Ir para conteúdo

Singapura, Pequim, Macau e Hong Kong.


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite amigos viajantes do mochileiros.com. Após um tempo sumido, estou retornando hoje para fazer mais um relato. Desde já me perdoem por erros de pontuação principalmente, pois tc de um macbook o qual ainda não domino por completo o manuseio.

Após o meu último relato (EUA), estive ainda em El Salvador, México, no ano passado fui pra Toronto e retornei a NYC... e enfim, fiz a viagem que eu tanto sonhava: China. Vamos aos relatos. É longo, mas espero que gostem. Desde já se quiserem alguma dica, me mandem um email que terei o prazer em responder.

Iniciei a viagem com a compra das passagens. O planejamento era ir de Air China, saindo de GRU. Porém por um acaso (e que excelente acaso), vi que indo pela Singapore Airlines (SIA) eu pagaria apenas 300 reais a mais. Não pensei duas vezes e decidi ir pela SIA, pois está entre as 3 melhores empresas aéreas do planeta (e é verdade mesmo). Mas nem tudo são flores e contarei adiante...

Depois eu apenas tirei o visto chinês (muito tranquilo) e fiz reservas em hotéis e depois apenas juntei $$$ pra viagem. Ah! comprei moeda chinesa pelo Banco rendimento. Me cadastrei pelo telefone mesmo, disse quando iria pegar o dinheiro e onde (escolhi o aeroporto de GRU, pois lá tem uma agência). Não ganho dinheiro com propaganda, mas recomendo. Pessoal sério, preço justo, encomendei e quando cheguei e mostrei o meu passaporte, já estava tudo no sistema e o dinheiro me esperando. Recomendo... assim como recomendo viajar pela SIA.

DSC00627.JPG.9e2700f6cbecaf4771bc654c56fd82f4.JPG

 

Chegando em GRU e pegando o avião, eu vi qual era a armadilha que eu caí (na verdade não havia armadilha de ninguém, mas vcs vão entender o que eu quero dizer). Quando fiz o check-in, o funcionário da SIA viu que o meu destino final era Pequim e apenas me perguntou: "o Sr está preparado?" O primeiro vôo foi de GRU a BCN (Barcelona). Durou cerca de 12:30h. Após isso, ficamos 1:30h em solo e já pegamos o mesmo avião pra Singapura. O vôo durou 15:40h. Durante o segundo vôo, sobrevoamos mediterrâneo, Itália, mediterrâneo novamente, Albânia, Grécia, Turquia, Irã, Paquistão, Índia, Mar de Bengala, Malásia e finalmente, Singapura. Sem querer ser engraçado e sem força de expressão, eu que vinha de um longo vôo e peguei outro mais longo ainda em menos de 2h, estava torcendo para que chegasse um louco terrorista e mandasse APENAS o avião pousar... ou que acontecesse algum problema e tivesse que pousar em emergência... APENAS POUSAR, nada mais do que isso... pois somente isso faria com que o avião pousasse. Entendi pq o falecido Papa João Paulo II beijava o chão. Eu não estava mais aguentando... e ainda tinham 8h de vôo de Singapura a Pequim.

O serviço da SIA é simplesmente perfeito. Nunca vi uma empresa aérea como esta. Parece que pertence a outro planeta. Tudo de primeira, tudo de bom, atendentes hiper educados, poltronas na classe econômica (óbvio) espaçosas, entretenimento muito bom...mas eu acho que teria sido melhor ter ido de Air China, pois eu só faria uma parada em Frankfurt e pronto.

Cheguei em Singapura parecendo um dos zumbis do clipe Thriller. E eram cerca de 5:00h. Sem contar que na hora de ir pro aeroporto, faltou água e eu fui pra China sem tomar banho...rsrsrsrsrs. Mas retornando, logo no aeroporto de Changi, eu passei sem problemas pela imigração e vi que tinha como tomar banho. Tomei um banho decente e fui pra rua. As minhas malas ficaram com a SIA, logo, fui pra rua em seguida. Antes que eu me esqueça, país sério é outra coisa. Logo no avião te dão um formulário da imigração de Singapura e o mesmo tem escrito em vermelho e letras grandes o seguinte (traduzindo) "morte aos traficantes de drogas sob as leis de Singapura". Lá não tem conversa. Pode ser um mero mortal como eu ou o filho de um político importante ou celebridades (os que nunca ficam impunes no Brasil)... pode ser qualquer um. Não tem chororô.

