Ir para conteúdo

Lençóis Maranhenses- 6 Dias (Barreirinhas/Atins/Santo Amaro/São Luís )


Posts Recomendados

  • Membros

Com a ajuda de alguns relatos postados aqui no mochileiros.com, organizei minha viagem para os Lençóis Maranhenses. Aproveitamos a semana do Rio +20, pois devido ao evento, ficamos 4 dias de folga. Fomos em um grupo de 6 pessoas.

 

Primeiro Dia - 20/06/2012

 

São Luís - Barreirinhas

 

Chegamos no aeroporto de São Luís às 2:40 da manhã e marcamos com uma van para nos buscar e levar direto à Barreirinhas. Ja tinha entrado em contato com a van 1 semana antes da viagem. Essa van é do Sr. Edilson (tel: (098) 9133 1187, (098) 9608 6521). Ele cobrou R$35,00 por pessoa, preço um pouco mais caro que o ônibus da Cisne Branco (R$28,00), pois o Sr. Edilson nos buscou de madrugada, visto que o horário mais cedo do ônibus sairia às 06:00 da manhã.

 

A van nos deixou na porta da pousada que tínhamos feito a reserva: Pousada da Deusa (Tel: (098) 3349 1133). A dona Deusa cobrou R$ 85,00 por casal em um quarto com ar condicionado. A pousada é bem simples, porém muito boa. A vantagem dessa pousada era que além da Dona Deusa conseguir passeios mais baratos, podíamos pagar tanto a hospedagem quanto os passeios no cartão de débito ou crédito. Ah, e por falar em cartão, vi alguns relatos falando que la não tem banco, mas vi uma agência do Banco do Brasil e uma agência nova do Bradesco, porém ouvi dizer que as vezes os bancos ficavam fora do sistema. Então sugiro que ja levem o dinheiro para Barreirinhas.

 

Como chegamos em Barreirinhas quase às 7:00 da manhã, começamos a fazer os passeios na parte da tarde. Acho até mais vantajoso fazer o passeio na parte da tarde pq podemos ver o pôr do sol das dunas, que é lindo d+.

O primeiro passeio foi o Circuito Lagoas Azul, Esmeralda e do Peixe. Esperávamos encontrar as lagoas cheias, pois fomos agora no mÊs de junho (época de cheia nos lençóis), mas esse ano quase não choveu por la. Os moradores falaram que foi um dos piores invernos que ja presenciaram. Sendo assim, só conseguimos nos refrescar na Lagoa do Peixe, que é uma lagoa permanente.

A foto abaixo, é a Lagoa Azul (seca)

 

20120628105431.JPG

 

 

Lagoa do Peixe

 

20120628110701.JPG

 

Esse passeio do circuito das lagoas foi R$40,00 por pessoa (contato da Dona Deusa). Achei esse passeio divertido por causa do trajeto com a Toyota. Esse teve bastante emoção! rs Parecia que estávamos participando da corrida maluca, pois tinham outras toyotas fazendo o mesmo passeio, e cada vez que a nossa 4x4 cortava o carro da frente a galera aloprava.. Quanto mais pilha colocávamos no motorista pra passar todos os carros, mais ele se empolgava rs

 

Segundo dia - 21/06/2012

 

Passeio Rio Preguiças

 

Nesse dia estávamos querendo fazer o passeio da Lagoa Bonita, porém os guias disseram que estava completamente vazia. Então, tivemos que fazer o passeio do Rio Preguiças. O passeio é feito em uma voadeira (lancha) que para em três comunidades: Vassouras, Mandacaru e Caburé. Esse passeio custou R$ 45,00 por pessoa.

 

A princípio eu não estava mt animada com esse passeio, pois pelo que tinha lido por aqui, não tinha achado mt interessante. No final das contas, achei o passeio bem legal.

 

20120628114719.JPG

 

A voadeira segue pelo Rio Preguiças chegando primeiro em Vassouras. Essa parada é apenas para ver os macaquinhos e as dunas.

 

20120628114847.JPG

 

Depois, seguimos para Caburé. Normalmente, os guias levam os turistas primeiro para Mandacarú e depois seguem para Caburé, mas o nosso guia disse que iria ter uma fila mt grande para subir o farol que fica em Mandacarú, então optamos por ir para Caburé primeiro. Achei bem melhor, pq qd chegamos lá, só tinha apenas o nosso grupo e o msm aconteceu qd chegamos em Mandacarú.

