Ir para conteúdo

18 dias de mochila pelo Nordeste (mais tarde com fotos)


Posts Recomendados

  • Membros

Fevereiro 2012/ Março 2012

 

1º dia: Campinas – Fortaleza

2º dia: Fortaleza

3º dia: Fortaleza – Jericoacoara

4º dia: Jericoacoara

5º dia: Jericoacoara

6º dia: Jericoacoara – Fortaleza – Natal

7º dia: Natal

8º dia: Natal

9º dia: Natal – João Pessoa

10º dia: João Pessoa

11º dia: João Pessoa – Recife

12º dia: Recife – Porto de Galinhas

13º dia: Porto de Galinhas

14º dia: Porto de Galinhas – Recife

15º dia: Recife

16º dia: Recife-Salvador

17º Salvador

18º Salvador – São Paulo

 

1º dia: Foi um dia morto de viagem. Meu vôo saia às 22:30 de Campinas com destino a Fortaleza. Um vôo turbulento da Azul. A parte boa, foi que na hora do check in a atendente colocou plástico e mais plástico, fita e mais fita para proteger minha mochila... Amei. Não tinha colocado cadeado, nem aquele filme (não ia pagar 30 dólares para isso e nem vi no) e isso foi de bom uso. Ela disse que era para não abrirem e se tivessem violado era só eu avisar quando pegasse... Mas estava intacta em Fortaleza. Ah...a minha mochila é uma Symbium da Quechua...70l +10. Muito boa mesmo... só que é bem grande. Hoje compraria uma menor.

 

 

Chegando em Fortaleza, como era madrugada peguei um táxi no aeroporto mesmo e fui para o hostel .... a corrida deu R$40,00.

O hostel é bem legal, simples mas bom. Fiquei num quarto para 3 pessoas com banheiro privado. Faltou um espelho (coisas de mulheres, né), mas blz. Bem limpo e organizado e o café era bom. Tem até um “orelhão” lá dentro. Fiquei no Fortaleza hostel. Diárias a R$35,00.

 

 

 

2º dia – Fortaleza

Fechei um pacote com a Lisatur...turismo de 3 praias: Praia das fontes, Morro Branco (município de Beberibe) e Canoa quebrada. Como tinha pouco tempo em Fortaleza tive que “otimizá-lo".

Na praia de Morro Branco é onde dizem que existem 12 cores diferentes de areia... pra mim é quase tudo a mesma coisa rsrs Mas é muito bonito!

 

Faz-se uma pequena trilha até chegar à praia. Por ela, passa-se em lugares bem legais. Quem te leva nessa trilha é um guia mirim. Achei bem legal...fui eu e o pequeno guia apenas. E você dá um valor para ele pelo serviço prestado... Uma gorjeta.

 

Depois...passa-se pelo “labirinto”

 

Depois o percurso de volta é pela praia. Existe a possibilidade de fazer tudo isso de bugre, mas eu realmente não estava a fim de pagar R$40,00 para isso. Fora que era o começo da viagem, né? Eu ia aproveitar para caminhar e ver lugares bonitos ao invés de já cair na comodidade de transporte....preferi deixar isso para o final da viagem quando estivesse cansada.

 

Depois dessa, chega a tão famosa praia de Canoa Quebrada. Linda praia! Águas mornas e praia calma. Para chegar até ela, fui de bugue... mas já estava no preço.

 

Nem vou comentar sobre a praia das fontes pq não vi nada de interessante por lá.

 

Em Canoa Quebrada tem um vôo (não lembro o nome)... mas saia uns R$70,0 por 10 minutos... mesmo gostando de adrenalina preferi não ver de cima.

 

3º dia: Fortaleza – Jericoacoara

No hostel, uma empresa me buscou para me levar até Jericoacoara. Paguei R$60,00 pelo transfer. Primeiro, pega-se uma van até Jijoca. Depois uma jardineira e após 6 horas de viagem, chega-se em Jericoacoara.

No caminho, paramos para curtir a paisagem. Muito bonita...

O albergue de Jeri é muito bom. Recomendo também! O café é muito gostoso e o Ramis e Zequinha cuidam de tudo de pertinho. A diária custava R$35,00.

O hostel que me hospedei foi o Jeri Brasil e fica em frente a Igreja de pedra...linda!