Eu estava morto da viagem, pois quase não dormi e quando cheguei fui logo pra rua (pra eu dormir sentado é muito difícil). Que lugar lindo!!! saí do aeroporto e peguei o metrô, fui até o centro e conheci tido a pé. Por eu estar com o bilhete da Singapore Airlines, consegui excepcionais descontos em todas as atrações que fui.

Fui na Singapore Flyer (a maior roda gigante do mundo), fui naquele hotel com piscina lo topo (mas não mergulhei, é claro)... andei tudo o que eu podia em 6h. Depois voltei pro aeroporto e comi, pois no embarque eu tinha ganhado 100 dólares de Singapura pra gastar no aeroporto, foi um presente da SIA por eu estar apenas passando pelo país. Sem contar que aquilo sim é aeroporto. Cheio de cadeiras pra se massagear os pés, salas pra ver tv, internet 4G e tudo ao custo 0800.

Depois peguei o meu vôo pra Pequim. Aí sim, eu dormi praticamente até chegar lá. A comissária me acordou pra me dar comida e eu não quis. Mas quando eu levantei pra ir ao banheiro, ela me ofereceu comida.. mesmo assim recusei, pois estava enjoado de tanto vôo. Muito estressante. E mesmo assim ela me ofereceu sorvete haagen dazs. Aí não resisti e tomei 3. Pessoal, todos sabem que a China é longe. Mas só sabe o quanto ela é realmente longe, quem já foi pra lá... pelamordedeus....

A minha primeira derrota foi a chegada em Pequim, pois estavam calorosos -13C. Eu nunca tinha passado tanto frio... mas o pior estava por vir.

Quando cheguei no aeroporto, e eram cerca de 1h da madrugada, fui direto na conversa do cara pra arrumar taxi. Não é caro pra gente, mas pra eles, é muito dinheiro. Eu não tinha opção, pois queria ir logo pro hotel e paguei uma certa quantia. Logo, o primeiro conselho que eu dou é não cair em conversa, pois ninguém conhece vcs lá pra ser tão gentil. Sou viajante com certa experiência, mas tenho muito o que aprender, porém esse tipo de coisa eu caí propositalmente, pois como eu disse, queria ir logo pro hotel. Procurem um taxi e não deem papo para aquelas pessoas gentis demais. Tenham sempre me mente que quando a coisa é boa, todos oferecem para pai, mãe, irmãos, namoradas etc. Porquê ofereceriam pra nós, meros desconhecidos? fica a dica.

Pequim foi sem dúvida uma das cidades mais fantásticas que já conheci. O frio estava cada vez pior e o céu azulzinho com o sol cumprindo sua nobre missão de lâmpada de geladeira. O custo é baixo. Dá pra se comer bem. Perto do hotel que fiquei (reservei pelo decolar.com) ficavam muitos pontos turísticos, como a Praça da Paz Celestial, onde fica o Mausoléu do Mao Tsé-Tung (ele está embalsamado. Morreu em 76, porém seu corpo tá mais inteiro do que muita gente de 30...rsrsrsrs). Esta é a maior praça do mundo. Linda, limpa e bem policiada. Os lugares que eu fui na China eram muito seguros. Não vou dizer que lá é perfeito, mas a lei funciona mesmo. Mulheres podem andar lá sem medo de estupros etc, como tem acontecido no Rio de Janeiro, onde um "dimenor" estuprou uma mulher no ônibus e ainda foi tratado como criança... lá um cara que faz isso tem certeza da morte. Lá pensa-se 100 vezes antes de se fazer M. Lá eles "adoram" políticos corruptos. Se alguns de nossos políticos fossem chineses, já teriam morrido há muito tempo.

Porém Pequim é uma cidade onde percebe-se que a população é meio controlada. Mas mesmo assim falando com habitantes locais, todos, sem exceção (pelo menos os que conversei) não gostariam de mudar de regime. Ao menos como eu disse, lá é seguro. E pasmem: a infra estrutura da cidade é muito mais avançada do que NYC. Pelo menos foi isso o que eu vi. Os transportes são excelentes, em tudo quanto é lugar tem banheiro público e limpo, cidade limpíssima...

