Ir para conteúdo

Riviera Maya com Playa del Carmen e Cancun - Abril 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Planejamento da viagem

Nossa viagem para Cancun começou a ser planejada com pouco mais de 1 ano de antecedência. Resolvemos fazer nossa primeira viagem ao exterior escolhendo com calma nosso destino. Hoje temos certeza que escolhemos muito bem. Eu e minha esposa gostamos muito de praia e Cancun não só parecia oferecer praias paradisíacas, típicas do caribe, como diversas opções para nosso entretenimento como: diversidade de locais para compras, casas noturnas variadas, parques temáticos, turismo arqueológico (adoro), gente de todo tipo de cultura e lugar. Lendo relatos de viagem percebemos que o povo brasileiro é bem acolhido por lá e que também não teríamos grandes dificuldades com idioma.

Faltando 2 meses para a viagem houve um pequeno imprevisto e precisamos adiar nossas “férias fantásticas” por mais um ano. Sonhar com Cancun e planejar a viagem é o que fizemos por um bom tempo e tinha que valer a pena. Não é preciso pesquisar muito para entender que viajar por conta para o exterior, evitando os pacotes das agências de viagem, fica bem mais em conta. Ganha-se liberdade no planejamento e o gostinho de aventura. Era nossa primeira viagem ao exterior e com preciosas dicas da internet nosso roteiro ganhava corpo e ficávamos mais confiantes.

Uma certeza que tínhamos era sobre a duração de viagem: pela distância, preço do voo e nossa vontade de conhecer em detalhes e com calma esse lugar gostaríamos de ter pelo menos 2 semanas (foram 16 dias); na programação seria prudente pelo menos dois dias avulsos para imprevistos.

Escolher os lugares que queríamos conhecer foi uma tarefa difícil, pois quanto mais estudávamos sobre nosso destino mais opções surgiam. Chegamos à uma pequena lista e percebemos que a distância dos lugares que tínhamos em mente nos consumiria certo tempo nos deslocamentos. Dividir a viagem entre Playa del Carmen e Cancun foi sem dúvida uma excelente estratégia. Deixamos Cancun, com o hotel mais confortável e com ótimas atrações nas vizinhanças por último. Assim a viagem nos deixaria um ar de expectativa e também não se tornaria cansativa na etapa final quando não precisaríamos deslocar tanto.

Preferimos reservar hotéis sem esquema “all inclusive” para ter liberdade de comer e passear onde quiséssemos e quando quiséssemos. Procuramos reservar os hotéis sempre que possível com café-da-manhã. Percebemos que nosso orçamento para a viagem estava um pouco apertado com o Hotel na zona Hoteleira e que iria limitar um pouco o gasto com passeios e compras. Como parte do tempo em Cancun não seriam aproveitados na zona hoteleira, e sim com outros passeios, resolvemos “quebrar” um pouco esse gasto optando por um Hotel em Cancun Centro durante 3 dias. Foi outra estratégia interessante, que nos ajudou a poupar tempo e dinheiro, pois de lá seria mais rápido alcançar Puerto Juarez - que conta com partidas para Isla Mujeres - além dos centros de compras e shopping mais populares. Acabou sendo mesmo uma boa opção principalmente pelo fato do hotel ser muito bom, com custo benefício excelente e embora distante da praia fosse um lugar seguro e agradável. Desta forma ficamos em 3 hoteis (que acabou sendo 4) e sobre eles conto agora.