 

O almoço acontece la em Caburé, então os guias nos deixam em frente aos restaurantes para fazer o pedido da comida enquanto damos um passeio pela praia. Os restaurantes de frente para o rio são mais caros. Encomendamos um prato de R$ 50,00 eque serve 2 pessoas, isso pq pedimos desconto, pois na verdade era R$ 60,00.

 

Fomos então até a praia, enquanto nosso almoço não ficava pronto. No caminho, encontramos o Bar do Celso. Ele faz ótimos preços! Ficamos mt chateados por ja ter encomendado o prato no outro restaurante, mas como o Sr. Celso estava cada vez mais diminuindo o preço das porções para comermos la, decidimos comprar porção de camarão e um robalo com ele. Os camarões e os robalos eram grandes, fartos e mt gostosos, além de sair em conta. Saiu R$ 15,00 por casal (éramos 3 casais), nem acreditamos.

Os caras dos restaurantes onde os guias nos deixam falaram que não iríamos achar pratos mais baratos em outros lugares, o que não é verdade. Falei isso com o Sr. Celso e ele me disse que o restaurante dele não é divulgado pq os guias ja deixam os turistas nos restaurates careiros. Então aproveito p divulgar aqui o Bar do Celso, que é gostoso e barato.

 

20120629101400.JPG

 

Depois de petiscar, fomos dar uma nadadinha na praia. Estava maravilhosa! Como estava com banco de areia, tinha formado uma piscininha na praia.

 

20120629101742.JPG

 

Voltamos no horário combinado para almoçar e depois tiramos uma sonequinha nas redes do restaurante.

Em seguida, seguimos para a Vila de Mandacarú.

 

Logo que chegamos foi muito engraçado. Mal saimos da lancha e ja vieram uns 5 menininhos falando poesias, tinha um que devia ter uns 5 anos...Eles eram lindos.. Eles cobravam 1 real ou o que dessem para que eles fossem nossos guias mirins.

Subimos o Farol Preguiças e tiramos várias fotos do encontro do Rio Preguiças com o mar. Lá tb tem a feirinha de artesanato, que não é grande, mas tem umas coisinhas interessantes.

De Mandacarú, voltamos para a pousada da Deusa, onde ja estávamos programando o passeio do dia seguinte.

 

Terceiro Dia - 22/06/2012

 

Passeio Atins

 

Nesse dia eu estava querendo conhecer Atins. Vi aqui em alguns relatos, falarem de uma toyota de linha que leva os moradores de Barreirinhas até Atins por R$ 15,00. Não foi mt difícil para encontrar o motorista dessa toyota, pois ele faz ponto final em frente a pousada da Deusa, e por acaso ao conversar com um guia, ele me disse da toyota (possui um escudo do flamengo na porta) que estava parada em frente a pousada. Fui falar com o motorista, Lucimar (098) 8871 8498, e ele disse que faz a linha até Atins, porém, para ir à Lagoa Verde, eu teria que descer no ponto final e pegar uma toyota de passeio, sendo assim sairia uns R$ 65,00 no total, pois vi em relatos que o passeio la em Atins é cobrado por R$ 50,00. O tempo de ida até Atins é de 1:30 h, e mais 20 min até o canto de Atins e mais 30 min andando nas dunas até a Lagoa Verde.

 

Geralmente, o passeio direto de Barreirinhas até Atins sai entre R$ 80,00 e R$ 100,00 (pelo que ouvi falar), porém o Lucimar nos ofereceu o passeio completo (Barreirinhas até a Lagoa Verde em Atins) por R$ 430,00 o grupo todo. Como éramos 6 pessoas, pensamos em arrumar mais 4 pessoas para lotar a toyota que tem capacidade de 10 pessoas no total, pq daí pagaríamos R$ 43,00 cada um. Encontramos um casal que ia pagar R$ 80,00 pelo passeio com uma das empresas de turismo, então eles toparam na hora de ir com agente. No final das contas, deu R$ 53,75 para cada pessoa. Como o Lucimar fez um preço de amigo, como ele mesmo dizia, decidimos dar cada um R$60,00.

