Ir para conteúdo

[Consulta] - RTW - 6 meses - Foco na Europa - Dicas


Posts Recomendados

  • Membros

Caros Amigos e Amigas do Mochileiros.com

Já conheço o site a algum tempo mas este é o meu primeiro tópico.

Quero compartilhar com vocês um roteiro de viagem de volta ao Mundo.

 

Antes de passar o roteiro gostaria primeiro de falar sobre a motivação para a

viagem e como tudo começou.

 

MOTIVAÇÃO

A idéia de viajar pelo mundo é antiga. Desde criança eu tinha este sonho. Mas até então não havia conseguido juntar uma grana e ter tempo livre para esta aventura. Em dezembro de 2009 conheci minha noiva, a Cláudia, que compartilhava este mesmo sonho. Tivemos a oportunidade de visitar Machu Picchu em Fev/2009 e aí decidimos que precisávamos fazer uma viagem maior. Nosso primeiro passo foi começar a juntar dinheiro para a viagem e apertar nas despesas para realizar este sonho.

Ambos trabalhamos em um Banco na área de tecnologia. Nosso dia-a-dia é a gestão de projetos e o ambiente é muito carregado de pressão. Ficamos presos a essa rotina de Casa, Trabalho, Casa. Este mês decidi sair do trabalho e a Cláudia sairá no final de março e agora estamos aptos a enfrentar este grande desafio.

 

PREPARAÇÃO

Durante o ano de 2009 não ficamos buscando muitas informações dos destinos para evitar que as mesmas ficassem desatualizadas e também que a ansiedade não tomasse conta. Estávamos apenas fazendo a reserva financeira. Agora em 2010 é que a coisa tomou forma e estamos com o planejamento no pique total. Resolvi criar este tópico para que possamos obter ajuda de quem já fez aventura semelhante. Como li aqui no Mochileiros.com o mochileiro sempre planeja bem sua aventura.

 

NOSSO PERFIL

Uma coisa interessante é que temos perfil de aventureiros. Eu tenho 28 anos e a Cláudia 30. Não queremos ficar naquele roteiro padrão das agências de viagens. Mas também isso não quer dizer que iremos ignorar o Museu do Louvre, o Coliseu, a Torre Eifel, Pirâmides do Egito, as Muralhas da china etc..

Com certeza nestes seis meses iremos querer ficar em alguma cidade sem fazer absolutamente nada de turista.. e sim passar a tarde em um café, numa biblioteca ou virar a noite em um pub.

Entendemos que as possibilidades de diversão e de locais para visitar são IMENSAS mas vamos preferir a QUALIDADE à QUANTIDADE.

 

PASSAGENS

Todo o nosso roteiro surgiu em virtude da pesquisa dos tickets Round-The-World vendidos pelas alianças de companhias aéreas. Pesquisamos na StarAlliance, OneWorld e também no site airtreks.com.

A que encontramos um roteiro principal bem bacana e com um preço adequado foi a da StarAlliance.

 

ROTEIRO

O roteiro escolhido foi:

 

INÍCIO DA VIAGEM = 23 DE MAIO DE 2010.

 

1. Sao Paulo (BR) - Lisbon (PT) - 23 may 2010

2. Lisbon (PT) - London (GR) - 21 jun 2010

3. London (GR) - Stockholm (SE) - 19 jul 2010

4. Stockholm (SE) - Berlin (DE) - 03 aug 2010

5. Milan (IT) - Athens (GR) - 30 oct 2010

6. Athens (GR) - Cairo (EG) - 12 nov 2010

7. Cairo (GR) - Beijing (CN) - 21 nov 2010

8. Beijing (CN) - Washington (US) - 04 Dec 2010

9. Washington (US) - Cancun (MX) - 15 dec 2010

10. Cancun (MX) - Sao Paulo (BR) - 12 Jan 2011

 

FIM DA VIAGEM: 12 DE JANEIRO 2011.

 

Bom.. este é o roteiro base com os trechos aéreos da StarAlliance. Esse tipo de ticket Round-The-World possui uma série de restrições que te forçam a fazer a volta ao mundo. Por exemplo.. você não pode atravessar o oceano atlântico duas vezes. E desta forma não dá para utilizar para ir de São Paulo a Europa e depois voltar para SP.

Como não conhecemos o antigo continente procuramos nos concentrar mais na Europa.