 

598da67dacc21_Caribe(1348).JPG.d3030190bd777434df6d085619c053a7.JPG

 

Hotéis

Por incrível que possa parecer mudar de hotel durante a viagem não tornou a viagem cansativa. Muito pelo contrário nos aproximou dos lugares que queríamos conhecer e não dava tempo de “enjoar” das habitações. A expectativa de mudar sempre para um hotel melhor nos movia sem sacrifício. Fizemos nossas reservas pelo booking.com. Nesse site é possível cancelar sem custo o que nos poupou na primeira vez que tivemos que cancelar a viagem. É seguro. Como tive somente a confirmação do booking e estava tendo dificuldades em conseguir a confirmação pelos hotéis cheguei a ligar para eles (minha primeira experiência ligando ao exterior) e não tive dificuldades com língua. Não dá em Portunhol, arrisca Inglês, usa palavras diferentes. No fim consegui as confirmações que queria. Imprimi tudo e guardei. Ficamos sequencialmente nos hotéis Hacienda del Caribe By Encanto, Hacienda Real By Encanto, Radisson Hotel Hacienda, Krystal Cancun e nossas avaliações sobre os hotéis colocamos no site do booking.

Logo que chegamos no primeiro hotel em Playa del Carmem, não havia quarto para a primeira noite. A recepcionista ficou sem graça e nos acomodou nesta noite em outro hotel do mesmo proprietário próximo dali, o que acabou sendo nosso 4 hotel da viagem. Esse hotel era próximo e igualmente bem localizado mas com instalações e serviços um pouco inferior. Nos pagaram um almoço no hotel para compensar um pouco. Chato foi tentarem cobrar o preço acordado no booking sendo que na primeira noite ficamos nesse outro hotel com quarto mais barato. Tentaram recuperar o almoço? Não pagamos mesmo! Acertamos o que estava acordado e só. Esse primeiro imprevisto fez parecer que toda nossa programação pudesse começar a ficar comprometida mas confesso que isso não nos abalou e tudo deu muito certo. Ser positivo é o sucesso de uma viagem!

 

598da67db1e63_Caribe(50).JPG.147b4e1ba0d1c8832ceeb80082845b37.JPG

 

598da67db7292_Caribe(553).JPG.e0dd1497ec56644330a1de6cbc846824.JPG

 

598da67dbc827_Caribe(705).JPG.2f02f8d57e95abe8982f42836db87e3e.JPG

 

 

598da67dc190d_Caribe(729).JPG.987aad3adf5cc597c13f48e658d3efdc.JPG

 

Idioma

Playa del Carmem recebe muitos turistas europeus e os brasileiros se hospedam pouco por lá. A maioria dos brasileiros são atraídos por pacotes de viagens com hotéis all inclusive em Cancun e quando conhecem Playa del Carmen é para visitar a ilha de Cozumel. Os hotéis e restaurantes estão acostumados dessa forma a receber turistas falando inglês e parecem ter um pouco de preguiça do “portunhol”. Qualquer palavra que não entendem nem arriscam portunhol ou sua língua, o espanhol, já partem para o inglês. Você vê gente falando alemão, francês, outras línguas que nem sabíamos o que era, mas no fim: Inglês. Mas nem tudo é regra e ainda me lembro de ter levado uma boa conversa em portunhol. Conforme passam os dias é impressionante como nosso vocabulário em espanhol evolui também, facilitando a conversa.

Em Cancun a conversa é diferente (literalmente). É possível identificar brasileiros à distância e os mexicanos parecem se esforçar em falar um bom portunhol para agradar-nos. Especialmente para vender. Precisou de um socorro na nossa língua?: espere uns 2 minutos com ouvidos atentos e lá vem algum brasileiro falando português. Uma coisa é certo quase todos que te abordam em Playa perguntam: “¿Spanish or English?” já em Cancun olham para sua cara e falam: “¿és brasileiro?”. Nunca achei que fosse tão fácil identificar brasileiros lá fora apenas pelos traços, gestos, jeito de falar, de se expressar. Muito bacana isso.

