Ir para conteúdo

14/06/11 à 04/07/11 Amsterdam/Paris/Basel/Bern/Gruyères/Luzern/Brienzwiller/Lugano e Zurich


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá!!!

 

Comecei a postar sobre a Suíça!!!!

 

O primeiro dia, em Basel, pra nós Basiléia, não é exatamente uma cidade interessante, além de ser pequena. Aqui http://passagenspelomundo.wordpress.com/2011/09/22/entrando-na-suica-basel/ eu conto o susto que levei qdo um homem foi ajudar informando como chegar no hotel e me dizendo que estava fechado para reforma. Fotos da Marktplatz, Elizabethkirche e do centro da cidade.

 

No outro dia, Bern, ou Berna para nós, foi a cidade visitada. Apesar de absolutamente tudo, até o parque (sim, aquele lugar com árvores, flores, etc...) fechar ás 17 horas (meu deus, socorro) e termos detestado o fondue (não todos os fondues, só aquele que estava doce, apesar de ser salgado, pois era de queijo), a cidade é bonitinha com suas fontes, seu Zygotte, o Naturisches Museum. Bernishes Historisches Museum é regular. Fotos com o rio Aare de fundo vão ser a melhor vista da cidade, já que o rio é de um azul bem clarinho, azul-bebê, lindo. Sobre Bern, o link é o http://passagenspelomundo.wordpress.com/2011/09/26/bern/.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

O segundo dia de Bern, usamos para visitar a cidade de Gruyères... neste link segue o relato http://passagenspelomundo.wordpress.com/2011/09/29/gruyeres/.

A cidade apesar de bem pequena é linda, com um castelinho com uma vista de montanhas e vales extraordinária, q dá inclusive pra sair nas fotos pois tem uma mureta, e sentando nela (que é bem larga, sem perigo de quedas, acredito eu) dando ótimas fotos mesmo.

O castelo também é interessante, já a Maison du Gruyères, que fala sobre a fabricação do queijo do mesmo nome, é bem sem graça....lá também comi Raclette um prato tipíco da Suíça, que explico como é no post.

 

Luzern tive que dividir em duas partes (melhor cidade no quesito estadia e visitação da Suíça que visitei), porque como foram 3 dias, e no dia do meio o passeio foi em outra cidade. Nesse primeiro dia visitei a Spreuerbrucke, Museggmauer (q dá ótimas vistas da cidade do rio reuss), Kapelbruncke, Bourbaki (chatíssimo, e sem graça) e Lowendenkma. Neste post, reclamo uma eternidade do serviço que os suíços prestam quando o assunto é atendimento em restaurantes (não que os outros atendimentos sejam melhores, é q foi gritante de ruim, mesmo) em http://passagenspelomundo.wordpress.com/2011/09/29/luzern-parte-1/.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi pessoal,

 

Vou postar o dia que visitei Brienzwiller, porque além de ter achado uma lugar bem legal, não é exatamente conhecido. Freilichtmuseum Ballenberg é um museu ao ar livre, que se estende numa fazenda com lindos exemplares de chalés suíços, que vão se diferenciando na medida que pertendem a outro cantão (região, seria o equivalente para nós). Quem visitar Luzern, Bern ou Interlaken consegue vistá-lo, pois é perto. Além dessa região ser linda, ótimas fotos e lembranças.... (quem ñ estiver visualizando as fotos, acesse no meu blog este link http://passagenspelomundo.wordpress.com/2011/10/01/freilichtmuseum-ballenberg/, é uma grande pena, mas as vezes as fotos não abrem todas, por isso costume só postar o link do meu blog, ao invés do relato com as fotos aqui)

 

28/06/11 Freilichtmuseum Ballenberg

 

 

Após o mega café da manhã maravilhoso do hotel, fui para a estação de trem para visitar o Ballenberg. De Luzern, Bern ou de Interlaken é entre 1 e 1:30 de viagem. De Luzern basta pegar um trem para Interlaken e descer em Brienz e na estação de trem mesmo tem um ônibus que deixa na porta do Ballenberg.

 

ATENÇÃO: Pode ir sem medo pela minha informação, pois se você for procurar no informativo com os destinos e paradas dos trens, não vai constar em lugar nenhum que o trem que parte para Interlaken para em Brienz, mas vai parar. Entrando no trem, tem um mapinha como do metro com vários nomes de cidadezinhas...

 

ATENÇÃO DE NOVO: O trem não pára em todas, e como você vai saber em quais ele pára????? Hhahhaha, não vai ficar sabendo.... porque essa informação não tem em lugar nenhum... bem vindo ao suposto "primeiro mundo". Você vai ter que acreditar no que te falo, ele vai parar em Brienz e também para numa cidade chamada Brunig, que também serve como eu mesma constatei. Claro que para garantir pergunte no centro de informações!!!!! Quem sabe ele não melhoraram o serviço ruim deles, né....