 

No caminho à Atins, o Lucimar perguntou onde queríamos encomendar o almoço. Tínhamos a opção do restaurante da Luzia ou do Antônio, ambos no Canto de Atins. Ja sabíamos que o restaurante da Luzia era o mais famoso por causa dos camarões grelhados, mas no restaurante do Antônio tb tem esses camarões que são um sucesso e uma cocada deliciosa (apenas 1 real). Parece que a ex cozinheira da Luzia é a esposa do Antônio (atual cozinheira do restaurante - Dona Magnólia). Pedimos o prato do camarão grelhado para o grupo. Foi bastante regado, comemos p caramba e ainda conseguimos desconto. Saiu R$ 25,00 para cada um.

Fizemos o pedido e partimos para a lagoa.

 

Não achei a Lagoa Verde tão bonita quanto o pessoal falou, é até bonita, mas ñ foi a mais bela. Gostei mesmo pq lá não tinha tanta gente quanto tinha nas lagoas de Barreirinhas... O melhor da viagem ainda estava por vir!

 

20120629101848.JPG

 

Após o banho na lagoa, voltamos para o restaurante do Antônio para almoçar e dali voltamos para Barreirinhas.

À noite fomos a festa do Bumba Meu Boi que estava tendo em Barreirinhas em frente à igreja. Não vi os turistas por la, só vi moradores da região msm. Os turistas ficavam na Beira Rio, que é onde tem os restaurantes e música ao vivo em alguns deles. A festa foi linda, as músicas ficaram na minha cabeça até hj.

 

Quarto Dia - 23/06/2012

 

Barreirinhas - Santo Amaro

 

Acordamos bem cedinho para a nossa ida a Santo Amaro. Não existe uma van que faz esse percurso direto. Tivemos que ir de Barreirinhas para Sangue e depois de Sangue para Santo Amaro. Não tem erro. Já tínhamos marcado no dia anterior o contato da van que vai até Sangue (acho que o nome dele era Seu Antônio - tel: (098) 3349 0575 - preço R$ 5,00) e o contato da toyota que vai de Sangue para Santo Amaro (Seu Bebé - (098)3369 1145/ 9969 2165- R$ 20,00). Os horários da van são bem cedo. Saímos de Barreirinhas às 5:30 e chegamos quase às 7:00 em Sangue. Saímos de Sangue às 7 e pouquinho, pois seu Bebé queria lotar a toyota para poder seguir até Santo Amaro. Chegamos em Santo Amaro às 9:00 da manhã.

Sugiro que programem bem essa viagem, por ja vi relatos de pessoas que ficaram presas em Sangue, pois não conseguiram uma van para Sto Amaro, por esse motivo, agendei tudo um dia antes.

 

É importante falar aqui, que a viagem para Sto Amaro é cansativa, pois a estrada é toda de terra, por isso, é feito por uma toyota. Apesar disso, achei bem tranquilo. Se vc é fresco, não vá! rs Mas vale mt a pena, principalmente se as lagoas estiverem cheias.

 

Durante a viagem, vimos muita seca na região. Os moradores falavam de vários lugares que eram para estar cheios durante o percurso, e não víamos uma gota d'água.

Seu Bebé queria fechar um passeio com agente, mas não acho uma boa, pois ele faz serviço de linha e as pessoas que moram em Sto Amaro falam que é melhor fazer com toyota específica para passeio, pois eles conhecem mais as dunas.

A toyota nos deixou em frente a pousada que reservamos - Hospedaria Lagoa Azul - da Dona Neusa (098) 3369 1294. Ela cobrou R$ 80,00 para quarto de casal com ar condicionado e R$ 65,00 sem ar condiconado. A hospedaria é simples, porém ela oferece uma comda caseira muito gostosa por R$ 10,00. A dona Neusa pergunta o que queremos comer e ela faz tudo fresquinho. Queríamos o tal do camarão da malásia, que dizem que é mt grande, mas infelizmente não estava na época do camarão.

 

O marido da Dona Neusa (Seu Toninho) faz passeio com a Hilux dele, então logo que chegamos ja marcamos os passeios da parte da tarde.

Como as lagoas estavam vazias e o tempo era curto, optamos por fazer passeios diferentes dos ja relatados aqui no mochileiros.