Perto do hotel também fica o mercado de comidas exóticas, onde me aventurei em comer escorpião, lacraia e gafanhoto. Não gostei, mas valeu o espírito de turista, pois isso faz parte da viagem. E se engana quem acha que chinês come essas coisas. Quem comia eram os turistas como eu.

Fui na Grande Muralha. E como é grande. É linda. Mas subir é um pesadelo. Quando eu fui na muralha, eu fiz um passeio completo, incluindo o ninho do pássaro, o cubo d'água etc... e a temperatura estava em torno de -22C (quase morri). E pra variar, o sol brilhante num céu azulzinho. A muralha é fantástica. Sua grandeza é de cair o queixo. Nem parece que foi feita pelo homem, pois é muuuita coisa, muitas pedras pesadíssimas, tijolos... mas subir seus degraus irregulares é um terror. Como eu cansei. Demorei cerca de quase 4h pra dar a volta. E literalmente, eu estava nas últimas. Quem vai a China e não vai na muralha, tem que ser condenado a prisão perpétua. Quem pensa que ela fica perto de Pequim, está redondamente enganado. Fui de excursão mesmo.

Depois fui no templo do céu, fui ver umas estátuas dos guerreiros (Exército Terracota... longe de Pequim)... conheci o que eu pude em 1 semana. Depois fui pra Macau.

Chegando em Macau, a temperatura era outra. Solzinho gostoso... que maravilha! mas eu fui em Macau com um único objetivo: saltar do maior bungy jumping do mundo, na Macau Tower. E saltei. Morrendo de medo, mas saltei. Quem quiser ver o salto, é só ir no seguinte link:http://www.youtube.com/watch?v=eolAcRSxLII

Se engana quem pensa que em Macau se fala português. Lá apenas as ruas têm o seu nome escrito no idioma português. Lá é totlamente diferente de Pequim. Digamos que seja um lugar mais liberal. Macau é uma cidade bem pequena e três dias é o suficiente. As grandes atrações são seus grandes cassinos (eu só visitei, pois pra jogar tem que ter muita bala na agulha)... lá digamos que é um lugar no qual o povo é mais liberal. Menos formal como em Pequim. A culinária é também muito boa. Engana-se quem pensa que China in Box é comida chinesa. Pura enganação. Comida chinesa é 200% diferente de China in Box.

De Macau segui pra Hong Kong e lá fiquei 3 dias. Fui de barco. Muito legal. Cerca de 1:30h de viagem. Hong Kong é uma cidade grande. Seus prédios são imponentes. Fiquei na ilha de Kowloon. Linda vista. Lá tem excelentes e acessíveis restaurantes. Mas digo logo que tem que se pesquisar antes. Lá no Terminal Ocean (shopping) tem inúmeras lojas de grife e uma padaria Erik Kayser que eu recomendo. Nunca vi nada igual. Pra quem tem filhos como é o meu caso, lá também tem a famosa loja ToyRus. Hong Kong dá pra se conhecer de metrô mesmo.

Existem umas dicas num site chamado http://www.lonelyplanet.com, o qual nos dá muitas dicas pra não se cair em armadilhas para turistas. Tipo: em Pequim muitas mulheres lindas te param na rua pra te convidar pra tomar um café. Por ter visto o site antes, não caí, mas já sabia que era golpe. Sejam sempre desconfiados. Imaginem só eu, feio de doer, ser parado por aquela asiática que é fetiche de muito homem e ser convidado para um café?!?!?! rsrsrsrsrs algo está errado aí, né? e quando eu via pessoas desse tipo conversando com turistas, eu falava bem pertinho "It's a coup". Até hoje não sei do que se trata, mas sei que é golpe. Tem tudo no site que eu indiquei.

Pessoal, por fim, quem quiser tirar alguma dúvida, pode me perguntar que terei o maior prazer em responder. Ah! se forem em Pequim, NÃO deixem de comer o delicioso pato de Pequim. Formidável. E barato. Seguem em anexo algumas fotos dessa minha jornada de 20 dias na China. Espero que gostem.

Forte abraço a todos.