 

Nos outros países pretendemos passar apenas pelos locais mais conhecidos. Ex: Pirâmides do Egito e Muralhas na China.

A escolha de Washington nos EUA foi apenas para termos voos diretos até Cancun onde faremos um repouso desta grande aventura. Temos curso de mergulho pretendemos explorar isso lá.

 

Por este ticket estaremos pagando o valor de R$15.136,00 para os dois já incluindo as taxas de aeroportos.

 

Pelas minhas pesquisas este é um bom preço para uma viagem deste porte. Se alguem conhecer outra opção favor nos avisar pois ainda não efetuamos o pagamento. Estamos ainda aguardando algumas confirmações de datas.

 

No próximo tópico irei postar sobre as cidades que pretendemos visitar e como anda o nosso planejamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom pessoal.

Vou comentar agora sobre as cidades até então escolhidas.

É neste momento que espero contar com a ajuda de vocês. Pois esta será nossa primeira experiência na Europa e demais continentes.

 

Como havia dito no tópico anterior a escolha das cidades foi estruturada de acordo com as rotas aéreas principais do ticket da Star Alliance.

Ainda não decidimos a ordem das cidades e nem os deslocamentos entre estas cidades.

 

Como os trechos de avião implicam em chegar em uma cidade e sair desta mesma cidade então teremos que planejar roteiros que sejam circulares.

Apenas o trecho de Berlin para Milão que optamos por fazer não aéreo.

 

Vamos ao nosso roteiro esperado:

 

1) SÃO PAULO - LISBOA - Chegada em 24 de maio 2010

Chegada em Lisboa-PT

Fatima (Portugal)

Porto (Portugal)

Tui (Espanha)

Santiago de Compostela (Espanha)

Madri (Espanha)

Barcelona (Espanha)

Sevilla (Espanha)

Lisboa (Portugal)

Dias planejados: 18 dias

 

2) Liboa PT - Londres - Saída em 21 de Junho de 2010

Cambridge

Manchester

Edimburgo

York

Liverpool

Dublin (Irlanda)

Londres (GB)

Dias planejados: 21 dias

 

3) Londres - Estocolmo - Saída em 19 jul 2010

Estocolmo (Suécia)

Orebro (Suécia)

Volta para Estocolmo

Dias planejados: 13 dias

Este trecho é o único que temos um compromisso fixo. Na cidade de Orebro na Suécia iremos participar de um campeonato de Corrida de Orientação (Competição com Mapa e Bússula).

Este evento será nos dias 24 a 30 de Julho 2010.

Qualquer outra cidade deste roteiro pode ser modificada para adequar a agenda e/ou falta de $$$.

 

4) Estocolmo - Berlin - Saída em 03 ago 2010

Berlin (Alemanha)

Dresden (Alemanha)

Praga (Republica Techa)

Viena (Austria)

Budapeste (Hungria)

Salzburg (Autria)

Munique (Alemanha)

Fussen (Alemanha)

Frankfurt (Alemanha)

Amsterdan (Holanda)

Bruxelas (Belgica)

Paris (França)

Strasbourg (França)

Zurique (Suiça)

Lucerna (Suíça)

Genebra (Suíça)

Milão (Italia)

Genova (Italia)

Pisa (Italia)

Florença (italia)

Siena (Italia)

Roma (Italia)

Milão (Itália)

Dias planejados: 65 dias

 

5) Milão - Atenas - Saída em 30 out 2010

Atenas (Grecia)

Mikonos (Grecia)

Santorini (Grecia)

Retorno para Atenas

Dias planejados: 9 dias

 

6) Atenas (Grécia) - Cairo (Egito) - Saída 12 nov 2010

Cairo (Egito)

Giza (Egito

Retorno para Cairo

Dias planejados: 6 dias

 

7. Cairo - Beijing (China) - Saída 21 nov 2010

Beijing (China)

Sanghai (China)

Jiuzhaigou (China)

Dias planejados: 9 dias

Este roteiro ainda está um pouco indefinido pois as distâncias na China são muito grandes. Só se encontrarmos boas opções de áreo Low Cost.

Talvez façamos apenas Beijing e visitar as muralhas.