 

Moeda-cambio-propinas

Nossa opção foi por cartão de viagem (visa travel) que abastecemos em dólar americano mas você saca em peso mexicano lá. Levamos em espécie apenas um pouco de dólar e de peso mexicano para algum imprevisto. Chegando lá é bom ter já algum peso mexicano para os primeiros gastos, nesse caso em algumas casas de câmbio aqui no Brasil é necessário reservar por telefone antes de ir buscar. O cartão de crédito foi fazer um passeio no México como opção para qualquer emergência (também com IOF de 6 e tanto % é furada). Os dólares que levamos voltaram intactos. Como nossa opção era gastar em peso mexicano, na hora de gastar traduzíamos os preços em peso para o equivalente em Reais e assim sempre tínhamos noção do gasto frente ao que estamos acostumados. Outra coisa fácil, você abastece o cartão em dólar mas ao retirar o extrato quando chega lá o valor estará em peso mexicano, a partir daí é trabalhar seus gastos dentro do que planejou em pesos e ter prudência com os gastos, principalmente nos primeiros dias.

Propina=tip=gorjeta. Não acho que propina seja algo cultural no México, acredito que eles foram mesmo é mal acostumados com os endinheirados turistas americanos e europeus de outras épocas pois para tudo, tudo mesmo, eles pedem propina. Nos restaurantes eles não cobram os 10% usuais no Brasil mas colocam: “Propina não inclusa” no final da conta. Em alguns lugares chegam a sugerir: “15% good; 18% excellent”. O detalhe é que o garçom não faz cara boa quando você quer pagar a propina junto com a conta no cartão. Eles querem é o dinheiro (de preferência dólar) – nada bobo eles. Nos hotéis não sentimos pressionados ou sugeridos a dar propina. Deixamos algumas moedas quando achamos apropriado. O pior dos casos foi um sujeito que tirou foto nossa para vender a foto. Acabamos gostando da foto, tudo bem, e quisemos ficar com ela. Depois de pago ele ainda quis pedir propina! Alguns passeios que já são bem caros e com tudo incluído, chegaram a pedir propina no fim e nesse caso, embora extasiados com os passeios não pagamos mesmo. O certo é pagar (contribuir) por algo que extrapola nossa expectativa. Era difícil ver brasileiro distribuir propina nos passeios, nem por isso foram ou fomos mal atendidos.

 

1° dia – Playa del Carmen: Fomos de COPA para o Panamá partindo de Confins (BH) e de lá para Cancun. Aproveitamos a breve escala para pesquisar alguns preços no Duty Free. Ficamos encantados com os preços de perfumes, parecia valer a pena e compramos. Foi mesmo uma boa compra, pouco mais em conta em relação à Cancun e muito mais em relação ao Brasil! No Panamá o dia amanhecia e ainda lembro que estava bem nublado. Não consegui marcar assento ao lado de minha esposa quando compramos o bilhete então viajamos o resto da viagem separados. Em meio ao céu nublado tentava enxergar o mar caribenho após ter visto o Pacífico e minutos depois o Atlântico. Durante este voo nos entregaram o formulário de imigração para ser preenchido. Com um pouco de esforço deu para notar que o avião sobrevoou Cozumel e Playa del Carmen e após uma manobra, pelo continente, alcançou o solo do aeroporto de Cancun. Chegamos! No aeroporto passamos pela conferência das bagagens sem problemas. Havia uma fila enorme na imigração mas muitos atendentes também. Quando então entramos no saguão havia diversas pessoas oferecendo insistentemente traslados, não demos atenção pois tínhamos um objetivo, o ônibus da ADO. Dica preciosa que conseguimos na internet! Você pode inclusive consultar preços e horários com antecedência. É uma opção, segura, prática e econômica. Os ônibus são bons. Descemos em Playa del Carmen a poucas quadras do hotel. Como relatei acima tivemos que mudar de hotel, almoçamos nele e fomos conferir a praia. Linda! Toda a vizinhança como vista no Google Earth! Era sensacional! Estávamos lá! À noite conhecemos a famosa 5ª avenida. Esta avenida é a mais conhecida e badalada de lá, muito charmosa e com muita gente diferente, e é onde ficam os barzinhos, restaurantes e diversas lojas.

