Brasil usando aquele roteiro tradicional - Corumba, Santa Cruz e La Paz.

De La Paz para o Salar de Uyuni e de volta a La Paz.

Depois seguir para Copacabana, Puno, Cuzco e Machu Picchu, como vcs fizeram, eu gostei....

Aqui complica, porque eu não sei se subimos ou descemos....Lima ou Santiago???? aí tem que ser de avião....

Fiquei muito interessada em ir p Trujillo, conhecer uma cidade de adobe chamada Chan Chan...e quem sabe chegar até Cuenca no Equador e comprar um chapeu Panama p meu pai...

Esse roteiro tá ficando muito extenso e com certeza vai extrapolar o orçamento....Com tanta coisa p conhecer abrir mão de uma é cruel....

O que vcs acham??? tá muito sureal p uma viagem de no máximo 20 dias?! Aceito sugestões....Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Valeu pela resposta...A maioria dos relatos são mais antigos e a referencia sobre os gastos varia muito e eu tb não dou conta de ler todos os relatos...rs

Nós estamos decidindo o destino ainda e como o meu esposo não tem muito tempo p sentar comigo e pensar no roteiro estou pesquisando aqui no site, em roteiros de agencias de turismo, em guias...O primeiro desejo era fazer Cuba, Canal do Panama, Cartagena das Indias, Machu Picchu e Lago Titicaca...desejo, porque foi só dá uma pesquisada em passagens aereas que vimos que vai ficar p proximo ano...

Com base no seu relato fiz um roteiro...o complicado é que cada vez que vejo algo interessante, aumenta uma cidade no roteiro, tem muita coisa interessante p conhecer...

Saindo do Brasil usando aquele roteiro tradicional - Corumba, Santa Cruz e La Paz.

De La Paz para o Salar de Uyuni e de volta a La Paz.

Depois seguir para Copacabana, Puno, Cuzco e Machu Picchu, como vcs fizeram, eu gostei....

Aqui complica, porque eu não sei se subimos ou descemos....Lima ou Santiago???? aí tem que ser de avião....

Fiquei muito interessada em ir p Trujillo, conhecer uma cidade de adobe chamada Chan Chan...e quem sabe chegar até Cuenca no Equador e comprar um chapeu Panama p meu pai...

Esse roteiro tá ficando muito extenso e com certeza vai extrapolar o orçamento....Com tanta coisa p conhecer abrir mão de uma é cruel....

O que vcs acham??? tá muito sureal p uma viagem de no máximo 20 dias?! Aceito sugestões....Abraços.

 

 

Olaa..eu acho que com 20 dias..voces conseguem entrar pela Bolivia por Corumba..pegar o trem da morte..subir ate La Paz...descer a Uyuni..depois subir ate MP como fizemos...mas isso se voces pegarem um aviao ate lima..e voltar pro Brasil...porque se for para voltar..creio que fica apertado ou nem da.

 

Se for nesse roteiro mesmo..recomendo ir de Santa Cruz direto para Uyuni...ai depois sim...subir para La Paz.

 

Eu optei por fazer logo tudo possivel no Peru, para nao precisar voltar la..hehe...entao ja visitei todos os lugares que queria... MP, Arequipa, Nazca, Huacachino, Islas Balestas, Reserva de Paracas e Lima.

 

abracos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

valeu nossa adorei seus comentarios sobre sua viajem estamos indo em janeiro de 2010 eu e minha familia saindo de Porto Velho RO até Peru, de carro..mais ainda nao sabemos por onde vamos andar sei que queremos ir até lima, de carro de busao ou qualquer coisa...valeu mesmo pelas as dicas quero seguir alguma delas..

 

 

 

 

obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...