Ir para conteúdo

Manaus - Venezuela - Rotas e Meios de Transporte - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Respostas 68
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

(Crédito)Oseas nascimento em 15 set 14,2006

Aproveitei o fim de semana prolongado de 7 de setembro e fui conhecer melhor a GRAN SABANA na venezuela, vou por aqui meu relato de viagem com informações importantes pra quem quer entrar na Venezuela e conhecer aquele pais maravilhoso.

Dia 7/09/06 sai de casa as 5:30 da manhã rumo a Boa Vista no estado de Roraima, fui no meu celta 1.0 que foi bem vistoriado para aguentar os 2600 km que estavam por vir, sai de Manaus ás 6:00 da manha e parei depois de 107 km na cidade de Presidente Figueiredo a famosa terra das cachoeiras lugar muito bonito onde tomei um café da manhã completo, segui em frente tirando a media de 120 Km/hr nos melhores trechos da estrada, mais depois de alguns Km a estrada começa ficar ruim e é quase impossivel andar acima de 100KM/hr, quando chega na reserva indigena no lado do Amazonas a estrada esta muito boa, mais quando entrar em Roraima deve se andar devagar pois a estrada esta muito ruim, depois da reserva a estrada melhora um pouco, mais quando se chega a rotatoria de Rorainopolis a estrada fica horrivel de vez não dá pra andar nem a 30 KM/ph e muito buraco e a viagem fica estressante, são 10 km de buracos e pedaços de estrada, depois a estrada melhora muito e pode se manter a media de velocidade inicial, pra chegar a Boa vista em media se conta 10hs de viangem, tive um pequeno problema, pois de Boa Vista até Pacaraina, divisa com a Venezuela são 220km onde a estrada e boa e da pra se fazer o trecho todo em 2 hs e 15 minutos, mais como sai 5:30 de casa fiquei com medo de chegar e a fronteira estar fechada e não poder entrar mais na Venezuela no mesmo dia, dormi no Hotel Farroupilha em frente a Rodoviaria internacional de Boa Vista, paguei 50 R$ por quarto com uma cama de solteiro e uma de casal + café da manhã(muito bom), mais tem outras opções mais em conta, então deve se sai de manaus as 4:30 ~5:00 para passar por Boa Vista as 15hs e chegar na fronteira as 5:00hs, na fronteira se pede o passaporte que deve ser carimbado na policia federal pra sair do Brasil de todos os passageiros do veiculo, deve se voltar a Pacaraima e bater xerox da pagina principal do passaporte e da pagina com o carimbo da policia federal, se estiver com crinça levar a autorização do juizado de menores pra criança poder viajar,cartão de vacina internacional (amarelo) emitido ao menos 10 dias antes da viajem, xerox do nada consta do veiculo, e do documento do carro pra poder tirar a autorização pra dirigir na Venezuela, depois na fronteira com a Venezuela deve se carimbar o passaporte de entrada e se dirigir ao SENIAT departamento que vai emitir a a utorização de circulação do seu veiculo e sua autorização pra dirigir na Venezuela,Obs: em Santa Helena primeira cidade da vezezuela a dois Km da fronteira não se pode mais abastecer ( no inicio do ano se podia) colocaram um posto a 100 metros da fronteira onde a gasolina custa R$1,15, se vc tiver gasolina pra andar mais 200 Km não coloque neste posto pois nessa distancia da fronteira tem um posto onde se abastece no preço real da venezuela que é de R$0,06 (seis centavos de real um litro), não se esqueça de trocar o dinheiro em Santa Helena pois no resto da venezuela so aceitam o Bolivar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

crédito

24/02/2006 Mapaes

 

Esta é a viagem de 21 dias de Marcelo e Giselle pela Venezuela. Deu-se início no dia 24/02/06 com saída de Belém, local onde residimos. Para economizar tempo (de barco seriam nove dias ida e volta), fomos de avião até Manaus. O vôo atrasou 1 hora. Cheguei às 00:20 em Manaus. Fui recebido pelo meu primo Paulo e sua esposa Ivone. A Giselle também me aguardava, pois ela viajou pela manhã com a BRA (R$ 223,00 tudo) e eu a noite pela GOL (R$ 301,00 tudo). Meu outro primo Glayson (não o via há mais de 15 anos) e sua esposa foram me receber também. Saímos direto para uma pizzaria (bancada por eles) e fomos dormir às 03:00.