 

598da67c8360c_Caribe(1287).JPG.f654bbe565a8feb41a042a682b15b686.JPG

 

2° dia - Tulum: A rodoviária em Playa fica na própria 5ª avenida e neste dia fomos de ônibus da ADO para TULUM conhecer a Zona Arqueológica. Fica à 1 hora de Playa e vale muito à pena ir. As ruínas maias foram construídas próximas ao mar. As vistas de lá são maravilhosas ou melhor, impressionantes, e a cor do mar não tem igual. Ficamos encantados! Não sentimos falta de guia, havia placas com explicações em espanhol ou inglês. A história e a magia do lugar tomam conta da gente. Observávamos as ruínas imaginado como seria aquele lugar séculos atrás. É um bom momento para oração. De vez em quando você depara com alguma iguana que é um lagarto lento e com característica meio jurássica. Fora do Brasil, é interessante também além da fauna observar a vegetação diferenciada.

Quando descemos do ônibus haviam pessoas vendendo a entrada para o parque incluso com um passeio de barco para ver as ruínas a partir do mar e com direito a um mergulho de snorkel na praia Paraíso, próxima dali (dá para chega a pé). Para quem não tem interesse é só comprar mesmo a entrada da zona arqueológica e curtir a praia do próprio parque arqueológico. De qualquer forma fizemos este pacote com o barco e o mergulho. Achamos que o preço compensou. Fomos bem atendidos e o passeio atendeu a expectativa com um bom custo. Curtir a praia Paraíso foi muito bom e não arrependemos de ter tirado um dia apenas para Tulum. Voltamos também com um ônibus da ADO.

 

598da67c8827c_Caribe(89).JPG.a82b1b34b8c0fd74932facfb8b3efb5a.JPG

 

3º dia - Playa del Carmen: Ficamos em Playa, aproveitando para conhecer os arredores e escolhemos o restaurante Wicky’s bem abaixo do farol, de frente para o mar, realmente um local estratégico, com vista para toda a praia. Era possível com snorkel observar arraias e lindos peixes. De vez em quando algum pelicano se aproximava. A noite, o destino certo era um passeio pela 5ª avenida.

 

598da67c8c6a0_Caribe(484).JPG.95f39fb3871f641375dfac2a9e1ee6c3.JPG

 

4º dia - Xcaret : Logo cedo compramos os ingressos do parque na própria rodoviária de Playa. Foi vantajoso e prático pois custava o mesmo preço da bilheteria do parque com a vantagem de incluir o ônibus para ir e voltar de lá após o show. É muito próximo de Playa del Carmen (15 minutos). Este parque é lindo e enorme. Ver tudo em um dia só é corrido, mas vale a pena. Visitamos apenas nesse dia e aproveitamos bastante: atrações relacionadas à cultura maia, diversidade de fauna e flora, um borboletário, a casa dos sussurros, um cemitério mexicano (muito diferente), aquário, praias, show dos palaplas... Uma atração à parte (e muito concorrida) é o rio subterrâneo e recomendo fazer no período da tarde. Fizemos pela manhã e estava lotado, já no período da tarde observamos que era tranquilo. No Xcaret, pelo bilhete Plus estava incluído, lockers, equipamento para nado como snorkel, mascara, pé de pato, colete salva-vidas, almoço à escolher nos diversos restaurantes de lá e bebida à vontade na hora da refeição. Às 18h, tem um show encantador que encena toda a história de lá desde a época dos maias passando pela invasão espanhola, até recentemente. Nota 10!