O vilarejo de Jeri é bem legal... no final vc já conhece todo mundo... É uma vila bem pequena, com umas 5 ruas principais só...muito fácil andar por lá.

A Duna do pôr do sol é linda mesmo. Pena que peguei dias bem nublados e não tinha nada de por do sol.

Confesso que não achei as praias de Jeri a melhor maravilha desse mundo, mas o clima de lá é muito gostoso. Uma tranqüilidade imensa.

 

4º dia: Jericoacoara

Dia de curtir a vila e a praia furada. Fui com mais 3 garotas que estavam no hostel. Fomos pelo pior lugar, mas chegamos lá!!! A pedra furada é uma “furada”, mas o trajeto até ela é lindo! Vários mirantes fantásticos... Como fomos por conta própria, esse passeio foi grátis, mas sempre tem guia (para os menos corajosos).

A noite jantamos num lugar que não me lembro o nome (mas a comida era boa demais) e fomos na Maloca do Índio... A única balada da noite aquele dia rsrs

 

5º dia: Jericoacoara

Dia de conhecer a Lagoa Azul, lagoa do paraíso e lagoa do coração (essa, só de passagem). Fechamos o passeio no hostel... O bugue ficou em R$120,00 e dividimos esse valor por três. O passeio durou o dia inteiro e foi ótimo. Amei!!!

 

6º dia: Jericoacoara – Fortaleza

Em Jeri, tem uma lan house bem legal. Lá, paguei R$ 57,50 na jardineira mais ônibus para Fortaleza. A jardineira era diferente da que peguei na ida, e agora era um ônibus super confortável (com direito a lanchinho e descanso para os pés). Como saí as 7 da manhã de Jeri, cheguei cedo em Fortaleza. Fui comprar a passagem para Natal, paguei R$70,00 e só saía a noite... então eu ainda tinha tempo para dar uma volta.

Resolvi ir para a praia do Futuro e conhecer as megas-barracas... Deixei a mochila no guarda-volumes da rodoviária...paguei R$3,10.

Peguei um bus por R$2,00 que fazia baldiação. Cheguei na praia do Futuro e não vi nada de legal. Fora que a praia estava deserta e um segurança de uma barraca me assustou falando pra eu não ficar sozinha pois estavam assaltando demais por lá. Ele até disse que era melhor eu pagar um táxi para voltar a rodoviária do que pegar um ônibus... mas fui de bus mesmo e ele me acompanhou até próximo ao ponto de ônibus.

Jantei na rodoviária e às 19:30 saia meu bus rumo a Natal. Um ônibus bem confortável...gostei!

 

7º dia: Natal

Cheguei por volta de três da manhã em Natal e tive que pegar táxi novamente até o hostel. Paguei R$40,00 na corrida. Me hospedei no Lua cheia... o famoso castelo. Bem legal o hostel tbm, café da manhã super gostoso. A diária custou R$49,00.

Já de madrugada fechei o passeio de buggy pelas dunas de Genipabu. Era quatro da manhã e não queria ter o dia perdido. Paguei R$ 80,00 e dividi o buggy com mais 3 gaúchos.

Existe uma travessia de balsa paga a parte... paguei R$ 5,00 nela. Pedimos com emoção, mas acho que nosso bugueiro ou não entendeu ou achou que aquilo era o máximo da emoção que tinha... mesmo assim, foi um bom passeio. Tá certo, que eu esperava muito mais...

 

8ºdia: Natal

Queria ir para Pipa, mas não gastar absurdos para ir até lá...Como estava doente, desisti de ir. Fora que quando cheguei na rodoviária o ônibus ia demorar a sair... resolvi tentar curtir a cidade, mas estava difícil... Natal, longe do pólo turístico é bem feia. A rodoviária é feia, suja...não gostei.

Fui para a Praia de Ponta Negra e ver o Morro do Careca... nada demais... Fui andar pela Orla tbm... parte turística bonita.

À noite fui comer num rodízio de camarão...tudo de camarão. Muito bom...comida deliciosa...tinha de tudo, pizza de camarão, lasanha, nhoque, macarrão...tudo de camarão! Gastei R$60,00 sozinha... é um pouco caro sim, mas fiz essa extravagância.