 

25/02

 

Acordamos às 10:00 e fomos buscar as nossas passagens Manaus-Boa Vista (R$ 80,00) que compramos com o cartão de crédito VISA pelo 0800-390808 da Eucatur. Fomos tomar café da manhã numa lanchonete chamada "Princesa". É uma rede de lanchonetes em Manaus, Pres. Figueiredo e Rio Preto. Comemos uma tapioca gigante de vários recheios (queijo, presunto, castanha, etc.) no valor de R$ 7,00 cada. Cada uma dá para umas 4 a 5 pessoas. Fomos rodar na cidade e batemos algumas fotos na orla (Ponta negra). Descemos uma escada que da acesso ao rio. Existe um hotel muito lindo chamado "Tropical". Fomos até o aeroporto tentar a possibilidade de adiar por alguns dias nossa passagem de volta pela BRA que já havíamos comprado para o dia 17/03 (sexta). Não foi possível. A BRA cobrou mais de R$ 100,00 reais de taxas por passagem. Retornamos às 12:00 e participamos de um churrasco de despedida na casa do meu primo Paulo. Uma delícia! Às 15:30 fomos até o porto da Ceasa fazer um passeio de lancha até o encontro das águas do Rio Negro e Solimões (nome dado ao Rio Amazonas quando entra no Brasil). Passeio de 30 minutos. R$ 40,00 reais para 5 pessoas. Pulei da lancha e bati foto bem no encontro. Muito interessante, pois o rio Negro não se mistura com o as águas barrentas do Solimões. Nesse porto, chegam as balsas que vêm de Belém e há saída de balsas para as cidades próximas de veraneio. Como era carnaval, havia um engarrafamento grande.

 

 

Em Manaus acompanhados de parentes

 

Retornamos à casa do primo e nem deu tempo para descansar. Terminamos de arrumar tudo, fizemos uns sanduíches para a viagem, tomamos um banho e saímos as 16:15. Era um ônibus de 2 andares. Saímos às 19:00 em ponto. Para nossa surpresa, o nosso amigo Walter (furikuri) tinha conseguido resolver uma pendência e estava no ônibus. Estava indo passar o carnaval em Santa Elena. Seu objetivo era "El Pauji". Chegamos na Rodoviária de Pres. Figueiredo às 20:30 para jantar (20 min). Economizamos no jantar. Comprei balas de gengibre para a garganta (10 centavos cada).

 

26/02

 

Chegamos na rodoviária de Boa Vista (Roraima) às 06:45. O banheiro estava em reforma. O banheiro estava comunitário para homens e mulheres. Pegamos um táxi até a saída da cidade (R$ 4,00) uns 10 minutos, onde pegamos outro táxi para Santa Elena (VE). A parada deles fica em frente a pousada "Talismã". Fechamos a R$ 25,00 cada. De ônibus sai por R$ 17,00 mas demora 4 horas e meia. Se pegar ônibus direto de Manaus, passando para a Venezuela, sai uns 25 a 40 reais a mais por pessoa. Antes de sairmos, lanchamos rapidamente num carrinho de lanches. 1 tapioca com café da manhã R$ 2,00.

 

O taxista (Seu Raimundo) foi buscar mais uma pessoa e seguimos viagem. Neste momento, as montanhas já nos acompanham por todos os lados. No km 100, demos uma parada para esticar as pernas, tomar uma água, banheiro, etc. O motorista era muito simpáticos. Ele nos explicou de um fenômeno que ocorre em uma parte da estrada numa descida, onde o carro é puxado para trás, em vez de descer. Ele parou o carro e nos mostrou.

 

Depois de 2 horas, passamos por Pacaráima (tem a Sefa, Receita, PF, Anvisa), tudo próximo. Logo em seguida (uns 300 metros), já em terra Venezuelana, está a aduana (SENIAT) onde tem que parar para carimbar a entrada na Venezuela. Funciona no horário comercial. Geralmente é tranqüilo. Sempre diga que vai ficar mais do que o tempo necessário. O processo de carimbar geralmente é bem rápido. Seguimos caminho...