Nesse dia fomos para a Lagoa da Gaivota, só para ver a vista das dunas, ja que a mesma estava seca demais; e a Baia das Pacas para banho.

As dunas em Sto Amaro são bem mais próximas do que os passeios das lagoas de Barreirinhas, além de ser bem mais barato, pois normalmente eles cobram por carro, ao invés de ser por pessoa. O preço saiu R$ 120,00 para o grupo, ou seja, R$ 20,00 para cada um.

 

Abaixo, foto da Baia das Pacas.

 

20120629102015.JPG

 

Quinto Dia - 24/06/2012

 

Como íamos embora as 1:30 da tarde para São Luís, agendamos de sair bem cedinho para o passeio da Lagoa Betânia. Tinha muita coisa p conhecer la, mas ñ tivemos tempo.... Sugiro que fiquem mais dias em Sto Amaro..Lá é lindo demais..fiquei encantada...Fiquei só imaginando se as lagoas estivessem cheias... o percurso da água da lagoa se dá entre as dunas.. é td mt lindo!!! Na minha opinião, Sto Amaro ganha de 1000 a zero de Barreirinhas por vários motivos. Entre eles posso citar: pouquíssimos turistas (só tínhamos nós rs), dunas maiores, lagoas maiores e mais bonitas, passeios mais barato, são mais pertos, o caminho até as dunas é lindo, entre outros...Porém, a infra-estrutura de Barreirinhas é bem melhor.

 

A Lagoa da Betânia tem dois lados, porém só conhecemos um lado. Já fiquei encantada só de conhecer essa parte.

 

 

20120629102044.JPG

 

Seu Toninho nos contou que o filme A casa de Areia:

foi gravado lá em 2004. O povo la de Sto Amaro ficou mt feliz pq entrou mt dinheiro la p eles. Praticamente todas as pousadas foram alugadas por bons preços. Ele disse que foi uma grande movimentação na cidade, pois todos estavam trabalhando no filme. Ele contou tb que teve até gente de Sto Amaro que foi embora junto com pessoas que trabalharm no filme, como o caso de uma mulher que se apaixonou e foi embora com um dos caras da produção e um caso de um menino que foi embora pra trabalhar com uma das atrizes. Foram 3 meses de mt trabalho.

 

Depois de tanta conversa na Lagoa da Betânia, seu Toninho nos levou a cachoeiras, que na verdade, é uma corredeira, pois não fomos na queda d'água. Era tb mt bonito.

 

20120629102122.JPG

 

Sugiro que se forem p Sto Amaro que levem dinheiro, pois n vi lugares que aceitem cartão. O único banco que vi foi o Bradesco que estava fora de serviço.

 

Fomos embora..Chegando na pousada almoçamos correndo, pois tínhamos marcado com o Seu Bebé as 13:30 para nos levar para Sangue.

 

Chegamos em Sangue e esperamos mais ou menos 1 hora até chegar uma van para nos levar até São Luís. Nossa sorte foi que o Seu Bebé ja tinha marcado a van p gente, pois la de Sto Amaro eu não consegui ligar p marcar pq o celular la não pega, além disso, não tínhamos acesso a orelhão.

 

Essa van era do Joaninha (Tel: (098) 3238 4256) - preço: R$ 25,00

 

A van do Joaninha nos deixou em frente a pousada que reservamos: Pousada das Águias - tel: (098) 3231 3022 - preço:R$ 90,00 o casal com ar condicionado. Queríamos ficar no albergue Solar das Pedras - tel (098) 3232 6694 - preço:R$ 28,00 por pessoa, mas ñ tinha vaga.

 

Chegando na pousada, deixamos nossas malas nos quartos e fomos direto para a festa do Bumba Meu Boi. Joaninha nos levou por mais R$ 10,00 de cada pessoa. A festa é bem divertida, tem uma energia mt boa!!

 

20120629102223.JPG

 

 

 

Sexto Dia - 25/06/2012

 

Esse era nosso último dia. Acordamos cedo para conhecer o Centro Histórico. La tem várias coisinhas p comprar em lojinhas de artesanato, mas n achei nada barato. Como ja foi relatado aqui por outra pessoas, o centro histórico eh meio acabadinho. Pessoalmente, eu ñ gostei. Na verdade só achei que valeu a pena ir para São Luís para conhecer a festa do Bumba meu Boi.