 

Após perguntar no centro de informações, pra mulher que confere os bilhetes antes de entrar no trem, depois de entrar no trem, e após ver o mapa perguntar de novo.... não muito convencida sentei numa poltrona defrente pra um americano de uns 20 anos, e logo apareceu duas teens indianas.

 

A PAISAGEM É SIMPLESMENTE LINDA!!!!!!!!!!!!ÓTIMO PASSEIO!!!!!

 

Logo estava eu fotografando a paisagem, com as indianas lendo em inglês Harry Potter e me olhando como se eu fosse um óvni, toda vez que eu pega a máquina, e o americano ria de ver a cara delas.... Então a paisagem começou a ficar mais linda mas eu estava sentada contra fluxo.

 

A janela era semi panorâmica e dava pra abaixar metade dela, ótimo... porque o trem não tinha ar condicionado e estava fervendo apesar de nem ser 10 horas (e depois ainda tenho que escutar que os trens suíços são bons, sim, claro.... comparado com os da CPTM que vão pra Pirituba é melhor, mas é lento tanto quanto, e balança mais ainda)

 

20111001135842.JPG

 

Como eu adoro cavalheiros.... o americano resolveu oferecer o lugar dele para que eu pudesse fotografar melhor a paisagem... não é fofo?????

 

Depois ele foi me contando que estava na Suíça tinha mais de um mês, e não era pra estudar, era só turismo mesmo.... é... ninguém é perfeito, né!!!!

 

Tem gente que não entende porque viajei dois meses só pela Itália, e estava lá eu sem entender como alguém pode ficar um mês inteiro na Suíça... gosto cada um tem um....

 

Fotinhos da viagem de trem....

 

20111001140100.JPG

 

20111001140245.JPG

 

Opa, e mesmo no verão, se pode ver picos nevados ainda…..

 

20111001140522.JPG

 

São lugares como esse que fazem a Suíça valer a pena, apesar de todos os contratempos e serviços horrivelmente mal prestados, preços altamente inflacionados, e um marasmo de fim de tarde/noite, são esses lugares que fizeram valer a pena a viagem (e algumas outras vistas, distribuidas em outros posts, rsrsr), segue o lago Lungernsee:

 

20111001140819.JPG

 

Desci em Brunig, peguei o ônibus que já estava de saída, e em 5 minutos estava na porta do Freilichtmuseum Ballenberg.

 

Acho que está na hora de eu explicar o que é esse museu. Bom, é uma fazenda de alguns hectares (rsrsrs, ninguém escapa de umas bolhas no pé) que tem distrubuido vários chalés de todas as regiões suíças (os tais cantões), que variam de acordo com as mesmas.

 

A entrada é 20 CHF (gratuito pra quem tem o passe), e não se esqueça do mapa, porque você vai precisar. Vale muito à pena, pois quase todos são abertos à visitação, mobiliados de acordo com os costumes da época em que são datados e região. Alguns são sobre a fauna e flora local, alguns tem animais de fazenda. e conta com bicas d’agua e três restaurantes com comidas do campo (com preços bons, principalmente por não ter outras opções).

 

20111001141244.JPG

 

20111001141541.JPG

 

20111001141753.JPG

 

Estava um lindo dia, um solaço de derreter, sem nuvens, o que me chamou a atenção era que os treinamento dos caças de guerra passavam de tanto em tanto tempo, com aqueles sons característicos….

 

Daí eu encontrei uma frutinha….

 

20111001141926.JPG

 

Uma vez fui no pico do jaraguá com o que era na época meu namorado, e logo que desci do carro vi morangos silvestres (parecem com fambroesas mas são azedos) e já fui pegando e comendo, quando olhei pro lado eu vi a cara do meu ex de "o que diacho essa doida está fazendo?".... Eu só não experimentei porque não tinha idéia do que era. Na verdade não experimentei porque estava numa fazenda gigantesca e sem quase ninguém por perto, hahhahahaa.

 

Tinha um chalé que mostrava a fabricação de queijo artesanal, e tinha os sinos das vacas (que elas usavam pra melhor identificar sua localização)....

 

20111001142407.JPG

 

E logo se podia ouvir os tais sinos, nas tais vacas suíças, e eu estava saindo do tal chalé, e rente a "cerca" tinha uma vaca pontecialmente estressadíssima, porque estava com um bezerrinho bem novinho, um pouco longe dela, então ela mugia e balançava furiosamente o sino... existia a vaca, a cerca, eu num caminho estreito e o chalé, então tive que esperar o bezerro alcançar a mãe histérica dele, pra poder passar ser quase levar um chifrada ou sinada, hahahahhahaha.