 

 

Na fronteira entre os dois países

 

Depois de uns 10 minutos da fronteira, chega-se na cidade de Santa Elena. A rodoviária está na entrada da cidade. Passamos direto. O taxista nos levou ate a pousada do Zé Gregório indicação do furikuri (mochileiros.com) para fazermos o câmbio. Para nossa surpresa a cotação estava 1.000 bs para 1 real, devido o carnaval. Trocamos R$ 3.600 reais. A vantagem é que trocamos dentro do hotel dele. A praça onde o pessoal geralmente cambia, não fica perto da rodoviária. Dá pra ir andando (2 km +-), mas no sol quente cansa bastante. Um táxi sai entre 2.000 bs a 4.000 bs.

 

Ficamos hospedados em uma rua paralela. Hotel Michele R$ 28,00 (apenas com banheiro) para nós três. Procuramos por uma pacote barato para Salto Angel, mas não achamos. Fomos até a oficina (escritório) do Francisco Alvarez da Adrenaline (Cooperativa Maurak) que fica no terminal de pasajero. Vimos que o pacote ia passar o nosso orçamento (R$ 580,00), pois levamos dinheiro a menos. Resolvemos fazer o tour na Gran Sabana (R$ 70,00 ao dia, que dá direito ao passeio, água, refrigerante e cerveja). Gente, vocês nem imaginam como é muito bom. Eu aconselho a todos que estão sem $$ a fazer esse passeio. Fizemos um de 2 dias R$ 140,00. Pagamento na hora. O furikuri desistiu de "El Pauji" pela dificuldade de chegar e retornar do local e foi com a gente. Que passeio!!! Que profissionalismo! A vantagem é que ele sai mais cedo que os outros e chega mais tarde. Faz passeios em lugares não tradicionais. Explica tudinho.Vale a pena sem dúvida!.

 

Retornamos ao Hotel Michele. Almoçamos no restaurante do chinês ao lado. Pedimos um prato de 18.000 BS. Dormimos um pouco a tarde e saímos às 19:00 para rodar na cidade. Tomamos algumas cervejas polar a 1.000 bs. Estava acontecendo algumas festas na cidade com shows. A cidade de Santa Elena é muito legal. Cheia de Montanhas. A noite esfria um pouco e pela manhã faz calor. Andamos muito (4 quadras) até a praça onde ocorre o câmbio. Retornamos ao hotel e resolvemos parar em uma pizzaria em frente ao hotel, chamada Kamadac (a mesma que faz tours para vários destinos). Não sei se era a fome mas estava uma delícia e deu para 3 pessoas! Rodamos mais pela cidade e ficamos assistindo um show de um grupo da terra tocando salsa e tentaram tocar o nosso samba, mas todo descompassado eheheheheh. Rolou depois uma brincadeira no palco com homem vestido de mulher. Era Carnaval!!! Tomamos mais polar Ice, uma espécie de cerveja mais light (todas são muito fracas de teor alcoólico). Dormimos às 01:00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal! Nunca fiz viagens longas fora do Brasil, mas tenho o sonho de percorrer a América do Sul de ônibus da Venezuela até o Chile, visitando pontos turísticos, e então voltar ao Brasil pela cataratas do Iguaçu. Ainda não pesquisei muito sobre isso, mas qualquer informação ou dica é muito bem-vinda. Gostaria ouvir opiniões de pessoas que tenham experiência neste tipo de viagem, inclusive sobre custos. Também não tenho companhia para viagem. Há algum tipo de excussão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Completando as informações acima de Manaus a Ilha Margarita.

Manaus a Novo Paraiso = 520 km - Novo Paraiso - Pacaraima 511 km + 150 a Sta Elena de Uairém, onde é o ideal para fazer o câmbio. Seguindo mais 520 para Puerto Ordaz + 400km para Puerto de La Cruz + 120 Ilha Margarita.

No forum da Venezuela tem informações complementares.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Andre já me ajudou muito, até mudei mes planos....

mas tem algumas coisas que não encontrei na net, se alguem puder ajudar...

Duração do trajeto, Sta Elena - Caracas? horários e valores dos onibus(algo só pra ter uma idéia)? Fora Ciudad Bolívar, tem mais algum lugar que é necessário trocar de onibus?

Se for necessário passar uma noite em alguma dessas cidades, é tranquilo, algum local próximo a rodoviária?

Estou indo sozinho, vou de carona até Boa Vista, se possível uma carona até a fronteira tbm, ::otemo:: , depois é busão mesmo, então essas infotmações podem ajudar!

 

 

desde já agradeço

 

 

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...