 

598da67c91106_Caribe(321).JPG.2946418162595da01a0b9761c20de80d.JPG

 

5º dia – Akumal: Fica a 30 min de Playa, fomos de ônibus ADO, descemos na estrada e caminhamos uns 5 minutos até a praia- pertinho. Praia espetacular. Realmente uma praia de sonho. É um lugar que ganhou fama pelas águas claras e facilidade de se observar tartarugas marinhas. Lá mesmo contratamos um guia que nos emprestou equipamento de snorkel e nos levou até os locais do mar onde podemos ver canhões espanhóis afundados, arraias, diversos peixes e elas, as tartarugas, que são lindas. Lá eles garantem que se não virmos tartarugas eles devolvem o dinheiro. Pode-se contratar guia ou mergulhar por conta porque o local para mergulho se chega nadando sem precisar de nenhum tipo de embarcação. Como as tartarugas ficam um pouco mar à dentro, recomendo ir com quem tem experiência.

 

598da67c955e3_Caribe(381).JPG.0d93dce46f35e67d696b885159093313.JPG

 

598da67dc676a_Caribe(432).JPG.a15d4f20411819a0e69affd67481449f.JPG

 

6º dia – Último dia em Playa de Carmen: O dia amanheceu um pouco nublado e aproveitamos para ir até o Wall Mart comprar algumas guloseimas para abastecer nossa mochila nos nossos passeios diários. Claro não convém levar isso do Brasil. Aproveita-se ainda para comprar artigos que não existem por aqui. Compramos algumas bebidas, como tequila para trazer de lembrança. Petiscos e salgadinhos são bem diferentes, na maior parte contém um pouco de limão e pimenta. Os preços lá são um pouco similares aos preços do Brasil, talvez um pouco mais barato. Fizemos um passeio pelo centrinho de Playa e passear pela praia, quando o sol surgiu escolhemos um lugar para ficar e passamos o dia todo por lá. À noite para despedir passeamos nas proximidades e curtimos um Beach club chamado FUSION. Tudo de bom. Barzinho com banda tocando música latina e cadeiras e mesas na areia com lampiões acesos. Lugar romântico e de frente pro mar. Show!

 

598da67d81c3c_Caribe(530).JPG.6a5f017f13be84096ad830141e07f21d.JPG

 

7º dia – Cancun: Fomos para Cancun de ônibus ADO. Playa fica a 1 hora de Cancun; Chegamos em Cancun e a pé mesmo chegamos no hotel. Neste dia curtimos a piscina do hotel, descansamos e à noite pegamos um táxi para ali mesmo no centro chegar no famoso La Parrila, um típico restaurante mexicano com apresentação de Mariachis, tudo muito animado.

 

8º dia - Isla Mujeres (Playa Norte): Fomos de táxi (táxi no centro de Cancun é barato; na zona hoteleira já encarece um pouco) até o porto Juarez e pegamos um ferry para Isla Mujeres. O objetivo era a Playa Norte. Esse foi o único dia de nossa viagem que parecia que ia chover o dia inteiro, e começou assim, chuviscando. Chegando na Praia (da ferry até lá dá para ir a pé com tranquilidade) nos deparamos com uma água simplesmente cristalina e maravilhosa. Parecia que estávamos dentro de uma piscina gigantesca. O sol surgiu ainda antes do meio dia e não tenho como descrever a cor daquela água. Um lugar muito gostoso. De lá avista-se Cancun do outro. Encantador! Nesse dia aluguei um caiaque e não queria sair da água. Ficamos até o pôr-do-sol e pegamos a ferry de volta. Para quem quiser circular na ilha é possível ainda alugar bicicleta ou carros de golfe.

 

598da67d87a63_Caribe(631).JPG.aebd7e957c98368a4605454b9aa01577.JPG

 

9º dia – Compras: Em Cancun centro sabíamos que conseguiríamos melhores preços. Nosso primeiro destino para as compras foi o Mercado 28 que possui várias lojas e barracas para se comprar lembrancinhas com preços bem mais baratos que outros lugares. O preço sempre começa em dólar e negociando em pesos mexicanos os preços vão caindo. Depois de lá fomos para o shopping Plaza las Americas, um shopping bonito e moderno mas direcionado aos cancunenses também e por isso mesmo, com preços mais populares. Minha esposa adorou os preços das lojas Ultrafemme e Liverpool para maquiagens e perfumes. A primeira mais que a segunda. Realmente os preços melhores que no Brasil. Nos deslocamos de táxi, tudo perto.