 

Na parte da tarde voltamos para o RJ.

 

 

20120629102310.JPG

 

 

Sugestões

 

Se eu voltasse para os Lençóis Maranhenses:

 

- Ligaria antes para saber se as lagoas estão cheias (deixamos de fazer vários passeios legais por causa da seca)

 

- Ficaria menos tempo em Barreirinhas e mais tempo em Sto Amaro.

 

- Levar dinheiro para ñ correr o risco do banco estar fora de sistema (o que não é difícil de acontecer)

 

- Levar protetor e repelente - tomei a vacina da febre amarela (ñ é obrigatório, mas aconselham tomar)

 

ADOREI OS LENÇÓIS, espero um dia poder voltar!!!!!!

 

Demorei uns 2 dias para escrever meu relato, mas queria mt compratilhar aqui com vcs, tanto para poder ajudá-los sobre os passeios, quanto para poder divulgar o trabalho das pessoas que conheci por lá.

 

Espero poder ter ajudado. Se alguém precisar de um help, estarei disposta a ajudar! :D

Link para o comentário
  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Legal, estou com passagens compradas para São Luiz com a ida em final agosto, vou com minha namorada e depois vou até Natal (ou onde conseguir chegar) até início de outubro, rsrsrsrs... conheço São Luiz e Alcantara, porém nunca fui aos lençóis, mas no fim de agosto estarei lá! Espero que esteja menos seco que agora, meu percurso vai seguir de São Luiz para Santo Amaro, pelos relatos que vi aqui no forum me pareceu melhor, depois vou para Atins, Delta, Camocin, Jeri e por aí vai... existe condução direto de Santo Amaro para Atins??

Link para o comentário
  • Membros

Oi Diógenes,

 

Essa sua viagem vai ser mt boa..os lugares são maneiríssimos!!

 

Sobre a sua pergunta, sei que ñ tem condução de Sto Amaro direto p Atins. Para sair de Sto Amaro, vc tem q ir p Sangue para de lá poder pegar condução para outro lugar. De Sangue tem van para Barreirinhas e São Luís, porém tenho quase certeza que não tem para Atins.

 

Sugiro que vc ligue para o Seu Bebé: (098)3369 1145/ 9969 2165 que é o Senhor que faz a linha Sangue-Sto Amaro, ou para o Seu Antônio - tel: (098) 3349 0575 que é o moço que faz a linha Barreirinhas-Sangue. Eles vão saber te informar melhor ou pelo menos te dar uma luz.

Link para o comentário
  • Membros

Realmente, Atins é encantador! Mas achei que vocês pagaram um pouco caro para ir até lá! Ano passado estive em Barrerinhas e no Atins. Fui de lancha pelo Rio Preguiças e voltei de toyota. Porém, lembro que paguei em torno de 15,00 na volta. Claro, antes conversei com o moradores de lá e fui informado que diariamente sai um carro para Barrerinhas que custa esse valor! Mas de qualquer forma parabéns pela trip! Lindo demais! Quando puder visite o estado de Sergipe. O litoral norte tem lindas praias e um campo de dunas tão lindo quanto os Lençóis Maranhenses. Esse lugar se chama Lagoa Redonda! Vale muito a pena!! :)

Link para o comentário
  • Membros

Oi Victão,

 

Atins realmente é encantador, pena que só fiz uma visita rápida.

 

Na verdade pagamos esse valor mais caro pq além dele nos levar para Atins, ele fez tb o passeio até a Lagoa Verde. Se eu quisesse ir apenas até Atins (sem o passeio), ele cobraria apenas R$ 15,00. Como la em Barreirinhas as empresas de turismos estavam cobrando de R$80,00 a R$ 100,00 por pessoa para fazer o passeio completo até a lagoa, achamos mais vantajoso fechar com o Lucimar o passeio completo.

 

Quanto a Sergipe, vc me deu uma ótima dica.. Não conheço nada em Sergipe, mas c certeza vai entrar na minha lista de viagens :D Vi algumas fotos da Lagoa Redonda e achei bem bonito!!! Penso em realizar uma viagem dessas pelo menos uma vez no ano, pois to na fase de juntar dinheiro p comprar uma casinha ou algo assim ::otemo::

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...