 

9ºdia: Natal – João Pessoa

Fui de ônibus até a rodoviária de Natal... paguei R$2,20 pela passagem (bem melhor que os R$40,00 do táxi). De Natal a João Pessoa a passagem custou R$32,00. Não me lembro muito bem o tempo de viagem, mas sei que não foi mais que 4 horas.

Chegando em João Pessoa peguei um ônibus por R$2,20 para ir até o hostel no bairro de Manaíra. Como era domingo e tinha jogo do Santos x Corinthians e eu como santista roxa, queria chegar logo no albergue pra ver se conseguia acompanhar parte desse clássico. Pedi para o motorista me deixar num local e ele passou 1 ponto (para minha sorte)...

Quando desço do ônibus ando um pouco e do outro lado da rua encontro uns 50 santistas... EM João Pessoa tem um grupo de santistas que se reúne em todos os jogos da seleção santista para torcer juntos! Imagina... eu de mochila nas costas encontrando um grupo assim.... De cara me enturmei, corri até o hostel, tomei um banho e voltei para assistir o segundo tempo com os meus novos amigos...foi emocionante! Fora que meu time ganhou!!!

João Pessoa me recebia muito bem e eu já me apaixonava muito por ela.

O Manaíra hostel na minha opinião foi um dos melhores... Tudo novinho, limpinho, cheirosinho e lindo. Além de que é bem localizado. A diária custava R$35,00.

A noite, como era domingo resolvi que ia escutar a música do Fantástico só para não ter crise...rsrs e o legal foi que a maior parte dos hóspedes se reuniram na sala de estar e assistiram o Fantástico juntos... Foi bom, pq começamos a nos entrosar...

 

10º dia: João Pessoa

No meu planejamento iria conhecer a cidade por conta própria, mas acabei fechando um passeio de buggy no litoral sul. Foi a melhor coisa que fiz.

Paguei R$60,00 pelo passeio e fomos a diversas praias inclusive a praia de Coqueirinhos... a melhor praia que fui em toda essa minha viagem ao Nordeste. Praia linda, calma, sem muita gente, limpa...pouco explorada! Me apaixonei!!! Fomos também a praia Bela, a praia do amor e passamos em uma na cidade de Conde que é linda tbm! Hoje eu me programaria para ficar alguns dias nessa cidade!

De lá, pagamos mais R$10,00 para o bugueiro nos levar até o pôr do sol no jacaré... Meu Deus...aquilo é lindo! Apaixonante!!!

A noite no hall do hostel uma galera se encontrou e resolvemos ir a um forró... muito bom!!! Eram 10 pessoas e 10 pessoas viajando sozinha...foi a primeira vez que não me perguntaram se eu estava com medo ou coisa assim... em poucos lugares encontrei pessoas viajando sozinhas, mas em Jampa estávamos em 10... 10 viajantes solitários... como amar ainda mais esse lugar? Fiz ótimos “amigos” de viagem lá... Fora que me apaixonei por Jampa... sem sombra de dúvidas a melhor surpresa de toda viagem! Vale muito a pena conhecer! Cidade linda, limpa e povo mais que hospitaleiro.

 

11º João Pessoa – Recife

Dia de me despedir com dor no coração de Jampa e ir para Recife... Fui naquele mesmo esquema... bus até a rodoviária e bus para Recife R$20,00.. duas horas de viagem e chegava eu em Recife.

Peguei metrô e fui ao albergue Boa Viagem. Paguei R$35,00 pela diária e não gostei do albergue não. Acho que é porque eu tinha acabado de sair do hostel de Jampa e ele era tão perfeito que agora estava difícil ter um legal... tinha muito pernilongo, o quarto tinha 10 ou 12 pessoas (pra mim era muito...estava acostumada ou a dormir sozinha ou com poucas pessoas), muito pernilongo também.

Fui conhecer a praia da boa viagem...não me impressionou muito e fiquei por lá o dia todo.

 

12º Recife-Porto de Galinhas

Não queria mais ficar naquele albergue, então resolvi ir a Porto de Galinhas... peguei um bus até o aeroporto e de lá peguei um ônibus que deixa em Porto de Galinhas... Paguei R$10,50.

Duas horas depois chegava eu em Porto de Galinhas...