 

10º dia - Cancun – Zona Hoteleira: Pegamos um táxi logo cedo para nosso último hotel na zona hoteleira. Que vista, que mar! Após acomodar nossas malas e ficarmos encantados com o hotel e o atendimento fomos fechar alguns passeios que faltavam na agência “Álvaro Tours” conforme dicas pela internet e que era logo ali perto. Indico esta agência! O Álvaro e a esposa, Flor, acabaram se especializando em brasileiros e aprenderam a falar português. Foi a partir desse dia que começamos a ver brasileiros com mais frequência. Para todos os passeios fechados fomos muito bem atendidos. São pontuais e bem profissionais. A agência fica no km 8-8,5, perto do shopping Plaza Caracol.

 

598da67d8d310_Caribe(737).JPG.70182ea87a765e0b52da45d498d6caf0.JPG

 

11º dia – Praia/Shopping La Isla: Passamos todo o dia curtindo aquela incrível praia da zona hoteleira e no fim do dia fomos conhecer o shopping La ISLA. Esse shopping fica às margens da lagoa Nichupté e o pôr-do-sol é lindo. Fizemos algumas compras lá com preços bem atraentes.

 

598da67d92bd1_Caribe(763).JPG.8d49f4ef3c712307fade4e35cb18a233.JPG

 

12º dia: El Garrafon e nado com os golfinhos: Pontualmente o pessoal do Álvaro nos buscou no hotel para irmos ao porto Tortugas e pegarmos a ferry (com musica e bebida à vontade) para Isla Mujeres. Desta vez fomos para a parte sul da ilha. O parque El Garrafon é lindo. Uma pena nesse dia foi estar ventando muito o que impossibilitou o snorkeling no parque. De qualquer forma o lugar é lindo, possui uma linda piscina com borda infinita, comemos à vontade e descansamos em rede. Relax total. No começo da tarde formos para o tão esperado mergulho com os golfinhos no Isla Discovery. Fizemos o mergulho intermediário com os golfinhos. Eles são dóceis e muito simpáticos. As fotos são cobradas mas são ótimas lembranças.

 

DSC_0380.JPG.a0135c429eb38c6194dc39012604d060.JPG

 

13º dia - Chichen Itza: Nesse dia conhecemos uma das novas sétimas maravilhas do mundo, as pirâmides maias de Chichen-Itza no estado de Yucatan. Este passeio valeu muito fechar na agencia pois, o próprio dono dela “o cara” esteve conosco. Viajamos de van e nos forneceram água e sombrinhas. Ele vai entretendo todo mundo, fazendo brincadeira e contando da história e estórias dos lugares. Fala muito bem o português. Lá em Chichen Itza, 2:30 horas de viagem de Cancun, um guia falando português nos recebeu e foi quem nos levou para conhecer tudo por lá. Não deixem de ir se gostam de história! É um ótimo lugar para comprar lembranças pois tem muita gente vendendo coisa, mas muita mesmo. Como já tínhamos feito nossas compras ficamos por conta do passeio. O lugar é mágico. Acho que resumi: mágico. Estar ali é deixar se transportar no tempo. Ficamos um bom tempo contemplando e aprendendo sobre aquele lugar. Lá é muito quente e para refrescar nada como conhecer e nadar no cenote Ik-Kil com direito à almoço (incluso na excursão). Mais à frente, paramos numa cidade chamada Valladolid que manteve as construções no estilho espanhol e a igreja que foi construída com as pedras das ruínas destruídas pelos espanhóis. Tem uma praça lá bonitinha com cadeiras dos namorados para fotos. Gostei muito desse passeio também pela oportunidade de conhecer o interior do México.