 

20111001142750.JPG

 

20111001143111.JPG

 

20111001145509.JPG

 

20111001145831.JPG

 

Após um tempo, entrei num pequeno bosque, bem pitoresco, com bica natural, que dava acesso a uma outra área do museu, já que ele é todo subdividido por cantão, e nada fica aglomerado.

 

20111001150032.JPG

 

Vinhedo, as uvas ainda estão bem pequenininhas, fico imaginando como estariam no fim de agosto....

 

20111001150248.JPG

 

20111001150621.JPG

 

20111001150935.JPG

 

Que cor engraçada dessa galinha (que aliás não foi a única que encontrei no caminho, cabras, coelhos, porquinhos, entre outros aninais de fazenda estão por lá em várias partes)

 

20111001151103.JPG

 

Uma sapataria antiga, e na parte de cima do chalé (e haja escadinha de madeira apertada e quase testadas em madeiras....) um quarto dos antigões, até com foto....

 

20111001151212.JPG

 

20111001151404.JPG

 

Então resolvi almoçar, é verdade que o cardápio é limitado, mas tudo é artesanal feito com os produtos da fazenda.

 

Achei uma parte de uma mesa na sombra, que ninguém merece comer num sol de 38ºC.... digo uma parte da mesa porque são aquelas mesas enormes com bancos, e várias pessoas dividem elas sem problemas, depois chegaram duas senhorinhas pra comer "junto" comigo.

 

O prato que escolhi foi uma massa alpina, hahahaha. A modo dos alpes, enfim, era um macarrão de tubo com molho de queijo, batatas e linguiça, salpicado com cebola seca e adocicada, mais um potinho que veio purê de maçã (não entendi muito como era pra comer ambos juntos, então comi, o tal purê depois, que estava geladinho!!!!, mas era clara a idéia de que fazia parte do prato e não que era a sobremesa) 19,40 CHF.

 

20111001151647.JPG

 

E continuei a explorar o museu a céu aberto, com seus caças a passarem em formação de V....

 

20111001151852.JPG

 

No fundo uma queda d'água!!!!

 

20111001152106.JPG

 

20111001152434.JPG

 

20111001153120.JPG

 

20111001153318.JPG

 

20111001153505.JPG

 

Como já estava bem cansada, e já eram quase 16 mesmo, resolvi pegar o ônibus de volta, e logo apareceu um piralho de uns 19/20 falando em alemão, que obviamente não falo nada, dizendo que o inglês dele não era muito bom, que o francês sim, era bom…. entrei no ônibus e o tal Gabriel veio com seu iphone tentando formar frases pra eu lhe responder, hahahahhaha. Esses gringos são tão engraçados!!!! A sorte que eu ia pra Luzern e ele pra Bern, ou ia mais uma hora, pensando em como estava feliz de estar sozinha até ele aparecer, com ele e seu iphone me enchendo de perguntas….

 

Aproveitei pra tomar cerveja com meus pais quando cheguei e comer algo, e depois fomos dar um passeiozinho pra pegar água na fonte…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Quase terminando..... ::hahaha::

 

Bom a parte de Luzern foi finalizada neste post http://passagenspelomundo.wordpress.com/2011/10/06/luzern-parte-final/ onde relato a visita que fiz no ótimo museu Verkehrshaus der Schweiz, que apesar de nome estrambolico é sobre os meios de transportes, muito grande, e se pode entrar em trens, aviões, barcos, etc, com boas informações em 4 idiomas, apesar de ser carinho.....

 

No outro dia seguimos para Lugano, e no post http://passagenspelomundo.wordpress.com/2011/10/09/lugano/, conto sobre a viagem panorâmica que começou num barco no lago de Luzern, passou pelo tunel de St Gotard e terminou numa cidadezinha identica ás italianas, Wilhelm Tell Express. Fotos dos dois dias e das viagens panorâmicas também postei é claro.

 

Próxima (e ultima cidade) será Zurich, e também ultimo post, já que terminei a viagem nela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Vanessa, a Suiça é muito bonita mesmo. Valeu pelas contribuições com o relato, tô curtindo. Sua família é bonita! Tô indo com minha mãe e irmã agora para passar o ano novo em buenos, é a primeira vez que viajamos apenas nós, espero que seja legal também.

Quando é a próxima trip? Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Daniel,

 

Obrigada!!!!!!