Fiquei hospedada na Casa Branca Hostel... bem em porto de Galinhas mesmo. Um bom albergue... gostei.

Fui conhecer a cidade, tirar fotos, ver o mar, o por do sol, a lua cheia. Lindo!!!

A noite tinha um show na rua de uns gringos...bem legal.

 

13º Porto de Galinhas

Fui a Praia de Carneiros... linda praia. Se não estou enganada paguei R$40,00 pelo passeio. Teve um banho de argila também... foi interessante... dia de ficar com perna para cima e descansar.

A noite fui dar uma volta no vilarejo novamente e comprar umas lembrancinhas

 

14ºPorto de Galinhas – Recife

Era dia de voltar para Recife. Ia me hospedar na casa de uma prima...

Esse foi o dia que tirei para descansar e assistir a um filme em “casa”. Não fiz nada de turista...só descansei.

 

15ºdia: Recife

Fui conhecer a cidade de Recife... Fui ao Marco Zero, Casa de cultura que era um presídio, ao Passa Quatro que é um shopping bem legal...Enfim, passei o dia todo conhecendo Recife antigo e Recife Novo...Cuidado... quando cheguei em Recife tinha uns elementos querendo me assaltar e a polícia passou por mim como se nada tivesse acontecendo rsrs

 

16ºdia: Recife – Salvador

Na verdade, saí de Recife no dia anterior, às 19 horas com previsão de chegada em Salvador às nove da manhã do outro dia...Nesse dia dormi no ônibus e a viagem foi longa, mas não tão cansativa pq dormi muito.

Chegando em Salvador me hospedei no Ondina Hostel... muito bom por sinal... próximo ao shopping.

Deixei as coisas no albergue, tomei um banho e fui conhecer a cidade... Fui ao farol da barra, ao elevador Lacerda, Mercado Modelo e Pelourinho...

Depois fiquei na praia da barra...muito lindo!

 

17º dia: Salvador

Fui conhecer a praia do Forte. Como não queria pagar os R$50,00 (acho que foi isso...ou mais) que me falaram no albergue, peguei um ônibus até a rodoviária e de lá peguei um ônibus para a praia do forte por R$12,00.

A praia do Forte é linda...lá fui na exposição do projeto Tamar (não lembro quanto paguei)... para voltar paguei mais barato ainda porque voltei de van...Mas foi uma aventura... o trânsito em plena segunda-feira estava caótico e o motorista da Van fazendo barberagem e xingando os outros motoristas enquanto ele estava errado.

 

18º dia: Salvador – São Paulo

Como não estava a fim de pagar R$80,00 de taxi até o aeroporto, acordei mais cedo e peguei um ônibus por menos de R$3,00 que me levou até dentro do aeroporto... Imagina a felicidade rsrs

 

Juro que estou tentando add fotos, mas não carrega nada aqui :-(

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Vitor... Não teve Maceió pq já havia ido lá antes e priorizei lugares que não conhecia... mas Maceió é minha terra rsrs Amo aquele lugar! E João Pessoa foi a surpresa mais agradável de toda a viagem!!! Vai sim... Não deixe de conhecer esse lugar que é lindo e que tem pessoas maravilhosas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá!

Fiz um mochilão bem parecido com o seu. A diferença é que fiquei mais uns quatro dias pois incluí Maceió que não conhecia ainda. Adorei o Nordeste ::otemo:: .

Acho que nem preciso fazer relato, rsrs. Tive impressões muito similares com as suas, principalmente quanto ao hostel Boa Viagem em Recife ::bad:: . Havia feito reservas para mais dias, mas não consegui ficar lá mais de uma noite, passei por vários hostels e, sinceramente, aquele foi o pior. Apenas uma opinião...existe gente que gosta de lá, mas este não foi o meu caso :( .

 

Bj

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

agora ta explicado, depois vi em outro relato seu, uma viagem para maceió, ai entendi tudo, hahhaa

 

Ano que vem, pretendo passar por João Pessoa, Olinda, Recife, Porto de Galinhas, Maragogi e Maceió, pena que vai ser em julho, dizem que é uma época meio ruim para esses destinos,

como por ex em maceió dizem que chove bastante nessa época, mas fazer o que, vamo que vamo, haha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...