 

598da67d9b9ee_Caribe(1041).JPG.ab5ccb8b4cdfcc7e66b325b38aa2ca92.JPG

 

14º dia - Parasailing: Nesse dia criamos coragem e fizemos o passeio de Parasailing (também fechado com o Álvaro). Sensacional! Adrenalina! Ficamos quase 200 metros de altura em relação ao mar no meio do oceano com uma lancha nos puxando. A vista de lá é indescritível! Sério. De resto, curtimos o hotel e à noite fomos no Sr. Frogs um barzinho bem estilo americano e muito animado.

 

_DSC3463.JPG.57e8d76f888ddf40d198ca49e6ba0975.JPG

 

15ºdia – Coco Bongo: Último dia inteiro em Cancun. Curtimos hotel e praia nos preservando para a noite quando conhecemos a mundialmente famosa COCOBONGO. Compramos camarote com o Álvaro, não pegamos fila e o atendimento foi vip. Bebida à vontade, vista privilegiada e shows sensacionais. Lugar imperdível. Dizem que deixa Las Vegas no chão. (ainda iremos em Vegas conferir).Se é verdade, não sei, mas foi a melhor balada de nossas vidas com certeza!

 

598da67da3d20_Caribe(1233).JPG.77f3e55f339b23206c8e58386bdfb598.JPG

 

16ºdia - Despedida: dia de vir embora. Taxi do hotel até o aeroporto. No aeroporto trocamos nossos tax back. Tirei fotocópia de tudo que achei que fosse necessário na recepção do hotel mas foi tudo bem descomplicado. Pediram a nota original e o cartão de crédito. Recebemos de volta o tax quase 4 meses depois mas avisaram que deveria demorar esse tempo. Onde fizerem compras acima de 200 dólares em local cadastrado podem pegar a nota e pedir o tax back. Despedir de Cancun não foi fácil mas a sensação de sonho realizado não tem igual.

 

598da67da7fdb_Caribe(1273).JPG.e470d47f027f298a50a57963354f626e.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá! Sim. Levamos um pouco de peso mexicano o que facilitou na hora de comprar e trocar o dinheiro. O guiche fica pouco antes da saída do pátio interno do terminal. No mesmo local existem alguns guiches de empresas que fazem traslados. Uma moça muito solicita nos abordou insistentemente nos puxando para um guiche dizendo que seria o guiche ADO. Percebemos que era de outra empresa, desconversamos. Chegamos no guiche ADO e compramos..do lado de fora buscamos o local de embarque e encontramos fácil confirmando o local com um funcionário do aeroporto. Chegando no local de embarque vimos que seria possível também comprar as passagens no próprio local do embarque e pelo mesmo preço. O ônibus era bom, confortável, pontual e ainda dá para ter referências de horários e preços pela internet no site deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Flavia85, você vai adorar. Os passeios que fizemos a partir de Cancun fizemos com a agência Alvaro Tours http://www.alvarotours.com ou seja, Chichen-Itza, Garrafon + golfinhos, Coco Bongo e Parasailing. Os preços são os praticados por lá e estão no site da agencia. Valeu a pena fechar Chichen Itza por exemplo por que foi em ônibus pequeno e o grupo é formado por brasileiros com uma atenção especial. Coco Bongo eles te colocam lá dentro sem fila e assim vai. Caso fique só em Cancun sugiro fechar o passeio Tulum especial na mesma agencia. Agora, como escrevi o ideal mesmo seria dividir a viagem para aproveitar com mais calma esse lugar. Gostei de tirar um dia inteiro só para Tulum e outro para Akumal. O gasto com transporte foi a passagem local que é barata e você consegue no site da empresa ADO. O pacote com passeio de embarcação + snorkel em Tulum e o nada com as tatarugas em Akumal realmente não lembro o preço mas não foi nada absurdo não e foi fechado na hora. Esse de Tulum nem esperávamos e fechamos pois achamos que valir muito a pena (e valeu). Já X-caret é meio tabelado. Preço no site http://www.xcaret.com/ comprando na rodoviaria já garante o transporte ida e volta incluido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...