 

Pois é viajar sozinha é uma coisa, viajar com a familia (pais, irmãos) é outra, e tbém com amigos/colegas/primos e desconhecidos outra ainda. Acho q no ultimo caso, as pessoas ficam mais nas delas e todos tentam um acordo. Já com a familia é divertido, pq vc visita junto, compartilha, mas dá muito trabalho chegar em acordos. Acho q pesou um tanto pra mim pq fiquei responsavel por eles, quase q integralmente, depois de uns dias começou a cansar, já q nem agua eles bebiam sem mim... e sabe como são os pais né, mesmo sendo a minha 4º viagem pra fora e deles a 1ª, queriam palpitar em coisas q eles ñ sabem como funciona, ::dãã2::ãã2::'> . Apesar disso, nos divertimos!!!

 

Então a próxima vou pro centro e sul da França, já está tudo organizado, as cidades grandes e as pequeninas de algumas regiões. Vou agora dia 26/10 e volta dia 15.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Bom, finalmente terminei de escrever sobre a minha viagem, após dois meses do começo, mas antes tarde do que mais tarde (porque sempre termino)!!!!!

 

O último post foi sobre Zurich, a cidade das garrafas de bebidas alcoolicas quebradas em toda a parte, e dos lixos na rua, do não ter nada pra fazer, e de ser expulsa até de uma igreja, pois um coral ensaiava. Do Dayroom e minhas passagens duas vezes na imigração de Zurich, e das duas cenas de puro racismo que assisti no voo Zurich-Paris.

E poucos fotos, pq Zurich realmente é decepcionante.... http://passagenspelomundo.wordpress.com/2011/10/13/zurich/

 

Minha próxima viagem será pro centro e sul da França daqui alguns dias, então realmente já estava na hora de terminar de falar dessa.

 

Então acho que é isso.... me apaixonei por Amsterdam, seus lindos canais e bela arquitetura, apesar do tabu que existia e ainda existe (que não concordei desde o dia que tirei o pé dela, tamanho é o exagero) nessa cidade maravilhosa e simpática. Revi Paris, que é muito clássica, que dá ótimos passeios por vários bairros, e tbém explendido museus desde o colossal Louvre até o pequeno Gustave Moreau, com suas igrejas de enormes vitrais coloridos, e sua comida (q pode inclusive ser barata). Da Suíça trouxe perfeitas fotografias de montanhas, vales e lagos azuis, cidades como Luzern e Gruyères foram o top, além do ótimo museu aberto Ballenberg que postei aqui na integra.

 

E que venha a próxima.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acabei de ler seus relatos, inclusive o de Zurich e não acredito que visitamos o mesmo país! Estive lá no final de agosto e não vi nada do que você comentou, como sujeira, vômitos, trens péssimos, sacolejantes, barulhentos e mal sinalizados, inclusive você comentou que não gostou do aeroporto de Zurich, muito pelo contrário, eu até tirei fotos tamanha a organização e espaço do aeroporto. Também achei o povo muito simpático e prestativo, chegando ao ponto de uma atendente de uma confeitaria desenhar uma pera para me explicar do que era feito o doce que eu estava querendo. Passei duas semanas lá, almoçando ou jantando, e apenas em um lugar o atendimento foi demorado. Também encontramos muitas coisas para fazer, não achei as cidades entendiantes, quero até voltar de novo pois deixei de fazer muitas coisas e visitar muitos lugares por falta de tempo. Enfim, de todos os países que já visitei, sem dúvida a Suíça foi o mais organizado e limpo, com as paisagens mais bonitas, e o povo mais educado que conheci.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Ah com certeza não visitamos o mesmo país pelo que vc está dizendo!!!!

 

Inclusive tenho certeza de cada virgula de critica que fiz a ele, pelo que vi, vivi e recordo. Mas claro, cada pessoa tem uma opinião e um conceito diferente para as coisas, vc deve conhecer um monte de gente q concorde com o q vc acha da Suíça e eu tbém conheço um monte de gente q concorde com o q eu achei da Suíça.

 

Eu fiquei mil vezes melhor na Holanda, França, Itália e México.

 

Tbém já escutei gente falando q em 3 dias já se visita tudo o q tem em Paris, que a Itália só tem coisas velhas, q em Amsterdam só tem maconha e prostitutas na cidade, e assim como vc achei q não tinha visitado o mesmo lugar q eles.... q vai se fazer né??? Não existe uma verdade pra coisas, cada um tem uma....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Realmente, cada um tem uma concepção e não duvido do que você vivenciou, mas fatos são fatos e não vi sujeira na Suíça nem falta de pontualidade nos trens, prá ficar em dois exemplos. Não são coisas subjetivas. Em compensação, quando estive em Amsterdam, que você achou limpa, havia montanhas de lixo por todos os lados, pior que em Nápoles. Talvez a urucubaca te pegou na Suíça e comigo ela passou longe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...