 

8. Beijing (CN) - Washington (US) - Saída 04 Dez 2010

Washington (USA)

Nova York (USA)

Volta a Washington

Dias planejados: 8 dias

 

9. Washington (US) - Cancun (MX) - Saída 15 dez 2010

Cancun (MX)

Cozumel (MX)

Algumas ilhas a serem escolhidas ainda

Dias Planejados: 20 dias

 

10. Cancun (MX) - Sao Paulo (BR) - Saída 12 Jan 2011

Retorno pra casa.

 

 

Bom pessoal.. gostaria de ajuda para detalhar estes roteiros.

Com certeza devemos ter esquecido alguma cidade legal para se conhecer e também não vemos problemas em retirar alguma que não valha a pena.

 

ORÇAMENTO

Temos uma reserva de cerca de 30.000 euros para esta aventura.

Se o dinheiro acabar mais rápido que imaginarmos teremos que cortar algum destino e cumprir apenas os trechos aéreos com rápidas visitas aos principais destinos.

Nossa prioridade será sempre a hospedagem em Hostels e como estamos em dois não iremos abrir mão dos quartos privativos sempre que posível. Afinal.. numa viagem dessas precisamos de um pouco de conforto e privacidade também não é mesmo? Mas nada de hoteis caros. Simplicidade será nossa meta.

 

COMPANHIAS DE VIAGEM

Como nossa viagem é bem extensa gostaríamos muito de encontrar com viajantes do mundo todo e se encontrarmos alguns companheiros do Brasil que estiverem em rotas semelhantes entrem em contato conosco para combinarmos algo.

Meu Gtalk é evandroprieto@gmail.com

 

Assim que nosso plano for evoluindo vou colocando aqui. Depois que nossa viagem começar passarei para os tópicos de Relatos de Viagem ok?

 

Abraços,

Evandro e Cláudia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Evandro!

Em primeiro lugar obrigado pela confiança. Fazer uma RTW não é tão complicado qto muita gente imagina... mas também não é moleza.

Como vc já viu, a minha viagem de volta ao mundo foi bem planejada, mas não foi "over planned"... tudo que é planejado demais perde a graça. Esse é um dos pontos... até pq no meio da viagem vc vai mudar de cabeça, e essa mudança vai mudar as tuas idéias a respeito da viagem.

 

Cara... fazer uma volta ao mundo incluindo a Europa é trabalho dobrado! A Europa ficou fora da minha viagem pq eu já conhecia (e morava lá), agora se o seu foco é Europa, vai de cabeça! Não me identifico (opinião pessoal) nem um pouco com a filosofia japonesa de visitar a Europa em um mês e dizer que conheceu o continente. Muito mais do que uns dias em cada capital, interessa muito as passeadas pelo interior... é aí q vc sente de verdade o espírito europeu.

 

Agora vou começar a meter a mão na massa e dar pitaco no teu roteiro, afinal é para isso q vc mandou a msg, não é?

 

1) 3 dias em Lisboa (tenho muitas dicas, morei quase três anos lá), a visita em Fátima pode ser rápida... em duas horas tá feito, é caminho para o Porto. Um dia no Porto está ok... para as outras cidades, vai depender do teu espírito. Eu recomendo esticar legal em Barcelona (apesar da legião de turistas, não existe cidade no mundo com atmosfera mais legal), e se gostar de museus, ficar pelo menos uns três dias em Madrid.

 

2) Já que vc vai para a Escócia, faça um tour (ou alugue um carro) para dar uma passada pelas cidadezinhas no caminho para Inverness, passando pelo Ben Nevis e pelo famoso lago Ness (se der tempo, a incrível Ilha de Skye).

 

3) Cara... Estocolmo e a Suécia toda é demaaais. Vc pode fazer uma viagem barata de bus para Oslo e de lá, para os fjordes em Bergen. A cia de bus barata (se comprada com antecedencia pela net) chama-se Swebus. A Noruega é muito diferente da Suécia, em vários sentidos! Vale a experiência!!!

 

4 e 5) Frankfurt não tem nada demais... a não ser se for o seu hub para voar para Amsterdam. Considere passar por Rothenburg ob der Tauber, e pela Rota Romântica (em especial a região do Reno entre Mainz e Koblenz) Pesquise umas imagens de Rüdesheim am Rhein, Sankt Goar etc, e garanto q vc estará convencido de ir para lá. Deixar de ir para a Suíça (região de Interlaken, por exemplo) é um grande drawback do seu plano... pois encaixa perfeitamente entre Lucerna e Genebra (esta última, que não é tão interessante). Brugges na Bélgica é mais interessante que Bruxelas... Se puder esticar de Roma para Napoli, não deixe de fazer a costa amalfitana (Sorrento, Amalfi, Positano)... é certamente um dos lugares mais bonitos do mundo, e definitivamente a rodovia mais bonita onde um dia vc vai dirigir.