DSC00599.JPG.cfe0638187dab6ee499d575d67c7f593.JPG

DSC00658.JPG.af19a468fdb9cad46ff1a982e8d9c6a9.JPG

DSC_9887.JPG.9394e45a566f4e127754cc066c99ec15.JPG

DSC_9901.JPG.6e91d123d8297f7e07ba909c8e562650.JPG

DSC00800.JPG.4720510a399bbd0d72b2c6cf681747b8.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

oi Mizangelo Barros,blz?

cara otmo seu relato.parabens,estou indo para Cingapura e depois Pequim,gostaria de saber de vc qto pagou e onde comprou o tour para as muralhas,os que pesquizei ateh agora nao gostei pois param mais tempo em uma determinada loja que mesmo nas muralhas.

vc disse que passou 4 horas nas muralhas,todos os tour que vi nao passam de 2 horas,por favor se puder me dar estas informacoes te agradeco muito,abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

outra pergunta,

qual a parte das muralhas que vc visitou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Mizangelo, muito bom seus relatos, adoramos!! ::otemo:: ...você teria como fazer um balanço dos gastos...tipo quanto é uma refeição em macau...em hong kong e pequim...quais moedas você levou além de dolar...e sua volta para o Brasil, veio de Macau mesmo?

 

::otemo::

 

Olha, na verdade eu apenas além do cartão de crédito, das reservas pagas nos hotéis e do seguro de viagem (e passagens) levei somente R$5.000,00 para gastar com atrações e alimentação. E ainda voltei com dinheiro. Comprei tudo em yuan mesmo. Nada de dólar. Quando cheguei a Macau, comprei patacas e em Hong Kong, dólar de Hong Kong. O detalhe é que essas duas últimas moedas equivalem em valor. E em Macau se aceita o dólar de Hong Kong e vice versa.

A refeição não é cara. Custa cerca de R$30,00 (em moedas locais) em restaurantes e se vc comer em lugares mais simples, pode raciocinar com uns R$15,00 incluindo a bebida. A China em geral não é um país caro pra se comer.

Na volta eu fui de Hong Kong. De Macau a Hong Kong é apenas 1:20h de barco e pronto. De Hong Kong sim segui pra Singapura e depois Barcelona, depois São Paulo e, finalmente, o Rio. Qualquer dúvida, sintam-se à vontade pra perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
oi Mizangelo Barros,blz?

cara otmo seu relato.parabens,estou indo para Cingapura e depois Pequim,gostaria de saber de vc qto pagou e onde comprou o tour para as muralhas,os que pesquizei ateh agora nao gostei pois param mais tempo em uma determinada loja que mesmo nas muralhas.

vc disse que passou 4 horas nas muralhas,todos os tour que vi nao passam de 2 horas,por favor se puder me dar estas informacoes te agradeco muito,abs

 

 

 

Fala Sérgio, vamos lá...

Eu dei uma sorte, pois após pesquisar no hotel, me ofereceram o valor de 900 iuanes, o que achei caríssimo. Aí eu peguei na rua mesmo, pois tem um monte de gente que te oferece, mas muitos são furadas conforme vc citou. Mas eles ofereciam por 280 iuanes. Fui na parte lotada de turistas mesmo, mas a minha demora pra subir foi devido ao fato de a agente de turismo estar bem mais cansada do que eu (e olha que eu estava quase em óbito, heim....rsrsrsrs) e eu quis dar a volta inteira. Por isso "aproveitei" mais o passeio. Quanto as lojas, realmente levaram e eu apenas entrei na primeira, pois comprei chás, entrei na segunda (ali vi q era furada) e após isso somente pedi pra ir numa loja de sedas. Nada mais do que isso. Muito cuidado, pois tentam te enrolar e tudo. E a melhor parte disso tudo, foi que eu era o único do passeio (tava frio demais) e acabei fazendo amizade com a guia, a qual aproveitou e ficou passeando mesmo....rsrsrsrsrsr... eu tive sorte mesmo. Mas te aconselho a não cair em tudo quanto é chamada. Lembra do que escrevi no relato: quando algo é bom mesmo, ninguém oferece a um estranho. Oferecem a pai, mãe etc... e chegando em Pequim, pode ser ríspido se começarem a te oferecer transporte. PROCURE UM TÁXI LEGAL. Conselho bom, heim meu camarada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

oi Mizangelo Barros,blz?

muito obrigado pelas dicas,tentarei sim encontrar um bom tour....que Deus me ajude,kkk,abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...