 

6) Caramba... vc vai estar no Cairo e não vai ter o prazer de fazer um cruzeiro de Felucca no Nilo? Ou de pelo meeeeenos dar uma passada em Petra na Jordânia, que está ali do lado? (Isso sem falar em Damascus e Beirute, que são indescritíveis de pirantes). Ok ok... o seu foco é Europa! :)

 

7) A China é muito barata... trem não é absurdo de caro e é muito mais confortável do que vcs possam imaginar. Uma viagem overnight de trem entre Beijing e Xian é feita na brincadeira!!! Considerem seriamente ir para Yangshuo (barco entre Guillin e Yangshuo é demais, e o show de luzes folclórico é imperdível tbem).

O pior é que a China é mesmo grande e demanda tempo. Considere pular Shanghai para trocar por algo mais "chinês".

 

8 e 9) OK

 

É isso, espero ter ajudado!

 

Qualquer coisa estou por aqui...

 

Um forte abraço,

 

Mike, na bonita e praiana capital Moçambicana, Maputo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Evandro,

 

Bem que eu gostaria de poder te dar dicas sobre todos estes lugares. Como não, tentarei ajudar onde puder.

 

Em relação as passagens aéreas, não sei se compraria antes. Acredito que as datas não possam ser mudadas e ter que cumprir prazos em uma viagem como esta pode ser um complicador. Por outro lado não sei se usaria avião na Europa. Digo isto pois acho que dá para fazer este roteiro por terra, De Lisboa até Atenas.

 

Bom, não vi você mencionar como vai se locomover e eu sou fã de viajar de carro, já até me imagino nesta situação: 4 meses de carro na Europa. Já dirigi muito por lá e acredito ser a melhor opção.

 

Uma sugestão: Não sei se você conhece os guias visuais que a Folha de S. Paulo publica aqui no Brasil, traz os principais pontos do turismo tradicional de cada país (tem um livro para cada um), lá você terá uma boa idéia de muitos lugares menos conhecidos, além dos famosos.

 

Em relação ao seu roteiro:

 

1 – Existem várias cidades ou vilas no caminho entre os pontos que você citou: Sintra, Caiscais, Óbidos, Mafra, Guimarães, Tomar, Coimbra, Toledo, Ávila, Salamanca, Ségóvia, Granada.... o jeito é pesquisar e escolher, senão o tempo total acaba e você ainda estará na Europa (eu levei 30 dias neste trecho)

 

Neste ponto é que eu digo, você vai estar em Barcelona, pertinho de Cannes, Nice, Saint Tropez, para que voltar para Lisboa? Parte para Paris e de lá para Londres.

 

2 – Tem muito tempo que eu fui a Londres e o resto não conheço.....agora, 21 dias nesta etapa e 18 na primeira? Não me parece proporcional.

 

3 – Também tem tempo que fui por lá.

 

4 – Fica até difícil comentar, seriam umas duas páginas. Bom, levei 58 dias, em duas viagens, nestes lugares, sua previsão deve dar. Agora, pesquise muito pois tem tanto lugar para ir que você nem mencionou que nem dá para relacionar agora. Tente folhear os guias que citei e olhar os diversos relatos aqui do forum. O Mike já citou alguns lugares, tipo vale do Reno e do Mosela...tem muita coisa.

 

5 – Verifique o tempo na Grécia em outubro/novembro. Pode já estar frio e não ser tal bom quando numa época mais quente.

 

Bom, sobre o resto não posso ajudar. Agora, a sugestão do Rafael, sobre o leste europeu, além de Budapest e Praga pode ser uma boa. Cem dias na Europa ocidental vão encher o saco. Minha próxima viagem é Grécia e Turquia justamente porque eu não aguento mais ver igreja, castelo e palácio e olha que já tem mais de um ano que voltei.

 

Bom, espero que ajude. A hora é esta, depois que vierem os filhos, um programa como este só em 15 anos. :lol:

 

Abraços,

 

David

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...